Buscar

ESTUDO DIRIGIDO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTUDO DIRIGIDO – TÉCNICAS DE GRUPO E RELAÇÕES HUMANAS
1- COMENTE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE KURT LEWIN PARA O CAMPO DA DINÂMICA DE GRUPO.
R= Lewin desenvolve uma das principais teorias no estudo da dinâmica de grupo, que é a teoria de campo, a mesma propõe que o comportamento é produto de um campo de determinantes independentes, conhecido como espaço de vida. O campo (espaço de vida) é constituído da pessoa e do meio psicológico (como o meio existe para o sujeito). O comportamento do indivíduo depende das mudanças em seu campo em determinado momento. Já com os grupos, o campo é constituído de elementos do grupo e em um meio tal como existe para o grupo naquele momento, e o ambiento do grupo como um campo social. Três elementos para a sobrevivência de um grupo: Existência, interdependência de seus membros e contemporaneidade (Existe agora e os membros e há uma certa dependência entre os membros).
2- CARACTERIZE SOBRE O CAMPO DE ESTUDO DA DINÂMICA DE GRUPO.
R= A dinâmica de grupo (Expressão lançado por Lewin em 1944), é o estudo dos fenômenos grupais, estudo este que depende de observação, quantificação, mensuração e experimentação. O seu objeto de estudo é principalmente a dinâmica da vida coletiva, os fenômenos e os princípios que regem seu processo de desenvolvimento. Existem forças psicológicas e sociais que atuam no grupo, expressadas através de fenômenos como: coesão, coerção, pressão social, atração, rejeição, resistência à mudança, interdependência, equilíbrio e quase-equilíbrio.
3 – O QUE SERIA UM GRUPO E SEUS FENÔMENOS GRUPAIS?
R= Um grupo é um conjunto de entes que interagem entre si, e também se reconhecem com objetivos compartilhados. Para ser considerado fenômeno grupal é necessário a interação entre os entes, é um fenômeno que só acontece por causa dessa interação, ou seja, um fenômeno que acontece na/por causa da relação entre os membros de um grupo.
4 - ASSINALE A IMPORTÂNCIA DA PSICANALISE PARA O CAMPO DAS INTERVENÇÕES GRUPAIS.
R= A Teoria psinalítica em relação aos grupos, estuda os processos motivadores e defensores do indivíduo na vida grupal. Em relação ao trabalho de Bion, foi focado no estudo do comportamento do grupo no fator emocional, defendendo a existência de quatro emoções básicas no processo grupal: combatividade, fuga, parceria e dependência. Sempre há a predominância de uma dessas emoções em relação as outras. Para Bion o grupo trabalha em nivel consciente ( pela tarefa, colaboração), mas também trabalha no nível inconsciente ( através das valências/forças, da identificação inconsciente). Valência para Bion é a capacidade que os indivíduos têm de reunidos em grupo, de se combinarem de modo instantâneo e involuntário. O grupo então progride no momento em que as necessidades inconscientes convergem e supera as necessidades conscientes, ou quando as necessidades inconscientes são reconhecidas ou satisfeitas, isto é, quando há um encontro entre níveis de tarefa e níveis de valência. Na concepção de Bion um grupo cresce seguindo 3 etapas fundamentais. 1. dependência; 2. luta (fuga ou ataque, agressividade, afastamento); 3. pareamento (criação de subgrupos). No primeiro momento, o líder comanda; no segundo momento, início da maturidade, o grupo começa a romper o cordão umbilical; no terceiro momento o grupo liga-se ao líder e o considera um dos participantes.
5 – CONCEITUE OS GRUPOS OPERATIVOS DE PICHON REVIERE.
R= Segundo Pichon-Rivière (1991), o grupo operativo assemelha-se ao funcionamento do grupo familiar (como também propõe Zimerman, 2000) e pode ser definido como um “conjunto de pessoas reunidas por constantes de tempo e espaço, articuladas por sua mútua representação interna, que se propõe, implícita ou explicitamente, uma tarefa que constitui sua finalidade” (p. 157). Um dos objetivos da técnica dos grupos operativos, como sinaliza Pichon-Rivière (1991) é o de auxiliar na minimização dos medos básicos e o de favorecer o rompimento dos estereótipos que funcionam como barreira à mudança. Grupos operativos voltados ao ensino-aprendizagem. Zimerman (2000) resume essa modalidade em “aprender a aprender” (p. 91). Parte-se do pressuposto de que a finalidade é a de treinar o grupo para desenvolver uma tarefa comum.
-Grupos institucionais. Referem-se a grupos realizados em instituições em geral. Nas empresas, o psicólogo organizacional desenvolve trabalhos com colaboradores; nas escolas podem ser realizados grupos de pais, de alunos e/ou de professores (ZIMERMAN, 2000).
-Grupos comunitários. Um exemplo clássico são os grupos na área de saúde mental, como ilustra Zimerman (2000). Podem ser com adolescentes, gestantes, líderes comunitários, etc.; de caráter preventivo, de tratamento ou reabilitação.
É importante ressaltar que os grupos operativos também resultam em benefícios terapêuticos. 
6 – COMENTE SOBRE A TEORIA DO PSICODRAMA, ASSINANDO SEUS PRINCIPAIS CONCEITOS.
R=Jacobo Levy Moreno, foi o criador do Psicodrama. Psicodrama possui o conceito de espontaneidade-criatividade, a teoria dos papéis, a psicoterapia grupal como pontos básicos da sua teoria, além de outros como: Tele (capacidade de se perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas), Empatia (tendência para se sentir o que se sentiria caso se estivesse na situação e circunstâncias experimentadas pela outra pessoa.), Co-inconsciente (vivências, sentimentos, desejos e até fantasias comuns a duas ou mais pessoas, e que se dão em "estado inconsciente".) e Matriz de Identidade (lugar do nascimento). 
7- COMENTE SOBRE O FEEDBACK E A SUA IMPORTÂNCIA NA DINÂMICA DE GRUPO:
R= Feedback é um termo utilizado no processo de competência interpessoal nomeando a descrição que visa dar um retorno para uma pessoa ou grupo, com o objetivo de fornecer informações sobre sua atuação em determinada situação. O feedback, então, é utilizado no processo de mudança de comportamento, melhoria no desempenho e facilitação no processo de alcance de objetivos.
8- CACTERIZE A INTELIGÊNCIA RELACIONAL E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O GRUPO.
R= Trata-se da capacidade de o ser humano lidar consigo mesmo, reconhecendo e respeitando suas qualidades, pontos de melhoria e limitações. Fazendo isso, a pessoa consegue compreender sua participação nas relações com os outros, bem como escolher como será essa interação. 
9 – DIFERENCIA OS GRUPOS: TERAPÊUTICO, DE TREINAMENTO E DE TRABALHO.
R = Grupo de Treinamento 
- ênfase no aprimoramento das habilidades
- assunto de discussão não definido
- é um processo de desenvolvimento
- visa à aprendizagem
De maneira geral, um grupo de treinamento ou desenvolvimento visa auxiliar seus participantes a imprimir mudanças construtivas em seu “eu” social, através da análise das experiências presentes e imediatas.
Grupo de Trabalho Grupo de Trabalho
- ênfase na tarefa
- visa à solução de problemas
- preocupa-se com a execução
- tem objetivos e metas finais definidos
Um grupo de treinamento visa mudar as maneiras de agir, os processos, a
prática de seus membros, nunca realizar uma tarefa predeterminada, com objetivos estabelecidos e com a perspectiva de uma execução.
Grupo de Terapia 
- ênfase no trabalho interior
- membros com problemas de comportamento
- razões íntimas que analisam por que a pessoa age de certa maneira
- análise do porquê os problemas íntimos tolhem a atuação do indivíduo em grupo
O grupo de terapia trabalha com indivíduos com problemas de ajustamento, levando-os a descobrir seu “eu” íntimo e trabalhando com aqueles problemas que inibem o comportamento normal do indivíduo em grupo.
10 – CONCEITUE AS ETAPAS PSICOLÓGICAS DE UM PROCESSO DE TREINAMENTO.
Segundo Nitsch (1985), *O objetivo e a meta do treinamento psicológico é a modificação dos processos e estados psíquicos (percepção, pensamento, motivação), ou seja, as bases psíquicas da regulação do movimento. Essa modificação será alcançada com a ajuda de procedimentos psicológicos*.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais