OBJETIVA O Processo Decisório
4 pág.

OBJETIVA O Processo Decisório


DisciplinaProcessos Decisórios846 materiais2.037 seguidores
Pré-visualização2 páginas
OBJETIVA \u2013 O Processo Decisórios\u2013 LIVRO O processo decisório nas organizações: pag. 21 até 349
Às árvores de decisão podem ser simples ou complexas e representativas de processos decisórios programados ou não programados.
RESP: Chama-se árvore de decisão o diagrama que representa a relação entre o objetivo pretendido (ou o problema a ser resolvido), o sistema de alternativas possíveis e as consequências das alternativas \u2013 pag. 159.
Além da navegação de cabotagem, existe a navegação de longo curso. Assinale a alternativa que apresenta a característica da navegação de longo curso.
RESP: É o transporte marítimo que ocorre entre dois países, interligando portos internacionais.
A questão da consistência dos julgamentos também conhecida como coerência ou transitividade, materializa-se quando o julgador toma a decisão. 
Dois tipos de inconsistência nos julgamentos de valor podem ser observados. Analise as alternativas abaixo e, após, assinale a que apresentam estes dois tipos de inconsistência.
RESP: Inconsistência ordinal e inconsistência cardial \u2013 pag. 215 - 216
As metodologias multicritério surgiram a partir das técnicas de pesquisa operacional que, por sua vez, desenvolveram-se durante a Segunda Guerra Mundial, tendo como importante centro de estudos a United States Air Force, que organizou um grupo de pesquisadores sob o nome de Scientific Computation of Optimum Program (SCOP) para tentar solucionar o problema de alocação de recursos limitados de modo a otimizar objetivos (LOESCH; HEIN, 1999). Com base na informação apresentada, é possível afirmar que:
RESP: Essas técnicas surgiram da necessidade bélica de se maximizar ou minimizar a utilização de recursos materiais, financeiros e humanos. \u2013 pag. 197
As decisões empresariais que envolvem grandes quantias monetárias, empregos, salários, interesses de investidores, fornecedores, administração de materiais e logística devem ser "vacinadas" contra suas próprias imperfeições, ou seja, o decisor deve estar consciente desses fatos. Por que o decisor necessita estar consciente sobre os fatos? 
RESP: Para que se aproxime da melhor escolha ou para que minimize os impactos sociais e economia. \u2013 p.214
De acordo com Roy e Bouyssou (1993), os critérios são as ferramentas que permitem a comparação das ações em relação a pontos de vista particulares. Estes mesmos autores destacam que, para uma correta definição dos critérios, é preciso que eles apresentem algumas características.
 (   ) Os critérios precisam descrever completamente o problema, sendo, portanto, abrangentes.
(   ) Os critérios devem ser coerentes (se uma alternativa é melhor individualmente, em todos os aspectos, no geral ela também deve ser melhor).
(   ) Os critérios devem ser redundantes; para tanto, é necessário ter critérios fúteis ou repetitivos.
RESP: V \u2013 V \u2013 F \u2013 pag. 200
Existem duas fases do processo de apoio à decisão. A primeira fase corresponde à estruturação, e a segunda fase corresponde à avaliação.
A avaliação, segundo Gomes e Mello (2000), objetiva a aplicação de métodos de análise multicritério para apoiar a modelagem das preferências e sua agregação. Para os referidos autores, a avaliação pode ser classificada de duas formas: avaliação parcial das alternativas segundo cada critério e a avaliação global.
Referente à avaliação global, analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
RESP: É a fase de agregação das avaliações parciais. Dependendo da metodologia escolhida, essa etapa poderá ocorrer por meio de diferentes métodos, como média ponderada, média aritmética ou escolha do critério mais importante \u2013 pag. 220 e 221.
Em seus estudos foi abordado o conceito das decisões em organizações ortodoxas com a contribuição da burocracia.
Referente às vantagens da burocracia, analise as opções abaixo e, em seguida assinale a alternativa correta:
I - A precisão na delimitação do alcance decisório do cargo.
II - A velocidade nas decisões.
III \u2013 O aumento de atrito entre decisores.
IV - As decisões com consequências perfeitamente previsíveis e confiáveis.
RESP: Apenas as Alternativas I, II e IV estão corretas. Cap. 2
Existem quatro etapas do processo decisório racional, a primeira etapa é definir o problema/objetivo.
RESP: Objetivo\u201d é uma situação a ser vivenciada no futuro que requer, necessariamente, um prazo para ser a.......
Gomes e Mello (2000) destacam que alternativas pdm ser diferentes cursos de ação, hipóteses sobre a natureza de uma característica, conjuntos de características etc.
RESP: são todas as ações globais que podem ser executadas e capazes de serem avaliadas isoladamente \u2013 pag. 198
Legitimidade é uma grande fonte de confusão entre uma decisão tomada com base na autoridade e uma decisão tomada com base no poder.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito de Legitimidade:
RESP: É um estado social que confere aceitação de relações, situações e, inclusive, dominação, em um sistema ou subsistema de valores. Tudo que é legítimo é, por definição, socialmente aceito \u2013 pag. 114
Necessidade se desejos não são a mesma coisa, A necessidade está para a satisfação como o desejo está para o prazer. 
RESP: A necessidade é um estado desconfortável do ser, que impulsiona o sujeito para a sua supressão ou suspensão, em busca da satisfação. A necessidade de alimento, por exemplo, pode ser saciada pela satisfação proporcionada pela ....... \u2013 pag. 112
O Antropólogo Claude Lévi-Strauss (1908-2009), em sua obra \u201cAntropologia Estrutural\u201d (1989), o autor explica que uma estrutura é constituída de elementos essenciais e invariáveis, dada uma determinada categoria estrutural.
RESP: É um construto elaborado com base em um projeto que contém elementos essenciais e invariáveis, os quais obedecem a uma determinada relação sistêmica \u2013 pag. 62
O conceito mais recente de empowerment é ligeiramente diferente no que concerne à valorização do cargo. Esse processo de transferência de capacidade decisória implica, em geral, a retirada de atribuições dos cargos superiores, com consequentes novas atribuições aos cargos inferiores, em uma medida estrutural e prática mais efetiva, embora a raiz termino lógica (power, que significa \u201cpoder \u201d) seja imprópria para designar o processo. 
( ) Poder é a capacidade de fazer com que outro realize aquilo que o agente poderoso quer que seja feito. 
( ) Poder é uma capacidade de decidir e de comandar, porém obedecendo a normas, regras e procedimento. 
( ) Autoridade é a capacidade de fazer com que outro realize aquilo que o agente poderoso quer que seja feito. 
( ) Autoridade é uma capacidade de decidir e de comandar, porém obedecendo a normas, regras e procedimento.
RESP: V \u2013 F \u2013 F - V
Observações e pesquisas realizadas por Baldridge (1971) demonstram que um sistema político convive com o processo decisório ortodoxo. 
RESP: O poder \u2013 em suas formas totalitárias ou fragmentada \u2013 não substitui as regras formais da organização administrativa; ele as controla. pag. 106
O que é o dilema do professor e como ele se materializa em nossa vida?
RESP: É a dificuldade em manter padrões de julgamentos ao longo do processo. Isso se dá, em outras coisas, em razão da dificuldade de mantermos na memoria o que julgamos anteriormente. \u2013 pag. 320
O que é o dilema da marca e como ele se materializa em nossa vida?
RESP: Esperamos que o aluno perceba que ele já está influenciado por uma série de conceitos prévios acerca das coisas, os quais nos fazem enviesar nossas escolhas, favorecendo as alternativas que preconcebemos como boas. \u2013 pag. 320
O decisor empresarial não controla, por exemplo, o comportamento de consumidores, as estratégicas dos concorrentes e a economia.
RESP: O decisor empresarial tem o controle sobre processos de produção, comportamento dos funcionários etc. \u2013 pag. 271
O processo decisório racional exige que, primeiramente, o decisor estabeleça um objetivo a ser alcançado ou defina um problema