Buscar

Apol Materiais Didáticos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Materiais Didáticos: Desenvolvimento e Análise
Quando o ensino ocorre por meio da pesquisa, temos a oportunidade de iniciar a elaboração do próprio conhecimento, “uma coisa é manejar textos, copiá-los, decorá-los, reproduzi-los. Outra é interpretá-los com alguma autonomia, para saber fazê-los e refazê-los. Na primeira condição, o aluno ainda é objeto de ensino. Na segunda, começa a despontar o sujeito com proposta própria”. Qual é o eixo norteador da pesquisa?
C) A pesquisa tem como eixo norteador o questionamento reconstrutivo
2. O professor, ao fazer da pesquisa sua prática cotidiana, desenvolve o hábito da investigação e aprende a manter uma postura crítica; assim desperta nos alunos a mesma postura, por meio de seu exemplo e de atividades propostas por ele. Quando falamos na pesquisa na formação do professor, isto está relacionado:
B) À formação que visa a realização de trabalhos coletivos entre estudantes de graduação, profissionais da educação e pesquisadores.
3. I. O ensino e a educação fazem parte da mesma realidade, mas se referem a dimensões diferentes. 
Porque
II. A educação é um campo amplo do conhecimento, em que o ensino está inserido para que aconteça a aprendizagem.
D) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
4. O ensino está relacionado ao professor enquanto a aprendizagem está relacionada ao aluno. A educação se dá na relação entre professor, aluno, mas existe outro aspecto importante a ser considerado e está relacionado às diferentes situações didáticas que permitem aos sujeitos interagirem com o objeto utilizado no processo de aprendizagem.
D) ao material didático
5. Desde meados da década de 1920, Lourenço Filho vinha expondo e sistematizando suas ideias e seus princípios sobre a inovação escolar, então em curso, no opúsculo intitulado A Escola Nova (resposta a uma inquérito) e na conferência proferida no Rio de Janeiro e também intitulada "A Escola Nova".” Quem foi o pai da escola nova:
A). John Dewey
6. A pesquisa pode ser classificada do ponto de vista do tipo de abordagem em quantitativa e qualitativa. 
I. ( ) Na abordagem quantitativa os dados coletados são traduzidos em números e analisados 
II. ( ) Na abordagem qualitativa os dados coletados podem ser realizados por meio de porcentagem; 
III. ( ) Na abordagem qualitativa a interpretação dos fenômenos e atribuição de significados são básicos no processo; 
IV. ( ) Na abordagem quantitativa os dados serão apresentados de forma descritiva e analisados indutivamente. 
C) I, III
7. I. A pesquisa na formação docente possibilita a aquisição de novos conhecimentos bem como a busca de melhorias no processo ensino aprendizagem.
Porque 
II. A pesquisa propicia situações que levarão o docente a investigar e refletir sobre o contexto educacional buscando aprimoramento da sua prática pedagógica
B) As duas assertivas são verdadeira s, onde a segunda assertiva justifica a primeira.
8. I. A prática pedagógica permite a construção inicial do futuro professor ao possibilitar o contato com as situações reais do contexto educacional. 
Porque 
II. O futuro professor precisa de informações e incentivo para começar a assumir sua profissão, procurando refletir e buscar explicações a respeito dos objetivos e procedimentos de ensino, que possam contribuir para sua formação com o docente.
D) As duas assertivas são verdadeiras. A segunda assertiva justifica a primeira.
9. I. Material didático são os “recursos humanos e materiais utilizados para auxiliar e beneficiar o processo ensino e aprendizagem.
Porque 
II. Esses recursos podem ser encontrados somente no ambiente educacional, incentivando e motivando na busca por novos conhecimentos.
C) A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
10. Schön apresenta suas ideias apoiadas nos pressupostos de John Dewey (1859-1952), que define que o pensar de forma reflexiva leva a um processo de ação de investigação, estabelecendo o que é comum e diferente entre os f atos e coisas, observando as relações que ocorrem entre ambos, procurando assim compreender o significado dos detalhes apresentados. Para que isto ocorra, os autores apontam a necessidade de uma reflexão sobre tais informações, e isto só pode acontecer através da:
C) Experimentação
11. A pesquisa tem por objetivo contribuir com a evolução e aquisição do conhecimento em todos os setores, atendendo aos rigorosos critérios metodológicos consagrados pela ciência. Dentro das classificações de pesquisa temos a relacionada ao tipo de abordagem, podendo ser abordagem quantitativa ou qualitativa. I. ( ) Na abordagem quantitativa os dados coletados podem trazer as informações traduzidas em números. 
II. ( ) Na abordagem qualitativa os dados coletados podem ser analisados por meio de percentagem, média, mediana, desvio padrão etc. 
III. ( ) Na abordagem qualitativa a interpretação dos fenômenos e atribuição de significado são básicas no processo. 
IV. ( ) Na abordagem quantitativa é possível perceber um vínculo entre a subjetividade do pesquisador e o meio pesquisado. 
E) V F V F
12. Podemos considerar que todo material que é utilizado no processo educacional como um recurso para facilitar a aprendizagem pode ser reconhecido como material didático. Existem materiais diversificados utilizados com o objetivo de facilitar a compreensão do aluno, desde os mais até os menos especializados.. Quanto mais especializado for um material utilizado para o ensino e aprendizagem, mais ele apresentará, nos seus conteúdos , em sua forma e função, as características dos sujeitos envolvidos, dos pressupostos teóricos, dos métodos adotados e da tecnologia utilizada na época. De acordo os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, os materiais didáticos e as diferentes formas como podem ser utilizados tem uma denominação.
C) Tecnologia da educação.
13. O professor, no decorrer do processo de sua formação, deverá ser capaz de observar as relações existentes entre as atividades educacionais, sociais, políticas, econômicas, culturais, psicológicas, e outras que ocorrem no processo educacional. Desta forma, tem condições de atuar como a gente transformador da realidade onde está inserido, ou seja, transformar sua prática pedagógica. Precisamos lembrar que a transformação da prática pedagógica só ocorre quando o professor se conscientiza sobre sua prática, a sala de aula, escola e sociedade como um todo, ou seja, reflexão sobre sua ação. Garcia (1995) apresenta algumas competências referentes ao professor reflexivo. 
1. empíricas 
2. analíticas 
3. avaliativas 
4. estratégicas 
5. práticas 
6. comunicação 
( ) úteis para emitir juízos sobre consequências educativas; 
( ) conhecer o que se passa na classe, recolher dados, descrever situações, processos, causas e efeito ; 
( ) os professores reflexivos precisam se comunicar e saber partilhar suas ideias; 
( ) necessárias para interpretar os dados descritivos, para inferir a teoria; 
( ) capacidade de relacionar a análise e a prática com os fins e os meios para um bom efeito ; 
( ) tem a ver com a planificação da ação, assim como o antecipar da sua implementação de acordo com a análise realizada.
A). 3 1 6 2 5 4
 
14. Na perspectiva reflexiva, a formação só pode ocorrer através do contato com a prática, onde o conhecimento tácito poderá levar a um ponto dialético entre prática e teoria. Schön (1997) apresenta sua perspectiva do pensar reflexivo em torno de três aspectos de conhecimento na prática. Assinale a alternativa que apresenta os três aspectos: 
C) reflexão da prática, reflexão na prática e a reflexão sobre a prática.
15. Os materiais didáticos, além
de ilustrarem, auxiliarem o aluno no trabalho a ser desenvolvido, a investigar, descobrir e construir. Dessa forma, tornam o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico, pois propiciam a oportunidade de enriquecer as experiências do aluno, aproximando-o da realidade. Com o  crescente desenvolvimento das tecnologias, muitos materiais foram aprimorados e modernizados, visando facilitar sua utilização no contexto educacional. É preciso que a escola incorpore tais tecnologias, pois essas são importantes para a melhoria da qualidade de ensino aliada às inovações da prática pedagógica. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, relacione corretamente a nova classificação de recursos didáticos apresentados por Karling (1991).
( 1 ) Recursos Visuais
( 2 ) Recursos Auditivos
( 3 ) Recursos Audiovisuais
( 4 ) Recursos Múltiplos
( ) São elementos que apresentam ícones, que estabelecem através da percepção visual a exposição da mensagem a que se destina.
( ) Diferentes recursos que estimulem a visão, audição e a interação entre os participantes do processo ensino aprendizagem.
( ) Finalidade de auxiliar no processo ensino aprendizagem através do estimulo auditivo, despertando no aluno a atenção e interesse pelo assunto que está sendo abordado. 
( ) Todos os recursos que estimulam a visão e/ou a audição.
D) 1 4 2 3
16. “As ideias que fundamentam o currículo crítico-emancipatório tiveram início nos anos de 1970, nos Estados Unidos, com o movimento de “reconceptualização do currículo”, originado na rejeição do caráter prescritivo e no reconhecimento do caráter político do pensamento e da prática curricular.”. De acordo com a citação, com a vídeo aula número 3 “Como elaborar o relatório de pesquisa final de PPP-Materiais Didáticos” e todos os materiais disponibilizados na rota assinale a alternativa que contempla o conceito de educação bancária conforme Paulo Freire:
D) Transmissão de saberes
17. A prática pedagógica está relacionada à didática utilizada no processo educacional, assim ela se constitui na relação teoria e prática, a forma como o professor atua, a relação professor –aluno, bem como os recursos didáticos utilizados no processo ensino aprendizagem. A prática pedagógica tem como pilares
C) didática, metodologia e pesquisa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais