Buscar

Seminário V

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DESCANSO OBRIGATÓRIO 2019
Acadêmico
Luiz Fernando Junges
Tutor Externo:Aline de Andrade Marques Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão de Recursos Humanos (FLX0101) – Prática Módulo Seminário Interdisciplinar III 
15/06/2019
RESUMO 
O descanso obrigatório do funcionário conhecido como férias é o direito ganho depois de um ano de serviço prestado, Onde se tem tempo na maioria de 30 dias para relaxar gozar do seu direito, aproveitar mais o seu dia, ficar mas tempo com a sua famila, viajar ,esquecer o trabalho por um tempo, após uma longa jornada de horas dedicadas a sua função, além de ser um bom descanso é remunarado e na minha visão é benefico para o empregado mais tambem para empregador, para dar as devidas férias temos regras a seguir, Vamos falar sobre tudo que se tem relacionado a férias e suas questões e dúvidas.
Palavras-chave: Remuneração, Descanso.Faltas.
1 INTRODUÇÃO
As férias são direito de todos dentro de uma organização, aqui vamos falar e analisar como se dar o procedimento para dar as devidas férias, analisar cada uma das regras e normas para se cumprir tanto empregador e para o empregado, explicar as férias indíviduais e coletivas ,regime de trabalho em tempo parcial como proceder diante a legalidade das leis sobre o descanso remunerado as faltas, os dias que podem ser perdidos das suas férias como ela pode ser concedida e negociada e como se pode perder o direito as devidas férias, como proceder diante de cada questão esclaresceremos tudo a seguir .
2 FÉRIAS 
As férias são nada mais que um descanso obrigatório para o funcionario que completa um ano de trabalho seguido , as férias são obrigação das empresas regidas pela CLT, Após o período aquisitivo no qual sao os 12 primeros meses partindo da data de admissão, as férias são um alivio para o funcionário que esta há muito tempo fazendo a sua função as vezes sem a mesma eficiencia de quando começou a executar , e essa pausa pode ajudar o trabalhador a ter um descanso fisico e mental, para quando voltar estar bem novamente para sua função, Conforme Delgado (2011,p.891):
 Elas definem-se como lapso temporal remunerado , de frequência anual,costituído de diversos dias sequencias , em que o empregado pode sustar a prestação de serviços e sua disponibilidade perante ao empregador, com o objetivo de recuperação e implementação de suas energias e de sua inserção familiar , comunitária e política.
Assim o funcinário tem a pausa garantida por lei, as férias são ótimas não apenas para o colaborador mais para empresa tambem que ira se beneficiar, quando o funcínario retornar estará mais motivado e denscansado para voltar a executar sua função e assim podera render e e produzir muito mais beneficiando a organização.
3 COMO E QUANDO CONCEDER FÉRIAS
Depois de ter completado um ano de serviço prestado o funcinário tem direito a férias remuneradas, esse um ano de serviço é chamado de período aquisitivo no qual são os 12 primeiros meses de atividade na empresa, para que o trabalhador possa ter o direito as férias , esclarece Barreto (2008,p.190) ''o período aquisitivo tem duração de 12 meses. Após cada ciclo de 12 meses de tempo de serviço, o empregado adiquire direito a novas férias anuais'' a contagem parti da data de admissão do funcinário. ao passar esses 12 meses , entra o período concessivo ( periódo de concessão de férias ) no qual o empregador podera escolher quando ira dar as férias, mais geralmente a uma conversa e um entendimento por ambas as partes para que seja uma escolha boa para os dois lados , se o empregador não dar as férias no período concessivo deverá dar com o pagamento em dobro ( Art.137 da CLT). para conceder as férias temos algumas regras a seguir. as férias são por iniciativa do empregador ele escolhe quando conceder , deve ser feita uma carta por escrito, com atecedência minima de 30 dias, sendo necessário que o empregador emita recibo, o pagamento deve ser feito no máximo de 2 dias antes do inicio da férias, O funcionário tera de fornecer sua carteira de trabalho ao empregador antes do inicio das férias , para que possa ser efetuada a devida anotação. Membros da mesma familia tem o direito de tirar as férias ao mesmo tempo, funciónarios menores de 18 anos poderão coincidir as suas férias do trabalho juntamente com a as escolares, as férias podem ser fracionadas em dois períodos, mas nenhum pode ser menor que 10 dias seguidos , e ainda menores de 18 anos e os maiores de 50 deverão usufruir do descanso anual de uma só vez (Art.134 da CLT) as férias a partir da nova reforma podem ser dividida em até 3 períodos, não sendo menor que 5 dias corridos e um dos períodos precisa ser de no mínimo 14 dias corridos. , como dito as férias devem ser comunicadas por escirto ao empregado , nao há possibilidade de comunicação verbal , as férias deverão ser anotadas no CTPS do empregado , e este não podera usufrir dela sem a apresentar a mesma ao empregador, a concessão de férias será igualmente anotada no livro ou na ficha de registro de empregados. o Art . 51 , II, da lei complemtar nº 123/06 exima a microempresa e empresa de pequeno porte a anortar a concessão de férias no livro ou registro de empregados. O pagamento deverá ser feito até dois dias antes do inicio do periíodo das férias.
4 DURAÇÂO DAS FÉRIAS 
As férias são estipulados em 30 dias corridos, independente de qual for o mês ,conforme no Art.130 da CLT , após o período de 12 meses da data de admissão o empregado tera direito a férias, considerando as eventuais faltas , sendo estas faltas as não justificadas, a seguir vou mostrar quantos dias podem ser perdidos das férias por faltas injustificadas.
Faltas Injustificadas - Dias de Férias
5 Faltas ou menos - 30 días corridos
De 6 a 14 faltas - 24 días corridos
De 15 a 25 faltas - 18 días corridos
De 24 a 32 faltas - 12 días corridos
Cassar (2011,p.788) Afirma que: ''as faltas injustificadas ocorridas no período aquisitivo séra descontada nos dias das férias, um dia de falta para um dia de diminuição do descanso - um por um'', o tempo de férias e computado com tempo de serviço ou seja você está de férias mais é como se estivesse na empresa e por isso o empregador pode descontar as faltas no período de descanso. temos tambénm a modalidade do regime de tempo parcial, após cada período de 12 meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado tera direito a férias na seguinte proporção.
 
Duração do trabalho semanal - Dias de férias
+ De 22 Horas até 26 - 18 Días
+ De 20 Horas até 22 - 16 Días
+ De 15 Horas até 20 - 14 Días
+ De 10 Horas até 15 - 12 Días
+ De 5 Horas até 10 - 10 Días
5 Horas ou Menos - 8 Días 
 
Quando o funcíonario contratado sob a modo de trabalho em regime de tempo parcial acumular mais de sete faltas injustificadas, tera o seu período de férias reduzido pela metade (parágrafo uníco do Art.130-A) 
Também se pode perder o direito das férias por algumas circunstâncias, podendo ter um novo período aquisitivo, vou resumir conforme estabelee o Art 133 da CLT:
Art.133 não tera direito as férias o empregado que no , periódo aquisitivo:
1-Deixar o emprego e não for recontratado dentro de 60 dias subsequentes a sua saída.
2-Permaneçer em uso de liçença, com percepção de salaríos por mais de 30 dias.
3-Deixar de trabalhar, com percepção do salário, por mais de 30 dias em virtude de paralisação parcial ou total dos serviços da empresa.
4-Tiver percebido da previdência social prestações de acidente de trabalho ou de auxílio-doença por mais de 6 meses , embora descontínuo.
P1º - A interrupção da prestação de serviços deverá ser anotada na carteira de trabalho, e previdência social.
P2º - Iniciar-se-á o decurso de novo período aquisitivo quando o empregado após implemento de qualquer das condições previstas
neste artigo, retornar ao serviço.
P3º - Para os fins previstos no iciso III desse artigo , a empresa comunicará ao orgão do local do ministério do trabalho, com antecedência mínima de 15 dias , as datas de início e fim da paralisação total ou parcial dos serviços da empresa e , em igual prazo, comunicará , nos mesmos termos ao sindicato representantivo da categorial profissional, bem como afixará aviso nos respectivos locais de trabalho.
Férias coletivas,diversamente das férias individuais, a data de uso é fixada de forme genérica , atigindo uma porção de empregados e não somente um trabalhador específico. segundo disposto no Artigo 139 da CLT: poderão ser concedidas férias coletivas a todos empreagos de uma empresa ou determinados estabalecimentos ou setores da empresa , De acordo com delgado (2011)
o título jurídico concessor das férias individuais é o ato unilateral do empresário de definiçao da data das férias (executada a hipótese da época uso definida judicialmente) Já no tocante ás ferias coletivas, o título jurídico concessor das férias sera o ato unilateral do empregador (Art.139,CLT) ou o instrumento negocial coletivo determinador de usufruir de férias- acordo coletivo (Art.143 p2º,CLT)
 As férias coletivas possuem algumas peculiaridades ( se comparadas as férias individuais), como a suspressão da faculdade de o menor empregado coincidir as férias trabalhistas com as férias escolares, a possibilidade de fracionamento em até duas frações de no mínimo 10 dias corridos cada (Art.139,p1º,CLT), supressão do direito de os membros da mesma familia concidir a data das férias e , ainda , a imposibilidade de conversão em abono pecuniário, salvo se em prevista em acordo coletivo. O prazo para pagamento das férias coletivas é de dois dias antes de seu início, da mesma forma como as férias individuais. Segundo Barreto ( 2008, p 202):
Quando mais de 300 empregados gozarem férias coletivas, a anotaçao na CTPS poderá ser feita mediante carimbo, cujo modelo será aprovado pelo Minístério do trabalho. A anotação através do carimbo indicará apenas a época da concessão das férias, cabendo a empresa fornecer a cada empregado cópia visada do recibo correspondente a aquitação do pagamento da remuneração das férias, com indicação do inicio e fim das férias. Feita a anotação mediante a carimbo, na ocasião da cessação do contrato de trabalho , o empregador anotará na CTPS do empregado as datas dos períodos aquisitivos correspondetes as férais coletivas usufruidas pelo empregado.
o empreagador deverá comunicar ao orgão local do ministério do trabalho, com a antecedência mínima de 15 dias, as datas de inicio e fim das férias coletivas, precisando quais os estabelecimentos ou setores abrangidos pela medida ( Art 139 p2º da CLT)
Em igual prazo, o empreagdor deverá envia cópia da aludida comunicaçãoaos sindicatos representativos da respectiva categoria profissional , e providenciará a afixição de aviso nos locais de trabalho (Art.139,p3º da CLT). Lembramos ainda que na empresa, quando das férias coletivas, poderá ocorrer a situação de alguns empregados que ainda não completaram 12 meses do período aquisitivo, possuindo assim direito ao descanso proporcional, nascendo, desta forma, a contagem de novo período aquisitivo.
5 REMUNERAÇÃO ABONO E PRESCRIÇÃO DAS FÉRIAS
A remuneração das férias consiste no valor que este recebe na data de concessão somado a tal o valor de um terço constitucional, conforme disposto no Artigo 7º incisio XVII da CRFB/1988: é direito dos trabalhadores urbanos e rurais , além de outros que visem á melhoria de sua condição social, gozo de férias anuais remuneradas com pelo menos m um terço a mais do que o salário normal, as férias em sua forma básica, consiste no valor do seu salário bruto acrescidos de mais 1/3 deste salário, para férias de 30 dias. Em caso de períodos menores, basta dividir o salário bruto por 30 e multiplicar pela quantidade de dias de férias aos quais você tem direito, e, ao final, acrescentar mais 1/3 do valor obtido. Acrescemos que ainda existe a possibilidade de receber por tarefa ou por peça e , para tanto o valor da remuneração das férias seria ''a medédia da produção do período aquisitivo, aplicando se o valor da tarefa na data da concessão '', e ainda para os que recebem salário variável, apurar-se-á média das horas trabalhadas no período aquisitivo'' (CASSAR,2011, p.792). O terço constitucional é devido em todas as situações de férias, ainda que sejam indenizadas, proporcionais ou integrais, indivíduais ou coletivas. tal posicionamento está positivado a súmula nº 328 do TST. 
O abono pecuniário consiste na parcela as férias que pode ser converida em dinheiro. O seu valor é o da remuneração da época, levando-se em conta ínclusive o terço constitucional. consiste em uma escolha do empregado, não estando este, de qualquer forma , obrigado a efetuar a conversão de um terço de suas férias em pecúnia. Conforme disposto no aritgo 143 da CLT, é facultado ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário , no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes. De acordo com Barreto (2008, p.205),'' O abono de férias deveraá , porém ser requerido 15 dias antes do fim do perído aquisitivo, e não 15 dias antes do início das férias. Portanto, o prazo legal para conversão é de até 15 dias antes ao fim do período aquisitivo''.
o abono pecuário não possui natureza salarial, não gerando portando reflexo nas verbas trabalhistas . O limite de abono de férias é de um terço, não sendo possível, em hipótese alguma, efetuar-se conversão superior ao limite legal, De forma prática,1/3 signficam dez dias em m período aquisitivo de 30 dias , que pode ser convertido em pecúnia.
Prescrição de férias nada mais é do que o direito do funcionario reclamar para ganhar sua devidas férias , após o periodo aquisitivo ele pode solicitar e tem o prazo de 12 meses subseqüentes à data que adquire o direito , Quanto á contagem do prazo prescricional, sobre o tema regula o Artigo 149 da CLT: a prescrição do direito de reclemar a concessão das férias ou pagamento da respectiva remuneração é contada do térnibo do prazo mencionado no Art.134 ou, se for o caso, da cessação do contrato de trabalho.Assim , o prazo é iniciado ao final do período concessivo de férias ou ainda, da extinção do contrato de trabalho.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como se pode perceber vimos as questões sobre as férias período aquistivo , como proceder após o período, como as férias podem ser propostas ao funcionario e a sua remuneração sua duração como você pode agir se não for concedido as férias , é importante o colaborador estar sempre bem informado sobre o seu descanso obrigátorio e também como agir diante varias situações que podem se decorrer , descontos e possíveis acordos entre empregado e empregador, que também e bom sempre estar sabendo como lidar com as férias dos seus respectivos funcionaríos , falamos sobre as leis e os artigos da CLT com relação a férias coletivas, prescrição das férias e abono, mas sabemos que está em consatante mudanças as questões legais das férias, podem evoluir algumas questões de buroracia que atrapalham as organizações e os colaboradores, mas acho as férias de extrema importãncia para todas as profissões .
REFERÊNCIAS
DELGADO,Mauricío Godinho.Curso de direito do trabalho.9.ed São Paulo: LTR,2010.
VALENTIM, Ilda; WEEGE, Sonia Adriana. Legislação Trabalhista e Previdenciária. Indaial: UNIASSELVI, 2014.
CASSAR,Vólia Bomfim. Direito do trabalho.2.ed.são paulo: Impetus,2008.
BARRETO, Glaucia. Curso de direito do trabalho. Niterói: Impetus 2008

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais