Buscar

AV2 CORRIGIDA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de História e Geografia (SOC21)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:454835) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14420807
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O estudioso Guareschi (1990) concebe o entendimento de mundo dividido sob duas visões distintas ou cosmovisão, contudo, fundamentadas na perspectiva europeia ocidental. Assim, assinala a existência da primeira com a terminologia de positivista-funcionalista e a outra conhecida como histórico-crítica. Sobre essas cosmovisões, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Positivista-funcionalista.
II- Histórico-crítica.
(    ) Interpreta a história humana como um contexto de diversos conflitos que resultam na transformação da sociedade.
(    ) Apresenta uma visão de mundo inserido no enorme sistema, composto de peças que formam uma enorme engrenagem, a sociedade.
(    ) Conhecida como visão de sistema perfeito onde tudo se encontra pronto e acabado, basta cada um assumir sua função.
(    ) Entende a organização da sociedade construída pela ação humana do trabalho, onde tudo se encontra inacabado. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GUARESCHI, P. A. Sociologia Crítica: Alternativas de mudança. Porto Alegre: Mundo Jovem, 1990.
	 a)
	I - II - II - I.
	 b)
	II - II - I - I.
	 c)
	II - I - I - II.
	 d)
	I - II - I - II.
	2.
	No final da década de 1960, as críticas sobre o método tradicional influenciaram os professores a promoverem uma renovação no ensino, a respeito das questões metodológicas. As inovações sugeridas passaram a ser consideradas como métodos de ensino inovadores, utilizando dos novos recursos tecnológicos disponíveis. Sobre o conceito do método dialético, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Situa a contemplação de um fato social que necessita ser analisado de forma crítica e dialógica para sua total compreensão.
	 b)
	Aponta sobre a elaboração de uma história total que transcenda o antigo conceito tradicional que predominava um único fator.
	 c)
	Atua com o método tradicional o que permite a formação intelectual aliada ao desenvolvimento crítico nos alunos.
	 d)
	Afirma que a história deve considerar os fatos segundo os padrões eurocêntricos por serem modelos de sociedades promissoras.
	3.
	Após a Segunda Guerra Mundial, os historiadores começaram a rever suas posições eurocentristas, quando ficaram em evidência países como a Rússia, o Japão e os EUA. Desse modo, passaram a observar outras partes do mundo e a considerar na composição histórica. O materialismo histórico e a visão da história das civilizações de acordo com a escola de Annales, na metade do século XX, como um movimento historiográfico que surgiu na França. Sobre a contribuição da escola de Annales para a organização da história, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os representantes dessa escola assumiram lugares acadêmicos e editoriais e produziram a Nova História, baseados na concepção interdisciplinar.
	 b)
	Os entusiastas do movimento fundaram escolas com concepção profissionalizante com o objetivo de formar mão de obra para a sociedade industrializada.
	 c)
	Os que estudaram na escola organizaram movimentos pós-iluministas com a perspectiva neoliberalista que mais tarde incidiu na globalização.
	 d)
	Os alunos dessa escola conseguiram lugar de destaque nas universidades bem conceituadas e auxiliaram na elaboração da legislação nacional.
	4.
	O ensino de História integra um conjunto de disciplinas constituídas com saberes fundamentais para o processo de escolarização, cujos métodos, conteúdos e finalidades sofreram mudanças no Brasil até se concretizarem na proposta curricular atual. As disciplinas escolares passaram a ter essa denominação a partir de 1910. Sobre as características que explicam o processo de constituição das disciplinas, analise as sentenças a seguir:
I- Foi resultado de disputas entre os conhecimentos que deveriam fazer parte do contexto escolar.
II- Desde o século XIX, havia a necessidade de um currículo humanístico organizado de forma disciplinar.
III- Com saberes que eram fundamentais para a formação da classe operária e ao seu disciplinamento. 
IV- Destacavam uma formação elitista com princípios adequados ao currículo humanista.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II, IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II, III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III, IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III, IV estão corretas.
	5.
	O século XIX foi considerado como um período de consideráveis mudanças, denominado como "século da história". Nesse século a burguesia se consolidou e houve a implantação do capitalismo industrial, o que gerou críticas como forma de organização social. Sobre as características do método materialismo histórico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Afirma que os indivíduos para sobreviverem necessitam transformar a natureza e o mundo em que vivem.
(    ) Apresenta que a transformação social ocorre segundo a vontade e os interesses isolados de alguns indivíduos.
(    ) Infere que as relações que os indivíduos estabelecem entre si dependem dos modos de produção da vida. 
(    ) Denota que as relações entre os indivíduos ocorrem de forma condicionada, baseadas no conhecimento. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	A história que se fundamenta no método tradicional transmite a noção da necessidade de um líder, alguém que esteja à frente para solucionar os problemas ou buscar a verdade sobre uma determinada situação. O método tradicional possui como percursores os pensadores positivistas que se preocupavam em atribuir um caráter científico para as ciências humanas. Sobre as características da concepção bancária na educação, assinale a sentença CORRETA:
	 a)
	A educação propõe ações educativas que desenvolvam nos alunos a criticidade e participação ativa nas aulas.
	 b)
	Seria o ato de depositar nos alunos os comunicados transmitidos nas aulas expositivas pelos professores.
	 c)
	O professor dialoga com os alunos os conhecimentos, permitindo discussões sobre o assunto estudado.
	 d)
	Os professores desenvolvem a criticidade e a autonomia por meio de aulas que propõem a reflexão da realidade.
	7.
	A escola consiste no espaço de representações do mundo em que as crianças vivenciam, assim, sugere que sejam sujeitos da história, desenvolvendo uma consciência de mundo. O processo de representações infere sobre situações que permeiam a aprendizagem em saber utilizar os conhecimentos, para gerar benefícios ao ser humano e no aprendizado da história. Sobre a disciplina de história no trabalho educativo voltado para a Educação Infantil, contemplada no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, analise as sentenças a seguir:
I- Os processos de individualização promovem o desenvolvimento da identidade e autonomia nas crianças.
II- Nas interações sociais as crianças ampliam os laços afetivos que estabelecem com outras crianças e adultos. 
III- As diferenças entre as pessoas são valorizadas quando os espaços de socialização integram várias origens socioculturais.
IV- A experiência educativa contempla a socialização da diversidade étnica, dos costumes, hábitos e valores. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	8.
	As ciências humanas compõem conhecimentos produzidos por diversas ciências, como a sociologia, a antropologia, a economia, a política, a história, a geografia, entre
outras. Assim, a história compreende em uma disciplina inserida no contexto escolar da Educação Básica, com peculiaridades conceituais segundo as fases dos alunos. Sobre o conceito de história, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Seriam todos os tipos de registros deixados pelos povos para que a sociedade atual consiga entender seu modo de vida e estrutura social.
	 b)
	Confere uma legitimidade as informações construídas segundo os modos de vida dos povos, que foram organizadas cientificamente.
	 c)
	Constitui o agrupamento de conhecimentos passados de um determinado povo, contendo os aspectos sociais, culturais e econômicos.
	 d)
	Consiste numa ciência que possibilita o conhecimento do passado de um povo, na compreensão do seu presente, para transformar em um futuro promissor.
	9.
	O conceito de história surgiu no período grego, no século VI, com o sentido de investigação ou de informação, da necessidade de as pessoas explicarem para si mesmos sua origem e vida. Desta forma, a história como se encontra estruturada atualmente iniciou na região mediterrânea. Quanto à explicação das pessoas sobre sua existência anterior a era cristã, avalie as asserções a seguir:
I- As sociedades eram organizadas de formas complexas, com a existência da escrita e de um governo centralizado que mantém uma sociedade estruturada em hierarquia social.
PORQUE
II- Nessas sociedades, como o Egito e a Mesopotâmia, sendo as duas mais importantes da Antiguidade Oriental, as fontes históricas consideravam as inscrições e os anais religiosos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	10.
	A escola corresponde a um espaço de experiências vivenciadas pelos alunos para que aprendam a utilizar de sua consciência, para a construção de um mundo mais humanizado. Assim, o ensino da história prevê alguns objetivos que norteiam o processo de ensino e aprendizagem, apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia, para os anos iniciais do ensino fundamental. Sobre os objetivos da disciplina de história para o ensino dos anos iniciais do ensino fundamental com relação ao desenvolvimento dos alunos, analise as sentenças a seguir:
I- Consigam ler e compreender sua realidade e sabendo se posicionar, fazer escolhas e agir de forma criteriosa.
II- Identificar o grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços.
III- Organizar os repertórios histórico-culturais para que consigam localizar os eventos e entender o presente e passado. 
IV- Utilizar métodos de pesquisa e produção de textos baseados exclusivamente nos textos bibliográficos científicos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
Prova finaliza
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais