Buscar

Avaliação Final - Economia - Semipresencial - UNIASSELVI - AH

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:460152) ( peso.:3,00)
	Prova:
	14440645
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A oferta e a demanda por produtos determina o nível de preço e a quantidade a ser produzida num determinado período de tempo. Contudo, existem produtos que têm um impacto diferenciado em sua demanda devido à variação em seu preço. A elasticidade da demanda nos mostra a sensibilidade que as quantidades demandadas de determinada mercadoria têm em relação ao seu preço. Com base na classificação dos graus de elasticidades, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Demanda elástica.
II- Demanda inelástica.
III- Elasticidade unitária.
(    ) A variação relativa das quantidades procuradas é exatamente proporcional à variação relativa dos preços.
(    ) A variação das quantidades procuradas é mais do que proporcional que a variação relativa nos preços.
(    ) A variação relativa nas quantidades procuradas é menos do que proporcional que a variação relativa dos preços.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	II - I - III.
	2.
	A economia é uma ciência social, portanto, constituída por pessoas, que estão envolvidas em muitas atividades, como compra, venda, produção, trabalho etc. O fluxo circular de renda, composto pelo fluxo real e pelo fluxo monetário, oferece uma forma simples de organizar todas as transações econômicas que ocorrem em torno das famílias e das empresas no mercado. Analise as sentenças a seguir:
I- No Fluxo Real apresentam-se os recursos produtivos oriundos das empresas destinados às famílias.
II- A economia do mercado relativa ao Fluxo Monetário refere-se aos recursos financeiros que as famílias obtêm através dos trabalhos executados no interior das empresas.
III- O Mercado de Recursos de Produção é o "lugar" no qual as famílias concedem seus recursos disponíveis e as empresas os captam.
IV- No Mercado de bens e serviços, as empresas produtivas têm função de venda ou oferta; as famílias, por sua vez, de demanda.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	3.
	A Lei da Demanda revela o comportamento dos consumidores em busca de novos produtos. Desta forma, se o preço de uma mercadoria estiver com preço elevado, a procura será reduzida. Entretanto, se os preços estiverem baixos, a procura por esta mercadoria será elevada, ou seja, preço e demanda são inversamente proporcionais na curva da demanda. Contudo, a demanda por produtos também depende da estrutura da demanda. Sobre os elementos que constituem a demanda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O preços dos bens substitutos influencia diretamente na demanda, pois os consumidores poderão escolher entre produtos similares, mas com preços menores.
(    ) Os fatores climáticos atingem a demanda por mercadorias, uma vez que obriga a compra dos produtos no momento exato em que são disponibilizados à venda.
(    ) As expectativas futuras são determinantes à demanda por produtos e dizem respeito à previsão dos consumidores em comprar certos produtos.
(    ) A disponibilidade de crédito para o consumo afeta diretamente o consumo e a demanda por enfatizarem os hábitos e as preferências de consumo por diferentes produtos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	Em um processo de negociação natural do mercado, devemos avaliar como a dinâmica de mercado determina o preço de equilíbrio. Esta avaliação é realizada por meio da análise das situações extremas: comportamento da procura e da oferta quando o preço de um bem ou serviço estiver bem baixo e comportamento da procura e oferta quando o preço estiver bem alto. Sobre a oferta e a demanda, analise as sentenças a seguir: 
I- Quando os preços forem altos em relação ao preço ideal, os consumidores compram menores quantidades em relação às quantidades que os empresários desejam vender, forçando-os a ofertar seus produtos/serviços em um preço menor.
II- Quando os preços forem muito baixos, os consumidores estão dispostos a comprar maiores quantidades. No entanto, nesse nível de preços, os produtores podem ter pouco estímulo em vender essas quantidades, levando essa condição para um desequilíbrio de mercado.
III- Quando a oferta de um produto ou serviço for maior que a demanda, os empresários procuram aumentar seus preços para que, com isso, alavancar suas vendas.  
IV- Quando a procura de um bem ou serviço for maior que a oferta os empresários procuram diminuir os preços dos produtos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	5.
	Agentes econômicos possuem três grandes razões pelas quais demandam moeda: para transações, para precaução e para especulação. Cada uma destas razões está ancorada em objetivos particulares destes agentes econômicos. Com relação a essas três razões, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Todas as pessoas precisam possuir dinheiro "em mãos" para utilizarem em transações rotineiras. 
(    ) A especulação ocorre porque agentes econômicos necessitam de reservas para pagamentos inesperados.   
(    ) A precaução se materializa no momento em que agentes econômicos buscam oportunidades de negócios rentáveis e de riscos elevados.   
(    ) Um exemplo de utilização de moeda para transação é o pagamento de alimentação, transporte e aluguel.    
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	6.
	Uma das explicações para a produção (e reprodução) das desigualdades sociais no Brasil está na "orientação da produção, resultado do modelo de desenvolvimento seguido pelo país. Um modelo orientado para dois grandes mercados: o das elites e classe média alta brasileiras e o externo. O país foi capaz de apresentar grande dinamismo econômico no século XX, demonstrou uma enorme capacidade de dar respostas positivas a importantes desafios, mas confere desproporcional preferência a determinados mercados. O parque produtor foi montado para esses mercados, que são muito dinâmicos e, por isso, estimulam respostas tão eficientes. Todavia, não se conseguiu gerar um parque produtor de bens de consumo de massa, nem sequer se construíram padrões de consumo semelhantes a países com renda e dinamismo muito menores. Por exemplo, o consumo médio de tecidos (metros por pessoa/ano) é muito pequeno, se comparado a países com níveis de renda semelhantes; o mesmo se repete nos casos de consumo de alimentos, calçados etc. Isso tem um significado: ainda existe um enorme espaço a construir no consumo de massa, que não foi priorizado até bem recentemente" (ARAÚJO, 2012). Com base no trecho exposto e no contexto das desigualdades sociais no Brasil, analise as sentenças a seguir:
I- As desigualdades sociais brasileiras também estão relacionadas ao modelo de desenvolvimento que privilegia o mercado do setor externo.
II- O extrato apresentado revela que o modelo de desenvolvimento orientado para as elites e a classe média foi fundamental para a redução das desigualdades sociais.
III- O parque produtor de bens de consumo brasileiro é visto como um problema para a dinâmica das desigualdades sociais.
IV- Segundo Tânia B. de Araújo (2012), o parque produtivo do Brasil é adequado à redução
das desigualdades sociais, embora seja pequeno, se comparado a outros países.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARAÚJO, Tânia Bacelar. Como funciona a máquina da desigualdade. 2012. Disponível em: <http://www.viomundo.com.br/politica/tania-bacelar-como-funciona-a-maquina-da-desigualdade-no-brasil.html>. Acesso em: 19 abr. 2017.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	Com o lançamento do livro "A riqueza das Nações", no ano 1779, e das ideias de Adam Smith começaram a se desenvolver as bases teóricas e práticas do sistema econômico capitalista, que possui alguns elementos fundamentais. Sobre esses elementos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Confiança no Liberalismo Econômico.
II- Harmonia de interesses.
III- Noção de interligação da ordem natural.
IV- Trabalho como fonte de valor.
(    ) Diz respeito à crença de que quando os indivíduos buscam seus interesses particulares, estão servindo aos interesses de toda a sociedade.
(    ) As atividades econômicas vão acontecendo segundo uma ordem natural e dinâmica, possuindo como regulador a livre concorrência e a lei de oferta e da demanda.
(    ) Perspectiva que vê a Economia como um todo interligado a partir de leis naturais.
(    ) A partir desta visão, a fonte da riqueza não estava apenas na terra, mas na agricultura e na indústria.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - II - I.
	 b)
	III - II - IV - I.
	 c)
	IV - III - I - II.
	 d)
	II - I - III - IV.
	8.
	O Fluxo Circular de Renda utiliza-se para inter-relacionar os diferentes agentes econômicos. Na inter-relação de fluxo monetário, as famílias e as empresas fazem a troca de bens e serviços por meio do dinheiro. Analise as sentenças a seguir:
I- Considera-se que as empresas sejam as proprietárias dos recursos produtivos.
II- As famílias pagam remunerações às empresas pelo uso dos recursos produtivos.
III- As empresas pautam seus investimentos em função das decisões de gastos do governo.
IV- As relações entre empresas e famílias ocorrem no mercado, no qual se configura o processo de compra e venda de bens e serviços, bem como de recursos produtivos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	9.
	A Política Monetária tem a função de monitorar o conjunto de ativos de uma economia, estabilizando os preços de bens e serviços. Para isso, o governo tem ferramentas de curto prazo, entre outras, para controlar a demanda agregada. Sobre a Política Econômica de curto prazo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Emissão de moeda: somente o Banco Central do Brasil tem autorização de emitir papel-moeda. No entanto, há normas e limites para a emissão do papel-moeda, que segue estritas políticas para não ter falta ou excesso de dinheiro em circulação na economia.
(    ) A quantidade adequada de moeda em circulação num determinado país é dada pela quantidade de emprego gerado.
(    ) Depósitos compulsórios: representam uma parcela dos depósitos à vista que os bancos comerciais devem colocar à disposição do Banco Central.
(    ) Uma das mais eficientes ferramentas no curto prazo para o controle da inflação é a taxa básica de juros da economia SELIC. Quando há risco de inflação alta, o governo pode baixar a taxa SELIC.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	10.
	A partir da análise microeconômica, é possível perceber diferentes tipos de relações entre empresas e consumidores, ou seja, entre as entidades responsáveis pela oferta e aquelas que demandam bens e serviços. Dependendo da forma pela qual os mercados organizam-se, o poder de barganha dos consumidores será relativamente elevado ou reduzido, enquanto que o poder dos ofertantes será relativamente restrito ou amplo. Com relação às estruturas de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No caso dos oligopólios, a oferta de bens e serviços (produção) é distribuída por um número elevado de empresas de todo um território, como é o caso das montadoras de automóveis.
	 b)
	Os chamados monopólios naturais são aqueles cujas características do serviço oferecido impedem o surgimento de concorrentes. Um exemplo para esse caso é o serviço de transporte via metrô.
	 c)
	O mercado, num ambiente de concorrência perfeita, é caracterizado pela grande quantidade de pequenas empresas ofertantes, mas uma pequena quantidade de indivíduos que demanda mercadorias/serviços.
	 d)
	Em um mercado formado por monopólios, a concorrência é ampla e formada por muitos consumidores, pois uma única empresa fornece determinado bem ou serviço.
	11.
	(ENADE, 2012) Na década de 1980, o Brasil buscou combater o processo crônico de inflação ao adotar um conjunto de planos econômicos. O primeiro desses planos foi o Cruzado, sob o governo de José Sarney, que tinha algumas características básicas. Sobre essas características, analise as sentenças a seguir:
I- O congelamento de preços e da taxa de câmbio e a criação do gatilho salarial. 
II- A criação do gatilho salarial e das OTNs, com a retirada da tablita para os contratos prefixados. 
III- A redução imediata dos gastos do governo federal e o aumento da tributação direta via imposto de renda. 
IV- O estabelecimento de metas claras para as políticas monetária e fiscal, sem correspondente política de reajustes salariais. 
V- O congelamento dos preços da economia, com o consequente reequilíbrio do poder de compra de todos os segmentos sociais e empresariais.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	IV e V, apenas.
	 b)
	II, apenas.
	 c)
	III, apenas.
	 d)
	I, apenas.
	12.
	(ENADE, 2015) Ao refletir sobre a origem e a dinâmica da ascensão chinesa, Giovanni Arrigui levantou questões e promoveu algumas reflexões sobre a temática. Nas palavras do autor:
"Mas como a China se tornou tão importante? A que a combinação de ações e de circunstâncias podemos atribuir essa transformação econômica extraordinária, provavelmente a mais [...] notável da história, segundo Stiglitz? [...] Na busca de respostas a estas perguntas começaremos descartando o mito de que é possível atribuir a ascensão chinesa a sua suposta adesão ao credo neoliberal". 
Para descartar a alternativa de adesão ao credo neoliberal pela China, Giovanni Arrigui defende que os resultados chineses são devidos:
I- À desregulamentação plena, de moda que a produção é equilibrada pela lei da oferta e demanda, e a liberdade de atuação no mercado interno sem concorrência.
II- Às privatizações de empresas estatais chinesas e aos investimentos realizados em educação e em projetos de infraestrutura.
III- À ruptura com a dependência do capital chinês ultramarino, de Hong Kong especialmente, e à abertura, sem restrições, aos capitais japoneses, norte-americanos e europeus. 
IV- Ao gradualismo das reformas, que contrariam as terapias de choque defendidas pelo Consenso de Washington, e à desregulamentação seletiva, sem redução do controle do Estado sobre a economia.
V- À reserva de mão de obra barata e baixa qualificação, que tencionou os níveis de desemprego, e à aliança entre governos, com ênfase na suspensão de direitos trabalhistas. 
Está correto o que se afirma em:
FONTE: ARRIGHI, G. Adam Smith em Pequim: origens e fundamentos do século XXI. São Paulo. Boitempo. 2008.
	 a)
	II, apenas.
	 b)
	I, apenas.
	 c)
	III e V, apenas.
	 d)
	IV, apenas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais