Buscar

Tuberculose

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tuberculose: Altamente contagisos; 6 meses de tratamento; BK (bacilo de kock); Emagrecimento progressivo; Maior indice de mortalidade; Mycobacterium tuberculosis; Tosse com sangue; Sudorese norturna; BCG; Precaução respiratória; Teste do escarro 3 amostras. 
Micobactérias: Aspectos gerias – Bacilos aeróbicos; Álcool ácido resistentes (BAAR); Elevado teor liídico da parede celular (Ác. Micólico); Imóveis; Intracelulares; Vários reservatórios conhecidos; Bacilo de koch (BK); 
TUBERCULOSE: Doencça infecciosa e transmissível; Afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocrrer em outrso órgãos; A tuberculose (TB) é uma das 10 principais causas de morte no mundo; 
M. TUBERCULOSIS – PATOGENIA:
Inalação dos aerosóis 
Morte dos bacilos pelos Desenvolvimento de foco primáriomacrófagos
 Estabilização Tuberculose pulmonar primária
 Reativação
 Tuberculose pós – primária 
Doença disseminada = tuberculose miliar
Tuberculose primária: Ocorre durante uma primo-infeccão. A tuberculose pulmonar primária é geralmente uma doença sem gravidade, manifestando-se com febre, calafrios, tosse e produção de escarro. Na maioria dos casos, os focos infectadosnos pulmões formam granulomas, que podem cicatrizar por fibrose e calcificação. Estas lesões podem ser detectadas em radiografias do tórax, como cicatrizes nos ápices pulmonares. Em casos raros, a doença pode estender-se por continuidade pela erosão nos espaços pleural e pericardial, produzindo pleurisma ou pericardite. 
Tuberculose secundária: Após a infeccção pulmonar primária, a tuberculose pode permanecer latente por vários períodos, podendo a sua reativação ocorrer em uma época mais tardia devida, acarretando doença pulmonar e sistêmica. Os bacilos tuberculosos nas lesões granulomatosas podem se tornar disseminados (tuberculose miliar), resultando em um envolvimento do fígado, dos rins, corpos vertebrais da coluna, do trato gastrointestinal ou mesmo das meninges (meningite tuberculosa). O envolvimento bucal pode ser o resultado de infecções por lesões pulmonares ou em decorrencia do transporte pelo sangue, no caso de tuberculose disseminada. Os pacientes podem apresentar sintomas como: febre baixa, calafrios, suores noturnos, tosse e escarro por mais de quatro semanas, as vezes com sangue, cansaço fácil e dor no peito, falta de apetite e perda de peso. 
Diagnóstico laboratorial: Exame específico (baciloscopia e cultura); Radiológico; Prova tuberculínica; Anátomo-patológico; Sorológico; Bioquímico; Biologia molecular.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando