Buscar

ERGONOMIA E GINASTICA LABORAL 2 6p

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ERGONOMIA E GINASTICA LABORAL
1
 
O programa de Ginástica Laboral pode ser categorizado em 3 tipos quando se refere ao momento de aplicação. Assinale a alternativa correta que os identifica:
A)
ginástica preparatória, ginástica de manutenção e ginástica de estabelecimento
B)
ginástica compensatória, ginástica de pausa e ginástica preparatória
C)
ginástica de força, ginástica de resistência e ginástica de flexibilidade
D)
ginástica de aquecimento, ginástica de resistência, ginástica de recuperação
E)
ginástica de pausa, ginástica de recuperação e ginástica de desenvolvimento
2
 
Analise a tabela abaixo, mostrando algumas das principais razões pelas quais uma empresa procura um programa de Ginástica Laboral (Adaptado de PULCINELLI, 1994):
----------------------------------------------------------------------------------------------------
1. Representação externa da empresa 
2. Integração funcionário/empresa 
3. Proteção psicossomática 
4. Melhoria das relações entre funcionários 
5. Aumento de produtividade 
6. Redução de acidentes de trabalho 
7. Outros 
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Assinale a alternativa abaixo que corretamente elabora uma afirmação sobre os motivos listados:
A)
a busca pela produtividade está presente em todas os demais motivos
B)
objetivos como integração entre funcionários, e com a empresa, não podem ser listados como objetivos da empresa para contratar a Ginástica Laboral
C)
o item "Redução de Acidentes de Trabalho" não pode ser atrelado à Ginástica Laboral, uma vez que lesões instaladas fazem parte da visão de tratamento
 
D)
melhor sociabilização, que para alguns departamentos que dependem de relacionamento interpessoal pode melhorar as condições de trabalho
E)
As empresas podem ter diversos objetivos ao contratar um profissional de Ginástica Laboral, que elaborará estratégias para atingi-los
3
Assinale a alternativa que está correta sobre as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho, em sua aplicação na atuação do profissional de Ginástica Laboral:
 
 
A)
as Normas Regulamentadoras servem para o profissional de Ginástica Laboral poder verificar as situações que não estão em conformidade com as normas, e assim solicitar à empresa a correção de todas as situações identificadas
B)
a NR17 é a que dita as principais considerações sobre a Ginástica Laboral, e que a insere como obrigatória no dia-a-dia de algumas classes laborais
C)
as Normas Regulamentadoras ditam quais as profissões devem sofrer a intervenção de um profissional de Ergonomia e Ginástica Laboral
D)
a NR17 determina as principais orientações sobre atuação profissional na área da Ergonomia
E)
A NR18 trata das questões de tarefas realizadas, e a NR17 trata das questões relacionadas ao mobiliário e equipamentos
4
“Para o profissional de Ginástica Laboral, é importante distinguir as solicitações predominantes no ambiente de trabalho para poder entender as sobrecargas presentes no dia-a-dia do trabalhador e planejar atividades compensatórias”. 
A análise típica diferencia inicialmente trabalhadores braçais de trabalhadores administrativos. O trabalho administrativo pode ser caracterizado como:
A)
funções que caracteristicamente lidam com computador
B)
funções que caracteristicamente utilizam pouco esforço físico
C)
qualquer função que seja executada em ambiente burocrático
D)
”a” e “b” estão corretas
E)
”a”, “b” e “c” estão corretas
5
A Ginástica Laboral é considerada um tipo de ginástica cuja prática é especificamente destinada aos funcionários no seu local de trabalho, tem como por objetivo de prevenir lesões e outras doenças provocadas pela atividade ocupacional e os exercícios trazem muitos benefícios. A ginástica laboral é uma importante ferramenta da fisioterapia laboral, pois atua na prevenção de inúmeros distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho. Com relação aos tipos de ginástica laboral, assinale a alternativa correta:
 
A)
A ginástica laboral de aquecimento ou preparatória é utilizada no final da jornada de trabalho e tem duração de aproximada de 10 a 15 minutos.
 
B)
A ginástica laboral compensatória é realizada durante a jornada de trabalho, em pausas (5 a 10 min.) ou micropausas (30 seg. a 1 min.) É um repouso ativo que aproveita as pausas regulares durante a jornada de trabalho para exercitar os músculos correspondentes e relaxar os grupos musculares que estão em contração durante o trabalho.
 
C)
A ginástica laboral de relaxamento é a atividade física realizada no início do expediente, antes de começarem as atividades na empresa e após bater o cartão de ponto.
 
D)
Na ginástica laboral preparatória o trabalhador poderá descansar, acalmar - se, e relaxar antes de ir para casa, tendo como objetivo a redução de estresse, autoconhecimento, alívio das tensões, redução dos índices de desavenças no trabalho e em casa, com consequente melhora da função social.
 
E)
A ginástica laboral compensatória tem por objetivo alongar grandes e pequenos grupos musculares, melhorar a flexibilidade e a postura corporal, estimular a coordenação motora e o equilíbrio. Ela ativa fisiologicamente o organismo para as tarefas laborativas, prepara o organismo para o trabalho físico, melhora o nível de concentração e disposição, eleva a temperatura do corpo e aumenta a frequência cardíaca, oxigena os tecidos e libera de endorfinas.
 
6
"A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon [trabalho] e nomos [normas, regras, leis]. Para darem conta da amplitude dessa dimensão e poderem intervir nas atividades do trabalho é preciso que os ergonomistas tenham uma abordagem holística de todo o campo de ação da disciplina, tanto em seus aspectos físicos e cognitivos, como sociais, organizacionais, ambientais, etc. Frequentemente esses profissionais intervêm em setores particulares da economia ou em domínios de aplicação específicos. Esses últimos caracterizam-se por sua constante mutação, com a criação de novos domínios de aplicação ou do aperfeiçoamento de outros mais antigos <https://www.abergo.org.br> (acesso em 02.08.2109). Analise as afirmativas abaixo e responda:
I – Segundo a Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano;
II – Na Ergonomia de Correção, o estudo do relacionamento do homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, acontece desde a elaboração do projeto do posto de trabalho, evitando assim adaptações no mesmo;
III - A premissa é que os trabalhadores conhecem seus postos de trabalho melhor que qualquer outra pessoa e que este conhecimento permite desenvolver uma maior compreensão e aproximação com seu trabalho justifica a importância da Ergonomia Participativa;
"
 
A)
"A)    Apenas a afirmativa I está correta;
"
 
B)
"
B)    Apenas as afirmativas I e III estão corretas;
"
 
C)
"
C)    Apenas a afirmativa III está correta;
"
 
D)
"
D)    Apenas as afirmativas II e III estão corretas;
"
 
E)
"
E)    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas;
"
 
7
As Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho estabelecem referências sobre as quais a conduta do profissional deve ocorrer para preservar sua segurança e saúde. No caso da NR17, é tratada a Ergonomia.A NR17 "visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente." Sobre a NR17 MARQUE A ALTERNATIVA FALSA:
 
A)
"a-    Os assuntos abrangidos pela NR17 são ""as condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho."
 
B)
b-A NR17 prevê que quando mulheres e trabalhadores jovens forem executar o serviço, o peso máximo deve ser nitidamente
inferior ao dos homens.
 
C)
c- Sobre a responsabilização no que tange ao proposto pela NR17 o empregador deve avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores: "cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho".
 
D)
"d-    Apesar de determinar a altura ideal para uma cadeira e a distância do encosto lombar, a NR17 não estabelece considerações sobre o assento."
 
E)
"e-    De acordo com a NR17, sempre que puder ser realizado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado dessa forma."
 
8
"De forma simples os trabalhadores podem ser classificados de duas formas “de produção” e “administrativos”. Para caracteriza-los precisa ser levado em consideração, os movimentos realizados caracterizando o tipo de esforço realizado. Analise as afirmativas abaixo e responda:
I.    O “chão de fabrica” é considerado o trabalhador braçal com maior esforço físico e consequentemente maior gasto energético.
II.    A grande aplicação de força em um período muito rápido, pode aumentar o risco de lesão desse trabalhador, isso característico de um grande esforço agudo.
III.    O trabalhador “Administrativo” pode apresentar alta repetitividade em um curto espaço de tempo levando a um alto gasto energético.
IV.    O trabalhador administrativo permanece uma maior parte do tempo na postura sentada, mas em decorrência de cobranças pela realização de tarefas pode desenvolver estresse psicológico.
"
 
A)
"a.    Somente a afirmativa I está correta."
 
B)
"b.    As afirmativas I, II e III estão corretas."
 
C)
"c.    As afimativas III e IV estão incorretas."
 
D)
"d.    Somente a afirmativa III está incorreta."
 
E)
"e.    As afirmativas II e III estão corretas."
 
9
A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, sendo seu objetivo aumentar a eficiência humana, minimizando o custo individual, ao remover aspectos do trabalho que, a longo prazo, podem provocar ineficiências ou os mais variados tipos de incapacidades físicas, visto que uma das causas de inadaptação ao trabalho pode estar ligada à falta de adequação do corpo frente a uma determinado equipamento. Como as doenças ocupacionais, classificadas como DORT, estão presentes nas mais variadas formas de ocupação humana, o profissional deve ocupar-se não só em propiciar qualidade de vida específica para cada caso, como também em trabalhar com mecanismos de prevenção. Assim, ao proporcionar orientações na área da ergonomia, é correto:
 
A)
Evitar flexionar e estender a coluna vertebral bruscamente, assim como carregar ou deslocar objetos executando movimentos de rotação brusca.
 
B)
Preferencialmente, levantar e/ ou apoiar objetos no chão ou acima do nível da cabeça, assim como manter a coluna lombar em hiperextensão durante os procedimentos.
 
C)
Levantar pesos mantendo-os afastados do corpo, como forma de intensificar o trabalho dos eretores da coluna vertebral, e associando o movimento à rotação da coluna vertebral.
 
D)
Manter-se em posições fixas, seja sentado ou em pé, durante muito tempo, pois favorece o trabalho dos proprioceptores das articulações da coluna vertebral, facilitando a postura.
 
E)
Flexionar e estender a coluna vertebral bruscamente, assim como carregar ou deslocar objetos executando movimentos de inclinação brusca.
 
10
Ginástica com duração de 10 a 15 minutos, realizada antes do início da jornada de trabalho, tem como objetivo principal o corpo do trabalhador, aquecendo os grupos musculares que serão solicitados nas suas tarefas e despertando-os para que sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho. Assinale a alternativa que correta em relação a ginástica laboral que se relaciona a esse pequeno texto:
 
A)
Compensatória
 
B)
Física
 
C)
Organizacional
 
D)
Preparatória
 
E)
Cognitiva

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais