Buscar

Acadêmic3 Tecnica de Pintura 2 av

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	Roberto Carlos Figueiredo (1670005)
	Disciplina:
	Técnicas de Pintura (ART09)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:456405) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	14138357
Parte superior do formulário
	1.
	A imagem faz parte do no sso conhecimento de mundo e nos relaciona diretamente com ele. A imagem não precisa de explicação, ela fala por si só. Contudo, não basta observar a imagem para compreender seu significado. Devemos ter certa bagagem de conhecimento para isso. Quando observamos uma obra, precisamos de certas qualidades. Associe os itens, utilizando os códigos a seguir:
I- Não ter preconceito.
II- Indiferença perante a obra.
III- Conhecimento sobre o tema da obra.
IV- Valorização do trabalho do artista.
(   i ) A observação de uma obra de arte deve ser feita sem nenhum tipo de conceito estereotipado.
( iii   ) Informação sobre o histórico social do período em que a obra está inserida.
(  ii  ) Pouco interesse pelo objeto artístico.
(   ii ) Indiferença quanto ao processo de criação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) II - IV - III - I.
	
	b) I - III - II - IV.
	
	c) III - I - IV - II.
	
	d) IV - II - I - III.
	 
	 
	2.
	A técnica do guache é muito antiga, vem do século XVI e era utilizada nas iluminuras. O guache é um tipo de pintura parecida com a aquarela, porém mais densa e opaca, devido à adição de pigmento branco à mistura, além de goma-arábica como a base. Com relação às características do guache, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O guache usa como base o óleo, o aglutinante e o pigmento.
(    ) O guache usa como base a água, a goma-arábica e o pigmento.
(    ) Na tinta guache é usado o branco opaco.
(    ) Na Idade Média, o guache era usado para realizar pintura nas paredes dos nobres.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) V - F - V - F.
	
	d) F - F - V - F.
	 
	 
	3.
	A tinta de aquarela é basicamente formada por goma arábica (que funciona como aglutinante, fixando a cor sobre o papel), pigmentos, glicerina, agente umectante (mel ou xarope de milho) e outros aditivos. A composição se modifica de acordo com o fabricante.
As aquarelas podem ser vendidas em diversas apresentações diferentes, sendo que as mais usadas por artistas são as aquarelas em bisnaga ou em pastilhas. Isso não interfere na qualidade da tinta, apenas na forma como ela é usada. Os estojos de aquarela em pastilha são convenientes para transporte e as em bisnagas são melhores para pinturas grandes. Considerando o texto, analise as sentenças a seguir:
I- A têmpera é uma tinta, diferente da têmpera-guache.
II- A tinta têmpera é muito antiga, pois era produzida de outras formas por homens pré-históricos na Antiguidade e Idade Média.
III- A pintura com essa tinta foi muito usada por artistas em suportes de metal.
IV- Na composição da têmpera, é prioridade acrescentar verniz fosco para que seja conservada a pintura por muito mais tempo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: EFEI, K. Tudo sobre tintas de aquarela. Disponível em: http://www.krisefe.com/tudo-sobre-tintas-de-aquarela/. Acesso em: 14 jun. 2018.
	
	a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
	 
	 
	4.
	Para a realização da pintura aquarela, faz-se necessário pincéis, papel mais grosso como um canson, pano ou papel toalha para limpeza, e o essencial a tinta. Considerando que a tinta precisará se espalhar pela folha, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o solvente que possibilita sua pintura no papel:
	
	a) Verniz.
	
	b) Terebintina.
	
	c) Óleo de linhaça.
	
	d) Água.
	 
	 
	5.
	TEXTO 1
A pintura pode ser definida com a arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a mancha da cor. Ao pintar, vamos colocando sobre o papel, a tela ou a parede cores que representam seres e objetos, ou que criam formas. 
TEXTO 2
A pintura trabalhada com as crianças tem objetivos que vão além do simples prazer em manipular mãos e pincéis. Através do contato com diversos materiais disponíveis para a manipulação com as tintas, cola, álcool, entre outros, as crianças podem expressar sentimentos diversos na superfície trabalhada, além de desenvolver, assim como o desenho, sua habilidade motora que, futuramente, na sua alfabetização, será fundamental no desenvolver das letras. Pintar é, antes de tudo, uma arte que deve ser usada também na Educação Infantil como fator de desenvolvimento motor, afetivo e social da criança. Interpretar obras, recriar imagens, pintar por observação são atividades que mostram possibilidades de transformações, de reconstrução, de reutilização e de construção de novos elementos, formas, texturas etc.
Considerando os dois textos que falam da pintura, analise as sentenças a seguir: 
I- A pintura apresenta papel fundamental no desenvolvimento motor da criança.
II- Relacionado ao texto I, o desenho tem sua importância, bem como a pintura que proporciona, por meio das cores, representações diversas.
III- O texto II traz a relação da pintura com a criança, auxiliando no desenvolvimento da escrita, das emoções, da razão e da música.
IV- O texto I condiz à pintura geral, enquanto o texto II traz a relação da pintura com a criança.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo arte: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Ática, 1999.
SILVA, E. A. da; Oliveira, F. R.; Scarabelli, L.; Costa, M. L. de O.; Oliveira, S. B. Fazendo arte para aprender: a importância das artes visuais no ato educativo. Pedagogia em ação, v. 2, n. 2, p. 1-117, nov. 2010.
	
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
	 
	 
	6.
	A sociedade contemporânea é basicamente visual. Compreendemos o mundo através da imagem e o quanto a imagem pode ser útil para o aprendizado da pintura nas aulas de artes. Assim, alguns discernimentos devem ser apontados e poderão ser grandes auxiliadores nessa análise. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Virtuosismo na pintura.
II- Inovação nos materiais.
III- Pesquisa de técnicas.
IV- A visão artística.
(    ) Analisar a pintura com critérios baseados no conhecimento artístico, histórico, antropológico e social da obra.   
(    ) A qualidade na pintura depende também das pesquisas que o artista faz com novas técnicas e objetos singulares.
(    ) Podemos reconhecer claramente o conhecimento nas técnicas que um pintor usa em sua obra, observando os detalhes.
(    ) Determinados efeitos que observamos em uma obra são reflexo do conhecimento profundo que o artista possui.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) IV - II - I
- III.
	
	b) II - I - III - IV.
	
	c) I - III - IV - II.
	
	d) III - IV - II - I.
	 
	 
	7.
	Os alunos adoram trabalhar com tintas, pois os efeitos são inúmeros. Para esta prática é utilizada uma tinta com secagem rápida e de fácil acesso. Que tinta é essa?
	
	a) Guache.
	
	b) Aquarela.
	
	c) Têmpera.
	
	d) Óleo.
	 
	 
	8.
	A Educação Infantil possui o ambiente certo para o desenvolvimento da expressão, pois possui um espaço em que a criatividade e as imaginações ganham forma, fazendo com que as crianças, desde cedo, possam interagir entre elas, sabendo trabalhar em grupo. A interação com o mundo dos objetos fará com que a criança utilize a Arte como forma de manifestação espontânea. A pintura na educação infantil possibilitará com que a criança ao tocar no pincel e fazer movimentos no papel, possa, por exemplo, começar a conhecer e aprimorar a sua coordenação motora, conhecer novas cores, desenvolver novas formas através da sua imaginação, podendo explorar esta forma de arte, não apenas com o pincel, mas com as mãos também, tornando toda a metodologia empregada pelo professor bem divertida. O professor poderá ensinar dependendo da idade das crianças, por exemplo, que combinando uma cor com a outra, a criança "criará" uma nova tonalidade. Todas as cores, misturadas com a tinta branca, tornará a tonalidade delas mais suaves. Dentro da aquarela de cores que o professor levar para a sala de aula, serão inúmeras as possibilidades de ensino para as crianças. Com base no texto apresentado, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/pintura-na/48122. Acesso em: 13 jun. 2018.
	
	a) O trabalho em grupo entre crianças interfere na criação artística, em que o trabalho prático não apresenta uma finalização, mas contrário a isso, descobrem e aprendem novas cores entre eles.
	
	b) Único foco do professor é mostrar as diversas cores, além de realizar unicamente a mistura com branco para mostrar a tonalidade mais clara da cor, e não sendo possível, mostrar a mistura de cores, para descobrir outras cores.
	
	c) O contato desde cedo com a pintura auxiliará a criança a explorar cores e novas formas de fazer, propiciando explorar a imaginação e auxiliando na coordenação motora.
	
	d) Quando crianças são estimuladas a realizarem pinturas com diversas cores, preenchidas em formas geométricas diversas, para promover agilmente a coordenação motora fina.
	 
	 
	9.
	No contexto escolar é muito comum os alunos usarem o guache para realizarem suas produções artísticas, além de outros materiais para explorarem sua criatividade, estética e autonomia para seu desenvolvimento pessoal. Referente ao guache, analise as sentenças a seguir:
I- A tinta permite cobrir grandes áreas de forma uniforme.
II- A sua fórmula contém aglutinante, pigmento e também o branco, que deixa a tinta opaca.
III- Ao diluir a tinta em água, é possível conseguir que ela fique mais consistente e com mais brilho.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença I está correta.
	
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) Somente a sentença III está correta.
	 
	 
	10.
	Giotto, pintor da Escola Florentina, um dos precursores do Renascimento, produzia seus afrescos com a técnica da argamassa úmida com a técnica da têmpera, em que o pigmento fica integrado na estrutura da superfície da parede. Sobre a historiologia e as principais características da têmpera, analise as sentenças a seguir:
I- A têmpera é uma das tintas mais antigas inventadas pela humanidade.
II- A têmpera é um procedimento de pintura no qual os pigmentos são misturados: um aglutinante à base de gemas de ovos.
III- Existem algumas confusões com a têmpera e outra tinta, o guache, sendo a têmpera de melhor qualidade.
IV- A tinta têmpera é largamente utilizada, até hoje em dia, por vários pintores que usam a base com óleo de linhaça.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	d) Somente a sentença IV está correta.
	 
	 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Gravar respostas
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais