Buscar

APOL 1 PSICANALISE APLICADA A PSICOPEDAGOGIA NOTA 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Psicanálise Aplicada à Psicopedagogia
Leia a seguinte citação: 
“Para Winnicott, a mãe suficientemente boa é aquela que faz uma adaptação ativa às necessidades do bebê, uma adaptação que vai diminuindo à medida que o bebê se torna capaz de suportar as falhas nesse processo e tolerar a frustração”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975, p. 25. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos Psicanalíticos, sobre a relação maternal da teoria de Winnicott, assinale a afirmativa que apresenta corretamente um ambiente que corresponde ao de uma “mãe suficientemente boa”:
Nota: 20.0
	
	A
	Impede a satisfação dos desejos do bebê para que ele possa desenvolver a frustração.
	
	B
	Coloca as necessidades da mãe em primeiro plano desenvolvendo no bebê o valor de autoridade.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “Obviamente, um ambiente protetor e adequado para a criança corresponde a uma ‘mãe suficientemente boa’, capaz de reconhecer e atender as necessidades do seu bebê, através de uma intensa identificação com ele, permitindo-lhe saber qual é a necessidade de que está sendo solicitada (livro-base, p.113).
	
	C
	Busca atender as necessidades do bebê, proporcionando todo conforto, proteção e segurança.
	
	D
	Corta qualquer vínculo com o bebê para desenvolver a independência do mesmo.
	
	E
	Exige a presença do pai do bebê para que este se desenvolva de forma sadia, tanto física quanto mentalmente.
Questão 2/5 - Psicanálise Aplicada à Psicopedagogia
Leia a citação:
“Ansiedade é o nome dado a uma experiência subjetiva universal do ser humano em situações de perigo ou risco de desfechos negativos das mais diversas naturezas. É o conjunto de reações comportamentais, fisiológicas e cognitivas percebida pelo sujeito que está numa situação aversiva”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, R da S, LAFER, B, Transtornos ansiosos. In: BETBEDÉ, A. et al., Psiquiatria interdisciplinar. Barueri, SP: Manole, 2016. p.76 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos Psicanalíticos sobre a ansiedade, assinale a afirmativa que apresenta corretamente os três tipos de ansiedade:
Nota: 20.0
	
	A
	Neurótica, realística e moral.
Você acertou!
Comentário: Os três tipos de ansiedade são: Neurótica, “que se faz presente quando há energia emocional reprimida no id”; Realística, que “ocorre quando o indivíduo se vê ameaçado por eventos externos e opera no âmbito do Ego”; e Moral quando “tem origem no superego punitivo e promotor de culpa” (livro-base, p. 136).
	
	B
	Neurótica, psicótica e moral.
	
	C
	Realística, reativa e moral.
	
	D
	Realística, neurótica e psicótica.
	
	E
	Reativa, paranoica e neurótica.
Questão 3/5 - Psicanálise Aplicada à Psicopedagogia
Considere o fragmento de texto a seguir:
“O conceito de período de latência foi desenvolvido por Sigmund Freud (1905/1989) a partir de seus estudos inovadores sobre a sexualidade infantil. O interesse de Freud (1905/1989) pelo estudo das etapas iniciais do ciclo vital levou-o a desenvolver outros construtos teóricos, dentre eles o de fases do desenvolvimento psicossexual.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOBBI, Adriana Silveira et al. Uso de mecanismos de defesa no período de latência. 2009. p. 13.
Considerando a informação dada e conforme a videoaula 2 da disciplina Psicanálise aplicada à psicopedagogia sobre o estágio de latência proposto por Freud, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Entre a fase fálica e a puberdade, mais ou menos dos 6 até os 12 anos, a criança passa pelo período de latência.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra a), pois a fase de latência encontra-se entre a fase fálica e a puberdade. Neste estágio há uma diminuição da energia sexual e o desenvolvimento do ego e superego.  (vídeoaula 2, Tema 05 - Fase genital (12 anos e para a vida toda), vídeo 6, 4’09’’ a 10’03’’).
	
	B
	Neste estágio, a criança vive o auge do complexo de Édipo.
	
	C
	A criança tem um desenvolvimento intelectual e social bastante limitado no estágio de latência.
	
	D
	O ID se desenvolve com intensidade neste estágio.
	
	E
	É o estágio em que a energia sexual da criança está mais evidente.
 
Questão 4/5 - Psicanálise Aplicada à Psicopedagogia
Leia a seguinte citação: 
“Na Educação, o professor só pode alternar entre o proibido e o permitido se estiver investido de autoridade, se conseguir delimitar um lugar diferente do ocupado pelo aluno, ou seja, se estiver investido de poder e autoridade através da transferência”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTIAGO, A. L. O mal-estar na educação e a Conversação como metodologia de pesquisa intervenção na área de psicanálise e educação. In: Castro L. R. de; BESSET V. L. (orgs.). Pesquisa – Intervenção na infância e juventude Rio de Janeiro: Trarepa/ FAPERJ, p. 113-131. 
De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos psicanalíticos, sobre a relação da Psicanálise com a Educação, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A psicanálise ajuda o professor a compreender os impulsos do desenvolvimento infantil e também evitar que a criança faça tudo que quiser.
Você acertou!
COMENTÁRIO: Freud afirma que o Educador deve “inibir, proibir e suprimir”. A psicanálise auxilia o professor a entender os impulsos do desenvolvimento infantil e também não deixar a criança fazer o que desejar. A supressão forçada conduz a formação de doenças nervosas futuras. Assim a educação deve adaptar os desejos a realidade evitando a formação de neuroses. “[...] Freud dava grande valor às atribuições do educador e ao papel preventivo que este poderia ter junto a seus alunos, apontando para a imposição de limites que, além dos pais, os professores têm de exercer. Freud retoma o tema várias vezes, mas talvez o texto mais conhecido a respeito é Novas conferências introdutórias (1912-1976) (Freud, 1980f), no qual o autor afirma que o ‘educador deve inibir, proibir e suprimir’, fato verificável em todos os períodos da história. Entretanto, entende-se que, na análise, essa supressão de instintos envolve o risco de doenças neuróticas”. (livro-base, p. 34).
	
	B
	A Educação deve suprimir os desejos e impulsos infantis garantindo a homogeneização dos pensamentos.
	
	C
	A Educação deve compreender que os impulsos e desejos infantis fazem parte do desenvolvimento infantil e que devem ser deixados livres.
	
	D
	A Educação deve evitar a contratransferência por parte do Educador, pois na relação professor e aluno não pode haver uma relação afetiva/emocional.
	
	E
	A Educação deve se preocupar com os métodos de ensino ou com a didática, acima da relação afetiva professor e aluno.
Questão 5/5 - Psicanálise Aplicada à Psicopedagogia
Leia a seguinte citação: 
“Esquizofrenia é uma palavra composta de dois termos de origem grega ‘skhizen’, que significa fender, rasgar, dividir, separar e ‘phrên’, ‘phrênos’, que quer dizer pensamento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STERIAN, A. Esquizofrenia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001, p.43. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos Psicanalíticos sobre a esquizofrenia, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	geralmente se manifesta quando ocorre um evento marcadamente negativo.
	
	B
	está vinculada ao cansaço e à fadiga constantes.
	
	C
	está relacionada a sintomas físicos consideráveis, com várias nuances.
	
	D
	é a fragmentação de ideias, pensamentos e ações que compromete o raciocínio.
Você acertou!
Comentário: A Esquizofrenia é uma psicose grave em que há uma fragmentação das ideias, pensamentos, afetos e do Ego que comprometem
a percepção e raciocínios (livro-base, p. 155).
	
	E
	está relacionada ao sentimento de culpa e a questionamentos sem valor.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais