Buscar

OBJETIVA O Processo Decisório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OBJETIVA – O Processo Decisórios– LIVRO O processo decisório nas organizações: pag. 21 até 349
Às árvores de decisão podem ser simples ou complexas e representativas de processos decisórios programados ou não programados.
RESP: Chama-se árvore de decisão o diagrama que representa a relação entre o objetivo pretendido (ou o problema a ser resolvido), o sistema de alternativas possíveis e as consequências das alternativas – pag. 159.
Além da navegação de cabotagem, existe a navegação de longo curso. Assinale a alternativa que apresenta a característica da navegação de longo curso.
RESP: É o transporte marítimo que ocorre entre dois países, interligando portos internacionais.
A questão da consistência dos julgamentos também conhecida como coerência ou transitividade, materializa-se quando o julgador toma a decisão. 
Dois tipos de inconsistência nos julgamentos de valor podem ser observados. Analise as alternativas abaixo e, após, assinale a que apresentam estes dois tipos de inconsistência.
RESP: Inconsistência ordinal e inconsistência cardial – pag. 215 - 216
As metodologias multicritério surgiram a partir das técnicas de pesquisa operacional que, por sua vez, desenvolveram-se durante a Segunda Guerra Mundial, tendo como importante centro de estudos a United States Air Force, que organizou um grupo de pesquisadores sob o nome de Scientific Computation of Optimum Program (SCOP) para tentar solucionar o problema de alocação de recursos limitados de modo a otimizar objetivos (LOESCH; HEIN, 1999). Com base na informação apresentada, é possível afirmar que:
RESP: Essas técnicas surgiram da necessidade bélica de se maximizar ou minimizar a utilização de recursos materiais, financeiros e humanos. – pag. 197
As decisões empresariais que envolvem grandes quantias monetárias, empregos, salários, interesses de investidores, fornecedores, administração de materiais e logística devem ser "vacinadas" contra suas próprias imperfeições, ou seja, o decisor deve estar consciente desses fatos. Por que o decisor necessita estar consciente sobre os fatos? 
RESP: Para que se aproxime da melhor escolha ou para que minimize os impactos sociais e economia. – p.214
De acordo com Roy e Bouyssou (1993), os critérios são as ferramentas que permitem a comparação das ações em relação a pontos de vista particulares. Estes mesmos autores destacam que, para uma correta definição dos critérios, é preciso que eles apresentem algumas características.
 (   ) Os critérios precisam descrever completamente o problema, sendo, portanto, abrangentes.
(   ) Os critérios devem ser coerentes (se uma alternativa é melhor individualmente, em todos os aspectos, no geral ela também deve ser melhor).
(   ) Os critérios devem ser redundantes; para tanto, é necessário ter critérios fúteis ou repetitivos.
RESP: V – V – F – pag. 200
Existem duas fases do processo de apoio à decisão. A primeira fase corresponde à estruturação, e a segunda fase corresponde à avaliação.
A avaliação, segundo Gomes e Mello (2000), objetiva a aplicação de métodos de análise multicritério para apoiar a modelagem das preferências e sua agregação. Para os referidos autores, a avaliação pode ser classificada de duas formas: avaliação parcial das alternativas segundo cada critério e a avaliação global.
Referente à avaliação global, analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
RESP: É a fase de agregação das avaliações parciais. Dependendo da metodologia escolhida, essa etapa poderá ocorrer por meio de diferentes métodos, como média ponderada, média aritmética ou escolha do critério mais importante – pag. 220 e 221.
Em seus estudos foi abordado o conceito das decisões em organizações ortodoxas com a contribuição da burocracia.
Referente às vantagens da burocracia, analise as opções abaixo e, em seguida assinale a alternativa correta:
I - A precisão na delimitação do alcance decisório do cargo.
II - A velocidade nas decisões.
III – O aumento de atrito entre decisores.
IV - As decisões com consequências perfeitamente previsíveis e confiáveis.
RESP: Apenas as Alternativas I, II e IV estão corretas. Cap. 2
Existem quatro etapas do processo decisório racional, a primeira etapa é definir o problema/objetivo.
RESP: Objetivo” é uma situação a ser vivenciada no futuro que requer, necessariamente, um prazo para ser a.......
Gomes e Mello (2000) destacam que alternativas pdm ser diferentes cursos de ação, hipóteses sobre a natureza de uma característica, conjuntos de características etc.
RESP: são todas as ações globais que podem ser executadas e capazes de serem avaliadas isoladamente – pag. 198
Legitimidade é uma grande fonte de confusão entre uma decisão tomada com base na autoridade e uma decisão tomada com base no poder.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito de Legitimidade:
RESP: É um estado social que confere aceitação de relações, situações e, inclusive, dominação, em um sistema ou subsistema de valores. Tudo que é legítimo é, por definição, socialmente aceito – pag. 114
Necessidade se desejos não são a mesma coisa, A necessidade está para a satisfação como o desejo está para o prazer. 
RESP: A necessidade é um estado desconfortável do ser, que impulsiona o sujeito para a sua supressão ou suspensão, em busca da satisfação. A necessidade de alimento, por exemplo, pode ser saciada pela satisfação proporcionada pela ....... – pag. 112
O Antropólogo Claude Lévi-Strauss (1908-2009), em sua obra “Antropologia Estrutural” (1989), o autor explica que uma estrutura é constituída de elementos essenciais e invariáveis, dada uma determinada categoria estrutural.
RESP: É um construto elaborado com base em um projeto que contém elementos essenciais e invariáveis, os quais obedecem a uma determinada relação sistêmica – pag. 62
O conceito mais recente de empowerment é ligeiramente diferente no que concerne à valorização do cargo. Esse processo de transferência de capacidade decisória implica, em geral, a retirada de atribuições dos cargos superiores, com consequentes novas atribuições aos cargos inferiores, em uma medida estrutural e prática mais efetiva, embora a raiz termino lógica (power, que significa “poder ”) seja imprópria para designar o processo. 
( ) Poder é a capacidade de fazer com que outro realize aquilo que o agente poderoso quer que seja feito. 
( ) Poder é uma capacidade de decidir e de comandar, porém obedecendo a normas, regras e procedimento. 
( ) Autoridade é a capacidade de fazer com que outro realize aquilo que o agente poderoso quer que seja feito. 
( ) Autoridade é uma capacidade de decidir e de comandar, porém obedecendo a normas, regras e procedimento.
RESP: V – F – F - V
Observações e pesquisas realizadas por Baldridge (1971) demonstram que um sistema político convive com o processo decisório ortodoxo. 
RESP: O poder – em suas formas totalitárias ou fragmentada – não substitui as regras formais da organização administrativa; ele as controla. pag. 106
O que é o dilema do professor e como ele se materializa em nossa vida?
RESP: É a dificuldade em manter padrões de julgamentos ao longo do processo. Isso se dá, em outras coisas, em razão da dificuldade de mantermos na memoria o que julgamos anteriormente. – pag. 320
O que é o dilema da marca e como ele se materializa em nossa vida?
RESP: Esperamos que o aluno perceba que ele já está influenciado por uma série de conceitos prévios acerca das coisas, os quais nos fazem enviesar nossas escolhas, favorecendo as alternativas que preconcebemos como boas. – pag. 320
O decisor empresarial não controla, por exemplo, o comportamento de consumidores, as estratégicas dos concorrentes e a economia.
RESP: O decisor empresarial tem o controle sobre processos de produção, comportamento dos funcionários etc. – pag. 271
O processo decisório racional exige que, primeiramente, o decisor estabeleça um objetivo a ser alcançado ou defina um problemaque precisa ser resolvido.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve o conceito de processo decisório racional:
RESP: É o conjunto de funções técnicas e estratégicas que constituem os passos para a tomada de decisões racionais – pag. 154
Ou
Definir o problema/objetivo; estabeleceras alternativas; avaliar/ medidas consequências de cada uma das alternativas; escolher a melhor alternativa. 
O poder e a glória são desejos infinitos do homem e fundamentos de toda ciência social. Sobre o desejo de poder, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
RESP: O desejo de poder em si, embora imprescindível à sua prática social, não é elemento suficiente para explicar integralmente as relações de poder. O desejo explica a vontade de mandar. – pag. 108
Os fatores da relação poder - dependência são muitos e de diversas ordens. 
Pessoas dependem de dinheiro, posição social, afeto, segurança, informação, entre.
RESP: A relação poder- dependência se estabelece se, e somente se, o ser dependente perceber a possibilidade de obter, por meio do ser dominante, os fatores que lhes proporcionarão saciedade, experiência e soluções. – pag. 109
Precisa-se estar conscientes de que os modelos de decisão exigem conhecimentos e capacitações técnicas e teóricas nas áreas referidas.
RESP: Não se devem construir modelos de decisão sem estar seguro de que foram utilizados os devidos recursos técnicos e teóricos das disciplinas a que se refere à própria decisão que você precisa tomar – pag. 153
Realize a leitura do fragmento do texto abaixo e responda o que se pede:
"Tem por objetivo esclarecer a decisão por meio de uma descrição em liguagem adequada. Um exemplo, pode ser um a reunião de braimstormig, que visa desenvolver pessoas par a analisar as estratégias dos concorrentes e levantar estratégias possíveis." Esse conceito se aplicada a: 
RESP: Descrição e cognição da questão – pag. 202
Roy e Bouyssou (1993) apresentam quatro problemáticas de apoio à decisão. Em outras palavras, podemos dizer que os autores identificam que os problemas de decisão podem ser classificados de acordo com seus objetivos.
De acordo com o contexto abordado, analise as afirmativas abaixo e, após, assinale a alternativa que apresenta as quatro problemáticas.
RESP: Descrição e cognição da questão; problemática de seleção; problemática de ordenação; problemática de alocação em classes – pag. 203
Uma estrutura é um construto elaborado com base em um projeto que contém elementos essenciais e invariáveis, os quais obedecem a uma determinada relação sistêmica.Uma estrutura organizacional é composta por?
RESP: Hierarquia, autoridade e divisão de trabalho – pag. 100
Um decisor empresarial também recebe fatores incontroláveis, em situações em que deve fazer uma escolha.
RESP: Feita uma escolha, poderá haver + ou - comprometimento e empenho em relação à decisão, o que, certamente, afetará o resultado. – pag. 271
Um operador funcional de atendimento direto, como um vendedor ou um recepcionista, certamente se defrontará com situações complexas.
RESP: Em lugar de previamente programar suas decisões, a organização em rede fornece meios analíticos para capacitá-los a decisões adequadas à situação. – pag. 98

Outros materiais