Buscar

Atenção e Percepção RESUMO

Prévia do material em texto

Atenção 
Percepção direcionada concentrando os processos mentais em uma única tarefa principal e colocando as demais em segundo plano; dentre os muitos estímulos que nos atingem, somos capazes de focalizar apenas um. 
A atenção está bastante relacionada com a percepção, com a memória, compreensão e com a função executiva. Portanto, podemos inferir que a atenção nos acompanha em quase todos os processos cognitivos.
Atenção Concentrada: é a habilidade de se concentrar em um estímulo, enquanto excluímos outras coisas à nossa volta. 
Atenção Sustentada: nos permite manter o foco em uma tarefa por um período de tempo contínuo sem ser distraído. 
Atenção seletiva: Ela se refere ao ato consciente de se concentrar e evitar distrações de estímulos tanto externos, como barulhos, quanto internos, como pensamentos desnecessários.
Atenção alternada: quando muda o foco da atenção ou alterna entre diferentes tarefas.
Atenção dividida: É a habilidade de responder simultaneamente a múltiplas tarefas. Na verdade, o que fazemos é alternar rapidamente entre as tarefas, dando a impressão de executá-las de forma simultânea.
Sistema atencional
A região anterior do córtex frontal, o Giro do Cíngulo no lobo frontal, o interior do lobo Parietal e a região superior temporal, juntamente como o Tálamo, fazem parte do sistema atencional. 
Os danos cerebrais, principalmente, no lado direito, podem ocasionar incapacidade de orientar os estímulos no lado oposto ao da lesão, gerando falta de respostas automáticas e desordens na representação mental do espaço.
Córtex parietal
O córtex parietal atua na modulação atencional (seleção de estímulos) de respostas neurais do córtex visual e contribui para o engajamento do córtex frontal no controle da atenção voluntária.
Orientação e atenção sustentada 
A orientação aos estímulos refere-se à captação dos eventos importantes no nosso meio pelo nosso sistema sensorial; a atenção sustentada refere-se a engajar-se e, seletivamente, processar informações para comportamentos psicológicos específicos. 
TESTES PARA SELETIVIDADE E SUSTENTAÇÃO: teste do cancelamento, o Tavis-3 e o stroop.
TESTES PARA ALTERNÂNCIA E DIVISÃO: trilhas-parte B, Tavis-3, digit symbol.
Modelo de processamento da informação (PI)
É a atenção, através da sua capacidade seletiva e gerenciadora, que filtra os estímulos de acordo com sua relevância e regula o nível de consciência alocado nos diferentes estímulos. 
Uma característica inerente a atenção focalizada é a sua capacidade limitada. Isso significa que poucos estímulos são processados por nossa mente. Para os não selecionados, nossa mente permanece “cega” pois não fazem parte do cenário consciente. Fenômeno conhecido como cegueira por desatenção.
· A cegueira por desatenção pode ser considerada um efeito da atenção seletiva no qual quanto mais o foco da atenção estiver centrado no estimulo selecionado, maior será a capacidade de percebê-lo, processá-lo e lembrá-lo conscientemente. 
		Percepção
Conjunto de processos que organizam / integram / estruturam a informação da imagem sensorial e possibilitam interpretá-la como algo produzido por objetos ou eventos no mundo exterior mundo exterior.
A percepção é o processo mental que transforma essas informações em experiências mediatas do mundo. Está associado a processos sensoriais, atencionais e memória.
· O sistema sensorial faz a primeira etapa da percepção, ou seja, a fase analítica (cor, forma, profundidade, etc.) No final do processo tomamos consciência da soma das partes (síntese). 
Formação de imagem
O sistema perceptual visual processa as características de forma, profundidade, tamanho de figura, e ainda, texturas de superfícies e orientação de linhas, que formam parte da percepção espacial. 
A atividade perceptiva não é realizada somente pelas estruturas do córtex occipital, mas envolve muitas áreas cerebrais, cada uma desenvolvendo seu papel para a formação do processo perceptivo. 
Percepção X Sensação: Um dos aspectos que difere percepção de sensação é a constância perceptual, ou seja, para os sentidos cada posição de um objeto produz uma imagem visual diferente. Para a percepção trata-se do mesmo objeto. 
Resumindo a percepção é:
· um processo ativo de reconstrução sensorial. 
· modulada constantemente por mecanismos atencionais. 
· a porta para a memória e a consciência.
Distúrbios da percepção: refere-se à perda da capacidade de reconhecimento de estímulos nas modalidades sensoriais visual, auditiva e na somestésica na ausência de comprometimento do nível de consciência e da sensibilidade.
Agnosia visual: compreende a incapacidade de reconhecimento visual de objetos na ausência de disfunções ópticas. Neuroimagem permitem a identificação de lesões têmporo-occipitais bilaterais. 
Agnosia auditiva: Incapacidade de reconhecimento e distinção de sons na ausência de quaisquer déficits auditivos. Neuroimagem revela lesões na região temporal no hemisfério cerebral direito. 
Astereognosia: Incapacidade de reconhecimento de objetos pelo tato, na ausência de disfunção sensitiva. 
Percepção pré-consciente
A maioria dos nossos processos perceptuais ocorrem sem ter conhecimento consciente deles. 
Trata-se do presente psicológico do indivíduo que influencia o futuro psicológico, já que o estímulo, embora não tenha sido percebido conscientemente, poderá influenciar uma experiência futura.
Exemplo: Quando percebemos alguém entrando na sala ou quando percebemos as mudanças dos sinais de trânsito, nossa atenção é selecionada para mudança. No entanto, quando sondamos o ambiente procurando por um estímulo específico, possivelmente, não enxergamos alguém que está tentando chamar a nossa atenção. Nesse caso, estamos cegos para a mudança. Portanto, a percepção consciente depende da atenção focalizada.

Continue navegando