Buscar

01 estudo dirigido e caso clínico diabetes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO – GLICOSE E DIABETES
1. Qual é o principal método utilizado para dosagem da glicemia nos laboratórios de análises clínicas?
O método enzimático colorimétrico.
2. Qual é a diferença entre o teste de tolerância à glicose e o teste de tolerância à lactose? Qual(is) é(são) a(s) via(s) mais comuns para a realização desses testes?
3. Qual é o método utilizado para a classificação de pacientes em diabéticos, hipoglicêmicos ou normoglicêmicos? No caso de pacientes diabéticos, como é possível determinar se eles são tipo I ou II?
O método para a classificação é a glicemia de jejum. A determinação do tipo de diabetes é feita através da dosagem de insulina associada com o quadro clínico do paciente, pacientes que apresentam diabetes tipo 1 não secretam insulina e por consequência não captam a glicose.
4. Como se determina se uma gestante apresenta diabetes?
Atráves do teste oral de tolerância a glicose, caso a glicemia de jejum da gestante esteja alterada este teste é feito com a ingestão de 100g de destrosol diluído e a medição é feita ao longo de 3 horas.
5. Quais são os métodos utilizados para determinar se um paciente diabético realiza o controle da glicemia de forma adequada?
Hemoglobina glicada- fornecendo dados de 2 a 4 meses anteriores. Frutosamina- fornecendo dados dos últimos 20 dias. 
Casos Clínicos
Caso 01: Paciente portadora de SOP (síndrome de ovário policístico) compareceu ao consultório do endocrinologista preocupada com o excesso de peso. Nesta consulta foi detectado um aumento da sua pressão arterial (16/9 mmHg). Exames laboratoriais foram solicitados e os resultados revelaram hipertrigliceridemia e hipercolesterolemia. O teste de sobrecarga da glicose revelou glicemia maior do que 140mg/dl, mas inferior a 200 mg/dL. 
Analisando os dados do caso apresentado qual o diagnóstico mais provável? Qual o risco que essa paciente está correndo? Qual seria o resultado esperado para dosagem de insulina? Explicar
A paciente apresenta resistência a insulina, ela corre risco de evoluir para um quadro de diabetes mellitus tipo 2.
Caso 02: O que você deduz do controle da glicemia do paciente diabético descrito abaixo?
Paciente: Glicemia de jejum 90 mg /dl , Corpos cetonicos na urina negativo, Hbglicada 18,2 % e macroalbuminúria 340 ( mg/24 horas).
Valores de referência: glicose em jejum: 70 a 99 mg/dl, Corpos cetonicos na urina – negativo, Hbglicada4,1 a 6,5 % e microalbuminúria menor do que 150 mg/ 24 horas. 
Obs: Avaliação de função glomerular renal Interpretação clínica: microalbuminúria: de 30 a 300 mg/24h; acima de 300mg/24h já é macroalbuminúria. A microalbuminúria é marcador precoce de lesão glomerular renal e, assim, aumenta no lupus eritematoso sistêmico, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e outras doenças que cursem com alteração glomerular, antecedendo em 10 anos a proteinúria e em 20 anos a doença renal terminal. Aumenta, também, na pré eclâmpsia.
R. O paciente apresentava índices glicêmicos elevados e para realizar o teste ele aderiu a dieta pouco tempo antes da data do exame, por isso apresenta a glicemia de jejum normal (que era a situação atual) mas o controle com hemoglobina glicada apresenta alteração. O paciente também está com uma lesão renal.
Caso 03: Uma menina de 15 anos de idade, que não sabia ter diabetes, foi admitida no departamento de emergência do hospital. Ela estava confusa e seu hálito tinha um odor de maçã podre. Ela apresentava sinais de desidratação com redução do turgor tecidual e boca seca. Ela também apresentou respiração rápida e sem pausas. Sua glicemia era 324mg/dL e foi detectada a presença de corpos cetonicos na urina. A concentração sérica do potássio era de 5,0 mMol/L(VR 3,5 a 5,0 mmol/L). O pH do sangue era 7,2 ( VR 7,37 a 7,44)
Explicar por que ela estava confusa e o hálito de maçã podre
Quando a glicose não consegue ser captada pelas células o organismo não consegue utilizá-la para fonte de energia. Dessa forma é utilizado triglicérides do tecido adiposo que produz uma grande quantidade de ácidos graxos na corrente sanguínea que reagem produzindo corpos cetônicos. Esses corpos cetônicos são exalados na respiração gerando o hálito de maçã podre.
Explicar por que ela apresentava os sinais de desidratação.
A glicose é um composto extremamente hidrofílico, quando a glicemia está alta ela atrai água da célula e do espaço intersticial que é filtrada pelos rins e excretada em forma de urina excessivamente, essa poliúria é a causa da desidratação.
Explicar por que ela tinha uma respiração rápida e sem pausas.
Esta menina apresentava glicosúria? Explicar.
Sim, uma vez que a glicosúria consegue ser detectada quando a glicemia apresenta valores a partir de de 180 a 200mg/dl.

Outros materiais