Buscar

PROJETO DE ENSINO PASSEI DIRETO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema de Ensino Presencial Conectado
PEDAGOGIA
nome do aluno
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR
CIDADE
ano
NOME DO ALUNO
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.
Orientador: Prof. 
CIDADE
ANO
NOME DO ALUNO. A importância da família no contexto escolar. 2019. folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia)–CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ, CIDADE ANO.
RESUMO
Este trabalho desenvolve uma pesquisa qualitativa baseada na observação, coletando informações sobre a prática escolar. A participação da família com a escola será identificada pela criança que perceberá o valor que os membros de sua casa dão ao estudo e à instituição de ensino. Por isso, a atitude dos pais motivará de forma decisiva nas ações do filho. Somente cumprindo o seu papel como organização social, a escola terá seu valor reconhecido pela comunidade escolar e proporcionará aos pais o prazer de verem seus filhos aprendendo e crescendo de forma consciente. Portanto, o modo de ser e atuar dos pais diante do compromisso com a escola influencia de forma direta na formação do filho. Observa-se, neste estudo, a necessidade de inserção, no contexto atual da escola pública, de uma proposta baseada no diálogo, de fazer com que os atores deste processo educativo se sintam parte do processo de participação e das decisões no cotidiano escolar. O objetivo geral deste trabalho está situado na compreensão de como se dá o itinerário de gestão democrática e participativa da escola. Trabalhar e desenvolver ações que democratizem a gestão da escola não é tarefa fácil, mas ao contrário, árdua, haja vista a identificação na pesquisa realizada que os próprios sujeitos educativos não dispõem de tempo para participar efetivamente das atividades da escola, em especial as que são imprescindíveis ao andamento da formação dos educandos.
PALAVRAS-CHAVE: Família; Escola; Gestão Democrática. 
SUMÁRIO
1 Introdução.................................................................................................. ..04
2 Revisão Bibliográfica ....................................................................................07
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................15
3.1 Tema e linha de pesquisa..........................................................................15
3.2 Justificativa................................................................................................15
3.3 Problematização........................................................................................16
3.4 Objetivos....................................................................................................16
3.5 Conteúdos..................................................................................................17
3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................17
3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................18
3.8 Recursos humanos e materiais.................................................................19
3.9 Avaliação...................................................................................................19
4 Considerações Finais...................................................................................20
5 Referências..................................................................................................22
6 Apêndice.......................................................................................................23
1. Introdução
A sociedade moderna que está sempre em constante transformação, e os valores éticos e morais estão sendo como que olvidados pela humanidade, e praticamente excluídos da formação dos indivíduos. Valores como o respeito, a moral e a ética parecem abandonados pela sociedade, e a educação é vista como um mecanismo que exerce um maior espaço para mudar essa realidade, preparando o educando para um futuro melhor.
A família é tida como um elemento fundamental na vida de qualquer pessoa. Sendo considerada uma instituição de suma importância na construção da educação do indivíduo. Desse modo, a família cumpre o seu papel, como elemento primordial na metodologia do ensino-aprendizagem, da sua linhagem de sentido e considerando que a educação desde os primórdios é de sua total responsabilidade. 
 Partindo desta perspectiva, as instituições sociais como a escola e a família devem estabelecer parcerias, convergir suas forças e energias, contribuindo com a formação intelectual e profissional da criança, e fortalecendo a formação de valores éticos e morais, necessários à formação humana.
É condição sina quae non que a participação dos pais na escola se dê continuamente e sempre, não somente na resolução de problemas quando ocorrerem. A família deve participar de eventos promovidos pela instituição, como festas comemorativas ou ações sociais e culturais, pois quanto maior a participação da família nas ações escolares, maior sua atuação na escola e, consequentemente, na formação de seu filho.
O envolvimento da família com a escola será identificado pela criança, que perceberá a importância que os membros de sua casa dão ao estudo e à instituição de ensino. Portanto, a presença atuante dos pais “entusiasma” o próprio envolvimento do filho.
A escola é o segundo palco onde a criança vai atuar. E o professor será aquela pessoa que tomará conta daqueles filhos durante determinado período. E muitas vezes ele confunde o papel de pai com o de professor e tem medo de impor as regras inerentes à sua profissão.
Se houvesse realmente uma parceria ou pacto da família com a escola o rendimento dos alunos seria maior; haveria até menos violência, pois a aquisição de bons valores morais seria contínua, o respeito ao colega, a concentração e o interesse pelos estudos seria destacadamente a tônica do processo ensino e aprendizagem.
Não se pode pensar em superar problemas educacionais na escola em sala de aula, sem que haja um trabalho efetivo, com todos os elementos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, com normas bem definidas e claras, elaboradas em conjunto e vivenciadas por todos na escola, na família e na sociedade.
Nesta conjuntura, é necessária uma nova visão sobre atuação das famílias que vigora atualmente na escola, sem autoridade, a licenciosa sem participação educacional, o que de certa forma, explica o caos vivido na escola pública pela falta de uma organização de seus atores. Uma nova sensibilização da necessidade da participação familiar na vida dos educandos para que o processo ensino-aprendizagem se torne mais eficiente, capaz de atingir o âmago de todas as instituições em foco. 
Atualmente, existe uma grande preocupação entre os educadores sobre o processo ensino-aprendizagem, a ausência das famílias no acompanhamento educacional dos alunos que corresponde um sério problema que dificulta as atividades educacionais.
Partindo dessa perspectiva, resolveu-se trabalhar o tema “Gestão Escolar Democrática: o papel da família na escola”. Deve-se compreender que as mudanças as quais se aspira no seio da escola não são apenas para melhorar o desenvolvimento intelectual dos alunos, e sim sua interação sociocultural. Estes são apenas alguns dos objetivos que o sistema educacional propõe aos cidadãos. 
No entanto, existe um objetivo mais amplo, que é a mudança de atitudes do aluno como cidadão, como agente social. A escola como uma das instituições responsáveis pela preparação do futuro cidadão precisa rever esta questão, haja vista que a participação familiar é característica primordial para se ter um bom desempenho educacional.
Ao se
pensar em uma educação de qualidade juntamente com uma boa formação educacional nos dias de hoje, é importante que a família esteja lado a lado da escola, a fim de que ambas trilhem num mesmo caminho.
Como educador em formação, a reflexão sobre o problema da atuação da família no contexto escolar assume uma importância significativa, pois diariamente se lida em sala de aula com dificuldades dessa natureza, que afetam e comprometem profundamente a qualidade do processo ensino-aprendizagem e, nem sempre, o professor sente-se capaz de lidar com as situações que se apresentam.
O objetivo deste estudo não é apenas verificar como a ausência da família na escola pode afetar o processo ensino-aprendizagem, e sim, abordar os fatores que geram ausência da família no meio educacional, não como problema exclusivamente da escola, mas problemas decorrentes de condicionadores sociais, que precisam ser compreendidos e trabalhados pela escola e sociedade, a fim de se buscar um ambiente adequado ao processo condizente de interação e construção de conhecimento.
Acredita-se que esta pesquisa possa contribuir para a clarificação e construção de interrogações que rodeiam a implementação e manutenção da relação entre a família e a escola, tendo em conta a criança. Para melhor compreensão do estudo são necessárias várias interrogações que venham a nortear a pesquisa: De que modo acontece a participação da família no espaço escolar? A comunicação que se estabelece entre a família e escola e vice-versa é positiva e eficiente? E Que consequências a ausência da família traz para aprendizagem do aluno? Que percepções os pais e professores têm da relação família/escola?
As discussões apresentadas nesse trabalho buscam ainda responder às inquietações que acompanham os profissionais da educação e, em especial, aos professores, que são os grandes prejudicados com essa problemática.
2.Revisão Bibliográfica
2.1 A FAMÍLIA E A ESCOLA 
 Ao observar hoje as diversas publicações científicas e populares envolvendo a educação de crianças, percebe-se que psicólogos e educadores se detêm em questões que envolvem a família e seu papel no desenvolvimento da criança, principalmente os pais. nota-se que na atualidade, a questão família e educação encontra-se dissociado, sendo a escola um vértice entre os dois, a família e a própria sociedade criam uma perspectiva sobre a escola - esta deixa de ser um mero meio de transmitir conhecimento e passa a assumir o papel de educar, um importante meio de transmitir os valores culturais e sociais.
A família é tida como a base fundamental na vida de qualquer indivíduo. Sendo considerada uma instituição de grande importância na formação e educação dos filhos. Deste modo, ela, a família, deveria cumprir o seu papel, como elemento essencial no processo ensino-aprendizagem do filho e considerar que a educação deste é de sua responsabilidade. 
Segundo o dicionário Aurélio: 
Conjunto de todos os parentes de uma pessoa, e, principalmente, dos que moram com ela. Conjunto formado pelos pais e pelos filhos. Conjunto formado por duas pessoas ligadas pelo casamento e pelos seus eventuais descendentes. Conjunto de pessoas que têm um ancestral comum. Conjunto de pessoas que vivem na mesma casa. Raça, estirpe. Conjunto de vocábulos que têm a mesma raiz ou o mesmo radical. Grupo de animais, de vegetais, de minerais que têm caracteres comuns. Grupo de elementos químicos com propriedades semelhantes. De família: familiar; íntimo; sem cerimônia. Família miúda: filhos pequenos. Sagrada família: representação de Jesus com a Virgem Maria. (AURELIO,2015)
Portanto, é classificada como base fundamental na vida de qualquer indivíduo, sendo considerada como uma instituição de grande importância na formação e educação dos filhos. Desse modo, sua atuação é intransferível e base para outras transformações como as produzidas pela escola. 
Com base em algumas leituras relacionadas ao conceito de família, constata-se que a família possui várias ramificações: a família nuclear ou conjugal e a família extensa. Romanelli (2002 p. 75) afirma que a família nuclear é 
uma estrutura hierarquizada, no interior da qual o marido/pai exerce autoridade e poder sobre a esposa e os filhos; a divisão sexual do trabalho bastante rígida, que separa tarefas e atribuições masculinas e femininas; o tipo de vinculo afetivo existente entre os cônjuges e entre esses e a prole, sendo que neste ultimo caso há maior proximidade entre mãe e filhos; o controle da sexualidade feminina e a dupla moral sexual.
Segundo Cesar Coll Salvador (1999, p. 155), em seu livro Psicologia da Educação, a família extensa
refere-se aos lares em que convivem mais de um núcleo conjugal. A família extensa pode ser tanto em relação ao eixo vertical, que corresponde a diferentes gerações que a conformam em um determinado momento, como em relação ao eixo horizontal, incluindo os membros de uma geração particular e os seus casais.
O tema família é amplo e bastante questionado nos recentes períodos históricos em que novos contextos familiares têm sido organizados. Assim, para que se possa entender essas novas configurações familiares não se pode deixar de analisar e pensar em como era a vida de seus ancestrais. Portanto, a subseção seguinte tratará das mudanças que a família, ao longo de suas gerações, tem contribuído para sua forma de pensar e de viver.
2.2 Relações Interpessoais no Âmbito Escolar
 A escola é uma instituição ou grupo social onde se perpetuam relações com diversas personagens: professores, alunos, funcionários, diretores, porém existem problemas ou falhas nestas instituições referentes ao relacionamento interpessoal, intrapessoal e emocional advindo de todos os envolvidos que dificultam o bom funcionamento da mesma e pensando justamente em garantir uma convivência harmônica na mesma, Marcelos (2009), enfatiza que:
O gestor, grande articulador da escola deve esforçar-se por criar canais adequados de comunicação e interação e garantir o alcance dos objetivos da escola, mantendo um bom clima entre as pessoas que fazem parte da comunidade escolar e local. (MARCELOS, 2009,p.02)
Então notamos que o gestor deve procurar criar e manter situações que promovam uma boa relação entre todos os indivíduos, então consciente também de que para que se consiga de forma afetiva a conquista dos objetivos da escola, faz se necessário construir situações para realização de um bom trabalho de articulação e integração melhorando tanto as relações pessoais quanto as próprias instituições.
A interação das pessoas no ambiente escolar é responsabilidade de todos, porém o gestor é co-responsável pelo sucesso ou fracasso de uma boa comunicação, para tanto é preciso que o mesmo realize conforme Marcelos (2009, p.02) aponta: “O gestor deve trabalhar a diversidade de pontos de vista ou comportamento como fala de enriquecimento para o grupo e como forma de ampliar a visão particular de cada individuo na escola”. 
 O relacionamento interpessoal na área escolar exige entre outras coisas, habilidades de trabalhar em equipe, pois todos os membros de um grupo são coletivamente responsáveis por seu funcionamento; saber que neste contexto irão sempre surgir momentos de tensão, conflitos, etc. é preciso considerar que esses fatores podem facilitar ou bloquear relacionamentos primordiais, criar um clima de respeito, confiança e buscar estar sempre atento e possibilitar uma boa qualidade nos processos de fundamento e relacionamento na instituição.
É válido dizer em uma unidade escolar todos deve procurar desenvolver competências e habilidade diversa Santos relata várias que serão explicitas e comentadas a partir desse momento. Saber cooperar é uma competência primordial, pois a cooperação é a realização de uma ação que ninguém tem força de realizar sozinho. Habilidades de escutar e compreender o ponto de vista de colegas, escutarem as propostas, explicitar as próprias e procurar um consenso é fundamental e propiciam condições melhores de
um processo de ensino aprendizagem eficazes.
 Habilidade de perceber a relação entre o seu trabalho e o da escola como um todo, cada membro deve interessar-se pelo o bom funcionamento da sua equipe não apenas o seu, pois, seu trabalho é mais um elemento inserido na escola que de certa forma está integrado a um sistema maior que almeja um objetivo especifico.
Na sala de aula para que o relacionamento aconteça com êxito é necessário desenvolver habilidades de motivar os alunos, mobilizar sua atenção apesar de sério e complexo acreditamos ser possível melhorar o relacionamento através de ações como, por exemplo: dispensar atenção a todos, esse fato pode ser positivo e produtivo, no decorrer ao processo de ensino aprendizagem.
O afeto dentro da sala de aula é fundamental para a construção e desenvolvimento de diferentes habilidades, pois cria um clima de respeito, segurança, promovendo situações para o surgimento de múltiplas inteligências que alicerça a capacidade de inteligência emocional, ou seja, a de conviver, dialogar e interagir. 
A relação professor aluno é tão primordial que o processo de ensino que através da postura, seus gestos e movimentos podem ser decisivos, em outras palavras podem garantir a vontade e o desejo de aprender, pois motivar em muitas situações é muito mais do que um contato físico, passa a ser manifestações de afeto e carinho. 
A habilidade de perceber necessidades de aprendizagens e diferentes estilos de aprendizagens. Sabemos que todas as turmas são heterogêneas e que o professor deve procurar dar atenção a todos por igual, acompanhar de forma coletiva e individual avanços entre outras coisas, necessita olhar atentamente a semelhanças diferenças, mudanças, portanto é preciso boa vontade e tempo para que o professor conheça sua clientela e planeje ações que enfoquem uma maior e melhor aprendizagem.
Vale ressaltar também que como cada indivíduo é único há diversos ritmos de aprendizagens bem como forma de aquisição de conhecimento, então o professor deve procurar diversificar suas ações para que todos possam vir a ter um aprendizado, significativo e satisfatório. Não existe nenhuma sala 100% homogênea todas as salas são preenchidas com sujeitos diferentes; de grupos diferentes, realidade e acima de tudo com potenciais diferentes saber usar as suas potencialidades para o maior rendimento da turma é bom e gera um sentimento de bem estar e uma imagem positiva de si.
Há também a habilidade de lidar com conflitos e manter a disciplina, considerando que a escola é um local democrático, logo se imagina que nela surgem constantemente conflitos e tensões; a sala de aula deve ser um lugar onde se possa discutir e solucionar problemas de cada aluno. Opiniões diferentes podem não ser negativas dentro da sala de aula, pode vir a enriquecer a mesma e conduzir aos alunos possibilidades de articulação, defesa, reflexão, consenso, o professor deve apenas ter sabedoria de conduzir a situação a seu favor.
É preciso, entretanto tornar cuidado na manutenção da disciplina, pois, não se deve confundir autonomia e autoritarismo, pois, caso isso aconteça o profissional constrói barreiras no processo de relação entre ele e seus educando.
2.2 RELAÇÕES FAMILIA E ESCOLA NOS DIAS ATUAIS
Podemos considerar que a família influi significativamente nos sucessos escolares vários problemas na aprendizagem incidem de vários fatores familiares. Quando a criança é bem acompanhada, sua possibilidade de se desenvolver plenamente são maiores, caso contrário a falta desse leva a surgir condutas indesejáveis, como: indisciplina e baixo rendimento escolar; e esta conduta dos pais prejudica a criança até mesmo fora da escola.
O que afeta bastante a relação família, escola é primeiro: delegar algumas de suas muitas obrigações para com seus filhos na escola. A partir do momento que a criança passa a freqüentar a escola, a responsabilidade de sua educação é repassada a escola e professores, quando a criança apresenta padrões de comportamento inadequado a família em peso culpa a escola, porém não refletem sobre sua própria contribuição para tal fato.
Sabe-se que tanto a família quanto a escola possuem um objetivo comum, que se resumem em preparar seus filhos as crianças para o mundo, pensando justamente em promover uma transformação na relação família escola, que é tão conflitante, buscamos estabelecer uma relação de cooperação afetiva; salientando a importância dessa parceria no desenvolvimento das crianças, porém antes de tudo é preciso construir uma série de situações para que este processo de relacionamento se dê de formas positivas e enriquecedoras.
É preciso modificar a concepção de alguns pais, realizando ações que tragam estes para a escola, os façam compreender de forma consciente seus papeis e a manutenção dessa relação, somente a partir desse principio se poderá de fato contribuir para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e afetivas da criança que se sentirá segura protegidas e acima de tudo capaz de aprender.
Nessa perspectiva a escola é reflexível e busca construir ambientes formativos que favorecem o desenvolvimento e atitudes de viver, conviver e interferir em sociedade, com competências e afetivas pessoais e sociais.
2.3 Papel do Educador nas Práticas de Desenvolvimento Pleno
O inicio da escolarização é um marco na vida de todos os indivíduos, pois a partir desse momento o indivíduo é inserido em mais um grupo social, que é extremamente importante para seu desenvolvimento intelectual e social. Garantir que esses sejam de fato desenvolvidos de forma positiva implica na necessidade de todos os envolvidos trabalharem favorecendo a socialização, cooperação, solidariedade, tolerância e o pensamento crítico.
A convivência do indivíduo em grupo é fundamental para a formação de sua personalidade e segundo Golemam (1995), a personalidade é um componente afetivo, ou seja, a personalidade do individuo é baseado nas suas experiências vividas, por isso devemos primar por a elaboração e realização de ações que visam construir em todos os desenvolvimentos afetivos emocional em consonância as suas demais inteligências.
Precisamos compreender que podemos influir significativamente na formação da identidade dos indivíduos, então é preciso que nós educadores, busquemos manter uma relação de integração com as crianças cuidando para que esse contato seja uma ponte entre os mesmos e o conhecimento, desenvolvendo os alunos de forma completa, nos tornando co-responsáveis por esta formação que ocorre no dia-a-dia colocando o aluno em primeiro lugar, pois como veremos a seguir a escola muitas vezes transforma-se em um mero local de trabalho mecânico e burocrático, como se pode notar na realidade atual das Instituições Educativas,com as inovações tecnológicas as pessoas se tornaram menos comunicativas e sociáveis, tanto em sociedade quanto na própria escola, perdeu-se um pouco de contato físico presencial. A escola de hoje se vê empobrecida em suas relações devido ao meio cumprimento de tarefas, cronogramas, prazos etc. 
Compreendemos que no ambiente escolar devemos procurar realizar atividades de comunicação, situações que toquem de perto e profundamente os alunos despertando seu interesse e curiosidade, velando-os a refletir valores entre tantos outros temas e possam a partir de tais atividades desenvolverem iniciativas e atitudes próprias para o bom relacionamento e convivência harmoniosa com todos. Construindo um ambiente favorável a formação, desenvolvimento ou mesmo transformação da personalidade precisa e o mundo almeja para sua própria transformação e é isso que procuramos realizar.
Considerando a escola um ambiente de relações, percebemos que nela o trabalho pauta-se em um contato e troca mútua entre todos construindo vínculos e a qualidade dos vínculos é o segredo para o bom andamento do trabalho e alcançados objetivos, portanto consideremos válido ressaltar que, uma boa parte do trabalho docente é de cunho afetivo emocional. Baseia-se em emoções em afetos na capacidade não somente de
pensar nos alunos, mais igualmente de perceber e sentir suas emoções, suas alegrias seus próprios bloqueios afetivos. 
Ciente da importância, da qualidade das inteligências emocionais, afetivas, das relações interpessoais e intrapessoais por ser através dela que cada indivíduo aprende a lidar com o meio social, desen algumas atividades com o intuito de auxiliar a todos na percepção das diferenças e tolerância as mesmas também para mostrar o valor de cada individuo com base em suas próprias características, ser respeitado e respeitar a todos independente de qualquer coisa, pois acreditamos e concordamos com Marcelos (2009,p.1-2) que a mesma diz que:
“Educar para a cidadania significa educar pessoas capazes de conviver, comunicar e dialogar num mundo interativo, dentro da perspectiva onde as pessoas reconhecem a interdependência dos processos individuais e dos processos coletivos”.(MARCELOS, 2009,p.1-2)
 
Refletindo sobre a afirmação acima citada, procuramos conduzir a construção de uma consciência que o ser humano não é auto-suficiente sozinho, mais que todos contribuímos e influímos a vida uns dos outros. Devemos educar indivíduos para o mundo globalizado desenvolvendo não só o seu intelectual mais seu lado humano diminuindo o numero de indivíduos egocêntricos que se consideram superiores ao resto do mundo e que quando frustrados cometem loucuras tornam-se insanos para construir indivíduos equilibrados e preparados para lidar e vencer conflitos mantendo seu controle acima de tudo.
Com o intuito de amenizar essa situação elaboramos um projeto no qual expomos passo a passo etapas do nosso trabalho, um planejamento preciso e necessário para a conquista dos objetivos almejados que foram e são o resgate de valores adormecidos na consciência humana que uma vez inseridos no processo educacional possibilita uma formação integral bem como também melhor as condições de relacionamento entre todos.
O projeto foi desenvolvido no decorrer do ano de 2009, na Instituição Educacional Municipal Tancredo de Almeida Neves em Tocantinópolis com os alunos de jardim I, II, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos, para que o êxito fosse atingido, todas as atividades desenvolvidas ocorreram em consonância e coerência as aulas de dinamização realizada na escola e com participação ativa tanto da professora dinamizadora quanto da professora titular das turmas.
Sabendo que desde a educação infantil os verdadeiros valores necessitam ser abordados; organizamo-nos para trabalhar quinzenalmente os seguintes; amizade, cooperação, respeito, responsabilidade, carinho, amor, bondade, honestidade, justiça, solidariedade, verdade, união, liberdade, dedicação, alegria, partilha, companheirismo e paz.
Todos estes valores foram de forma diversificadas trabalhadas com todas as turmas, baseada claro na faixa etária de cada turma. Então realizamos: roda de histórias, filmes dinâmicos variadas, correio da amizade, confecção e construção de cantinhos, desenhos com expressões, registros de sentimentos, abc dos valores, acrósticos, leituras e registros dos mesmos, atividades manuscritas e mimeografadas, músicas, hinos, peças teatrais, encenações, produções textuais, atividades com a família na escola, aconteceram apesar de não constar no projeto, brincadeiras e jogos foram feitos segundo a necessidade no momento em cada sala, no decorrer do desenvolvimento do projeto, reforçando e estreitando laços bem como promovendo de forma sutil a conscientização do papel dos pais e sua importância na vida e formação de seus filhos.
As atividades acima citadas foram desenvolvidas para que as crianças pudessem de fato exercitar suas capacidades afetivas e emocionais aprender a lidar com suas emoções e sentimentos, buscando atingir um equilíbrio valorizando a si mesmo e aos outros, melhorando sua capacidade de relacionamento.
Consideramos que nossa intervenção óbvia, não foi tudo, ou seja, o bastante, porém já foi um começo e surtiu efeito, mais a semente foi plantada e muitos conseguiram compreender a importância desses valores para a vida. Torcemos agora para que a equipe escolar continue trabalhando, pois o fruto será colhido mais tarde quando os mesmos amadurecerem e perceberam o quanto foram beneficiados com estas ações. 
Esperamos que outras instituições analisem e compreendam a importância da inteligência emocional e passe a trabalhar de forma a explorá-la mais, construindo ou mesmo modificando a natureza do individuo formando cidadãos ativos participativos e críticos, bem como também seres humanos, solidários, companheiros respeitadores e tolerantes as diferenças existentes em todo o mundo, capazes de compreender e valorizar a si mesmo e aos outros.
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino
3.1 Tema e linha de pesquisa
O projeto de ensino tem como norte central a temática “A importância da família no contexto escolar”. Entendemos que o melhor a fazer é construir um ambiente acolhedor a toda a família, estabelecendo uma relação de cooperação e parceria no desenvolvimento das nossas crianças e seus filhos, permitindo a realização de inúmeras situações de participação da família, ações que contribuam de forma positiva para o desenvolvimento intelectual e social da criança. Tenho certeza que após a leitura deste trabalho sairemos ainda mais compromissados com a nossa missão de educar. 
3.2 Justificativa
O presente projeto de pesquisa tem como tema “A Importância da família no contexto escolar”. O assunto abordado na pesquisa pode não ser atual e pouco questionado , mais é interessante tendo em vista uma reflexão de que a escola precisa ser considerada a extensão da família e, trabalhando juntas, as duas instituições desempenham o papel de educadores. Algumas delas ainda não possuem interesse de aprender . Diante desse fato, aproximei-me de algumas crianças e conhecendo sua historia de vida, pude entender que o problema, na maioria das vezes, não é só com a professora que ali ensina, mais principalmente pelos problemas oriundos do seio familiar. Eis que surge o interesse pela temática, em questionar o pouco contato dos pais com os filhos no dia-a-dia escolar, quais as conseqüências dessas ausência na formação cidadã da nova geração. 
Dessa forma, nutrem em minha pessoa questionamentos de que a família precisa ser a principal responsável pela formação da consciência cidadã , bem como o apoio importante no processo de adaptação das crianças para a vida em sociedade.
Essa discussão é de suma importância no campo da Educação e da Pedagogia, como também, para a produção do conhecimento, pois a partir do que já existe sempre há algo a ser acrescentado, porque cada indivíduo tem um olhar diferenciado sobre determinada temática.
No entanto, um maior aprofundamento nessa discussão é bastante relevante para a aminha formação, uma vez que pretendo atuar nesta área do conhecimento. Ademais, considero relevante a participação da família como ferramenta de aprendizagem.
3.3 Problematização
Pretendemos através da pesquisa investigar a Importância da família no contexto escolar. Quando a família não dispõe de tempo ou condições efetiva e educadora à criança , além de ter a vida escolar de forma bastante fragilizada , pode desenvolver carências quer vão além do âmbito escolar porque se antes a escola desempenhava a ação de educadora profissional, hoje muitas vezes desenvolve também o papel de primeira formadora da consciência cidadã das crianças. E a escola e famílias trabalhando juntas, as duas instituições desempenham o papel de educadores, pois muitas vezes, não é simplesmente a educação apenas que leva a criança a ter solidez e confiança naquilo que faz. Amor e atenção também são importantes e é sistematicamente pra isso que estamos sendo formados na pedagogia, para da assistência na vida da criança, ajudando basicamente o seu âmbito escolar
3.4 Objetivos
Objetivo Geral:
Analisar a importância da família no contexto escolar.
Objetivos específicos:
 Analisar o papel da família no contexto escolar. Tendo
um foco maior no cotidiano da sala de aula;
Explicar a relevância do papel da família e da escola na educação dos filhos e os fatores que venham a exercem maior influência no processo de interação entre essas duas instituições;
Identificar a contribuição do professor como mediador na aquisição do conhecimento.
3.5 Conteúdos
O conteúdo do projeto se fundamenta em teóricos que relatam como se dá a educação pública no Brasil e a participação dos pais na educação das crianças achamos interessante esclarecer o reconhecimento da família na participação da vida escolar de seus filhos. Consciente de que a escola é um ambiente de formação entendemos que a mesma deve buscar trabalhar estes aspectos desde o principio da trajetória escolar do individuo resgatando valores adormecidos e melhorando a qualidade e a capacidade de relacionamento, amenizando dificuldade de integração.
O conteúdo desenvolvido neste trabalho deu-se através de uma pesquisa bibliográfica entre autores, artigos, informações através de sites e pesquisa de campo que discuta e aborde o tema estudado. Pesquisa Bibliográfica trilhada nos pensamentos de teóricos para entender a importância da presença das famílias no acompanhamento escolar das crianças em sala de aula e sobre o que traz de positivo para o contexto escolar e para vida do educando, compreendendo este em seu meio e sua experiência cotidiana.
3.6 Processo de desenvolvimento
O método de procedimento fundamentou-se em duas etapas da pesquisa: a) a pesquisa bibliográfica e a escolha dos autores para compor a fundamentação teórica do estudo; b) a pesquisa de campo onde selecionamos métodos e técnicas para a coleta de dados com a organização dos questionários para serem respondidos pelos professores e pelas famílias. 
Acredita-se que esta pesquisa possa contribuir para a clarificação e construção de interrogações que rodeiam a implementação e manutenção da relação entre a família e a escola.De que modo acontece a participação da família no espaço escolar? A comunicação que se estabelece entre a família e escola e vice versa, é positiva e eficiente? Que consequencias a ausência da família traz para aprendizagem do aluno? Que percepções os pais e professores têm da relação família/escola?
 É relevante para a presente pesquisa que se consiste no conjunto de hipóteses que perpassarão as análises, atuação das famílias que vigora atualmente na escola, sem autoridade, a licenciosa sem participação educacional, o que de certa forma, explica o caos vivido na escola publica pela falta de uma organização de seus atores. É de fundamental importância que a participação dos pais na escola, pois quanto maior a participação da família nas ações escolares mais poderá exigir da escola e de seu filho. 
3.7 Tempo para a realização do projeto
A realização desse trabalho foi empreendida em três etapas:
1ª Etapa: (duração de 18 dias).
- Escolha do tema.
- Pesquisa bibliográfica sobre o tema a importância da família no contexto escolar.
- Escolha e Leitura da fundamentação teórica escolhida: as obras de César Coll, Pedro Demo e Guilherme Romanelli, e algumas abordagens teóricas estudadas ao longo do curso de Pedagogia, que se encontram enraizadas em nossa memória acadêmica.
2ª Etapa: (duração 38 dias)
- Elaboração dos objetivos do projeto.
- Início da elaboração da introdução do projeto.
- Elaboração da redação do relatório do projeto no Word, conforme orientação proposta na área acadêmica do aluno.
- Início da elaboração do desenvolvimento do projeto de ensino, baseando na fundamentação teórica escolhida.
- Montagem do roteiro de pesquisa para os professores e alunos responderem em sala de aula.
- Análise do resultado da pesquisa e a elaboração do referencial teórico 
3ª Etapa: (duração 07 dias)
- Término da Elaboração do desenvolvimento do projeto de ensino.
- Avaliação diagnóstica do projeto de ensino e elaboração das considerações finais do projeto.
3.8 Recursos humanos e materiais
Utilizamos recursos humanos e materiais na aplicação deste projeto. Podemos citar como recursos materiais: os livros das obras literárias utilizados na fundamentação teórica, notebook, roteiro de pesquisa impresso em 40 folhas A4, gravador de voz, lápis, borracha. Utilizamos recursos humanos como: os professores alunos que responderam à pesquisa.
. 
3.9 Avaliação
A avaliação deste projeto se dará por meio da promoção da reflexão a respeito do tema proposto. Chegamos à conclusão que não se pode pensar em superar problemas educacionais na escola em sala de aula, sem que haja um trabalho cuidadoso e efetivo com todos os sujeitos atuantes no processo ensino-aprendizagem, com normas claras, elaboradas em conjunto e vivenciadas por todos na escola, na família e na sociedade.Uma nova visão sobre a ação das famílias que vigora atualmente na escola, é imprescindível e que suplante antigos modelos sem participação e, por isso, sem autoridade, o que de certa forma, explica o caos vivido na escola pública pela falta de uma organização de seus atores. Que a família seja tocada e se sinta instrumento indispensável e não substituível. Sua participação é o combustível de uma nova educação transformadora.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Vivemos em uma sociedade moderna que está sempre em constante transformação, onde os valores éticos e morais estão sendo esquecidos pela humanidade, e praticamente excluídos da formação dos indivíduos.
Valores como o respeito, a moral e a ética parecem está sendo abandonados pela sociedade, e a educação é vista como um mecanismo que exercer um maior espaço para mudar essa realidade, preparando o educando para um futuro melhor.
A família é considerada com uma base fundamental na vida de qualquer indivíduo. Sendo considerada como uma instituição de grande importância na formação e educação dos filhos. Desse modo, a família deveria cumprir o seu papel, como elemento essencial no processo ensino-aprendizagem do seu filho e considerar que a educação deste é de sua responsabilidade. 
 Dentro dessa perspectiva, as instituições sociais como a escola e a família devem está unidas, contribuindo com a formação intelectual e profissional da criança, e fortalecendo a formação de valores éticos e morais, necessários a formação humana.
É de fundamental importância que a participação dos pais na escola ocorra sempre, não somente na resolução de um problema quando existir. Onde a família possa participar de eventos promovidos pela instituição como festas comemorativas ou ações sociais e culturais, pois quanto maior a participação da família nas ações escolares, mais poderão exigir da escola e de seu filho.
De acordo com Carvalho (2004,p.47):	
a participação dos pais na escola influencia o desempenho escolar do seu filho, pois quando há motivação, interesse e compromisso destes na educação dos filhos, eles se sentem mais animados e desempenham maior progresso em seus estudos.
O envolvimento da família com a escola será identificado pela criança, que perceberá a importância que os membros de sua casa dão ao estudo e à instituição de ensino. Portanto, o comportamento dos pais influencia de forma direta nas atitudes do filho.
A escola é o segundo palco onde a criança vai atuar. E o professor será aquela pessoa que tomará conta daqueles filhos durante determinado período. E muitas vezes ele confunde o papel de pai com o de professor e tem medo de impor as regras inerentes à sua profissão.
Se houvesse realmente uma parceria da família com a escola o rendimento dos alunos seria maior, haveria menos violência, pois a aquisição de bons valores morais seria contínua, o respeito ao colega, a concentração e o interesse pelos estudos seria destacadamente a tônica do processo ensino e aprendizagem.
Segundo Ramos e Ramos (2010, p. 35) : 	
A participação da família na escola é uma função de responsabilidade, mas torna-se hoje um desafio diante das alterações estruturais por que a família vem passando. As famílias esforçam-se na medida do possível, porém
os pais estão distantes da cultura escolar de seus filhos, tornando-se complexa a integração da comunidade na escola. 
Não se pode pensar em superar problemas educacionais na escola em sala de aula, sem que haja um trabalho efetivo, com todos os elementos envolvidos no processo ensino aprendizagem, com normas bem definidas e claras, elaboradas em conjunto e vivenciadas por todos na escola, na família e na sociedade.
Neste contexto consideramos necessária uma nova visão sobre atuação das famílias que vigora atualmente na escola, sem autoridade, a licenciosa sem participação educacional, o que de certa forma, explica o caos vivido na escola publica pela falta de uma organização de seus atores. É preciso uma conscientização da necessidade da participação familiar na vida dos nossos educandos para que o processo ensino aprendizagem se torne mais eficiente.
Goleman (1995), onde nesta concepção a inteligência emocional é fundamental para o sucesso e o convívio social, então pautados nessa concepção acreditamos que os trabalhos educacionais são de cunho afetivo e emocional, buscamos realizar ações que promoveram um maior contato possível entre toda comunidade escolar e o surgimento de sentimentos nobres em todos os envolvidos, propiciando um processo de ensino aprendizagem de sucesso.
Em suma, concluímos em parte que somos responsáveis pela sociedade que temos e para transformá-la em melhor, é necessário vencer o desafio de desenvolver qualificar pessoas para o convívio social, integrando para tais profissionais, alunos e famílias no processo de formação do individuo.
5. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de estado AIE; tradução de Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castros: introdução critica de José Augusto Guihon Albuquerque Rio de Janeiro :edições geral, 1985,2ªedição
CARVALHO, Maria Eulina Passoa de. Modos de educação, gênero e relações escola-família. In: Caderno de Pesquisas, São Paulo, n. 121, p. 41-57, jul. 2004.
COLL, César. Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento Porto Alegre, Artmed, 1994. – 159 páginas
DEMO, P. Participação é conquista. São Paulo: Cortez – Autores Associados, 1988.
DESLAURIERS J. P. Recherche Qualitative. Montreal: McGraw Hill, 1991
FERREIRA, Aurélio B. H. Dicionário Aurélio. R.J.: Ed. Nova Fronteira, 1986
FREITAG, Bárbara.Escola, Estado e Sociedade 4 ed. São Paulo Moraes 1980.coleção educação universitária.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. 1995. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 4. edição. São Paulo: Atlas
RAMOS, Alyson Thiago Almeida; Ramos, Edina Souza. Os desafios da família no processo de socialização escolar. Revista Pedagógica Pátio, São Paulo, ano XIII, n° 52, p. 34. nov 2009/jan/2010.
ROMANELLI, Guilherme. Conversa com as outras áreas do conhecimento. Revista Aprendizagem, Pinhais, n.14, p.24-25, 2002.
TOSCANO, Moema; Introdução a Sociologia educacional. 4 ed. Petropolis: Vozes, 1985. 
 
APÊNDICES
QUESTIONÁRIO PARA PAIS
1. Quantos filhos estudam nesta escola?
___________________________________________________________________
2. Você vem sempre à escola?
___________________________________________________________________
3. Para você é importante o desenvolvimento escolar de seu(s) filho(s)? Porque?
___________________________________________________________________
4. Conversa sempre com a professora do seu(s) filho(s)?
___________________________________________________________________
5. Procura manter uma boa relação com a escola? Como?
___________________________________________________________________
6. Está escola mantém um bom relacionamento com os pais? Como?
___________________________________________________________________
7. Você ajuda seu(s) filho(s) nas atividades de casa? Como?
___________________________________________________________________
8. Na sua opinião a participação dos pais ajuda o aluno a aprender com mais
facilidade? ( )sim ( ) não
___________________________________________________________________
9. Você participa das atividades desenvolvidas na escola? Como?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
10. Você consegue perceber quando seu filho tem dificuldades na escola? Se sua
resposta for positiva, o que você faz para ajudá-lo? ( )Sim ou ( )Não 
___________________________________________________________________
APÊNDICE 
 QUESTIONÁRIO PARA ALUNOS
1. Nome, idade e turma.
___________________________________________________________________
2. Seus pais ou responsáveis o acompanham à escola? ( ) sim ( ) não ( ) às vezes
3. Para você seus pais ou responsáveis deveriam vir sempre à escola? ( ) sim ( ) não
4. Seus pais ou responsáveis querem saber como você está na escola?
___________________________________________________________________
5. Eles conversam com seus professores?
___________________________________________________________________
6. Você gosta de estudar nesta escola? Por que?
___________________________________________________________________
7. Seus pais ou responsáveis procuram ajudá-lo nas atividades em casa?
___________________________________________________________________
8. Quando seus pais ajudam nos deveres de casa o que acontece?
___________________________________________________________________
9. Eles participam das atividades desenvolvidas na escola? ( ) sim ( ) não. Comente?
___________________________________________________________________
10. Quando você tem dificuldades nos estudos seus pais ou responsáveis o ajudam?
De que forma? 
___________________________________________________________________
Agradeço sua participação e colaboração.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais