Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Hermenêutica (FIL02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:454992) ( peso.:4,00)
	Prova:
	12441939
	Nota da Prova:
	8,25
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Dentro da tradição do pensamento crítico na modernidade, que se inicia com Kant, sofrendo a influência determinante das perspectivas marxista e freudiana na análise do real, encontramos a Escola de Frankfurt. Este grupo de filósofos que constituíam a assim denominada Escola de Frankfurt, foram responsáveis pelo desenvolvimento da Teoria Crítica, que procedia a crítica do sistema de valores da sociedade capitalista contemporânea, colocando em cheque a instrumentalização da racionalidade humana. Qual a crítica que estes filósofos faziam à indústria cultural?
	Resposta Esperada:
Para os teóricos da Escola de Frankfurt, a indústria cultural massificava a cultura, submetendo as manifestações culturais à lógica da produção e do consumo. Isto deturpava a criação humana, colocando-a sob o jugo da estrutura capitalista. Assim procedendo, a indústria cultural promovia a fuga da realidade, eliminando as possibilidades de crítica à sociedade, difundindo a ideologia dominante e as ilusões burguesas.
	2.
	A hermenêutica tem sido uma ferramenta de interpretação muito importante para a Teologia. Desde os primórdios do cristianismo houve uma preocupação em interpretar os textos do Antigo e do Novo Testamento. A hermenêutica, ligada ao contexto teológico, passou por várias fases. Nesse sentido, disserte sobre o processo hermenêutico nas comunidades cristãs medievais.
	Resposta Esperada:
Com a decadência do Império Romano, a Igreja passou a ter hegemonia na vida religiosa e política da sociedade medieval. Devido à liberdade de a Igreja atuar, houve uma busca por parte do clero em compreender os textos bíblicos, sendo que isso acontece em pelo menos dois espaços importantes: os mosteiros e as escolas mantidas pela Igreja. 
Pelo fato de a Igreja controlar o processo hermenêutico dessa forma, era mantida a autoridade do clero. Essa interpretação era feita no sentido de manter sua autoridade civilizatória.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais