Buscar

Diagnóstico Organizacional ATIVIDADE 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“A avaliação da estratégia refere-se à fase do processo de gestão estratégica na qual os executivos de topo acompanham e avaliam se a escolha estratégica, tal como foi implementada e executada, está alcançando os objetivos propostos e trazendo os resultados esperados. É o processo pelo qual se comparam os objetivos pretendidos – meios – com os quais os resultados alcançados pela estratégia – fins”.
 
CHIAVENATO, I.; ARÃO, S. Planejamento estratégico. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. p. 322.
 
Baseando-se no fragmento apresentado, existem alguns instrumentos que auxiliam no acompanhamento e avaliação dos resultados empresariais. Assim, indique qual é esse instrumento.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Indicadores de desempenho.
	Resposta Correta:
	 
Indicadores de desempenho.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois são os indicadores de desempenho que são instrumentos os quais auxiliam no acompanhamento e avaliação dos resultados empresariais, ajudando os gestores e administradores a tomarem suas decisões. Os indicadores de desempenho monitoram a evolução dos resultados e visam indicar se a empresa está alcançando os seus resultados. Esses indicadores podem ser globais, para atender toda a empresa, ou por departamentos.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
“Entre os diversos tipos de indicadores financeiros, incluem-se os graus de liquidez, de endividamento de atividade e de indicadores econômicos. Todos são importantes na avaliação do bem-estar financeiro de uma organização, e, embora os administradores estratégicos possam utilizá-los todos, alguns são muito específicos, e sua aplicação eficiente exige grande conhecimento de administração financeira”.
 
CERTO, S. C. et al. Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. 3. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010, p. 231.
 
Considerando esse contexto dos diversos tipos de indicadores financeiros, assinale a seguir qual é o indicador que representa a relação percentual entre o lucro obtido e o investimento feito no empreendimento.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Indicadores de rentabilidade.
	Resposta Correta:
	 
Indicadores de rentabilidade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o indicador financeiro que representa a relação percentual entre o lucro obtido e o investimento feito no empreendimento é o indicador de rentabilidade. Esse indicador demonstra o quanto aquele investimento realizado pela empresa vai se tornar lucrativo, e é um indicador importante na área financeira.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“O papel desempenhado pela função de controle e avaliação no processo de __________________________ é acompanhar o desempenho do sistema, através da comparação entre as situações alcançadas e as previstas, principalmente quanto aos objetivos, desafios e metas, bem como da avaliação das estratégias e políticas adotadas pela empresa”.
 
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 31. ed. São Paulo: Atlas, 2013, p. 265.
 
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
planejamento estratégico.
	Resposta Correta:
	 
planejamento estratégico.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A resposta está correta, pois é o planejamento estratégico que acompanha o desempenho do sistema, sendo aquilo que precisa ser alcançado ou está previsto através de objetivos, desafios, metas e avaliação das estratégias e políticas da empresa.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Esse processo de concentração de especialidades facilita a interação dos planos de ação com as diversas unidades da estrutura organizacional da empresa e, consequentemente, facilita a operacionalização das atividades e projetos correlacionados, bem como das estratégias que deram origem aos projetos”.
 
OLIVEIRA, D. de P. R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 31. ed. São Paulo: Atlas, 2013, p. 254.
 
Compreendendo a interação dos planos de ação com as organizações, aponte a seguir qual é a ferramenta que na elaboração de planos de ação é apreciada por sua simplicidade, objetividade e orientação à ação de fato.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
5W2H.
	Resposta Correta:
	 
5W2H.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a ferramenta que para a elaboração de planos de ação onde é apreciada por sua simplicidade, objetividade e orientação à ação de fato é o 5W2H. Essa ferramenta auxilia estruturar os planos de ações, pois, através de perguntas simples, como: Where – onde; When – quando; Why – por que; What – o quê; Who – quem e 2H (How – como; How much – quanto), permite uma análise melhor na elaboração de planos de ação.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Todos os recursos empresariais são importantes para o funcionamento da empresa e para o alcance de seus objetivos. A falta de qualquer um dos recursos empresariais impossibilita ou dificulta o processo de produção da empresa. Por outro lado, nem todos os recursos são necessariamente propriedade da empresa. Em outras palavras, as empresas utilizam recursos próprios ou de terceiros”.
 
CHIAVENATO, I. Administração de produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005, p. 7.
 
Compreendendo o contexto do fragmento sobre os recursos empresariais no processo produtivo de uma organização, e de uma forma geral, aponte quais são os dois objetivos importantes nos projetos de melhorias.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Alcançar a eficiência, a eficácia e a efetividade do processo produtivo.
 
	Resposta Correta:
	 
Alcançar a eficiência, a eficácia e a efetividade do processo produtivo.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, sobre os recursos empresariais no processo produtivo de uma organização, de uma forma geral temos três objetivos importantes: alcançar a eficiência, a eficácia e a efetividade do processo produtivo.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
“Os administradores eficazes frequentemente trabalham entre uma coisa e outra, ou seja, entre a formulação e a implementação da estratégia. Em muita organizações bem-sucedidas, nem todos os aspectos da estratégia são planejados detalhadamente, para, depois, serem implementados de acordo com um cronograma predefinido. Em vez disso, eles são parcialmente formulados, implementados, reformulados e ampliados a fim de capitalizar rapidamente as oportunidades estratégicas”.
 
CERTO, S. C. et al. Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. 3. ed..São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010, p. 107.
 
Para a implementação da estratégia, os administradores têm consigo uma ferramenta que orienta o que deve ser implementado, permitindo que seja realizado o acompanhamento do desenvolvimento do que foi planejado. Assinale a alternativa que indica qual é essa ferramenta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Plano de ação.
	Resposta Correta:
	 
Plano de ação.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois é o plano de ação que orienta o que deve ser implementado e permite o acompanhamento do desenvolvimento do que foi planejado. Além disso, ele auxilia nas implementações estratégicas, determinando as ações, atividades, tarefas e recursos, entre outros.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
“O executivo deve estar ciente de que o funcionamento de uma empresa é assegurado quando as pessoas desempenham
o seu papel de acordo com as prescrições para satisfazer ou exceder os padrões quantitativo e qualitativos de desempenho estabelecidos pelos objetivos, desafios e metas empresariais”.
 
OLIVEIRA, D. de P. R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 31. ed. São Paulo: Atlas, 2013, p. 151.
 
Nesse contexto em que o executivo tem um papel fundamental para fazer com que as pessoas da organização estejam engajadas a contribuir com as estratégias, algumas ações podem se realizadas. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. ( ) O compartilhamento de expectativas.
II. ( ) O senso de urgência para atendimento do cliente.
III. ( ) A contratação de novos funcionários mais experientes.
IV. ( ) O desdobramento das decisões administrativas pela alta direção.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A sequência está correta, pois, para o executivo manter as pessoas da organização engajadas e contribuir com as estratégias, eles devem compartilhar as expectativas e realizar o desdobramento das decisões administrativas pela alta direção. E os demais itens são falsos, pois o senso de urgência para atendimento do cliente e contratar novos funcionários mais experientes não são garantias que serão mantidas o engajamento das pessoas da organização.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os planos de ação são, seguramente, a forma pela qual, praticamente, todas as empresas no mundo resolvem as suas questões de implementação de mudanças, correção de problemas implementação de melhorias de todas as espécies. Partindo dessa definição e sobre quais são os principais fundamentos que precisam constar nos planos de ação, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Quais são as dependências ou interações com outras atividades que cada item possui.
II. Descrição das tarefas e atividades propostas e em quanto tempo se espera ter cada atividade concluída.
III. Quem será o responsável por atividade e em qual fase ou localização do processo cada atividade será alocada.
IV. Quais são os impactos esperados e qual é a relação entre a ação e os objetivos estratégicos da organização.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV.
 
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois os fundamentos principais que precisam ter nos planos de ação são as dependências ou interações com outras atividades que cada item possui, descrição das tarefas e atividades propostas e em quanto tempo se espera ter cada atividade concluída, quem será o responsável por atividade, em qual fase ou localização do processo cada atividade será alocada. E, por fim, quais são os impactos esperados e qual é a relação entre a ação e os objetivos estratégicos da organização.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
“Como o próprio nome sugere, a _________________ representa um redesenho fundamental e drástico dos processos do negócio para melhorar custo, qualidade, serviço e velocidade. A __________________ descarta estruturas, processos e sistemas existentes e procura reinventá-los de maneira completamente diferente”.
 
CHIAVENATO, I. Administração de produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005, p. 67.
 
Assinale a alternativa que preencha adequadamente as lacunas, na ordem correta:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
reengenharia; reengenharia.
	Resposta Correta:
	 
reengenharia; reengenharia.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A resposta está correta, pois é a reengenharia que permite um novo pensar, um novo processo. É um redesenho para melhorar o negócio da organização, permitindo um aprimoramento e a implementação de novos processos, ou seja, é um reinventar.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
“Kaplan e Norton oferecem uma ferramenta administrativa denominada Balanced Scorecard (BSC) – ou cartaz, cartão, quadro ou tabela balanceada –, um verdadeiro placar de indicadores. Mais adiante, o BSC passou a incluir indicadores financeiros e operacionais a partir de quatro perspectivas”.
 
CHIAVENATO, I. Administração para não administradores: a gestão de negócios ao alcance de todos. 2. ed. Barueri: Manole, 2011. p. 304.
 
De acordo com essas informações sobre o BSC, em que temos quatro perspectivas diferentes, aponte a seguir quais são essas perspectivas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Perspectiva externa, perspectiva interna, perspectiva de inovação e perspectiva financeira.
	Resposta Correta:
	 
Perspectiva externa, perspectiva interna, perspectiva de inovação e perspectiva financeira.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as quatro perspectivas para o Balanced Scorecard (BSC) é a perspectiva externa que envolve desde a identificação de segmentos de clientes e mercados até como ocorrerá a competitividade. Já a segunda perspectiva é a perspectiva interna, que envolve a identificação de processos críticos que a empresa deve se atentar e são pontos fracos que devem ser melhorados, assim como evidenciar os pontos fortes, objetivando a entrega de valor ao cliente. E também temos a perspectiva de inovação, que envolve a identificação tanto da infraestrutura quanto conhecimento que a empresa possui para buscar um crescimento focado na inovação. Por fim, a última perspectiva é a financeira, que envolve medidas das finanças da empresa, ou seja, como a área financeira deve apoiar todos os demais investimentos dentro da empresa
	
	
	
Pergunta 7
	 
	 
	 
	Analise o seguinte caso hipotético: 
Um gestor acaba de ser contrato pela indústria LeveBem, e logo nas primeiras semanas de trabalho observou que a indústria não possui uma normatização de suas atividades em seus processos, o que tem prejudicado a operação da empresa. Além disso, algo muito comum é a contratação de novos funcionários, os quais não sabem como realizar as suas tarefas de forma padronizada. 
  
Analisando o caso hipotético sobre a indústria LeveBem, aponte o que esse novo gestor deve implementar para melhorar a padronização dos processos e obter uma normatização.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 POP.
	Resposta Correta:
	 POP.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, no caso hipotético da indústria LeveBem, o qual requer que esse gestor padronize e normatize os processos, o mais adequado é a utilização do procedimento operacional padrão (POP), que se trata de uma instrução de trabalho utilizada para normatizar as atividades de cada parte do processo.
	
	
	
Pergunta 10
	 
	 
	 
	Leia o trecho a seguir: 
“É impressionante como as dúvidas sobre o uso do procedimento (processo) diminuem se há o ______________ do mesmo. É a ideia de deixar como uma fotografia de um processo que só está na cabeça das pessoas. É criar visualmente ‘uma linha de montagem’ tal qual numa produção física”. 
  
BALDAM, R. de L. et al.; Gerenciamento de processos de negócios – BPM: uma referência para implantação prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014, p. 130. 
  
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 Documento.
	Resposta Correta:
	 Diagrama.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A resposta está incorreta, pois os demais itens não representam a ideia visual de uma fotografia do processo, e isso é fornecido apenas pelo diagrama das alternativas da questão. O controle e o planejamento são ações para manter o processo, já o indicador sinaliza resultados, e o documento não traz a mesma
assertividade visual que o diagrama oferece.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes