Buscar

Prova de Economia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	O preço de equilíbrio corresponde a uma situação de mercado em que as quantidades ofertadas são iguais às quantidades demandadas. Tal situação harmoniza os interesses, tanto dos produtores quanto dos consumidores. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA quanto a uma situação de excesso de oferta:
	 a)
	Na situação de excesso de oferta, faltam produtos e serviços para atender a todas às necessidades dos consumidores.
	 b)
	O preço de uma mercadoria está acima do preço de equilíbrio.
	 c)
	O preço de uma mercadoria está abaixo do preço de equilíbrio.
	 d)
	O preço de uma mercadoria é igual ou pouco abaixo do preço de equilíbrio.
	
	A dinâmica da oferta e demanda por produtos determina o nível de preço e a quantidade a ser produzida num determinado período de tempo. Contudo, existem produtos que têm um impacto diferenciado em sua demanda devido à variação em seu preço. Este tema diz respeito à elasticidade-preço dos produtos. Sobre quando a oferta de um produto permanece praticamente inalterada, mesmo depois de mudanças significativas nos seus preços, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Procura inelástica.
	 b)
	Procura elástica.
	 c)
	Oferta elástica.
	 d)
	Oferta inelástica.
	 *
	Observação: A questão número 2 foi Cancelada.
	3.
	A Teoria Marginal tem como base o poder da escolha do consumidor. É a utilidade marginal que nos dará a percepção para escolher se continuamos consumindo ou não um determinado bem. A teoria marginalista do consumidor está alicerçada em pelo menos cinco princípios: utilidade percebida, utilidade acumulativa, produtos complementares, comparações racionais e maximização da satisfação. Sobre esses princípios, analise as sentenças a seguir:
I- A utilidade pode estar sujeita a comparações racionais. No momento de satisfazer uma necessidade específica, o consumidor atribui graus de satisfação relativas em função dos produtos disponíveis e suas preferências.   
II- O consumidor reflete no momento de maximizar sua satisfação. Em razão disso, a decisão de consumir será racional, fazendo com que suas escolhas sejam levadas em consideração.          
III- A utilidade de um produto pode ser percebida. Isso significa que todo produto ou serviço, por melhor que seja, possui um limite. No momento de consumir unidades adicionais, o grau de satisfação total vai acumulando até chegar a saturação. 
IV- A utilidade total de um produto ou serviço é acumulativa. Isso quer dizer que a satisfação pode ser mensurada em termos relativos para cada consumidor. O consumidor percebe um grau subjetivo de utilidade em cada produto ou serviço.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	4.
	O incentivo a produzir mais de um produto ou serviço está ligado à reação dos preços destes no mercado. Contudo, cada tipo de bem e/ou serviço tem uma reação diferente à variação de seus preços; portanto, existem vários tipos de elasticidade-preço da oferta. Associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Oferta Elástica. 
II- Oferta de Elasticidade Unitária. 
III- Oferta Inelástica. 
(    ) Um aumento de 20% no preço de uma mercadoria implica uma expansão de 20% de sua oferta. Neste caso, E = 1,0. 
(    ) Um aumento de 10% no preço de uma mercadoria implica um incremento de 20% na sua oferta. Neste caso, E = 2,0. 
(    ) Um aumento de 40% no preço de uma mercadoria implica um incremento de 20% na sua oferta. Neste caso, E = 0,5.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - II - I.
	5.
	A elasticidade-preço da oferta calcula a sensibilidade da quantidade ofertada de um determinado bem ou serviço em função da variação do preço do bem ou serviço. Matematicamente, esta análise pode ser interpretada por meio da função da elasticidade-preço da oferta. Existem pelo menos três grandes grupos de elasticidade-preço da oferta: Oferta Elástica, Oferta de Elasticidade Unitária e Oferta Inelástica. Sobre esses grupos, analise as sentenças a seguir:
I- Na Oferta Elástica, a expansão relativa das quantidades ofertadas é mais do que proporcional ao incremento relativo dos preços.  
II- Na Oferta de Elasticidade Unitária, a expansão relativa das quantidades ofertadas é proporcional ao aumento relativo dos preços.         
III- Na Oferta Inelástica, a expansão relativa das quantidades ofertadas não é menor do que a proporcional ao incremento relativo dos preços.
   
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	Custos de produção são determinados de maneira direta pelos preços dos fatores de produção, dos processos produtivos e dos avanços tecnológicos. Quanto menores os preços dos fatores de produção e mais avançada for a tecnologia envolvida no processo produtivo, menores serão os custos unitários de um determinado produto. A tecnologia, portanto, possui um papel fundamental. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Avanços tecnológicos nos processos de produção geram processos mais produtivos, nos quais a produtividade "hora/homem" aumenta drasticamente.
II- Avanços tecnológicos geram constantes inovações e novas invenções, um ciclo virtuoso, que vai se refletindo na produção de produtos com menores quantidade de recursos básicos e por meio de processos bem mais rápidos.
III- O avanço tecnológico gera um aumento considerável na capacidade efetiva de ofertar produtos e serviços. Este fator aumenta drasticamente a fronteira de produção.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	7.
	O preço de equilíbrio corresponde a uma situação de mercado em que as quantidades ofertadas são iguais às quantidades demandadas. Tal situação harmoniza os interesses, tanto dos produtores quanto dos consumidores. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma situação de excesso de demanda:
	 a)
	O preço de determinada mercadoria está acima do preço de equilíbrio.
	 b)
	O preço de determinada mercadoria é igual ou pouco acima do preço de equilíbrio.
	 c)
	Na situação de excesso de demanda, sobram produtos para atender às necessidades dos consumidores.
	 d)
	O preço de determinada mercadoria está abaixo do preço de equilíbrio.
	8.
	A Lei da Procura diz que a intensidade na procura de um produto está determinada sobre a relação entre o preço e a quantidade que o consumidor está disposto a adquirir desse produto. Sobre a Lei da Procura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quanto mais altos os preços, maiores poderão ser as quantidades procuradas.
(    ) Quanto mais baixos os preços, maior será o número de consumidores dispostos a adquirir a mercadoria.
(    ) Quanto mais altos os preços de um determinado produto, logo os consumidores começarão a procurar por produtos substitutos, sempre e quando esses produtos tenham preços competitivos e ofereçam características semelhantes.
(    ) Quanto mais baixo os preços de um determinado
produto, menor quantidade de famílias prestes a consumir essa mercadoria terá.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	
	O preço de equilíbrio corresponde a uma situação de mercado em que as quantidades ofertadas são iguais às quantidades demandadas. Tal situação harmoniza os interesses, tanto dos produtores quanto dos consumidores. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA quanto a uma situação de excesso de demanda:
	 a)
	Na situação de excesso de demanda, sobram produtos para atender às necessidades dos consumidores.
	 b)
	O preço de determinada mercadoria está acima do preço de equilíbrio.
	 c)
	O preço de determinada mercadoria está abaixo do preço de equilíbrio.
	 d)
	O preço de determinada mercadoria é igual ou pouco acima do preço de equilíbrio.
	 *
	Observação: A questão número 9 foi Cancelada.
	10.
	As relações entre os agentes econômicos, empresas e consumidores ocorrem de várias maneiras. Entretanto, a forma como estas relações estão estruturadas dentro do mercado é analisada relevando-se o número de empresas atuantes. Sendo assim, a respeito da Estrutura de Mercado, analise as sentenças a seguir:
I- A Concorrência Perfeita é uma estrutura de mercado na qual o empresário tem muito poder para fixar os preços de seus produtos. 
II- Na Concorrência Monopolista, costumam ocorrer associações de empresas sob a forma de cartéis. 
III- Nos Oligopólios, não existem fortes barreiras de entrada no setor, ou seja, é relativamente simples abrir novas empresas neste tipo de mercado. 
IV- Nos monopólios, a empresa que atua no setor, normalmente, faz uso de campanhas institucionais para salvaguardar a imagem frente aos consumidores e à sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais