Buscar

AD2 - Ética e Turismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1
Disciplina ÉTICA E TURISMO – AD2 (2º semestre/2019)
Coordenadora: Andrezza M. Costa
Aluna: Lucimeire da Silva Gonçalves Martins 		
Matrícula: 19117130221
	De acordo com a aula 18 do material didático Favela Tour (turismo em favelas) apresentam/vendem essa prática como sendo uma experiência educativa, abordando uma visão aprofundada da sociedade carioca. Apresenta, ainda, a Favela Tour como turismo dentro de outra cidade que se encontra na cidade do Rio de Janeiro que é o espaço de estudo onde foi comentada essa aula.
	Identificamos também nos dias de hoje que o modelo da Favela Tour tem um molde desde década de 90, quando ocorreu em 1992, o evento Eco-92 na cidade do Rio de Janeiro, quando presentes autoridades empreenderam visitas aos “morros cariocas” com intuito de ver de mais perto, e conhecer o padrão de vida das comunidades mais carentes do Rio de Janeiro.
	No conteúdo do vídeo do grupo humorístico “Porta dos Fundos” o “pobrismo” ou turismo na favela (Favela Tour), não ocorre só no Rio de Janeiro, mas no México, na África do Sul e é um negócio em rentável.
	No início do episódio eles começam falando que o habitat natural do pobre é a favela declarando como pobre só pode morar em favelas. Avisando aos turistas pra não jogarem nada, pois os pobres estariam bem alimentados como se fossem animais.
	Fazendo da localidade como citou o Harold Goodwin, diretor do centro Internacional de Responsabilidade no Turismo em Leeds, na Inglaterra um passeio de ônibus, com os turistas tirando fotos pelas janelas como num safari. Comentando sobre as casas de cada um, porque ficam abertas à vontade por não ter nada para roubar porque todos estão na mesma situação, que é desse lugar que saem os pobres para irem ao programa de TV de pobre da atriz Regina Casé, afirmando encontrá-la no interior da comunidade fazendo escolha deles. Dizendo para os turistas acenar e fazerem com as mãos sinal de coraçãozinho porque quem gosta muito dessas práticas são pobres favelados.
	Em uma parte do vídeo todos adentram na casa de um senhor chamado Jairo sem pedir licença, falando sobre as coisas dele, explicando que pobre só bebe refrigerantes de marca inferior e que depois usam a garrafa pet para beber água. Zombando das portas retratos e fazendo comentários da família de senhor Jairo que a esposa dele havia falecidos sem ao menos deixar que o senhor falasse ou tentasse se explicar. Por isso, é feita a sábia pergunta do David Fennell, professor de turismo e meio ambiente na Universidade de Brock, e, Ontário “Se gostaríamos que pessoas parassem em frente à porta de sua casa todos os dias, ou duas vezes por dia, tirassem fotos de você e fizessem comentários sobre o seu estilo de vida”?
	Contudo, podemos dizer que tanto o material didático e o vídeo da Companhia de Comédia Portas dos Fundos, demonstra que o turismo feito dentro de comunidades é desumano, romantizam a pobreza para o lucro, de forma errada. Não há uma consciência de que estamos tratando de vidas humanas, e merecem respeito.

Outros materiais