Buscar

prova fundamentos teoricos e metodologicos da educação especial e incluisiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100913 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Com a introdução do construtivismo de Emília Ferrero no Brasil, a partir da década de 1980, muitas experiências escolares foram desenvolvidas em alunos com deficiência intelectual e surdos - os que mais demonstravam dificuldades em ler e escrever corretamente a Língua Portuguesa. Tais estudos tiveram como resultado que tipo de procedimento educacional?
a )voltaram-se para o desenvolvimento somente dos alunos surdos.
b )foram responsáveis pelos avanços nos estudos somente em relação à linguagem.
c )foram responsáveis pelo comprometimento de barreiras teóricas importantes para a aprendizagem na educação especial.
d )não tiveram grande repercussão no universo educacional.
e )foram responsáveis pelo rompimento de barreiras teóricas importantes para a aprendizagem na educação especial.
QUESTÃO 2
Não se pode perder de vista que estamos inseridos em uma lógica de modelo econômico - neoliberal - que surgiu como uma forma de reestruturação do capitalismo, tornando-se cada vez mais difícil a manutenção do Estado de Bem-Estar Social. Instalou-se uma política de mercado, na qual o Estado Mínimo se caracteriza pela intervenção do Estado, de acordo apenas com o interesse daqueles que têm o domínio do capital. Dessa forma, a qual conclusão podemos chegar?
a )As políticas sociais de mercado têm se subordinado à lógica.
b )A lógica social tem se subordinado às políticas de mercado.
c )As políticas de mercado têm se subordinado à lógica social.
d )As políticas sociais têm se subordinado à lógica do mercado.
e )Não há lógica de mercado.
QUESTÃO 3
Há dois tipos de professores para atuarem com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, em educação especial, na educação básica. São eles:
I. Professores capacitados são os que atuam em classe comum e comprovam sua formação em nível médio ou superior, pela inclusão de conteúdos sobre educação especial.
II. Professores especializados em educação especial são os que desenvolveram competências para identificar as necessidades educacionais especiais para definir, implementar, liderar e apoiar a implantação de estratégias de flexibilização, adaptação curricular, procedimentos didáticos-pedagógicos e práticas alternativas, adequados ao atendimento das mesmas, bem como trabalhar em equipe, assistindo o professor de classe comum nas práticas que são necessárias para promover a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais.
III. Professores sem formação especial para lidar com alunos com necessidades educacionais especiais.
É correto o que se afirma em:
a )I e II.
b )I, II e III.
c )II e III.
d )I e III.
e )Todos os itens.
QUESTÃO 4
Assinale a alternativa que melhor define o papel da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
a )A principal tarefa da educação especial em uma perspectiva inclusiva é o reforço escolar, possibilitando que os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidade/superdotação acompanhem o ritmo dos alunos sem deficiência.
b )A educação especial direciona suas ações para o atendimento às especificidades dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidade/superdotação no processo educacional e, no âmbito de uma atuação mais ampla na escola, orienta a organização de redes de apoio, a formação continuada, a identificação de recursos, serviços e o desenvolvimento de práticas colaborativas.
c )A educação especial deve atender exclusivamente em Centros de Atendimento Educacional Especializados - CAESPs os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
d )A educação especial atua de forma paralela ao ensino comum, orientando para o atendimento das necessidades educacionais especiais dos alunos que atende, preparando-os para que se adaptem aos critérios mínimos exigidos para a frequência às turmas regulares.
e )A educação especial direciona suas ações para o atendimento às especificidades dos alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem, visando a inclusão desses alunos em todas as atividades escolares.
QUESTÃO 5
Para a avaliação do processo ensino-aprendizagem em uma perspectiva inclusiva é fundamental:
a )que os trabalhos e as provas para os alunos com deficiência sejam sempre realizados oralmente.
b )que os alunos com transtornos globais de desenvolvimento sejam dispensados dos momentos de avaliação formal.
c )a criação de estratégias que possibilitem a alguns alunos a ampliação do tempo para a realização dos trabalhos, bem como a possibilidade do uso de tecnologia assistiva como uma prática cotidiana.
d )que os alunos com deficiência sejam avaliados apenas em relação aos avanços no processo de socialização.
e )considerar mais o conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno do que as possibilidades de aprendizagem futuras.
QUESTÃO 6
A deficiência intelectual caracteriza-se por:
a )dificuldade de mobilidade e de comunicação iniciada antes dos dois anos de idade.
b )funcionamento intelectual significativamente inferior à média associado à dificuldade visual.
c )limitações significativas no funcionamento adaptativo na área da comunicação associada à deficiência auditiva.
d )limitações significativas no funcionamento adaptativo de habilidades como autocuidados e vida doméstica.
e )funcionamento intelectual significativamente inferior à média associado a distúrbios comportamentais.
QUESTÃO 7
Existe uma grande variedade de técnicas para que o aluno selecione e transmita símbolos que, resumidamente, podem ser apresentadas em cinco grupos:
a )sistemas que são baseados em elementos bastante representativos, tais como projeções em slides miniaturas, fotografias ou desenhos fotográficos; sistemas baseados em pictogramas; sistemas que utilizam combinações de símbolos pictográficos, ideográficos e arbitrários; sistema baseado na tecnologia assistiva, que se utiliza de letras, sílabas ou palavras; e linguagem codificada.
b )sistemas que são baseados em elementos bastante representativos, tais como projeções em slides; sistemas baseados em pictogramas; sistemas que utilizam combinações de símbolos pictográficos, ideográficos e arbitrários; sistema baseado na ortografia tradicional, que se utiliza de letras, sílabas ou palavras; e linguagem codificada.
c )sistemas que são baseados em elementos bastante representativos, tais como miniaturas, fotografias ou desenhos fotográficos; sistemas baseados em pictogramas; sistemas que utilizam combinações de símbolos pictográficos, ideográficos e arbitrários; sistema baseado na ortografia tradicional, que se utiliza de letras, sílabas ou palavras; e linguagem codificada.
d )sistemas que são baseados em elementos bastante representativos, projeções em slides tais como miniaturas, fotografias ou desenhos fotográficos; sistemas baseados em pictogramas; sistemas que utilizam combinações de símbolos pictográficos, ideográficos e arbitrários; sistema baseado na tecnologia assistiva, que se utiliza de letras, sílabas ou palavras; e linguagem codificada.
e )sistemas que são baseados em elementos bastante representativos, tais como projeções em slides, miniaturas, fotografias ou desenhos fotográficos; sistemas baseados comunicação alternativa sistemas que utilizam combinações de símbolos pictográficos, ideográficos e arbitrários; sistema baseado na ortografia tradicional, que se utiliza de letras, sílabas ou palavras; e linguagem codificada.
QUESTÃO 8
De acordo com a LDB, a educação especial é a "modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais" (LDB n. 9.394/96, cap. V, art. 58). Nesse sentido, os alunos com necessidades educacionais especiais são aqueles que têm:
a )dificuldades acentuadas de aprendizagemou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares; altas habilidades/superdotação, com grande facilidade de aprendizagem, dominando rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
b )dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares; dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos alunos; altas habilidades/superdotação.
c )dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares; altas habilidades/superdotação.
d )dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares; dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos alunos.
e )dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares; dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos alunos; altas habilidades/superdotação, com grande facilidade de aprendizagem, dominando rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
Parte inferior do formulário

Outros materiais