Buscar

Atividade 2 Ciências Sociais Uningá

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. A __________________________é uma importante passagem para se entender o desenvolvimento do capitalismo no Brasil. Existe um antes e um depois dessa fase, mas nesta obra, Florestan Fernandes faz uma análise sobre o que aconteceu durante essa revolução. Assinale a alternativa que corresponda com a lacuna acima.
Formação Econômica do Brasil
Casa Grande e Senzala
Um projeto burguês para o Brasil
Revolução burguesa no Brasil
Desenvolvimento em subdesenvolvimento no Brasil
2. Vários intelectuais foram afastados de suas funções e continuaram seus trabalhos e pesquisas no exterior. A Repressão política aos estudiosos e universitários, como aposentadoria compulsória de professores, exílio e prisão de muitos profissionais de imprensa, foi um grande golpe para o desenvolvimento da sociologia no país. A USP, maior centro intelectual do país, viu desaparecer seus maiores nomes. Foi uma interrupção violenta do pensamento sociológico brasileiro. A qual tempo da sociologia o enunciado se refere?
Década de 1940 e 1950
Década de 1930
Pós 1964
1950 até 1968
1940 até 1964
3. Sobre os Pensadores da Unidade 3, assinale V para Verdadeiro e F para Falso:
(A) Caio Prado Júnior faz uma análise da colonização brasileira, em Formação do Brasil contemporâneo, através de suas relações comerciais, agrárias e industriais, onde conclui que a origem do atraso na nação brasileira é fruto do tipo de colonização periférica e exploradora que tivemos.
(B) Sérgio Buarque de Holanda critica em As Raízes do Brasil a formação oligárquica e autoritária das elites culturais e políticas brasileiras, inspirando-se em Max Weber e utilizando um instrumento tipológico para realizar a análise histórica e social do Brasil.
(C) Gilberto Freyre, em uma de suas obras mais importantes e reconhecidas, Casa-grande e senzala, volta-se para a representação da casa-grande no período colonial, nas relações pessoais entre escravos e senhores e na relação dos colonizadores com o meio físico.
(D) Fernando de Azevedo dedicou sua vida a lutar pela laicização do ensino e pela efetivação da escola pública. Sua principal obra é A cultura brasileira (1943), no qual retoma o tema da unidade nacional fundada nas diferenças étnicas, regionais e culturais.
(E) Florestan Fernandes é um dos principais intelectuais desse período, tendo grande influencia nos estudos sociológicos até os dias de hoje.
V – V – V – V – F
V – F – F – V – V
F – V – V – V – V
V – F – V – V – V
V – V – V – V – V
4. É fundador e principal representante da Sociologia Crítica no Brasil. Sua obra constitui uma profunda reflexão sobre as desigualdades sociais e sobre o papel da Sociologia diante dessa realidade. Assim, não apenas em seus livros, mas também em cursos, ele procurou desenvolver e aprofundar a reflexão crítica sobre a realidade brasileira, com suas enormes desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais. Qual pensador desenvolveu esse conceito?
Florestan Fernandes
Euclides da Cunha
Gilberto Freyre
Caio Prado Junior
Celso Furtado
5. “...Representa todo um sistema econômico, social, político: de produção (a monocultura latifundiária); de trabalho (a escravidão); de transporte (o carro de boi, o baguê, a rede, o cavalo); da religião (o catolicismo de família, com capelão subordinado ao pater famílias, culto aos mortos etc); de vida sexual e de família (o patriarcalismo polígamo); de higiene do corpo e da casa (o “tigre”, a touceira de bananeira, o banho de rio, o banho de gamela, o banho de assento, o lava-pés); de política (o compadrismo).” (FREYRE, p. 36, 2003). Essa passagem da obra de Gilberto Freyre, faz referência a qual livro?
Cultura africana brasileira
A vida escravocrata brasileira
Sobrados e Mucambo
Casa-Grande e Senzala
A vida na Casa-grande
6. A obra intitulada Formação do Brasil Contemporâneo, analisa a colonização brasileira através de suas relações comerciais, agrárias e industriais, e para ele, a origem do atraso da nação brasileira é responsabilidade do tipo de colonização periférica e exploradora que nosso país teve. A forma de exploração portuguesa sobre a colônia brasileira, primária e exportadora, é o causador do atraso do Brasil. Os produtos aqui extraídos, originários das monoculturas dos latifúndios, eram exportados para os países em processo de industrialização, enquanto o Brasil continuava dependente de outras nações. Qual autor é responsável por essa obra.
Caio Prado Júnior
Fernando de Azevedo
Sergio Buarque de Holanda
Florestan Fernandes
Gilberto Freyre
7. No final no século XIX, com __________________________e alguns outros autores, temos no Brasil o início de um desenvolvimento do pensamento sociológico. Em sua obra Os Sertões, o autor faz uma elaborada análise da rebelião camponesa de Canudos, demonstrando o conflito de uma sociedade dividida em dois mundos: o das cidades litorâneas, receptivas à influência exterior, e do interior, tradicional e agrário. Baseando-se no texto da unidade 3 assinale a alternativa que corresponda com a lacuna acima.
Euclides da Cunha
Caio Prado Junior
Fernando Henrique Cardoso
Celso Furtado
Gilberto Freyre
8. De acordo com a seguinte passagem assinale a alternativa CORRETA. “O interesse pela descoberta do Brasil verdadeiro, em oposição ao Brasil colonizado e estudado sob a visão etnocêntrica da Europa, foram um dos pontos fortes desse período. Outro ponto foi o desenvolvimento do nacionalismo, como sentimento capaz de unir as diversas camadas em torno de questões internas à nação e como inspiração para as políticas econômica e administrativa de proteção ao comércio à indústria nacional. Dentro os autores desta época, quais os que mais se destacaram?
Caio Prado Júnior, Fernando Henrique Cardoso, Fernando de Azevedo e Sérgio Buarque de Holanda
Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre, Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda
Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre, Fernando de Azevedo e Sérgio Buarque de Holanda
Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre, Fernando de Azevedo e Florestan Fernandes
Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre, Fernando de Azevedo e Pérsio de Oliveira.
9. Foi um grande inovador no pensamento econômico brasileiro e da América Latina. É conhecido como o fundador da economia política brasileira. Desenvolveu trabalhos junto a Cepal (Comissão econômica para a América Latina), ligado a ONU, onde criou uma escola de pensamento econômico chamado de cepalina. A qual autor o enunciado se refere?
Sergio Buarque de Holanda
Florestan Fernandes
Gilberto Freyre
Fernando de Azevedo
Celso Furtado
10. Assinale V para Verdadeiro e F para Falso referente as assertivas abaixo:
( ) Podemos dizer que a década de 1930 se norteou por algumas preocupações gerais entre a intelectualidade.
( ) A Partir da década de 1940, novos sociólogos começam a aparecer no cenário brasileiro. São sociólogos vindos de diferentes instituições universitárias, que inauguraram estilos quase independentes de se fazer sociologia, pois trabalhavam com autores clássicos, e a produção crítica deles, que até então, eram realizadas por autores brasileiros.
( ) A década de 1950 é marcada por dois importantes pensadores: Florestan Fernandes e Celso Furtado. Eles foram responsáveis pela formação de duas grandes correntes do pensamento social brasileiro.
( ) Durante o regime militar, vários intelectuais foram afastados de suas funções e continuaram seus trabalhos e pesquisas no exterior.
( ) Muitos cientistas sociais deixam o ensino e ingressam em partidos, como Florestan Fernandes, Antônio Candido de Mello e Souza e Francisco Weffort, que passam a integra o Partido dos Trabalhadores (PT), formando uma interessante integração entre teoria social e prática política.
F – V – V – V – V
V – V – V – V – F
V – F – F – V – V
V – F – V – V – V
V – V – V – V – V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais