Buscar

Trabalho de quimica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Lista de exercícios – 2ª avaliação.
1) Defina as reações de oxirredução e suas semi-reações, e descreva o funcionamento de uma célula galvânica.
	A reação de oxidorredução nada mais é que a reação onde ocorre uma transferência de elétrons entre duas espécies eletroativas, gerando assim uma corrente elétrica. Nesse caso, há a transformação da energia química em energia elétrica. 
	As semi-reações são as reações que ocorrem em cada eletrodo da célula eletroquímica, tendo-se em mente que uma não ocorre sem a outra. 
	A primeira é a reação de oxidação, onde uma espécie eletroativa que possui o potencial de redução menor que a espécie eletroativa do segundo eletrodo, perde elétrons para os sistemas. Esses elétrons liberados por essa reação são transferidos para o eletrodo que possui maior potencial de redução. Essa transferência de elétrons entre um eletrodo e outro que origina a corrente elétrica. 
	Na célula galvânica esse processo de transferência ocorre de maneira espontânea, sem que haja necessidade de se aplicar uma tensão no sistema.
	Já a segunda reação consiste no ganho de elétrons e redução do nox.
2) Defina potencial de célula, potencial padrão de redução e a equação de Nernst.
Potencial de célula: 
	O princípio de uma célula eletroquímica, tal como uma célula galvânica, consiste em uma reação redox, que pode ser desdobrada em duas semi-reações:
	Reação de redução (ocorre no cátodo);
	Reação de oxidação (ocorre no ânodo);
	A reação global da célula eletroquímica é a soma de uma reação de redução e de uma reação de oxidação, cada uma delas chamadas de meia reação (ou semi-reação).
	Eletricidade é gerada devido à diferença de potencial elétrico entre dois eletrodos. Esta diferença de potencial é criada como um resultado das diferenças entre potenciais individuais de dois eletrodos metálicos com respeito ao eletrólito.
	Ainda que a célula possua um tamanho de dimensão microscópico, é a nível celular que medimos o potencial elétrico nas mesmas. Essa diferença de potencial pode ser medido dentro e fora da célula.
	Geralmente, o potencial dentro das células é negativo e, portanto, chamado de Potencial de Repouso.
	O potencial elétrico varia também com a temperatura, concentração e pressão.
Potencial Padrão de Redução: 
	É a espontaneidade, ou tendência de uma espécie química de adquirir elétrons e, desse modo, ser reduzida.
	Em reações de oxirredução um reagente atua como oxidante, recebendo elétrons enquanto um segundo atua como redutor, fornecendo elétrons. Essas reações podem ser utilizadas para gerar corrente elétrica e estão associadas com uma diferença de potencial, ou energia potencial. Caso essa diferença de potencial exista a reação ocorrerá de forma espontânea, esse é o caso de células voltaicas, ou pilhas. 
Equação de Nernst: 
	É a equação matemática capaz de determinar o valor da diferença de potencial (ddp) ou variação do potencial de uma pilha em certo instante do seu funcionamento.
				ΔE = ΔEº – 0,059 . log [C]c.[D]d
 						 n [A]a.[B]b
	ΔE = variação do potencial da pilha em certo instante;
	ΔEº = variação do potencial padrão da pilha (voltagem total dela);
	[C] e [D] = concentrações dos produtos da equação global da pilha, sendo c e d os coeficientes desses participantes na equação;
	[A] e [B] = concentrações dos reagentes da equação global da pilha, sendo a e b os coeficientes desses participantes na equação;
	n = número de elétrons envolvidos na oxidação e redução da pilha.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais