Buscar

Desafios da Contabilidade em Manaus

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TITULO
Adriano de Menezes Chaves 
 Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade La Salle Manaus
Jéssica Lacerda Oliveira
 Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade La Salle Manaus 
Email: jessicalacerda919@gmail.com
Julieth Mendonça de Azevedo 
Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade La Salle Manaus
 Juarez Pinto Moreira
 Professor da Faculdade La Salle, Orientador.
 Email: juarez-moreira@bol.com.br
 RESUMO
O trabalho proposto objetiva identificar os principais desafios encontrados por um escritório de contabilidade na cidade de Manaus com relação aos ativos intangíveis das atividades empresariais nos últimos anos, através das reflexões trazidas pelos desafios do século XXl imposto as ciências contábeis. Para isso pretende-se realizar uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário misto com o fito de elucidar todos os questionamentos levantados. 0O artigo traz uma remontagem histórica da ciência contábil até a sua atuação na atualidade pontuando a importância da ciência contábil quanto ciência formadora social, e suas transformações, levando aos profissionais e futuros profissionais as adversidades direcionadas a sua classe contextualizando sua importância e sua capacidade de mutação e adequação ao cenário em que está inserida. Além de indagar a necessidade de constante atualização e busca pelas tendências e mudanças relevantes para o desenvolvimento da contabilidade e da profissão. 
Palavras-chave: contabilidade, desafios do Sec XXl, ativos intangíveis, 
SUMMARY
The proposed work aims to identify the main challenges found for an accounting office in the city of Manaus regarding the intangible assets of scientific activities in recent years, through the reflections brought by the challenges of the 21st century, imposed as accounting sciences. The article brings a historical reassembly of accounting science to its current role, indicating the importance of scientific science as the social trainer, and its transformations, leading to professionals and future professionals as adversities directed to their class contextualizing their importance and their ability to change. and suitability to the scenario in which it operates. Also, indicate the need for constant updating and the search for trends and changes relevant to the development of accounting and the profession. And with this it is intended to conduct a field research with the application of a mixed questionnaire with the argument of elucidating all the questions raised.
Keywords: accounting, Sec XXl challenges, intangible assets,
 INTRODUÇÃO
 A ciência contábil, remonta desde os primórdios da civilização, e teve papel fundamental na evolução e construção da sociedade moderna a qual estamos habituados (Cotrin et al, 2012). Podemos citar o homem que ao passar do estado de nômade e tornar-se sedentário se estabeleceu em locais fixos adquirindo posses e posteriormente com o início da atividade mercantil, com o fito de obterem um maior acumulo de bens, levou a necessidade de uma maior administração do que era seu patrimônio.
De acordo com Maria (2001), a contabilidade foi usada pelo homem como forma de controle do crescimento patrimonial. A utilização de fichas de barro e de pedras para representar animais nascidos e usados no pagamento de dívidas além do uso para as transações envolvendo mercadorias de diversos tipos, o que posteriormente seria conhecido como entrada e saída de ativos.
No Brasil a contabilidade surge como necessidade de um maior controle contábil sob as alfandegas criadas em 1530, posteriormente em 1549 surgem os primeiros armazéns alfandegários ficando a cargo de Gaspar Lamego o primeiro contador geral das terras do Brasil. (Reis, Silva 2007). Com a chegada da família real ouve um aumento na atividade colonial, que se viu necessário uma fiscalização mais efetiva devido aos aumentos do gasto público e de renda dos estados. (Cotrin, Santos, Junior 2012)
Fica claro o papel crucial das ciências contábeis na formação da sociedade, para SZÜSTER (2008): “A Contabilidade é um patrimônio da humanidade. Sua atuação é fundamental para o desenvolvimento e para a própria sobrevivência da sociedade”. 
Cabe ressaltar que a contabilidade não é sólida, e sim mutável, com o decorrer do tempo ela passa a adquirir novos formatos e maneiras de atuação, adequando-se a realidade a qual está inserida. segundo (Schmitz) 2017, onde afirma que é importante que para estarem a frente de seus concorrentes, os profissionais devem se ater que as empresas necessitam de informações cada vez mais confiáveis para que os empresários tenham segurança para seguir com suas decisões. Ainda segundo (FARI e NOGUEIRA, 2007), citado por SORANZO (2015), O papel do profissional da contabilidade mudou ao decorrer do tempo, deixando apenas de ter enfoque em apenas escriturar focando nas exigências do físico, o profissional precisa ser apto e flexível quanto as exigências dos usuários da contabilidade.
 ‘Vivemos em um mundo de constante transformação cuja única coisa que, de fato, veio para ficar é a mudança’’ – mudanças na área do desenvolvimento tecnológico, nas novas formas de disseminar o conhecimento por meio de várias mídias sociais e em novas formas de se efetuar a gestão de grandes e pequenas corporações. Nessa perspectiva, o ambiente de negócios, as empresas, a administração pública, as entidades não governamentais, os órgãos de controle e as pessoas, de maneira geral, são, a cada dia, afetados pelas transformações. (Breda. 2018)
Essas indagações levaram a necessidade de um maior entendimento e pesquisa sobre os desafios enfrentados pela classe contábil e a busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento sobre temas atuais. 
“O fim do curso de graduação, por si só, não garante o sucesso profissional. Muito pelo contrário, é o início de uma longa caminhada, que tem como pressuposto básico a educação continuada. Afinal as empresas estão procurando profissionais cada vez mais especializados, que possuam uma visão generalista e sejam capazes de conectar fatos, acontecimentos em várias áreas e ajudar as empresas na consecução dos seus objetivos.”
Ainda segundo SCHWEZ (1995) citado por Durigon et al (2005): “Para que se possa ser um grande profissional é necessário que a universidade tenha a função de ajudar a crescer na responsabilidade no humanismo, no raciocínio e no conhecimento cientifico”.
Sendo assim as dificuldades geradas no século XXI para a classe contábil, fica a cargo da velocidade das mudanças. Os atuantes desta área necessitam ter uma constante atualização de informações, para que não sejam considerados obsoletos no quesito de conhecimentos e tecnologias. Os atuantes da área da contabilidade devem ter a capacidade de antecipar eventos, e buscar meios de aperfeiçoar a capacidade informacional. (Cotrin ET AL,2012)
Segundo SZÜSTER (2005), Devido ao advento das tecnologias, tais como as de telecomunicações e informática além das mudanças abruptas decorrentes do cenário geopolítico que afetam diretamente as ações empresariais e geram mudanças constantes que condiciona a um cenário mais competitivo e dinâmico.
Conforme foi mencionado, ao passo que as ciências contábeis evoluem outras possibilidades surgem. Áreas como as de ativos intangíveis, que outrora não possuía destaque frente aos ativos tangíveis passam a ter relevância. De acordo com Backes, Ott e Wiethauper (2005) APUD Silva et al (2011): “a proporção de investimentos em ativos intangíveis passa a ser significativa, em contraste com a irrelevância observada em outros tempos”. Ainda segundo Silva (2011), os ativos intangíveis surgem no contexto acadêmico e corporativo como discussão sobre a sua capacidade para riqueza das organizações por meio de sua funcionalidade. 
De acordo com Lev (2001) citado por Silva (2011): “o atual interesse pelos ativos intangíveis se deve à competição e ao desenvolvimento da tecnologia da informação,
alterando a estrutura das empresas, ao elevar os intangíveis ao nível de maiores direcionadores de seu valor”. Ainda citado por Silva (2011), através de pesquisa elaborada por Ritta e Ensslin( 2010) na bolsa de valores, mercadorias e futuros entre 2007 e 2008, o investimento em intangíveis proporcionou aumento de receita e adição ao valor patrimonial além de valorizar ações, de acordo com esta pesquisa, os ativos intangíveis se mostram como recursos estratégicos e de grande valia na atualidade.
REFERENCIAS THIHI
Breda, Z. A Contabilidade como fator de proteção da sociedade. Conselho Federal de Contabilidade (CFC).2018
Silva,L.P, Santos,J.G , Silva,A.H, Gallon,A.V, Luca, M.M.,Intangibilidade e Inovação em Empresas no Brasil. Encontro Anual de Pós-Graduação e Pesquisa e Administração(enANPAD). 2011
Referencia juliaa
ASSAF; ARAÚJO, A. P. Contabilidade aplicada à gestão baseada em valor. Revista Brasileira de Contabilidade, v.146, p. 3-33, 2004.
BARTH, M. E. Global financial reporting: Implications for U.S. academics. The Accounting Review, v. 83, n. 5, p. 1159-1179, 2008.
ENSSLIN, S.R.; CARVALHO, F.N. Voluntary disclosure of intellectual capital in the brazilian context: an investigation informed by the international context. Int. J. Accounting, Auditing and Performance Evaluation, v. 4, p. 478-500, 2007.
FERNANDES, O. G. Entrevista concedida à Eurocontas, n.º 29; Lisboa; p. 18-21, 1997.
 GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
IUDÍCIBUS; OLIVEIRA, A. Por uma nova estrutura conceitual básica da contabilidade. Boletim do IBRACON, p. 1-14, 2003.
LEV, B. Afiando os Intangíveis. Harvard Business Review, junho, 2004. A matemática da nova economia. HSM Management, v. 20, p. 34-40, 2000.
MARTINS, E. Contribuição à avaliação do ativo intangível. Tese (Doutorado em Contabilidade) – FEA/USP, 1972.
MARTINS, G. A. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In: BEUREN, I. M. (org.). Como elaborar trabalhos monográficos em Contabilidade. 3. ed. 4. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009
RITTA, C. O.; ENSSLIN, S.R.; RONCHI, S.H. 2010. A evidenciação dos ativos intangíveis nas empresas brasileiras: empresas que apresentaram informações financeiras à Bolsa de Valores de São Paulo e Nova York em 2006 e 2007. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), v. 9, p. 62-75, 2010.
ROCHA, A. Entrevista concedida à Eurocontas, n.º 47; Lisboa; p. 4-7, 1999.
SANTOS, L. L. A contabilidade no século XXI. II Simpósio Internacional de Contabilidade. Porto, 1999.
SZÜSTER, N.; SZÜSTER, F. R.; SZÜSTER, F. R. Contabilidade: atuais desafios e alternativa para seu melhor desempenho. Revista Contabilidade & Finanças, v. 16, n. 38, p. 20-30, 2005.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais