Buscar

Ad 1 Língua Brasileira de Sinais 2019 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em História - EAD UNIRIO/CEDERJ
AD1- 2019.2 DISCIPLINA: Língua Brasileira de Sinais
Língua Brasileira de Sinais (PED-LIC) - UNIRIO
	Nome: Vivian de Oliveira
	Matrícula: 17216090224
	Polo: Miguel Pereira
Questão 1: (4 pontos)
 No filme “Mr. Holland - Adorável Professor”, observe o momento em que a família ouvinte descobre a surdez de seu filho e o encaminhamento do profissional que realiza o diagnóstico. O referencial, no início dos anos 1960, nos EUA (como também no Brasil) era oralista, e negava a possibilidade de qualquer comunicação gestual da família com seu filho surdo. Tais orientações podem ser observadas na atitude do profissional com os pais.
Apresente as principais características da abordagem oralista na educação de surdos – também denominada Oralismo, apontando visão de sujeito, visão de linguagem, visão de educação, objetivos e processo ensino-aprendizagem. 
R: 
Abordagem oralista é um método de ensino que tem como base principal o ensino da língua oral (fala) e a leitura labial, negando a língua de sinais. O objetivo da filosofia oralista era que os surdos aprendessem a falar como se ouvisse, na visão de linguagem o sistema oralista está voltado para a língua oral, uma comunicação sempre auditiva ou seja, a fala. Na oralidade vê se o sujeito como deficiente auditivo, um ouvinte imperfeito. Na educação oralista tem o seu foco na deficiência auditiva contemplando o esforço clínico e/ou terapêutico, a relação ensino-aprendizado está voltada para a formação de um currículo atrelado ao aprendizado da fala, podendo utilizar aparelhos auditivo e ainda atividades que agucem a audição como também a fala e estimule a leitura labial. No ensino aprendizado tendo a oralidade em questão há uma rejeição clara e direta com a língua de sinais, um exemplo explícito da valorização da oralidade e negação aos gestos posso citar no filme Mr Holland quando o profissional diz a seus pais para não utilizar sinais (gestos) para comunicação do seu filho.
O início do filme a uma clareza de valorização da oralidade como única forma de estimular a comunicação do menino, e no desenrolar do filme já se nota uma combinação de oralidade e língua de sinais que mostra melhora no desenvolvimento da comunicação entre pais e filhos.
Questão 2: (4pontos)
No filme “Sou surda e não sabia” podemos ver a escola especial para surdos onde Sandrine teve seu primeiro contato com crianças surdas e fez suas primeiras amizades, porém, era uma escola de base oralista. Esta abordagem perdurou na educação de surdos por muitas décadas, resultando em fracasso escolar na maioria dos casos.
No filme “Mr. Holland”, na cena na cozinha da casa, observe o momento em se evidencia a dificuldade de comunicação entre a mãe ouvinte e o filho surdo e o descontentamento com o Oralismo.
Exponha as principais críticas que o oralismo sofreu ao longo dos anos. 
R:
	Como dito na questão 1 no filme Mr Roland há uma combinação de oralidade em língua de sinais, logo do meio para o final do filme, no início há uma valorização da oralidade mostrado na parte onde os pais vão ao médico fica claro que há uma recusa ao uso dos gestos na comunicação, isso prejudicou a comunicação inicial entre filho e pais. O oralismo teve seu momento de valorização e adeptos que motivaram a sua prática tendo até mesmo a língua de sinais banida como método de comunicação e ferramenta pedagógica, mas ao longo do tempo foi percebendo e evidenciando suas falhas, causaram resultados negativos gerando críticas ao seu desempenho, a filosofia oralista acabava por excluir o indivíduo, pois buscava na sua prioridade o ensino da fala e deixava de lado o aspecto cognitivo limitando e atrasando o desenvolvimento. As críticas ao oralismo teve como base a grande dificuldade tanto dos pais quanto dos filhos na comunicação deixando-os em claro descontentamento entre eles. Também no filme Sou surda e não sabia várias cenas nos mostram esse conflito, um deles é na hora da refeição da menina junto à mãe onde ela não entende o que a mãe disse, a mãe por sua vez não compreendia que a filha estava passando, como também na cena da sala de aula onde a professora pede que desenhem um paralelepípedo, não há uma integração da menina com a professora nem com os alunos e vice-versa, a oralidade e a falta de comunicação por gestos dificulta o desenvolvimento da menina.
Questão 3: (2pontos)
A filosofia da Comunicação Total na educação de surdos teve seu auge nos anos 1970 nos EUA, mas foi criticada e deu lugar à proposta de Educação Bilíngue. No filme “Mr. Holland” é possível ver uma escola de surdos no final dos anos 1960 nos EUA, em que a abordagem da Comunicação Total é utilizada.
Caracterize a filosofia da Comunicação Total quanto à visão de sujeito, quanto à visão de educação, quanto aos seus objetivos e quanto ao processo de ensino-aprendizagem. 
	
R:
	A como comunicação total é a prática de uma série de recursos, uma combinação de recursos e métodos que viabilizam o desenvolvimento: língua de sinais, leitura labial, utilização de aparelhos auditivos, alfabeto... Usando uma combinação de oralidade, gestos, tratamento com aparelho e tudo mais que for disponibilizado que resulta em uma maior conveniência para o deficiente auditivo, maior sucesso no seu desenvolvimento. Essa perspectiva tem na visão do sujeito como deficiente auditivo, em se tratando do aspecto educacional a filosofia de Comunicação Total valoriza o respeito às diferenças motivando a superação das barreiras de comunicação, também filosofia os objetivos que se deseja alcançar entre outros são desconstruir o bloqueio da comunicação, vencer as características negativas da oralidade e lançar mão de todos os recursos disponíveis para atingir o sucesso. Na Comunicação Total o ensino-aprendizado tem a visão positiva o uso do recurso da língua de sinais como também a combinação do uso de sinais com a oralidade (uma vez que oralidade tem o seu lado favorável) no ensino aprendizado. É usado o treinamento auditivo, treinamento da fala e treinamento da leitura labial. No filme Mr Holland a cena onde o Pai canta na escola ele utiliza a combinação dos gestos e o uso da língua falada para se comunicar, mostra a interação da comunicação e integração dos métodos tendo um excelente resultado com ótima aceitação.

Continue navegando