Buscar

avaliação final topicos especiais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Muitos projetos de turismo sustentável solicitam visões com relação ao macroambiente, em se tratando principalmente do aumento populacional e o seu efeito com relação à natureza X gerações futuras. A intervenção do homem na natureza resulta em conflitos nos recursos ambientais. Em se tratando de recursos naturais, analise as sentenças a seguir:
I- Recursos não renováveis, tais como ar, água e solo, foram explorados de forma intensa nos últimos anos. 
II- É necessária a sua utilização consciente, e de forma reduzida, para que não façamos uso dos recursos de forma desordenada sem que ao menos ele tenha possibilidade de se renovar.
III- Recursos renováveis podem ser considerados: o cobre, o carvão e também o petróleo. Para que exista o uso desses recursos, é necessária a utilização de processos de engenharia tecnológica.
IV- Um recurso extraído do meio ambiente é tudo aquilo que podemos utilizar para satisfazer a nossa demanda, sendo ele natural ou artificial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	2.
	O estudo realizado pelo professor e pesquisador brasileiro Róber Iturriet Avila demonstrou que a a ciência econômica faz apologia ao egoísmo. O autor concluiu que o homem ficou, sob o aspecto teórico, mais egoísta e foi despreocupando-se dos demais agentes da sociedade. Ele passa de independente a autocentrado, de autocentrado a isolado, de isolado a egoísta, de egoísta a amoral e, finalmente, de amoral a imoral. Persiste, dessa maneira, a concepção que é também traduzida em apologia ao egoísmo e é associada à corrupção e à fraude. Parece, portanto, relevante retomar esse tema e desconstruir a noção de homo economicus tal como foi solidificada, uma vez que tal conceito carrega aspectos contraditórios e mesmo deletérios. Com relação às relações de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.ibge.gov.br/apps/arranjos_populacionais/2015/pdf/publicacao.pdf. Acesso em: 18 jul. 2018.
	 a)
	As relações de trabalho são manifestações do acúmulo de poder e riqueza dos trabalhadores, em consequência da visão econômica que se tem do trabalho voluntário.
	 b)
	A concepção da ideia do "Homo economicus" supervalorizou a produção de riqueza, o que contribui para a valorização da moral tradicional do trabalho.
	 c)
	A relação do homem com o trabalho está atualmente relacionada, em sua grande maioria, com a produção industrial nas grandes cidades, o que reforça a ideia do homem operário.
	 d)
	O trabalho passou a ser realizado mais no interior das casas do que nas indústrias, em consequência da globalização e novas formas de valorizar a moral do trabalhador.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	3.
	De acordo com Herédia, Férla e Lorenzi (2007), as políticas de cuidado, em particular na saúde, têm recentemente adotado enfoques que buscam a construção de redes de práticas e de serviços. O foco principal é voltado para o atendimento com dignidade e boas condições. Sobre do que depende o fortalecimento da política pública de saúde, analise as sentenças a seguir:
I- Melhoras na infraestrutura, investimento nos programas e ações que gerem bons índices nos indicadores de saúde e boa capacidade técnica dos profissionais de gestão.
II- Visão setorial nas áreas políticas, considerando todas as esferas da saúde.
III- O fortalecimento da política pública deve-se pautar somente em ações governamentais.
IV- Depende de um bom saneamento básico, levantamento do número de pessoas de baixa renda e diminuição das desigualdades sociais, além de uma boa intervenção nas estratégias de fortalecimentos de alianças familiares. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HERÉDIA, Vânia B. M.; FERLA, Alcindo Antônio; LORENZI, Dino Roberto Soares de. (Org.). Envelhecimento, saúde e políticas públicas. Caxias do Sul: Educs, 2007.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
Você não acertou a questão: Esta não é a resposta correta. Leia novamente a questão.
	4.
	A urbanização é um processo constitutivo e transformador da organização espacial e, num contexto de globalização, comporta fenômenos que dão origem a configurações espaciais distintas. A globalização, por sua vez, distingue-se por acentuar e concentrar dinamismo, não só na origem dos investimentos e das decisões de mercado, como nos locais de destino dos fluxos de diversas naturezas. A respeito da temática da urbanização e globalização, analise as sentenças a seguir:
I- O início do fenômeno da globalização pode ser associado às grandes navegações do século XV, onde o comércio entre os continentes passou a se intensificar.
II- A economia global capitalista estimulou a intercomunicação entre as pessoas nas diversas localidades do planeta, contudo está padronizando os desejos de consumo, reduzindo as fronteiras e os valores morais tradicionais.
III- Alguns teóricos criticam o modelo da globalização focado na economia, considerando que esta concepção promove o consumismo, o individualismo e o ter a qualquer custo.
IV- O aumento da urbanização no Brasil ocorreu no final da segunda grande Guerra Mundial, pois a partir de então o país se tornou independente e o êxodo rural deixou de ocorrer.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.ibge.gov.br/apps/arranjos_populacionais/2015/pdf/publicacao.pdf. Acesso em: 18 jul. 2018.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	5.
	Chegou um novo aluno no 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Na fila para a merenda escolar, os colegas de turma falavam que era o dia do aipim. Ao ouvir isso, o novo aluno logo perguntou, "aipim, o que é isso? ". E os seus colegas, surpresos, lhe perguntaram: de onde você veio que não conhece aipim? A fila estava diminuindo e quando o novo aluno avistou a merenda, exclamou em alta voz: "isso é mandioca", e, um outro aluno ao escutar a conversa afirmou: "nem mandioca, nem aipim, para mim isso é macaxeira", e todos sorriram. Considerando a situação apresentada e o conceito de cultura, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O mesmo nome atribuído para diferentes alimentos é reflexo do multiculturalismo global e da uniformidade regional.
	 b)
	Os três nomes são diferentes pois se referem a alimentos distintos, o que evidencia a uniformidade cultural brasileira.
	 c)
	Os diferentes nomes atribuídos para um mesmo alimento ilustram a diversidade cultural brasileira e as especificidades regionais.
	 d)
	Os três nomes são atribuídos para um mesmo alimento em consequência da uniformidade cultural brasileira.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	6.
	O conceito de cidadania envolve atribuições de direitos e deveres dos cidadãos em questões sociais, econômicas e ambientais. De acordo com o Ministério da Educação (BRASIL, 2007, p. 69): "aprender a ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência, aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola". A partir das informações apresentadas no texto e na imagem, analise as sentenças a seguir:
I- O cidadão que não respeita
o meio ambiente, mas participa democraticamente das eleições no país, expressa sua cidadania de forma plena.
II- O cidadão que respeita o meio ambiente, cumpre as leis, age com respeito ao próximo e participa das decisões políticas do país, vive plenamente sua cidadania.
III- O cidadão que vive na cidade ou no campo deve respeitar o meio ambiente, agir com responsabilidade e zelar pelo patrimônio público natural e construído.
IV- O jornal encontrado pelo caranguejo ilustra a falta de conscientização ambiental do ser humano e retrata a plenitude da cidadania praticada pelos brasileiros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade / Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/liv_etic_cidad.pdf. Acesso em: 17 jul. 2018.
FONTE DA IMAGEM: http://www.caranguejo.com/tirinhas/2010-06-07_tirinha_junho_10.jpg. Acesso em: 17 jul. 2018.
	
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
Você não acertou a questão: Esta não é a resposta correta. Leia novamente a questão.
	7.
	É amplamente reconhecida a importância de promover e proteger a memória e as manifestações culturais representadas, em todo o mundo, por monumentos, sítios históricos e paisagens culturais. Não só de aspectos físicos e materiais se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações, transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. Com relação à herança cultural dos povos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/intangible-heritage/. Acesso em: 18 jul. 2018.
	 a)
	Denomina-se patrimônio cultural imaterial ao conjunto de tradições imateriais herdado por um povo.
	 b)
	Denomina-se patrimônio cultural material ao conjunto de construções e obras extintas por um povo.
	 c)
	Denomina-se patrimônio de arte contemporânea a linguagem atual de um povo exclusivo da cidade.
	 d)
	Denomina-se patrimônio histórico e artístico as obras de artistas famosos que contam a história de um povo.
Você não acertou a questão: Esta não é a resposta correta. Leia novamente a questão.
	8.
	Mundialmente falando, buscamos formas de desenvolvimento sustentável a todo e qualquer custo. Algumas experiências aceitáveis vêm de encontro às estratégias delimitadas de forma interdisciplinar, em que diversos processos estão interligados. Todavia, os problemas ambientais ainda tomam conta da preocupação da sociedade, que objetiva resultados satisfatórios.Sobre as causas de problemas ambientais, analise as sentenças a seguir:
I- As suas causas principais devem ser: crescimento desordenado da população e utilização dos recursos de forma insustentável.
II- Ausência de consciência ambiental por grande parte dos tomadores de decisões políticas.
III- Modelo econômico de redistribuição de renda, com foco nas formas igualitárias de faixas salariais.
IV- A produção sustentável dos alimentos provenientes da terra, com base em produção agrícola e livre de agrotóxicos.
Assinale a alternativa CORRETA.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	9.
	Na área de ciência e tecnologia, o maior desafio no Brasil é a elaboração e a implementação de uma política de longo prazo que permita ao desenvolvimento científico e tecnológico alcançar a população e que efetivamente tenha um impacto determinante na melhoria das condições de vida da sociedade. Acerca da importância da ciência, tecnologia e inovação como uma escolha estratégica para o desenvolvimento do país, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os avanços tecnológicos, especialmente no setor de comunicação, transformaram a sociedade atual, pois se antes era preciso esperar dias ou até semanas para receber uma carta pelos correiros, hoje podemos conversar com alguém do outro lado do mundo em tempo real, com imagem e som.
PORQUE
II- O acesso aos novos meios de comunicação é universal, e no Brasil esse fenômeno contribui para a formação das comunidades virtuais, as quais visam promover a integração da população e valorizar seus conhecimentos, com foco em questões ambientais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/natural-sciences/science-and-technology/science-and-technology-policy/. Acesso em: 18 jul. 2018.
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a III não é uma justificativa correta da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	10.
	O ano de 2015 ficou conhecido como o ano da definição dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se da nova agenda de ação até 2030, que se baseia nos progressos e lições aprendidas com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), entre 2000 e 2015. Esta agenda é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo que pretende criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o meio ambiente e combater as alterações climáticas. Sobre os ODS, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Erradicar a extrema pobreza e a fome são objetivos de desenvolvimento sustentável.
(    ) Eliminar a exploração de energias renováveis e acessíveis.
(    ) Proteger a vida terrestre e marinha compõem os ODS.
(    ) Reduzir as desigualdades, através da promoção da inclusão social, econômica e política de todos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.unric.org/pt/17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 25 jan. 2017.
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	11.
	(ENADE, 2014) As mulheres frequentam mais os bancos escolares que os homens, dividem seu tempo entre o trabalho e os cuidados com a casa, geram renda familiar, porém, continuam ganhando menos e trabalhando mais que os homens. As políticas de benefícios implementadas por empresas preocupadas em facilitar a vida das funcionárias que têm criança pequena em casa já estão chegando ao Brasil. Acordos de horários flexíveis, programas como auxílio-creche, auxílio babá e auxílio-amamentação são alguns dos benefícios oferecidos. Considerando o texto e o gráfico, avalie as afirmações a seguir.
I- O somatório do tempo dedicado pelas mulheres aos afazeres domésticos e ao trabalho remunerado é superior ao dedicado pelos homens, independentemente do formato da família.
II- O fragmento do texto e dos dados do gráfico apontam para a necessidade de criação de políticas que promovam a igualdade entre os gêneros no que concerne a tempo médio dedicado ao trabalho e remuneração recebida.
III- No fragmento de reportagem apresentado, ressalta-se a diferença entre o tempo dedicado por mulheres e homens ao trabalho remunerado, sem alusão aos afazeres domésticos.
É correto o que se afirma em:
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2013.
	
	 a)
	II e III apenas.
	 b)
	III, apenas.
	 c)
	I e II, apenas.
d)
	I, apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais