Buscar

Monitoramento Transcirúrgico (Anestesiologia)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

16/10/2018
MONITORAMENTO TRANSCIRURGICO
Para manter um animal anestesiado necessitamos de hipnose, relaxamento muscular e analgesia, quando falamos de manter o animal em anestesia geral necessitamos dessa 3 características.
Analgesia é conferida no transoperatório através da epidural ou através do infusão continua de fentanil (opioide potente, mais potente que a morfina posso usar apenas no transoperatório (durante) ), propofol hipnose (relaxante muscular).
Devo monitorar durante a cirurgia FC, saturação parcial de oxigênio, Pressão arterial em pequenos ruminantes equino suínos não existe mensuração arterial que não seja de forma invasiva, através do uso do cateter direto na artéria. Para mensurar a pressão arterial é usado um cateter arterial conectado ao esfigmomanômetro, o sangue pulsa na artéria oscila no cateter que empurra o liquido que empurra a coluna de ar que vai ser mensurado no esfigmomanômetro. É monitorado oxicimetria de pulso, FC, Pressão arterial, temperatura durante toda cirurgia, um paciente com hipotermia no transoperatório aumenta muito o risco de sangramento, o paciente deve estar normotérmico, a fluido terapia deve ser de acordo com o necessário para cada animal para repor o volume de liquido necessário.
CONTA DE FLUIDOTERAPIA
Animal peso 30 KL, preciso fazer 3 ml por kilo para 1 hora de cirurgia.
30x3: 90 ml por hora 
É preciso saber que o equipo macrogotas equivale 20 gotas para um 1 ml. Então um paciente que necessita de 90 ml por hora devo multiplicar por 20 que é a quantidade de gotas para obter 1 ml. Ex: 90 (Ml por Hr) X 20 (Gostas): 1.800,00 gotas em uma hora. Pego essas 1.800 gotas e divido por 60 que é o total de minutos que tenho em 1 hora que vamos ter um resultado de 30 gotas por minuto. 
1800 / 60: 30 por minuto, para facilitar ainda mais pego esses 30 e divido por 60 que é o total de segundos que tenho em um minuto. 
30/60: 0,5 dando um total de 1 gota por segundo (arredonda).
O monitor da anestesia é chamado de monitor multiparametrico, informando o eletrocardiograma, pressão arterial.
O tempo de espiração é 2 vezes o tempo de inspiração, no caso da respiração mecânica, animais em respiração espontânea voltam mais rápido da anestesia pois já estão respirando sozinhos.
Gato é difícil de entubar pois tem aritenoides muito grande. Sempre entubar pequenos ruminantes em decúbito esternal.
MPA em cães e gatos intramuscular, em equinos não deve fazer intramuscular a não ser que ele seja muito agressivo.
Não deve nunca fazer medicação em via arterial.

Outros materiais