Buscar

Nota 100 APOL Objetiva 2 (Regular) - HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO BRASIL REPÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História e Historiografia do Brasil República
Considere a informação:
“No dia 12 de maio de 1978, os trabalhadores da fábrica de caminhões da Scania, em São Bernardo do Campo (SP), cruzaram os braços exigindo um aumento salarial de 20%, acima do reajuste estipulado pelo governo. A greve da Scania – que rapidamente se alastrou por um grande número de fábricas na região do ABC paulista – foi o sinal de que um poderoso ator social estava entrando em cena no país: a classe trabalhadora. O movimento expressava um novo sindicalismo; combativo, autônomo e organizado a partir da base.”
Após esta avaliação, caso queira ler este texto, ele está disponível em: OS TRABALHADORES erguem a cabeça: novo sindicalismo (1978-1983). Memorial da Democracia, 2017. http://memorialdademocracia.com.br/card/novo-sindicalismo. Acesso em: 18 nov. 2019.
Tendo em vista a informação e os conteúdos da Aula 5 (Vídeo 3, Tema 2: A redemocratização: movimento sociais) sobre o novo sindicalismo que ascendeu nos anos 1980, assinale afirmativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A classe operária – muito ativa durante toda a ditadura – rechaçou fortemente o chamado novo sindicalismo, preferindo se aliar governo ditatorial.
	
	B
	O novo sindicalismo marcou um momento de reorganização do movimento operário e teve início, sobretudo, no ABC paulista.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta. De acordo com a Aula 5 (Vídeo 3, Tema 2: A redemocratização: movimento sociais) início em 11’58’’ até 13’38’’, o movimento operário começou a se reorganizar no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980, no que ficou conhecido como novo sindicalismo, após um período de “silêncio” desses movimentos, devido à ampla repressão. Foi importante nas articulações políticas da década de 1980, marcou a sindicalização de outros setores, como de bancários e professores, e teve início com a greve na fábrica Scania-Vabis e, depois, espalhando-se pelo ABC paulista.
	
	C
	Apesar da tentativa de reorganização da classe operária, o novo sindicalismo foi rapidamente sufocado pela ditadura, por isso, foi irrelevante na articulação política dos anos 1980.
	
	D
	A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) foram contrários à organização do chamado novo sindicalismo, pois defendiam o fim dos sindicatos.
	
	E
	Os militares foram entusiastas do chamado novo sindicalismo e apoiaram a sua articulação, pois poderiam controlar melhor os trabalhadores.
Questão 2/5 - História e Historiografia do Brasil República
Leia o trecho de texto:
“Afirmamos que ele [o regime político da Primeira República] teve a sua estabilidade garantida pela instabilidade das alianças entre os estados politicamente mais importantes da Federação, impedindo-se, a um só tempo, que a hegemonia de uns fosse perpetuada e que a exclusão de outros fosse definitiva.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VISCARDI, Cláudia Maria Ribeiro. O teatro das oligarquias: uma revisão da “política do café com leite”. 2. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019. p. 25.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base História e historiografia do Brasil República sobre o modelo político da Primeira República, assinale a afirmativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A hegemonia no âmbito nacional das oligarquias do Rio de Janeiro, então capital federal, foi fundamental para a manutenção da estabilidade política durante a Primeira República.
	
	B
	Os conflitos e tensões no interior das oligarquias tornou impossível o estabelecimento de uma política relativamente estável em qualquer momento da Primeira República.
	
	C
	Embora a hegemonia política dos estados de Minas Gerais e São Paulo tenha sido uma constante durante a Primeira República, esse modelo começou a se desgastar com tensões entre as próprias oligarquias.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta. “Apesar dessas possibilidades, a estrutura política da Primeira República encontrou relativa estabilidade e permanência, mas o sistema federalista adotado também gerou desigualdade entre os estados. Minas Gerais e São Paulo eram dominantes, o que implicava a existência de oligarquias de primeira e de segunda grandeza. Essa desigualdade interestadual incomodava e, com isso, no início dos anos 1920, começaram a aparecer os sinais de esgotamento do sistema, com conflitos no interior das próprias oligarquias” (livro-base, p. 88).
	
	D
	Ao longo da Primeira República, alguns estados, como o Pará e a Paraíba, aumentaram gradativamente seu poder até estabelecer hegemonia por meio da Revolução de 1930.
	
	E
	A chamada política dos governadores manteve-se de maneira contínua e completamente estável para além da Primeira República, permanecendo na Era Vargas.
Questão 3/5 - História e Historiografia do Brasil República
Atente para a seguinte citação:
“Como é possível prever, a Lei da Anistia não foi apenas resultado de uma iniciativa governamental. A Campanha pela Anistia já vinha se configurando desde o começo da década com o protesto dos familiares dos desaparecidos e presos na ditadura. Em 1975, surgiu o Movimento Feminino pela Anistia e, em 1977, os protestos estudantis anexaram a anistia à agenda de protestos contra as mortes e torturas de prisioneiros políticos. Em 1978, formou-se no Rio de Janeiro o Comitê Brasileiro pela Anistia, que, em sua expansão pelo Brasil, acabou por afirmar o princípio da anistia “ampla, geral e irrestrita”.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HAAG, F.R, GUERELLUS, N.S. “História e Historiografia do Brasil”, 2019, p. 105
Considerando estas informações e os conteúdos do livro História e Historiografia do Brasil República sobre a campanha e a Lei da Anistia, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A campanha e a lei da Anistia acabaram se tornando coisas diferentes. A lei perdoava crimes motivados politicamente, o que abria margem para anistiar os crimes de tortura.
Comentário: A lei da Anistia anistiou tanto os crimes de tortura quanto os cometidos pelos integrantes das organizações de luta armada. Contudo, os militares afastados de seus respectivos postos, não foram reintegrados. A campanha da Anistia conviveu com o chamado terrorismo de direita, promovido por membros da linha dura da ditadura, insatisfeitos com a abertura democrática que se avizinhava. (livro História e historiografia do Brasil República, p. 90-91).
	
	B
	A lei da Anistia também perdoou os militares expulsos da instituição durante o regime militar, reintegrando todos eles às Forças Armadas.
	
	C
	A Anistia não perdoou crimes dos militares envolvidos com a tortura, mas manteve as condenações aos integrantes das organizações de luta armada.
	
	D
	A campanha da Anistia sofreu oposição desde o início, principalmente, dos familiares dos presos políticos ou dos exilados.
	
	E
	Apesar da lei ter sido aprovada, a campanha da Anistia não envolveu a sociedade civil e se limitou aos partidos políticos oficiais.
Questão 4/5 - História e Historiografia do Brasil República
Leia o extrato de texto:
“A Lei de Segurança Nacional e o fracasso da ANL (fechada em julho de 1935), seguidos do episódio da liquidação do levante conhecido como Intentona Comunista (novembro de 1935), tornaram a repressão implacável e a manutenção de qualquer tipo de resistência impossível. A despeito da inexistência de um levantamento mais rigoroso, há dados e notícias que indicam que entre 1935 e 1937 um grande número de sindicatos foi submetido à intervenção, ocorrendo o afastamento e a liquidação de suas lideranças independentes.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Angela de Castro. A invenção do trabalhismo. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. p. 175.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base História e Historiografia do Brasil República sobre a repressão política durante a Era Vargas, assinalea afirmativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A política repressiva varguista foi encerrada em 1939, com a eclosão da Segunda Guerra Mundial.
	
	B
	A política repressiva varguista ganhou ainda mais força a partir de 1937 com a implantação do Estado Novo, deixando a classe trabalhadora em um “longo silêncio” até 1942.
Esta é a afirmativa correta. De acordo com o texto-base: “[...] viveu-se um período de completa desmobilização dos trabalhadores. O advento do Estado Novo manteve essa lógica, restringindo amplamente o espaço de reivindicações. A Constituição de 1937 adotou o modelo de sindicato único, e a Lei Orgânica da Sindicalização Profissional, de 1939, objetivava o controle explícito das organizações sindicais, de modo que somente gravitassem ao redor do MTIC [Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio] [...]. Assim, a classe trabalhadora vivenciou um 'longo silêncio' que se iniciou em 1935 e perdurou até 1942, obtendo reforço em 1937 com a implantação da ditadura varguista [...]" (livro-base, p. 113).
	
	C
	A repressão e cortes de direitos dos trabalhadores seguiu durante todo o governo Vargas e só terminou com o suicídio do presidente em 1954.
	
	D
	O cenário repressivo tornou-se ainda mais profundo em 1942, quando o governo brasileiro faz uma aliança com a Alemanha.
	
	E
	A política repressiva do governo Vargas foi obrigada a recuar em 1937, com o advento de uma nova Constituição, mais democrática.
Questão 5/5 - História e Historiografia do Brasil República
Considere a informação
“Em julho de 1934, o Brasil ganhava uma nova Constituição, uma nova lei de sindicalização e um novo ministro do Trabalho, Indústria e Comércio. A Constituição, através de seu art. 120, consagrava a pluralidade e a autonomia sindicais. No entanto, o Decreto-lei n. 24.694, editado alguns dias antes da votação final do texto constitucional, através de suas exigências tornava intencionalmente a pluralidade muito difícil e a autonomia muito relativa [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Angela de Castro. A invenção do trabalhismo. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. p. 175.
Tendo em vista a informação e os conteúdos do livro-base História e historiografia do Brasil República sobre a política trabalhista adotada pelo governo Vargas e expressa na Constituição de 1934, assinale a afirmativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A Constituição de 1934 garantia a auto-organização dos trabalhadores nos sindicatos, eliminando a interferência direta do Estado.
	
	B
	A política adotada pelo governo Vargas garantiu, pela primeira vez, direitos trabalhistas irrestritos, sem afetar ou interferir na autonomia dos sindicatos.
	
	C
	O Estado varguista tinha como fim exercer um controle direto das entidades sindicais, acabando com todos os direitos sociais dos trabalhadores.
	
	D
	Apesar de um discurso de valorização dos trabalhadores e de seus direitos, a política varguista objetivava exercer maior controle social sobre os sindicatos.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta. De acordo com o livro-base: "Era uma política concebida pelo alto, sem a participação dos trabalhadores em sua elaboração, objetivando o controle social destes de maneira mais eficiente do que havia sido feito até 1930, pois recorreu a um imaginário que dialogava com os operários e era mais adequado às novas condições da ordem capitalista, porque alcançou um domínio mais direto sobre as organizações de trabalhadores" (livro-base, p. 110).
	
	E
	Ainda que garantisse a autonomia sindical, Vargas não garantia nenhum direito trabalhista para a classe trabalhadora.

Outros materiais