Buscar

Análise da BNCC da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas propõe que os estudantes desenvolvam a capacidade de estabelecer diálogos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A BNCC da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas representa as disciplinas de filosofia, sociologia, história e geografia, tem como objetivo induzir o aluno a refletir sobre a sua própria existência, o valor dos direitos humanos, além da autonomia e a responsabilidade coletiva sobre o mundo a ser herdado pelas próximas gerações. Propõe que os estudantes desenvolvam a capacidade de estabelecer diálogos – entre indivíduos, grupos sociais e cidadãos de diversas nacionalidades, saberes e culturas distintas – elemento essencial para a aceitação da alteridade e a adotar uma conduta ética em sociedade. Para isso, define habilidades relativas ao domínio de conceitos e metodologias próprios dessa área. As operações de identificação, seleção, organização, comparação, análise, interpretação e compreensão de um dado objeto de conhecimento são procedimentos responsáveis pela construção e desconstrução dos significados do que foi selecionado, organizado e conceituado por um determinado sujeito ou grupo social, inserido em um tempo, um lugar e uma circunstância específicos.	
A área de Ciências Humana e Sociais Aplicadas é composta por 6 competências e 31 habilidades, essas competencias e habilidades ao contrário do ensino fundamental não segue a lógica da seriação, mas são distribuidas ao longo dos três anos(curso do ensino médio), podendo assim ser trabalhadas em modo de espiralado, onde um determinado conteúdo é trabalhado e retrabalhado em momentos diferentes e oportunos de uma forma mais aprofundada. Analisando o documento pude perceber que ele trás em todo o seu contexto uma preocupação quanto aos projetos de vida dos alunos, buscando valorização do saber de cada um e também com a formação consciente do aluno para o mercado de trabalho, bem como com as questões ambientais, sempre demonstrando a preocupação com o mundo a ser deixado para as próximas gerações.
Dessa fora irei dar destaque de maneira sucinta a quatro competências. A competencia 1:
1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científi cos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
	Essa é a competencia de ordem epistemológica, filósofica e geral dessa área, problematiza a própria natureza do pensamento e os paradigmas, problematiza também as dicotomias ocidentais. Podemos assim utilizar os conhecimentos históricos para compreender a interação sociedade/natureza/tempo e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 
A competência 3: 
3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global. 		
 
	Essa competência trabalha as relaçoes de sociedade e natureza de povos e culturas, numa perspectiva sócio ambiental e de sustentabilidade, desenvolvendo o protagonismo do aluno com vista para a ética sócio ambiental, o consumo responsável e a sustentabilidade, coloca tudo isso de uma bastante crítica, autoral e que valorize o saber do aluno, para que ele tenha consciência que o cuidado com o meio ambiente depende as gerações. 
 
A competencia 5: 
5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
Essa competência considero também muito importante e que desenvolve diversos fatores como a concepção e visão de mundo, com combate a injustiças, com compromisso e respeito com a democracia e diereitos humanos; desenvolve também na proposição de ações éticas e de combate a violência, a compreensão crítica, ética e política das transformaçoes tecnológicas na atualidade. É nessa competencia que devemos trabalhar temas como a diversidade étnico-racial, cultura e questões religiosas entre outros. 
A competencia 6:
Participar, pessoal e coletivamente, do debate público de forma consciente e qualificada, respeitando diferentes posições, com vistas a possibilitar escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Finalizando com essa competência que destaca que construção da cidadania é um exercício contínuo, dinâmico e que demanda a participação de todos para assegurar seus direitos e fazer cumprir deveres pactuados por princípios constitucionais e de respeito aos Direitos Humanos
Contudo, no Ensino Médio, fica visível que a BNCC da área de ciências humanas e sociais aplicadas, propõe que os estudantes desenvolvam a capacidade de estabelecer diálogos, demonstrando claramente a importância disso. Para isso, define habilidades relativas ao domínio de conceitos e metodologias próprios da área. Em História, o tempo assume significados e importância variada. Sendo de suma importância compreender que não existe uma única noção de tempo e que ele não é nem homogêneo, nem linear, ou seja, ele se mostra em diferentes significados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais