A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Av. Subst.1 e 2- Ciencias Mocelulares e Celulas-B

Pré-visualização | Página 1 de 2

Av - Subst. 1 - Ciências Moleculares e Celulares - B
 
Informações Adicionais
Período: 03/12/2019 00:00 à 07/12/2019 23:59 
Situação: Cadastrado 
Pontuação: 750 
Protocolo: 467601375 
1) De acordo com a teoria celular, todas as células possuem algumas estruturas em comum. Quais são essas estruturas?
Alternativas:
a) Membrana plasmática, material genético e citoplasma. Alternativa assinalada
b) Material genético, citoplasma e lisossomos.
c) Citoplasma, material genético e parede celular.
d) Membrana plasmática, carioteca e cromossomos.
e) Ribossomos, parede celular e membrana plasmática.
2) Nos dias atuais a microscopia de luz é de grande auxílio na observação citológica, no entanto, a formação do aparelho é composta por partes distintas, sendo uma estrutural e outra para visualização. Analisando essas informações, qual das alternativas está correta?
Alternativas:
a)	O microscópio de luz ou óptico é formado por uma parte mecânica e outra óptica, que é composta pelas lentes de aumento e iluminação. A parte mecânica (estrutural) é composta por base, braço, platina, canhão, revólver, parafuso macrométrico, parafuso micrométrico e parafuso condensador. Já a parte de observação é composta por lentes oculares, objetivas condensador, diafragma e fonte luminosa. Alternativa assinalada
b) Nenhuma das alternativas define as estruturas de um microscópio de luz.
c) O microscópio óptico compreende um tubo na parte superior, que possui um filamento de tungstênio. Neste filamento é aplicada uma alta voltagem elétrica, sob essa tensão, elétrons acelerados são emitidos pelo filamento em um fluxo contínuo, constituindo o feixe eletrônico para formar a imagem. O feixe eletrônico atravessa o material biológico, que é colocado dentro do tubo sobre uma grade metálica.
d) O microscópio de luz é formado pela parte mecânica composta de base, braço, platina, canhão, revólver, parafuso macrométrico e parafuso micrométrico. Já a parte de observação é composta por parafuso condensador, lentes oculares,objetivas diafragma e fonte luminosa.
e) O microscópio de luz ou óptico é formado por sistema de iluminação, no qual as lentes fornecem uma imagem consideravelmente aumentada, geralmente invertida da esquerda para a direita, devido à associação dessas lentes.
3) No ano de 2014, o continente africano foi destaque em muitos jornais do mundo, pois novamente alguns países, como Libéria, Serra Leoa e Guiné, sofreram com uma epidemia do vírus Ebola. Esse vírus foi isolado pela primeira vez em 1976 a partir de uma epidemia de febre hemorrágica que ocorreu próximo ao rio Ebola, localizado no norte da República Democrática do Congo. O vírus Ebola faz parte da família Filoviridae, sendo que o primeiro filovírus da história se chama Marburg, descoberto em 1967, na cidade de mesmo nome na Alemanha, em macacos que vieram da África como cobaias para estudos. Tanto o Ebola como o Marburg são altamente infecciosos, causam febre grave do tipo hemorrágica. A doença causada pelo Ebola é considerada uma zoonose, os morcegos frutíferos são os hospedeiros naturais deste vírus, no entanto, ele já apareceu em gorilas, chimpanzés, antílopes, porcos e em minúsculos musaranhos. Os especialistas defendem a hipótese de que a transmissão dos animais infectados para os seres humanos ocorre pelo contato com sangue e fluidos corporais, como sêmen, saliva, lágrimas, suor, urina e fezes. Agora a contaminação entre humanos se dá pelo contato direto entre as pessoas, pelo uso compartilhado de seringas e até depois da morte do hospedeiro. Ou ainda, caso o paciente tenha sobrevivido, o vírus Ebola pode persistir ativo em seu sêmen durante semanas. Possivelmente, uma das razões para ser tão mortal e resistente é que libera uma proteína que desabilita o sistema de defesa do organismo. Sobre o texto acima, adaptado de uma reportagem, assinale a alternativa que identifica três características de um vírus da família Filoviridae.
Alternativas:
a) Possui nucleocapsídeo helicoidal estriado com canal axial, a membrana proteica tem alongamentos em forma de espinhos e possui RNA baciloforme ou circular. Alternativa assinalada
b) Possui nucleocapsídeo helicoidal estriado com canal axial, a membrana proteica tem alongamentos em forma de espinhos e possui DNA baciloforme ou circular.
c) Possui nucleocapsídeo helicoidal estriado com canal axial, não possui membrana proteica e possui RNA de forma cilíndrica.
d) Possui nucleocapsídeo icosaédrico, a membrana proteica tem alongamentos em forma de espinhos e possui DNA baciloforme ou circular.
e) Possui nucleocapsídeo helicoidal estriado sem canal axial, não possui membrana proteica e possui RNA de forma cilíndrica.
4) A simbiose obrigatória ou mutualismo acontece com muitas espécies e acaba por ser permanente, pois as espécies não poderiam mais sobreviver independentes umas das outras. Um exemplo é o cupim, que se alimenta de madeira (arvores Pinus), cujo material principal é a celulose, no entanto o cupim não é capaz de efetuar a digestão dessas partículas, assim, associa-se a um protozoário flagelado chamado Triconinfa que digere a celulose, com isso, o cupim consegue seu alimento e o protozoário, abrigo e nutrição.
No texto são mencionados três tipos de organismos que pertencem a três diferentes reinos. Os organismos desses três reinos possuem uma característica em comum, ou seja:
Alternativas:
a)	Os três espécimes citados são formados por células eucariontes. Alternativa assinalada
b) Os três espécimes citados são formados por células procariontes.
c) Os três espécimes citados são pluricelulares eucariontes.
d) Os três espécimes citados são pluricelulares procariontes.
e) Os três espécimes citados são unicelulares procariontes.
5) Quando falamos de biodiversidade, logo nos lembramos da floresta Amazônica, que possui em média 60% de todas as formas de vida do mundo. Mesmo com a tecnologia atual, somente 30% dessa biodiversidade é conhecida pelos cientistas. O termo biodiversidade, ou diversidade biológica, descreve a riqueza e a variedade do mundo natural, as plantas, os animais e os microrganismos. Considerando o texto acima, qual dos seres vivos que fazem parte da biodiversidade amazônica representa um organismo unicelular, eucarionte, heterótrofo?
Alternativas:
a)	Plasmodium. Alternativa assinalada
b) Cianobactérias.
c) Cogumelos.
d) Onça pintada.
e) Vitória-régia.
 
Av - Subst. 2 - Ciências Moleculares e Celulares - B
Informações Adicionais
•	Período: 03/12/2019 00:00 à 07/12/2019 23:59 
•	Situação: Cadastrado 
•	Pontuação: 750 
•	Protocolo: 467590709 
1) As bases nitrogenadas que formam a fita dupla de DNA são específicas, e suas ligações; correlatas. Nesse sentido, imagine que, em uma sequência de fita dupla de DNA que é igual a 140, 20% desse total é de adenina. Com base nisso, responda: qual será a porcentagem de guanina?
Alternativas:
a) 48.
b) 84.
c) 42. Alternativa assinalada
d) 56.
e) 28.
2) Como mecanismo fundamental na formação dos tecidos e órgão, a diferenciação celular se inicia na fase embrionária. Sobre as células tronco, é correto afirmar: 
I – Células-tronco embrionárias são encarregadas de promover o desenvolvimento do embrião até que se torne um organismo totalmente constituído.
II – Células-tronco só são encontradas na fase embrionária. 
III – Células-tronco adultas ou pós-natal são precursoras do organismo já desenvolvido
É verdadeiro o que se afirma:
Alternativas:
a) Em I, II e III.
B) Apenas em I e II.
c) Apenas em I e III. Alternativa assinalada
d) Apenas em I.
e) Apenas em II e III.
3) No mundo atual, os pet shops estão em destaque, pois os bichos de estimação são cada vez mais requisitados. Imagine que, ao entrar em um desses estabelecimentos, você encontre dois cães da mesma raça, um com cauda e outro sem ela. Com seus conhecimentos sobre hereditariedade, é possível afirmar que:
Alternativas:
a) Os dois animais possuem o mesmo genótipo e fenótipos diferentes. Alternativa assinalada
b) Os fatores estéticos não afetam