A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
apol 2 democracia e cidadania

Pré-visualização | Página 1 de 2

“[...] implementadas as medidas de reforma do Estado centradas no combate ao déficit público, na desregulamentação da economia, flexibilização e precarização do contrato de trabalho, são fatores que tendem a agravar a questão social”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Maria Cristina; BAHIA, Luiz Henrique Nunes. Política pública e estado mínimo: engenharia de política social. http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppII/pagina_PGPP/Trabalhos/EixoTematicoA/223MariaCristina_Luiz_HenriqueBahia.pdf. Acesso em 03 mar. 2019. 
A partir dos conteúdos do livro-base Democracia, cidadania e sociedade civil sobre os modelos normativos de democracia, é correto afirmar que a definição “A possibilidade de um Estado regulador mínimo, que não interfira em demasia na sociedade, que se autorregula por si só” corresponde ao modelo de Estado denominado:
Nota: 0.0
	
	A
	Republicano
	
	B
	Liberal
Comentário: “Em relação ao Estado [...], na perspectiva liberal, há a possibilidade de um Estado regulador mínimo, que não interfira em demasia na sociedade, que se autorregula por si só” (livro-base, p. 26).
	
	C
	Neoliberal  
	
	D
	Socialdemocrata
	
	E
	Comunista
Questão 2/5 - Democracia, cidadania e sociedade civil
Considere a seguinte afirmação: 
“O processo de escolha dos governantes é recente. Até o século 18, na maioria dos países, os dirigentes vinham de dinastias, tinham origem na nobreza e governavam hereditariamente. Essa forma de processo eleitoral [democrático] que agora vivenciamos, foi acontecendo e se generalizando nos séculos 19 e 20. Foi com a expansão do direito do voto inicialmente para homens de posse, depois para homens alfabetizados”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAMPOS, Itami. Eleições e democracia. https://www.unimed.coop.br/web/cerrado/artigos/artigo-eleicoes-e-democracia-. Acesso em 03 mar. 2019. 
Conforme os conteúdos do livro-base Democracia, cidadania e sociedade civil sobre os elementos que colaboraram para a consolidação da democracia moderna, analise as seguintes afirmações e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. 
I. ( ) A legitimidade do poder é assegurada pelo fato de os dirigentes serem eleitos por meio de consultas populares periódicas, nas quais a ênfase recai sobre a vontade majoritária. As condições aqui situadas são duas: cidadania e eleição.
II. ( ) A eleição pressupõe a competição entre posições diversas, sejam essas homens, grupos ou partidos. A condição aqui postulada é a existência de associações cuja forma privilegiada é o partido.
III. (  ) Nos regimes democráticos mais antigos e consolidados, é desnecessário que exista eleições periódicas, pois a alternância no poder é substituída pela eficácia dos mandatários que, por serem eficientes, vão se eternizando no poder.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – F – V
	
	B
	F – V – V
	
	C
	V – F – V
	
	D
	V – V – F
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: V – V – F. A afirmativa I é verdadeira, pois: “A legitimidade do poder é assegurada pelo fato de os dirigentes serem eleitos por meio de consultas populares periódicas, nas quais a ênfase recai sobre a vontade majoritária. As condições aqui situadas são duas: cidadania e eleição” (livro-base, p. 21). A afirmativa II é verdadeira, pois: “A eleição pressupõe a competição entre posições diversas, sejam essas homens, grupos ou partidos. A condição aqui postulada é a existência de associações, cuja forma privilegiada é o partido” (livro-base, p. 21). A afirmativa III é falsa, pois contradiz a seguinte afirmação: “A repetição da consulta popular em intervalos regulares visa proteger a minoria, garantindo sua participação em assembleias, onde se decidem as questões de interesse público. Ela também tem como intuito proteger a maioria contra o risco da perpetuação do poder. A condição aqui postulada é a existência de divisões sociais (maioria/minoria) e de parlamentos” (livro-base, p. 21).
	
	E
	F – V – F
Questão 3/5 - Democracia, cidadania e sociedade civil
Considere o seguinte excerto de texto: 
“As principais características de um regime democrático, que é a participação e a contestação pública, inexistiram durante todo o período em que os militares estiveram no comando do país. Concentravam-se, portanto, todas as decisões nas mãos do governo – que era extremamente fechado – não concedendo qualquer tipo de voz e participação do povo, restando-lhe apenas o dever de obediência às determinações daqueles que ocupavam o poder”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PINHEIRO, Priscila Tinelli; FABRIZ, Daury César. Movimentos sociais no contexto operário e o impacto na redemocratização. https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/6675/5528. Acesso em 23 mar. 2019. 
No processo de construção e afirmação da participação popular no Brasil, a partir da década de 1970, capitaneado principalmente pelos movimentos sociais, há duas pautas distintas envolvendo a atuação dos movimentos socais. A esse respeito, de acordo com a citação acima e com os conteúdos do livro-base Democracia, cidadania e sociedade civil, é correto afirmar que o que envolvia essas pautas foram:
Nota: 20.0
	
	A
	A luta contra a ditadura militar e a abertura democrática.
Você acertou!
Comentário: “No processo de construção e afirmação da participação popular no Brasil, a partir da década de 1970, capitaneado principalmente pelos movimentos sociais, há dois momentos distintos: o da luta contra a ditadura militar, caracterizado por um forte componente antiestatal na ação desses movimentos, e o momento da abertura democrática, em que se cria a condição e a necessidade de contato direto com o Estado, com o intuito de estabelecer um diálogo que aponte para as diferentes soluções advindas das demandas sociais emergentes e crescentes, oriundas do processo de urbanização em curso” (livro-base, p. 175).
	
	B
	O congresso nacional da UNE em 1972 e a criação do pluripartidarismo.
	
	C
	A independência do Brasil e o processo da primeira constituindo 1824.
	
	D
	A ditadura de Vargas e a ditadura dos governos militares que o sucederam.
	
	E
	A constituinte de 1988 e as eleições diretas que aconteceram em seguida.
Questão 4/5 - Democracia, cidadania e sociedade civil
Leia o seguinte excerto de texto: 
“Entre os compromissos assumidos pela Constituição de 1988 estava o de restaurar a Federação através da descentralização político-administrativa e do fortalecimento da democracia por meio do empoderamento das comunidades locais no processo decisório sobre políticas públicas. É nesse contexto que os princípios do orçamento participativo (OP) começaram a se formar e têm sido o mecanismo mais praticado de democracia direta na história política do país defronte outros instrumentos, como o plebiscito e o referendo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Danielle Martins Duarte. Vinte anos de orçamento participativo: análise de experiências em municípios Brasileiros.  Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 15, n. 56, p. 8-28, 2010. p. 9. 
Tendo em vista a citação acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Democracia, cidadania e sociedade civil sobre a historicidade e a importância da participação popular no Brasil, é correto afirmar que o orçamento participativo:
Nota: 20.0
	
	A
	Leva esse nome em razão de uma participação intersetorial das diferentes secretarias de governo que se reúnem para decidir com exclusividade os gastos do governo.
	
	B
	Foi uma experiência que ocorreu no período clássico da democracia ateniense quando o povo participava das decisões orçamentarias das cidades-estados.
	
	C
	Foi uma experiência de gestão participativa que ocorreu durante o período do governo