Buscar

Planejamento Estratégico em Saúde Pública

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Planejamento Estratégico em Saúde Pública 
Questão 1/10 - Planejamento Estratégico em Saúde Pública
O planejamento deve ter a clareza das necessidades que temos. Com relação ao planejamento, analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
1 - Planejar é conhecer a necessidade e, a partir dela, desenhar, acompanhar e monitorar a execução das ações.
2 – Para planejar é necessário definir com antecedência o que será realizado para mudar as condições insatisfatórias no momento e/ou para evitar que condições inadequadas aconteçam no futuro.
3 - Um planejamento atende a três necessidades: de interferência, enfrentamento e coordenação.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas os itens 1 e 2 estão corretos.
	
	B
	Apenas os itens 2 e 3 estão corretos.
	
	C
	Apenas os itens 1 e 3 estão corretos.
	
	D
	Os itens 1, 2 e 3 estão corretos.
Ref. Material aula 1 (Planejamento estratégico em saúde)
Questão 2/10 - Planejamento Estratégico em Saúde Pública
A Carta de Direitos dos usuários do SUS foi prevista no pacto em defesa do SUS, no ano de 2006 e foi divulgada em todas as Conferências de Saúde, daquele ano, no País todo. Com relação aos princípios dessa carta, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Os cidadãos têm direito ao tratamento adequado e efetivo para seu problema desde que o respectivo serviço esteja disponível.
	
	B
	Os cidadãos têm direito a um atendimento respeitoso, mas este deve se encaixar no padrão e não há obrigatoriedade da equipe em conhecer e respeitar as especificidades de valores de cada um dos cidadãos.
	
	C
	Os cidadãos não tem responsabilidades que lhes possam ser diretamente atribuídas para que seu tratamento aconteça adequadamente.
	
	D
	Os cidadãos tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde, bem como a um atendimento humanizado, acolhedor e livre de discriminação.
Você acertou!
Ref Aula 5 (Planejamento estratégico em saúde)
Questão 3/10 - Planejamento Estratégico em Saúde Pública
Na avaliação dos serviços de saúde há alguns instrumentos. Com relação a esses instrumentos associe as colunas a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
1 - Credenciamento
2 – Habilitação
3 - Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS)
4 – Acreditação
(   ) é o ato do Gestor Federal que ratifica o credenciamento do SUS, devidamente encaminhado ao Ministério da Saúde pelo respectivo Gestor Estadual.
(   ) Avalia os estabelecimentos na seguintes dimensões: estrutura, processos de trabalho, resultados relacionados ao risco, satisfação dos usuários em relação ao atendimento recebido.
(   ) é um sistema com o intuito de avaliar e certificar a qualidade dos serviços de saúde. Ela é voluntária e não fiscalizatória, com o caráter educativo, voltado para garantir a qualidade da assistência em saúde da população.
(   ) consiste em conferir credenciais, poderes ou créditos, qualificar alguém, alguma estrutura ou serviço. São os contratos e convênios de serviços necessários para a garantia da assistência integral à saúde.
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 3  – 2 – 4
	
	B
	3 – 4 – 1 – 2
	
	C
	2 –3 – 4 – 1
Você acertou!
Ref Aula 5 (Planejamento estratégico em saúde)
	
	D
	1 – 2 – 4 – 3
Questão 4/10 - Planejamento Estratégico em Saúde Pública
O método de estimativa rápida participativa (ERP) serve para a identificação das condições de vida da população e a maneira como ela se distribui no seu território. Com relação a ERP assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	O território se subdivide em Distritos Sanitários, os quais se subdividem em Áreas de Convivência e Áreas de Moradia.
	
	B
	No âmbito dessa definição território seria o resultado de uma acumulação de situações históricas, ambientais e sociais que promovem condições particulares para a produção de doenças.
Você acertou!
Ref Aula 4 (Planejamento estratégico em saúde)
	
	C
	É inviável a um Distrito Sanitário ser capaz de resolver todos os problemas e atender a todas as necessidades em saúde da população de seu território.
	
	D
	A Estimativa Rápida Participativa utiliza-se de registro situacional como fonte de dados, tendo em vista que não é possível obter informações relevantes por observação.
Questão 5/10 - Planejamento Estratégico em Saúde Pública
No planejamento estratégico devemos considerar três linhas ou correntes de pensamento. Com relação a essas três linhas, associe as colunas a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
 
1. Programação estratégica da Escola de Medellín
2. Mario Testa
3. Carlos Matus
 
(   ) Representa a continuidade de um pensamento no interior do campo da saúde, cujas origens remontam ao começo dos anos 60 e que, ao longo de quase vinte anos, condicionou o agir da área de planejamento da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
(   ) Nessa linha o planejamento em saúde tem uma forma focada em um aumento de governabilidade, a partir da criação de técnicas para aumentar a capacidade de direção, gerência, administração e controle do sistema social.
(   ) Mostra importantes discussões para a área da saúde, mostrando que a intervenção na realidade da população importa, quando se pretende uma transformação social.
Nota: 10.0
	
	A
	3 - 2 – 1
	
	B
	2 – 3 – 1
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	1 – 3 – 2
Você acertou!
Ref. Material aula 2 (Planejamento estratégico em saúde)
Questão 6/10 - Planejamento Estratégico em Saúde Pública
A Portaria 399/2006 dispõe sobre o Pacto pela Saúde e as suas três dimensões. Com relação aos objetivos do Pacto pela saúde analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
1 - Qualificar o acesso da população.
2 - Fortalecer os mecanismos de controle social.
3 - Planejamento regional.
4 - Redefinir instrumentos de regulação, programação e avaliação.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas os itens 1, 2 e 3 estão corretos.
	
	B
	Apenas os itens 1, 3 e 4 estão corretos.
	
	C
	Apenas os itens 2, 3 e 4 estão corretos.
	
	D
	Os itens 1, 2, 3 e 4 estão corretos.
Você acertou!
Ref aula 6 (Planejamento estratégico em saúde)
Questão Revisada
Questão 7/10 - Planejamento Estratégico em Saúde Pública
A Portaria GM/MS n. 204, de 29 de janeiro de 2007, traz as ações de financiamento e, com isso, a divisão em blocos de financiamento para custeio. Com relação a esses blocos assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	O bloco da atenção básica é constituído por 3 componentes: Componente Piso da Atenção Básica (PAB Fixo); Componente Piso da Atenção Básica (PAB Variável); Componente Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC).
	
	B
	O bloco de vigilância em saúde compreende Componente da Vigilância e Promoção da Saúde e Componente da Vigilância Sanitária.
Ref aula 6 (Planejamento estratégico em saúde)
	
	C
	O bloco da assistência farmacêutica é composto por 3 componentes: Componente Básico da Assistência Farmacêutica; Componente Especializado da Assistência Médica; Componente Especializado multidisciplinar.
	
	D
	O bloco de gestão do SUS é composto por 2 componentes: Componente para qualificação de ações e serviços de saúde e Componente específico governamental.
Questão 8/10 - Planejamento Estratégico em Saúde Pública
A avaliação de risco realizada por profissional capacitado permite um direcionamento dos pacientes com maior risco, otimizando as ações e as filas de espera. A proposta é dividir em eixos, de acordo com a urgência. Com relação ao EIXO VERMELHO associe as colunas a seguir e assinale a alternativa correta.
1 – Área vermelha
2 – Área amarela
3 – Área verde
(   ) salas de observação, que devem ser divididas em masculino, feminino e idade (adultos e crianças).
(   ) retaguarda para pacientes estabilizados, mas que requerem atenção especial ainda.
(   ) sala de emergência, atendimento para usuários com risco iminente de vida.
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 3  – 2
	
	B
	3 – 2 – 1
Você acertou!
Ref Aula 5 (Planejamento estratégico em saúde)
	
	C
	2 –3 – 1
	
	D
	1 – 2 – 3
Questão 9/10 - Planejamento Estratégico em Saúde Pública
Com relação às ações da vigilância em saúde, analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
1 -
Detecção oportuna e adoção de medidas adequadas para a resposta às emergências de saúde pública.
2 - Vigilância das doenças crônicas não transmissíveis, dos acidentes e violências.
3 - Vigilância sanitária dos riscos da produção e de produtos, serviços e tecnologias de interesse a saúde.
 4 - A vigilância de populações expostas a riscos ambientais.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas os itens 1 e 3 estão corretos.
	
	B
	Apenas os itens 1 e 4 estão corretos.
	
	C
	Apenas os itens 2 e 4 estão corretos.
	
	D
	Os itens 1, 2, 3 e 4 estão corretos.
Você acertou!
Ref aula 3 (planejamento estratégico em Saúde)
Questão 10/10 - Planejamento Estratégico em Saúde Pública
Em 9 de julho de 2013, foi publicada a Portaria GM/MS 1.378, que trata da Vigilância em saúde. Com relação à Vigilância em Saúde, analise as afirmações a seguir, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa correta.
(   ) A vigilância em saúde é responsável pela execução legal de processos oriundos de eventos relacionados à saúde, a coleta sistemática de informações e análise dos dados sobre esses eventos é de responsabilidade da Epidemiologia.
(   ) de acordo com esta Portaria, temos para a Vigilância em Saúde, um Planejamento e implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde.
(   ) Entre as ações da Vigilância em Saúde, está a vigilância da situação de saúde da população, que prevê análises que subsidiem o planejamento, as estratégias, o monitoramento e a avaliação das ações em saúde.
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V
	
	B
	F – V – V
Você acertou!
Ref. Aula 3 (Planejamento estratégico em saúde).
	
	C
	V – V – F
	
	D
	F – V – F

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais