Buscar

EMBALAGENS ATIVAS E INTELIGENTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EMBALAGENS ATIVAS E INTELIGENTES
Os termos “embalagens ativas” e “embalagens inteligentes” representam conceitos interligados. Por isso, são constantemente mencionados de forma associada. 
Com a difusão das embalagens ativas, o próximo passo será as embalagens inteligentes, que são chamadas assim por informar ao consumidor o estágio de um produto e se ele está em condições de ser consumido, além de carregar todo o histórico daquele item (condições de armazenamento, composição e crescimento microbiano).
As embalagens inteligentes possuem um selo, chamado de língua ou nariz, que tem a cor alterada quando o produto estiver impróprio ao consumo. Esses sensores são capazes de indicar a temperatura, tempo de consumo, estágio do produto, entre outras informações.
Uma embalagem pode ser ao mesmo tempo ativa e inteligente, pois tem atuações distintas. Enquanto a embalagem ativa interage com o produto, controlando sua qualidade, a inteligente interage com o consumidor, por meio de sensores de qualidade, e mostra o estágio de tal produto.
Assim, a embalagem inteligente é desenvolvida baseada em nanotecnologia e monitora as condições do alimento e se comunica com o consumidor. Funciona como um sistema que mostra em tempo real as condições daquele alimento.
EMBALAGENS ATIVAS
• O que são?
	As embalagens sempre foram essenciais para a conservação dos produtos, no entanto, as tradicionais estão passando por uma fase de mudanças.
	Essas mudanças consistem no sistema de embalagem ativa, que é uma embalagem que interage com o produto com o objetivo de prolongar a sua vida útil e aumentar o seu prazo de prateleira. É devido a essa interação com o produto que ela recebe o nome de “ativa”.
	Isso é necessário por que os alimentos são sujeitos a alguns agentes do meio externo que os fazem deteriorar mais rapidamente. Assim, além das funções “passivas” de conter e proteger o produto, a embalagem ativa passa a ter a capacidade de prolongar sua durabilidade.
	O termo “embalagens ativas” se refere a uma série de tecnologias que vêm sendo desenvolvidas para melhorar as características sensoriais, aumentar a vida de prateleira, evitar as deteriorações química e microbiológica e garantir a segurança dos alimentos, inibindo o crescimento de microrganismos patogênicos.
• Qual o mecanismo de funcionamento? Quais os tipos existentes?
Embalagem ativa pode ser definida como o tipo de embalagem que muda as condições do ambiente que cerca o alimento para prolongar a sua vida útil, manter as propriedades sensoriais e de segurança, enquanto conserva a qualidade do alimento.
Podem ser classificadas em sistemas absorvedores e sistemas emissores. Os sistemas absorvedores removem compostos indesejáveis que aceleram a degradação do produto alimentício como: oxigênio, excesso de água, etileno, dióxido de carbono e outros compostos específicos. Os sistemas emissores adicionam ativamente compostos ao produto embalado ou ao espaço livre da embalagem como: dióxido de carbono, etanol, antioxidantes ou conservantes, entre outros.
A embalagem ativa é desenvolvida por meio de processos tecnológicos de encapsulamento enzimático, nano encapsulação, microencapsulação e de imobilização enzimática.
Em primeiro lugar, devem ser identificados quais agentes podem deteriorar certo tipo de alimento. Esses agentes podem ser fisiológicos, físicos, biológicos ou químicos.
Após o diagnóstico desses agentes, a embalagem é desenvolvida de forma a liberar aditivos que evitam o envelhecimento, a oxidação ou a contaminação desses produtos.
• Quais os tipos existentes?
Essas embalagens possuem:
- atmosfera modificada;
- ação antimicrobiana;
- ação redutora de umidade;
- controle de oxigênio;
- absorvedores de etileno;
- emissores de etanol.
- emissores de dióxido de enxofre;
Atmosfera modificada
	A composição gasosa da atmosfera é favorável ao crescimento de microrganismos que deterioram os alimentos, além de provocar sua oxidação.
Com o objetivo de controlar as alterações de qualidade de produtos frescos, foi desenvolvida a tecnologia da atmosfera modificada. Isso reduz as taxas de respiração e de produção de etileno, promovendo um retardamento da deterioração desses produtos.
	A atmosfera modificada pode ser criada por meios ativos ou passivos. O meio passivo é proporcionado pela própria respiração do produto, até que se atinja um equilíbrio.
	Já o meio ativo é criado pela adição de compostos gasosos pré-determinados ou por meio de um componente contido em um sachê. Isso também pode ser feito pela incorporação direta da mistura ao material da embalagem. 
	Em todos os casos, uma vez que a atmosfera modificada se estabeleça, deve ser mantida por um equilíbrio dinâmico entre respiração e permeação. Esse tipo de embalagem se aplica para carnes, aves, peixes, queijos, massas frescas, produtos de panificação, frutas frescas ou secas e hortaliças.
Ação antimicrobiana
	Esse tipo é o que mais tem se destacado no meio das embalagens ativas. A embalagem antimicrobiana libera agentes que protegem produtos perecíveis como queijos, carnes e peixes frescos.
	O processo ocorre pela reação de enzimas ou por outras reações químicas, como evaporação ou difusão de aditivos. A substância é adicionada diretamente ao material da embalagem, sendo capaz de eliminar ou inibir microrganismos deterioradores e/ou patogênicos. A liberação da substância é gradual.
Ação redutora de umidade
	O próprio metabolismo dos alimentos produz certa umidade que é prejudicial a sua durabilidade. Por isso, o controle da umidade interna é fundamental para evitar a proliferação de microrganismos deteriorantes e/ou patogênicos. Nesse caso, a função da embalagem ativa é evitar a condensação de água.
Controle de oxigênio
	O oxigênio é visto como um dos maiores vilões dos alimentos embalados, já que oxida os produtos, deteriorando-os. O objetivo desse tipo de embalagem ativa é controlar a atmosfera interna da embalagem, retardando o processo de oxidação.
	Assim, essa embalagem possui um aditivo capaz de absorver o oxigênio. Esse aditivo é acrescentado ao material polimérico da embalagem e absorve até o oxigênio residual, que é aquele que permanece nas embalagens a vácuo. Esses aditivos têm ainda outra vantagem: podem substituir pesticidas químicos para prevenção de danos por insetos.
Absorção de etileno
O etileno é um gás que acelera o processo de amadurecimento de frutas, verduras e legumes. A embalagem ativa elimina esse gás, retardando o processo de amadurecimento dos produtos.
Isso possibilita que os produtos permaneçam por mais tempo em prateleiras de supermercados ou possam chegar a longas distâncias com a qualidade apropriada ao consumo.
Emissão de etanol
Existem sistemas que liberam etanol, que se condensa na superfície do alimento, assim inibindo o crescimento microbiano. Essa é a função da embalagem ativa desenvolvida para a emissão de etanol, que tem como principal foco a preservação de pães, bolos e queijos. O aditivo contido aqui absorve a umidade e libera vapor de etanol.
Emissão de dióxido de enxofre
A emissão de dióxido de enxofre impede ou retarda o desenvolvimento de fungos que danificam as frutas. Com a emissão desse gás, as doenças que surgem durante a armazenagem são controladas.
Esses aditivos muitas vezes são incorporados aos produtos em forma de sachês, colocados dentro das embalagens. Entretanto, devido a alguns problemas verificados com os sachês, até mesmo relacionados à ingestão destes por crianças, a tendência agora é incorporar os agentes na própria embalagem.
• Quais as utilizadas/ aplicadas em frutas e hortaliças?
https://www.scuadra.com.br/blog/entenda-agora-tudo-sobre-o-que-e-embalagem-ativa/
Entenda agora tudo sobre o que é embalagem ativa por Scuadra
http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2009_TN_STO_098_661_14618.pdf
EMBALAGENS ATIVAS: ESTADO DA ARTE E DA TÉCNICA A PARTIR DO MONITORAMENTO DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS marta lucia azevedo ferreira (cefet-rj) mlferreira@cefet-rj.br
NOVAS TENDÊNCIAS EM EMBALAGENS PARA ALIMENTOS: REVISÃO
LILIAN RODRIGUES BRAGA*
LEILAPERES**B.CEPPA, Curitiba, v. 28, n. 1, p. 69-84, jan./jun. 2010
https://revistas.ufpr.br/alimentos/article/download/17899/11765

Outros materiais