Buscar

Ap2 Recursos Ambientais e Naturais e Desenvolvimento Sustentável 2019.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação Presencial – AP2
Período – 2019/2º
Disciplina: Recursos Ambientais e Naturais e Desenvolvimento Sustentável
Coordenador: Marcio Silva Borges
Respostas comentadas:
Questão 1
O Balanço Social é um instrumento para tornar transparente a responsabilidade socioambiental da empresa. Esse instrumento se tornou obrigatório para as empresas e organizações com mais de 300 funcionários na França a partir de 1977. Além de ser um demonstrativo publicado anualmente pela empresa, também é um instrumento gerencial, reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. Por meio é possível avaliar e multiplicar o exercício da Responsabilidade Social Corporativa. Por tudo isso, o Balanço Social é uma valiosa ferramenta para auxiliar os gestores na tomada de decisão.
Questão 2
A ISO 14001 é uma norma certificável para o sistema de gestão ambiental. Ela pode ser utilizada para qualquer tipo de organização (indústria ou serviços). A ideia é que uma organização que busca excelência em gestão ambiental adote a ISO 14001 como referência. A certificação não é obrigatória. Ela exige o cumprimento da legislação e busca a melhoria contínua dos padrões ambientais, através do estabelecimento de objetivos e os meios para alcançá-los. A importância em adotá-la está associada a como a empresa deve direcionar suas políticas, planos, programas e projetos ambientais, além disso, o fato de cumprir com a legislação ambiental vigente a torna uma organização cumpridora de suas obrigações constituindo um ativo intangível muito importante: a imagem corporativa.
Questão 3
A agricultura convencional baseia-se numa tecnologia de produtos, principalmente pela utilização de produtos químicos: inseticidas, herbicidas, fungicidas, bactericidas, adubos baseados em sais solúveis, enquanto, a agricultura orgânica baseia-se na tecnologia de processos, onde a produção agrícola não se utiliza de insumos químicos para o seu desenvolvimento. O maior beneficio social que a agricultura organiza proporciona, é, devido as suas características, os sistemas orgânicos de produção são adequados às características de propriedades com gestão familiar, desta maneira, os pequenos produtores rurais conseguem gerar renda, fixam o homem no campo e produzem um alimento livre de agrotóxicos, proporcionando uma alimentação mais saudável e sem causar maiores impactos ao meio ambiente que uma agricultura convencional.
Questão 4
A agroecologia é o ecossistema organizado para propósitos agrícolas, um ecossistema domesticado. Embora tenha algo de um artefato humano, o sistema agroecológico permanece inevitavelmente dependente do mundo natural: fotossíntese, ciclos bioquímicos, estabilidade da atmosfera e serviços de organismos não humanos. Trata-se de um rearranjo, não uma anulação dos processos naturais. Nos anos 90, práticas agroecológicas foram adotadas por uma maioria de pequenos produtores rurais. Muitos agricultores familiares passaram a buscar alternativas, apesar da falta de apoio de políticas agroambientais específicas. Sem acesso ao crédito, e por consequência, a tecnologias avançadas de produção e insumos, os pequenos produtores perceberam na agricultura sustentável uma adequação natural de sua realidade para aproveitar melhor os seus recursos disponíveis: o trabalho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais