Buscar

Estudo Dirigido - Criação e Produção Animal 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTUDO DIRIGIDO
Criação e Produção Animal
Bovinocultura, Equideocultura e Ovinocaprinocultura
O que devemos avaliar em uma propriedade de bovinos antes de iniciar uma criação? 
Deve-se conhecer a região onde a propriedade se encontra, o clima, o solo e a vegetação plantada, se há boa oferta de fonte de água e a sua qualidade, se há construções e a sua qualidade, a localização e a estrada ao redor com foco em mínimo de deslocamento e gasto de energia desnecessária. Deve-se também avaliar a mão de obra disponível na região. 
Quais são os métodos de criação de bovinos que existem? 
• Extensiva - gado solto nas pastagens onde são criados novilhos e engordados o "gado de corte", bois que servem para a produção de carnes para mercado. 
• Sistema semi-intensivo: Suplementação a pasto. Realizada na época das águas e seca ou apenas na seca. 
• Intensiva - Confinamento propriamente dito. Realiza-se a terminação de animais. Atividade de alto custo, pelas instalações e manejo.
Como seria um curral adequado para o manejo de bovinos?
 O curral ideal deve ser construído de uma forma de permita a realização com eficiência, segurança e conforto todas as práticas necessárias ao trato do gado, como a apartação, marcação e identificação; vacinação, inseminação, pesagem, controle de ectoparasitos e endoparasitos; exames ginecológico e andrológico; embarque e desembarque de animais.
A localização preferencial é em terreno elevado, firme e seco, situado em local estratégico de modo a facilitar o manejo dos animais ou o seu embarque nos caminhões; as paredes internas do curral, do brete, do tronco de contenção e rampas de acesso do embarcadouro devem ser lisas e livres de saliências, como pontas de pregos, parafusos ou ferragens que possam provocar danos ao animal. 
A rampa de acesso do embarcadouro deve ter inclinação suave e o último lance deve ser construído na horizontal e as paredes da rampa de acesso e do embarcadouro devem ser vedadas nas laterais 
Deve utilizar de uma balança eletrônica ou mecânica para monitoramento do desenvolvimento ponderal dos animais (ganho de peso).
O nível do piso da saída do embarcadouro deve estar no mesmo nível da carroceria do caminhão. 
A seringa deve ser afunilada e preferencialmente com as paredes laterais fechadas. 
Deve ser feito a limpeza periódica de todo o curral para evitar o acumulo de terra e esterco. 
Deve se ter a disponibilidade de água, energia elétrica, banheiros para os funcionários e recipientes para o descarte de lixo produzido durante o trabalho com o gado, como agulhas, vidro de vacina e medicamento.
Por que o embarcadouro deve ser na entrada da propriedade?
O embarcadouro deve ser na entrada da propriedade para evitar que entre um lote de animais doentes ou com problemas na propriedade, evitando a contaminação dos outros animais. 
Qual a importância de o bebedouro ser localizado na proximidade dos animais?
O bebedouro deve ser localizado próximo aos animais porque os animais procuram o que estiver com fácil acesso, se o bebedouro estiver longe ele pode ficar sem beber a quantidade de água suficiente e sofrer uma desidratação ou pode beber água de outro lugar que pode estar contaminada. 
Como deve ser o armazenamento dos insumos dos animais?
Devem ser armazenados em locais apropriados de modo a evitar a deterioração dos produtos, bem como para reduzir as possibilidades de contaminação de alimentos, sementes, rações, pessoas e animais. Para tal, devem-se seguir as seguintes recomendações: A localização dos depósitos ou galpões devem ser distantes de residências, fontes de água e abrigos para animais, deve haver proteção das aberturas existentes para evitar a entrada de pássaros e outros animais no interior do depósito; proteção contra a entrada de umidade proveniente das paredes, portas, janelas e telhado; identificação e sinalização dos produtos armazenados; proibição de fumar, comer, beber ou acender fogo no interior do depósito, manter as portas de acesso trancadas com cadeado; não permitir acesso de crianças ou pessoas estranhas; manter em local visível os equipamentos de emergência e equipamentos de proteção individual. Os adubos e agroquímicos devem ser mantidos em depósitos separados dos galpões de rações e suplementos alimentares; os agroquímicos devem ser armazenados em ambiente ventilado e com a sinalização correta, para o fácil acesso aos equipamentos de proteção individual, manter sacaria sobre estrados de madeira, para evitar umidade e corrosão das embalagens; as sacarias e outras formas de embalagens devem conter rótulos bem visíveis; a identificação visual de cada grupo de insumos localizados sobre os estrados, nas prateleiras ou outras formas de armazenamento. 
Deve respeitar a altura de empilhamento das embalagens e a distância entre as pilhas e as paredes do depósito; embalagens de líquidos devem estar com as tampas fechadas e a bocas voltadas para cima; manter vacinas e medicamentos nas embalagens originais e nas condições recomendadas pelo fabricante. observar a temperatura de armazenamento, o prazo de validade e uso ao qual se destina e manter controle de entrada e saída dos insumos, da data de utilização e destino.
Para que serve o sistema creep feeding?
Creep feeding é um método para suplementar a dieta de animais jovens, principalmente em bezerros, oferecendo alimentos para animais que ainda estão amamentando. 
Qual a diferença entre a fase de cria e a fase de recria quanto às interações?
A fase de cria compreende a reprodução e o crescimento até a desmama, quando então o bezerro atinge aproximadamente de 25 a 35% do peso de abate. Durante a fase de cria, os bezerros desenvolvem o sistema nervoso e a ossatura, sendo necessário muito critério na condução dessa fase, mas normalmente essa fase representa para o produtor a de menor rentabilidade e a de maior risco. A fase de recria objetiva completar o desenvolvimento ósseo do animal e também de grande parte de sua musculatura, correspondendo, em termos de planejamento a idade de 1 a 2 anos. Vai da desmama ao início da reprodução das fêmeas ou ao início da fase de engorda dos machos.
Na fase de terminação como deve ser o método de criação? Por quê?
A fase de terminação ou de engorda visa preparar o animal para o corte e pode ser conduzida à base de pasto o ano todo (extensivo), pasto na estação chuvosa e pasto mais alimentação suplementar na estação seca (semi-intensivo) ou em sistema de confinamento, técnica alternativa de engorda intensiva. Normalmente, os animais são confinados per um período de 90 a 100 dias, de forma que ganhem aproximadamente 1 kg no peso corporal por dia, até a época do abate, quando estão com 400 a 500 kg de peso vivo, com idade menor ou igual a 3 anos.
Quais as características da sala de ordenha para bovinos de leite?
A sala de ordenha precisa ser um local limpo, seco, com boa ventilação e que permita uma ordenha mais rápida e eficiente para garantir ao leite ordenhado uma qualidade segura.
Por que alimentamos os animais após a ordenha?
Os animais devem ser alimentados após a ordenha para evitar que deitem logo após a ordenha, diminuindo assim a contaminação dos tetos. 
Qual a importância da climatização para os bovinos de leite?
A climatização evita o estresse térmico, que é prejudicial para a produção de leite. 
Como deve ser feito o manejo do esterco?
O manejo de esterco deve minimizar a poluição do ar e da água, reduzir odores, controlar insetos, pragas e outros agentes de doenças. Pode maximizar o reaproveitamento de nutrientes no solo, reduzir o impacto ambiental da atividade e gerar energia (calor, elétrica). O manejo desses dejetos passa por cinco fases: coleta, armazenamento, processamento ou tratamento, transporte e utilização.
Para um planejamento de um haras, quais características são importantes?
O local de implementação, o acesso ao haras, o tamanho da terra que deve ser calculado com a quantidade de animais que se pretende ter, o solo, a disponibilidade de água e energia elétrica,
topografia do terreno, clima, arborização e principalmente a raça do cavalo que vai ser trabalhado. 
Como devemos separar os equinos no haras?
Devemos separar em garanhão, éguas com potro, éguas prenhes, éguas vazias, potros e potrancas desmamados, potros de sobreano e potrancas de sobreano. Podendo juntar algumas categorias. 
Descreva as características ideais para uma baia de equinos por categoria.
Baia de garanhão: 4,5 x 4,5m com paredes altas para evitar a observação entre os animais. 
Baia de reprodutoras: 4,5 x 4,5m (maternidade) e 3,0 x 3,6m (reprodutoras), com comedouro e bebedouro na diagonal com altura de 90 cm. 
Baia de produto: 3,6 x 3,6m, com comedouro e bebedouro na diagonal com altura de 90 cm, podem apresentar uma pista para observação de aprumos e casqueamento. 
Como deve ser a área de lazer no haras?
Constituída por uma pista de treinamento e um redondel. A pista contém aproximadamente 90 metros de largura e 40 metros de comprimento, ela é cercada por arame liso com 5 fios, contendo um espaçamento de 5 m a cada mourão. O redondel é um curral redondo com 2,5m de altura,e 12 metros de diâmetro. Pode ser construído de muitas maneiras: O redondel do haras é feito de madeira sólida, fechado na parte inferior 70 cm, com 1,80 m acima dessa medida apresentando vãos; esses não podem caber a cabeça do cavalo, além do que a última tábua deve ser colocada bem rente à cabeça do moirão. Também serve para soltar os animais e para iniciação de potros.
Quais são os modelos de pavilhão de cocheiras que existem?
Podem ser construídas em forma de I, L, U, TRIANGULO, RETÂNGULO ou QUADRADO.
Quais são os dois tipos de criação mais comuns de pequenos ruminantes?
Ovinocultura e caprinocultura. 
O que é aprisco? Como pode ser construído?
É o curral destinado ao abrigo de ovelhas. Os apriscos são usados para as fases da pré-gestação, gestação, maternidade e cria nos sistemas intensivo e semi-extensivo, em que os animais ficam totalmente confinados ou parte do dia no campo e à noite, no aprisco. Pode ser construído de madeira ou de alvenaria. 
No setor de manejo de pequenos ruminantes, como devem ser as instalações?
- Curral de espera: deverá ser localizado onde os animais poderão ser facilmente reunidos, próximos às pastagens ou demais instalações. Para ovinos e caprinos, a área útil nos currais de espera é de 0,8 a 1,0 m . Seu formato será retangular, possuindo porteiras de entrada e de saída, para a seringa, de 1,20 m de largura e 1,20 m de altura.
- Seringa: encaminha os animais ao tronco coletivo e/ou embarcadouro e, deve ser o projetada com um lado reto e o outro lado com um ângulo de 30°.
- Tronco coletivo: encaminha os animais para o tronco de contenção individual e balança. É usado para serviços em grupo, como vacinação, vermifugação, etc.
- Embarcadouro: trata-se de um conjunto formado por um corredor de 70 cm de largura com rampa de comprimento de 4 m e laterais com altura de 1,20 m totalmente fechadas. A extremidade de acesso ao transporte deve estar a uma altura de 2,0 m do solo, o que facilita a entrada e saída dos animais dos sistemas de transporte.
- Pisos: em muitas regiões onde há pouca ocorrência de chuva poderão ser de chão batido, mas, se for em uma região onde haja ocorrência de alta precipitação, o melhor piso é o concreto, com riscos para não se deslizar.
Descreva a sala de ordenha de caprinos.
É indicado que essas instalações sejam separadas das instalações de aprisco, podem ser construídas em alvenaria e devem possuir um pé direito de 3,50 m, telhado de barro com uma ou duas águas. Existe uma série de tipos de salas de ordenha, podendo ser a mais simples, a que utiliza apenas uma parede de alvenaria, até a sala de ordenha mais sofisticada. As fêmeas devem sempre ficar em um nível acima do ordenhador, para facilitar o trabalho. 
Como devem ser as instalações para reprodutores de pequenos ruminantes?
Essas baias devem ser afastadas em no mínimo 40 m do aprisco, também devem ter uma área coberta e outra aberta para exercício. As baias são individuais e têm de 2,0 a 2,80 m² de área. E a área de exercício e solário devem ter 4 m².
	
Qual a importância do abrigo para os pequenos ruminantes?
Manter os animais seguros durante a noite e, devem ser construídas com material adequado e ser, adaptadas às condições climáticas da região e ao sistema de produção adequado.
Construções rurais, Avicultura e Suinocultura
Liste as principais instalações rurais destinadas às atividades agrícolas.
- Galpões de armazenamento e beneficiamento.
- Edificações destinadas ao armazenamento de rações, adjuvantes e produtos afins.
- Viveiros e estufas.
- Instalações destinadas à produção animal.
Cite os fatores importantes a se ter em mente ao orientar a construção de uma propriedade rural voltada para a produção.
Higiene: água disponível e destino adequado dos resíduos; Ser bem orientadas no terreno; simples e funcionais; duráveis e seguras: utilização de materiais e técnicas construtivas adequadas; racionais: rapidez e eficiência no uso de materiais e mão-de-obra; controle das variáveis climáticas; permitirem expansão; e serem de baixo custo.
Quais são as etapas de construção?
a) Preliminares: Elaboração do programa (finalidade da obra); escolha do local; organização do local de trabalho; estudo do solo e subsolo; terraplenagem ou acerto do terreno; projeto. b) Execução: Consta da abertura das valas de fundação; consolidação do terreno; alicerces; obras de concreto armado ou simples; levantamento das paredes; cobertura ou telhado; pisos. 
c) Acabamento: Instalações elétricas; encanação; equipamentos.
Quais são as etapas de planejamento?
a) Estudo de mercado - Comercialização é o objetivo do sistema produtivo - Deve-se conhecer o comportamento do mercado: Curvas de demanda, oferta e de preços - Previsões e perspectivas para o futuro.
b) Fatores considerados na escolha do local: Proximidade de estradas, facilitando o acesso de veículos; facilidade de captação de água; facilidade de acesso à rede elétrica.
c) Manejo dos dejetos: Satisfazer exigências legais referentes ao Meio Ambiente; a área deve ser suficiente para armazenar ou depositar os efluentes. Direção/sentido de ventos dominantes e distâncias adequadas devem ser observadas para que habitações e vizinhos não sejam incomodados por odores.
d) Drenagem: Assegurar boas condições de piso; evitar a ocorrência de encharcamentos (presença de lençol freático superficial pode facilitar sua poluição e carrear contaminação a longas distâncias).
e) Localização das instalações: Reduzir distâncias percorridas, minimizar efeitos negativos do sol, vento e elementos da topografia Orientação solar: A posição do sol, predominância dos ventos em relação ao terreno. Várias benfeitorias (galpão para criação de aves) necessitam de uma proteção contra o sol, ventos ou frio. Essa proteção pode ser feita mediante a localização correta das benfeitorias na área.
Explique as partes de um projeto e suas subdivisões.
a) Parte gráfica - compõem-se da planta (desenho) da construção. 
- Plantas de Situação – Consiste na visualização superior do terreno e da construção. Indica a forma e dimensões do terreno, os lotes e as quadras vizinhas, limites da propriedade ou parte dela e ruas ou estradas de acesso. 
- Planta de Localização - Situa a projeção da edificação (área coberta) no terreno.
- Planta Baixa - É a principal representação gráfica de uma construção, pois consiste na visualização superior da construção. São seções horizontais da edificação e representam informações relativas à largura e ao comprimento.
- Cortes – visualização da construção, após a mesma ter sido cortada por um plano vertical. Tem por finalidade apresentar as paredes (pé direito), altura de janelas e portas, altura de peitoris, vigas, vergas, fundações, lajes, coberturas e outros. 
- Fachadas - são vistas externas ao objeto e tem por finalidade mostrar as faces (aparência) da construção exteriormente, após ser concluída a obra.
b) Parte descritiva: Descrição das técnicas construtivas e os materiais a serem utilizados na construção. Inclui-se também o orçamento e a quantificação dos insumos, mão de obra, ou equipamentos necessários a realização de uma obra ou serviço bem como os respectivos custos e o tempo de duração dos mesmos.
Qual a definição de escala? O que significa uma escala 1 : 50? Um muro de 5 metros de comprimento na vida real aparecerá na planta com que comprimento em centímetros?
Escala: Indica a proporção entre o objeto real e sua representação cartográfica. Uma escala 1 : 50 significa que cada 1 cm na planta são 50 cm na realidade. Se a escala for de 1 : 100 o muro aparecerá na planta com 5 cm. 
O que devemos avaliar em qualquer propriedade avícola antes de iniciar a criação?
Devemos avaliar o capital disponível; funcionários e assistência técnica; fatores ambientais; estradas e vias de acesso; proximidade de abatedouros; distribuição da produção; energia elétrica, água; condições topográficas e drenagem; área da granja; fornecedores de pintos e ração.
Qual a estrutura da produção avícola?
 
Quais os três modos comerciais da avicultura?
Avicultura de corte, postura e comercialização de matrizes. 
Quais são as principais características dos galpões de cada modo comercial? 
Avicultura de corte: Atualmente usasse pilares de estruturas pré-moldados de concreto, estruturas metálicas ou mista, afastadas de 5m, cobertura (isopor, madeirit revestido de alumínio, alumínio simples, barro, amianto, chapa zincada ou ferro galvanizado), materiais isolantes para melhorar a temperatura interna do galpão, cortinas plásticas com abertura de cima para baixo feita pela carretilha, uso de água no telhado para diminuir a temperatura interna, pinturas com cores claras e escuras, uso de forros, iluminação artificial para a indução de alimentação, uma ou duas caixas d’água dentro do galpão, torneira para a limpeza dos medicamentos, equipamentos como exaustores e ventiladores e de resfriamento do ar. O fluxo do ar deve ser de cima para baixo e em direção aos exaustores. Dois tipos de galpões: Pressão positiva e de pressão negativa. 
Postura: São três fases de criação – cria, recria e postura. O galpão para cria e recria deve piso cimentado e estrutura de madeira ou metálica, Já a postura pode ser de dois tipos de sistema o convencional ou o vertical. Instalações do galpão com sistema convencional, faz o uso de gaiolas, o galpão tem 8m de largura e 3m de pé direito, 2 pirâmides de 3 fileiras de gaiolas e tem sistema de alimentação automática. Instalações do sistema vertical automatizados, com esteira de ovos e esteira de excretas, sala de processamento de ovos. 
Matrizes: Galpão dever ter umidade relativa, luminosidade, velocidade correta do ar, qualidade do ar e temperatura amena. 
A área em volta dos galpões deve ser arborizada. 
Quais são as características do galpão de pressão positiva? E o de pressão negativa?
Quais são os principais métodos para controle térmico e de luminosidade dos galpões? Por que isso é importante para a produção? 
Artifícios para melhorar o ambiente térmico: Materiais isolantes (poliuretano, eucatex, lã de vidro); materiais de grande inércia térmica (plásticos e borrachas sintéticas); aspersão de água sobre o telhado; inclinação do telhado; pinturas com cores claras e escuras; uso de forros, cortinas. 
Luminosidade: Sistema de iluminação artificial, aumenta a sensação de período de dia (Dimmer). 
São importantes para a criação por aumentar a qualidade da produção.
Quais são as idades médias de cada fase de criação avícola?
Cria – 1 a 8 semanas, recria – 9 a 18 semanas, postura – 19 a 80 semanas.
O que é um slat na produção avícola?
É o sistema de criação no qual a ave fica solta no galpão e entra no ninho apenas para a postura dos ovos, os ovos então rolam pela esteira para fora do galpão. 
Quais são os sistemas de criação de aves de postura? Como cada um funciona?
Sistema de criação convencional: No sistema de criação convencional as aves ficam em gaiolas individuais na horizontal. 
Sistema de criação vertical: A criação também é feita em gaiolas, mas é automatizada. 
Quais as vantagens e desvantagens do uso de gaiolas na criação de postura?
Vantagens: Alta densidade, facilita manejo, melhor controle de doenças, evita amontoamentos e ovos mais limpos. 
Desvantagens: Investimento elevado e uso específico da gaiola ou bateria. 
Quais são as características de produção suína no Brasil?
Sul–suinocultores integrados ou cooperados, especializados em determinada fase de produção–granjas de matrizes com até 500 reprodutoras. 
Centro-oeste–maiores escalas de produção –50% da produção integradas a agroindústrias –44% wean to finish. 
Norte, Nordeste e Sudeste –produtores independentes com produção de ciclo completo –tamanho médio de aproximadamente 200 matrizes (Norte e Nordeste).
Quais são as temperaturas de conforto dos suínos em suas fazes? E porque há correlação direta entre o galpão e a homeotermia animal?
	Categoria
	Temperatura de conforto
	Recém-nascidos
	32 – 34 
	Leitões até desmama
	29 – 31
	Leitões desmamados
	22 – 26 
	Leitões em crescimento
	18 – 20 
	Suínos em terminação
	12 – 21 
	Fêmeas gestantes
	16 – 19
	Fêmeas em lactação
	12 – 16 
	Fêmeas vazias e machos
	17 – 21 
Os animais são capazes de regular a sua temperatura corporal quando a temperatura ambiente está dentro de certos limites. O acondicionamento térmico tem influência direta na produção animal. 
Cite as características dos galpões de suínos.
Afastamentos dos galpões causa o comportamento da corrente de ar, deve ter orientação Leste – Oeste e vegetação em volta do galpão, pé direito, cobertura e lanternin. 
Explique cada sistema de criação de suínos.
Extensivo: Os animais são criados à solta, basicamente sem práticas de higiene ou uso de instalações. A alimentação é simples (apenas milho, por exemplo).
Semi Intensivo: Existe um certo controle de alimentação e sanidade. O sistema é caracterizado pela utilização de instalações que funcionam como abrigos contra fatores climáticos e piquetes de contenção. Os animais são separados por idade e sexo e o manejo reprodutivo é feito através da seleção dos animais no plantel.
Intensivo: Os animais são mantidos em confinamento, podendo ser criados em ambientes isolados; recebem ração balanceada, práticas sanitárias e instalações apropriadas. Possibilidade de controle de ventilação, temperatura e umidade do ar. 
Explique a fase de reprodução.
Seleção das Matrizes: Apresentam o primeiro cio no 5°mês de vida a estão aptas para a reprodução com aproximadamente 7 meses de idade peso e corporal de 130 a 140 kg. São encaminhadas ao setor de reprodução, onde são cobertas a permanecem até a confirmação da prenhez. Podem ser adquiridas de empresas especializadas. As instalações são abertas com manejo de cortinas. 
Explique a fase de pré gestação e gestação.
Confirmada a prenhez: São encaminhadas para a unidade de gestação (baias coletivas ou gaiolas individuais) onde permanecem até uma semana antes do parto (12 semanas). No caso de se utilizar baias, estas devem ser dimensionadas para até seis animais, sendo 2,50 m² a área por animal. A gestação tem período de 114 dias (3 meses, 3 semanas e 3 dias). No caso de gaiolas individuais há a diminuição da área construída. 
Explique a fase de maternidade.
Uma semana antes do parto são levadas para a maternidade (gaiolas individuais com abrigo para proteção dos leitões) onde permanecem até terminar a fase de aleitamento. A desmama ocorre, normalmente, quando os leitões atingem entre 21, 28 ou 35 dias de idade, sendo os leitões encaminhados para a creche e as porcas retornam para o setor de reprodução.
Explique a fase de creche.
Unidade de crescimento inicial. Fase crítica na produção de suínos (estresse) causado pelo desmame, separação dos leitões da matriz, mudança de ambiente, mudança brusca na alimentação. A creche abriga os
leitões dos 21 dias de vida até eles atingirem 25 kg, em torno de 65 dias.
 Explique a fase de crescimento e terminação.
Com mudança de baia, recria em um galpão alojando animais com 25 a 60 kg de peso corporal. A terminação em outro galpão para animais de 60 a 100 kg de peso corporal. Recria e terminação em baia única (25 a 100 kg de peso corporal). 
Quais são as formas de manejo de dejetos?
A forma mais usual de manejo de dejetos é o direcionamento em lagoas de estabilização, facultativa e/ou polimento, para remoção da carga bacteriana. Simplicidade e confiabilidade dos processos biológicos, o material orgânico entra em uma extremidade da lagoa e ao longo de dias (por um processo anaeróbio e/ou facultativo), microbiologicamente este material será decomposto. Pode também fazer o uso de biodigestores, uma alternativa tecnológica para o gerenciamento dos dejetos de suínos, o que permite agregação de valor ao resíduo mediante a utilização do biogás produzido em sistemas de geração de energia e calor.
UNIVAP 2019

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais