Buscar

Fisiopatologia e Farmacoterapia do Sistema Renal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Como acontece a eliminação dos compostos nitrogenados no nosso organismo?
Os rins, por sua vez, eliminam os demais produtos e excretas do metabolismo. Eles removem do sangue os resíduos e o excesso de substâncias, como água e sais, mantendo o sangue sempre com aproximadamente a mesma concentração dessas substâncias. Por isso, eles também são responsáveis pela manutenção da homeostase.
Esquematize a formação da urina.
A urina é formada nos rins, mais precisamente no néfron. Cada néfron é formado pelo corpúsculo renal e pelos túbulos renais. O corpúsculo renal é formado pelo glomérulo e pela cápsula de Bowman. Os glomérulos são vários capilares que estão completamente enovelados. Esses capilares são envoltos pela cápsula de Bowman. O túbulo renal, por sua vez, é formado por três partes: o túbulo proximal, a alça de Henle e o túbulo distal.
A urina é formada a partir da filtração do sangue que passa no interior dos néfrons. De maneira resumida, podemos dizer que o processo de formação da urina ocorre em três etapas: Filtração, Reabsorção e Secreção.
Diariamente, são filtrados 180 L de sangue pelos nossos rins, mas não urinamos esse volume. No máximo, 1, 5L. O que acontece?
Apesar dos rins filtrarem, 180 litros de sangue, apenas 1,2 a 1,8 litros de urina é produzida por dia, o que significa que o rim reabsorve aproximadamente, 99% do filtrado.
Qual a relação do sistema renal com o sistema respiratório?
O sistema respiratório é responsável pela absorção e troca gasosas (hematose) e o sistema urinário é responsável pela limpeza do sangue (eliminando através da urina substancias que não são mais necessárias), por tanto ambos sistemas tem uma relação intima com o sistema circulatório e manutenção do mesmo.
Qual a relação entre o sistema renal e o sistema cardiovascular?
A relação é que os rins filtram o sangue, vindo do sistema cardiovascular, e suas toxinas são eliminadas pelo sistema urinário.
Quais as medidas para prevenção das doenças renais?
A prevenção das doenças renais crônicas está diretamente relacionada a estilos e condições de vida das pessoas. Controlar a pressão arterial, controlar os níveis de glicose no sangue, evitar medicamentos que fazem mal aos rins, controlar os valores do ácido úrico, evitar o cigarro, manter um peso saudável, faça o exame da próstata, faça exames de sangue e urina, procure um médico nefrologista.
Quais os fatores de risco para doenças renais?
Fatores de risco como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo são as principais formas de prevenir doenças renais.
Desenhar o sistema excretor simplificado identificando as suas principais estruturas: Glomérulo 
Identificar quais os processos acontecem em cada uma de suas porções: Filtração, Reabsorção de água, glicose, íons e sais mineirais.
Filtração: A primeira etapa da formação da urina é o processo de filtração, que ocorre no interior do corpúsculo renal. Em razão da alta pressão do sangue no interior dos capilares do glomérulo, substâncias extravasam para o interior da cápsula renal. O filtrado resultante, que possui composição semelhante à do plasma sanguíneo, mas com menor quantidade de proteínas, segue em direção aos túbulos renais. 
Reabsorção: Nessa etapa, algumas substâncias do filtrado são reabsorvidas para o sangue. Estima-se que 65% do total de sódio e água presentes no filtrado sejam reabsorvidos no túbulo proximal. A glicose e os aminoácidos são quase que completamente reabsorvidos. Na alça néfrica, são reabsorvidos principalmente sais. Já o túbulo distal apresenta alta capacidade de reabsorção de íons. Estima-se que cerca de 99% do filtrado seja reabsorvido nessa etapa de formação da urina.
Como deve ser feito o diagnóstico diferencial para úlceras genitais?
Herpes Genital O diagnóstico clínico, então, é realizado pela presença de múltiplas vesículas e/ou úlceras, dolorosas, com fundo limpo, podendo estar associadas a adenopatia inguinal dolorosa que não fistuliza.
Cancro Mole Clínico, epidemiológico e laboratorial. Feito por exame direto: pesquisa em coloração, pelo método de Gram, em esfregaços de secreção da base da úlcera
Sífilis O diagnóstico é feito por testes treponêmicos (FTA-ABS) e não treponêmicos (VDRL).
Linfogranuloma Venéreo Testes em uma amostra de sangue,Testes em uma amostra da ferida
Donovanose O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais, por meio da observação da presença de corpúsculos de Donovan em esfregaço de amostras de lesões suspeitas
Em geral exames de sangue e cultura viral da lesão.

Continue navegando