Buscar

Didática e Metodologia do Ensino da Música l

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Didática e Metodologia do Ensino da Música
Leia a citação a seguir:
 “É pela vivência que a criança aproxima-se da música, envolve-se com ela, passa a amá-la e permite que faça parte de sua vida. Eles [os diferentes “métodos ativos”] enfatizam a importância do movimento e do canto na aprendizagem da música, apesar de cada qual enfatizar um aspecto diferente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTERRADA, M. T. O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2ª edição. São Paulo: UNESP, 2008. p. 177
 
 
Considerando as informações dispostas na citação acima e os conteúdos da Aula 1 de Didática e Metodologia do Ensino da Música sobre as metodologias do ensino da música, assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	Os métodos ativos contribuem somente para a musicalização infantil. Portanto, não atendem aos contextos de musicalização de jovens e adultos.
	
	B
	As metodologias ativas para o ensino da música assumem uma ênfase nos aspectos técnicos da execução musical por meio do ensino da performance.
	
	C
	A padronização de estratégias de ensino possíveis de serem replicadas em diferentes contextos é uma marca das pedagogias ativas em educação musical.
	
	D
	Os métodos ativos recusam uma iniciação musical alheia à experiência direta. Nesse sentido, a prática musical deve anteceder a construção de conhecimentos teóricos.
Comentário: a premissa central do conceito de “aprendizagem ativa” é que a prática (enquanto experiência direta, efetiva e reflexiva) deve necessariamente anteceder a aquisição das informações teóricas. (Texto-base da Aula 1, p. 5).
	
	E
	As metodologias ativas recusam a integração entre criação, apreciação e execução musical, defendendo ênfases específicas para cada modalidade do fazer musical.
Questão 2/5 - Didática e Metodologia do Ensino da Música
Considere o seguinte fragmento de texto:
“Artistas, aos poucos, distanciam-se do pensamento romântico do século XIX e novas manifestações artísticas surgem. Na música, o progressivo afastamento da tonalidade – proposto por diversos compositores – traz novas possibilidades sonoras. A modernidade olha para o futuro, mas a esperança no progresso será quebrada com as guerras mundiais. O desenvolvimento gradual da psicologia afeta de modo permanente a pedagogia, que busca novos caminhos e se desenvolve em direção a uma nova maneira de educar. É nesse contexto que surgem diversas reflexões sobre a educação musical infantil”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOMFIM, C. C. Pensadores do início do século XX: breve panorama. In: JORDÃO, G. et al. (org.). A Música na Escola. São Paulo: Alucci & Associados Comunicações, 2012, p. 82.
Como exposto na citação,  o contexto de surgimento das novas metodologias do ensino da música no século XX foi marcado por uma série de eventos sociais, políticos, educacionais e artístico-musicais. Com base nessas informações e nos conteúdos da Aula 1 de Didática e Metodologia do Ensino da Música sobre o contexto social e histórico ligado ao surgimento das novas metodologias de ensino da música no século XX, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	As metodologias do ensino da música que surgiram no século XX foram impulsionadas por tendências como o movimento Escola Nova e as Pedagogias Ativas.
 
Comentário: o contexto do advento das novas metodologias do ensino da música foi marcado pela emergência do movimento Escola Nova, das pedagogias ativas e das perspectivas construtivistas na psicologia educacional. (Texto da rota 1, p. 3-4).
	
	B
	As metodologias ativas para o ensino da música surgiram no século XIX e estão alinhadas à expansão dos tradicionais conservatórios europeus, sobretudo franceses e italianos.
	
	C
	As propostas pedagógico-musicais do século XX relacionaram-se exclusivamente com as novas perspectivas artísticas, ignorando as mudanças do campo educacional.
	
	D
	Por promover o diálogo com outras áreas (como a educação e psicologia) as pedagogias em educação musical têm sido alvo de críticas da comunidade musical.
	
	E
	Embora promissoras, as propostas educativo-musicais do século XX apresentaram-se demasiadamente teóricas e dificilmente são aplicadas na prática educacional.
Questão 3/5 - Didática e Metodologia do Ensino da Música
Analise a seguinte proposta de atividade:
 “Posicione as cadeiras em círculo com os assentos voltados para fora, sendo que o número de cadeiras deverá ser inferior ao número de crianças. Marque o pulso com a clava para que as crianças caminhem ao redor das cadeiras acompanhando o ritmo. O comando 'sentar' deverá ser dado pelo triângulo a qualquer momento da brincadeira. Após o som do triângulo, a criança que ficar em pé deverá receber uma clava para marcar o pulso juntamente com o professor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MADALOZZO, T., et al (Orgs.). Fazendo música com crianças. Curitiba: Editora UFPR, 2011.  p. 23
O trecho citado acima consiste em uma atividade proposta para o contexto da musicalização infantil. Considerando essas informações e os conteúdos da Aula 3 de Didática e Metodologia do Ensino da Música, assinale a alternativa que apresenta os aspectos trabalhados na referida atividade.
Nota: 20.0
	
	A
	A atividade focaliza aspectos da aprendizagem de instrumentos musicais.
	
	B
	Trata-se de uma brincadeira, e, portanto, não tem objetivos de aprendizagem.
	
	C
	A atividade enfatiza a dimensão lúdica da musicalização por basear-se no jogo.
Você acertou!
A aprendizagem musical efetiva – especialmente na infância – não deve ser dissociada da ludicidade e dos elementos característicos do jogo. (Texto da Aula 3, p. 4).
	
	D
	A atividade tem o foco na aquisição da leitura musical.
	
	E
	Trata-se de uma proposta baseada no ensino do solfejo melódico.
Questão 4/5 - Didática e Metodologia do Ensino da Música
Leia a citação:
 “O ensinar [...] constitui-se numa atividade bastante complexa, em que é preciso dar ao conteúdo que se ensina (o que) uma forma (como, o modo de ensinar) que viabilize um processo de ensino e aprendizagem significativo. Como discute Shulman [...], esses dois aspectos das capacidades do professor requerem a mesma atenção, pois o mero conhecimento do conteúdo é tão inútil pedagogicamente quanto habilidades (para ensinar) sem conteúdo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PENNA, M. A função dos métodos e o papel do professor: em questão, “como” ensinar música”. In: MATEIRO, T.; ILARI, B. (Orgs.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: IBPEX, 2012, p.  p. 14.
Considerando a citação e os assuntos trabalhados no texto-base da Aula 1 de Didática e Metodologia de Ensino da Música sobre didática e metodologia, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Os termos “didática” e “metodologia” são sinônimos e, portanto, compartilham a mesma definição e função nos processos de ensino.
	
	B
	O estudo da “didática” não se aplica aos processos de ensino da música, por tratar-se de uma manifestação artística cujo ensino não pode ser sistematizado.
	
	C
	Os conhecimentos sobre “didática” e “metodologias de ensino” são dispensáveis à educação musical, por tratar-se de uma disciplina essencialmente prática.
	
	D
	Resumidamente, a “didática” diz respeito ao conjunto de conhecimentos e habilidades que possibilitam as práticas de ensino em diferentes níveis e contextos.
Você acertou!
O conceito de didática abrange uma diversidade aspectos teóricos e práticos do exercício da docência. Uma definição equivalente à apresentada na alternativa “D” consta no texto-base da rota de aprendizagem 1. (Texto-base da Aula 1, p. 2).
	
	E
	Os termos “método” e “metodologia” são sinônimos e, portanto, compartilham a mesma definição e função nos processos de ensino da música.
Questão 5/5 - Didática e Metodologia do Ensino da Música
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] identifica-se a importância de se trabalhar o movimento e aconsciência corporal no ensino musical e de se gerar processos criativos através da atuação do corpo. Conclui-se que o corpo não é 'instrumento' a ser treinado para determinado fim, nem 'recipiente' onde entram e são armazenadas informações, mas é local e agente do processo de conhecimento, provocando transformações nele e ao redor a partir de sua atuação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STOROLLI, W. M. O corpo em ação: a experiência incorporada na prática musical. Revista da ABEM, Londrina, v. 19, n. 25, p. 131-140, 2011. p. 131
 
A citação acima aborda a aproximação entre corpo, movimento, gestualidade e aprendizagem musical. Com base nessas informações e nos conteúdos da Aula 3 de Didática e Metodologia do Ensino da Música sobre as metodologias do ensino da música, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Apesar da reconhecida importância do engajamento corporal nas práticas musicais, as principais metodologias do ensino da música têm ignorado esse aspecto.
	
	B
	O uso do corpo na aprendizagem musical limita-se aos esforços motores para a execução instrumental/vocal, segundo sugerem os chamados “métodos instrumentais”.
	
	C
	As propostas de Dalcroze sustentam que, através dos movimentos corporais, os aprendizes vivenciam fisicamente a música, se expressam e atuam criativamente.
Você acertou!
Em Dalcroze, vislumbramos a importância do gesto/movimento, a união corpo-mente no fazer musical e as propostas interartísticas (integrando música e dança, por exemplo). (Texto-base da Aula 3, p. 9).
	
	D
	Embora a relevância do movimento/gestualidade na aprendizagem musical seja reconhecida na atualidade, esta tendência não esteve associada aos métodos ativos.
	
	E
	A consciência corporal é um elemento associado às manifestações artísticas na dança e no teatro. Sua influência no âmbito musical é pouco reconhecida.

Continue navegando