ROTEIRO DE ESTUDO
5 pág.

ROTEIRO DE ESTUDO


Disciplina<strong>english</strong>13 materiais73 seguidores
Pré-visualização2 páginas
ROTEIRO 
de Estudo
Parabéns! 
Você decidiu começar a estudar uma nova língua. Vou começar pelas notícias boas: esse roteiro é um compilado de dicas que você pode usar sempre para aprimorar a sua habilidade ao longo do seu processo de aprender inglês. Aprender uma nova língua traz vários benefícios, como poder entender e conversar com pessoas de outros lugares do mundo, conhecer novas culturas e hobbies, viajar sem precisar ficar fazendo mímica, dentre outras coisas. Para isso, é preciso que você tenha um OBJETIVO. O objetivo nos ajuda a ter uma meta, ou várias, para que possamos progredir no nosso aprendizado. Então é preciso que você pense: quais situações do meu dia-a-dia eu ia gostar de saber inglês? Eu quero aprender inglês para me comunicar no meu trabalho? No meu período de lazer? Essas perguntas nos ajudam delimitar pequenas metas para alcançar o objetivo final. É óbvio que a meta final é \u201csaber falar tudo\u201d, mas aí que vem a parte complicada e eu chego com outras notícias: língua é um aprendizado a longo prazo. Demora! Demora bastante para conseguir aprender uma língua toda! Talvez só os nativos sejam verdadeiramente capazes de saber sua língua de forma completa, mas nós podemos chegar em um nível bem próximo com muita prática, estudo e persistência. 
Espero que essas dicas possam te ajudar no seu período de estudo, que é diferente do período de aula. Vamos começar? 
DICAS 
De Estudo
YOUTUBE: 
· Cintia Disse: https://www.youtube.com/user/Cintiadisse
A Cintia morou durante alguns anos no Canadá quando era mais nova e começou o canal no YT para dar dicas sobre inglês com as dúvidas que seus amigos tinham. Desde então ela já fez vários formatos de videos que explicam inglês de uma forma engraçada. Ela fala bem rápido (até em português) mas é só ir pausando o vídeo e voltando caso tenha alguma dúvida. A Série The Basics feita pela Cintia conta com explicações sobre estruturas básicas do inglês e de expressões do dia-a-dia. Além disso, ela tem vários vídeos sobre dúvidas gramáticas, expressões idiomáticas e temáticas especificas como: aprendendo com letra de música e seriados. 
· English in Brazil: https://www.youtube.com/user/carinafragozo
A Carina Fragozo é professora de inglês formada pela PUC e durante seu doutorado resolveu fazer um canal no YT para voltar a dar aulas. Desde então ela faz videos ensinando inglês por temáticas: inglês no aeroporto, inglês no supermercado, inglês no restaurante. Mas do isso ela também pode te ensinar sobre pronúncia, gramática e vocabulário. 
· Cintya Sabino: https://www.youtube.com/channel/UCYLD2XEuOg-WfeqG78GfwZw
A Cintya fez intercâmbio nos Estados Unidos durante a faculdade e melhorou muito seu inglês por lá. Atualmente, ela está morando no Canadá e no seu canal ensina de uma forma descontraída estruturas, vocabulários e expressões em inglês analisando músicas tanto a gramática quanto a pronúncia. 
DICAS 
De Estudo
MÚSICA 
· Letras: https://www.letras.mus.br/
Escutar música ajuda muito a aprender inglês? Depende, tem gente que aprender só escutando a letra, mas não é o caso da maioria das pessoas. O passo a passo mais eficaz é ler a tradução para entender do que se trata a música e depois LER A LETRA ORIGINAL enquanto ESCUTA A MÚSICA. Essas duas coisas podem te ajudar a identificar o som das palavras e na sua pronúncia: é preciso que você repita em voz alta e escute várias e várias vezes a música. Assim você também vai aprender algumas estruturas comuns do inglês falado e reproduzi-las em outros contextos. 
SÉRIES E FILMES 
· Ative o CC da sua TV, Netflix, Amazon Prime etc. 
Você pode assistir filmes e séries em vários lugares hoje em dia e a maioria dos filmes e série que consumimos vêm dos Estados Unidos ou de outros países de língua inglesa, isso significa que, se você utilizar o áudio original com legenda vai poder praticar inglês e se divertir. Comece com calma, se você tem dificuldade de ler a legenda e prestar atenção na tela ao mesmo tempo é melhor você começar assistindo algo que já sabe o que acontece: reassista algum filme ou seriado que você já saiba a história para treinar. Ler a legenda e prestar atenção no filme requer treino! Depois explore mais e comece a assistir novos filmes e seriados legendados. Tente prestar atenção em alguns sons que se repetem, isso pode te ajudar a aprender novas palavras e novas expressões. A melhor parte de aprender assistindo é o contexto: você pode aprender frases conectadas a um contexto, por exemplo: Tem uma cena de uma série, em que uma menina não quer mais ficar numa festa e pede para amigo a levar para casa dizendo: \u201cI wanna go home\u201d, você vai perceber depois que sempre que alguém quer ir para casa, pode dizer essa frase. Utilize esse tempo de lazer para acrescentar um pouco mais no seu aprendizado. 
DICAS 
De Estudo
TRADUÇÃO (Google Tradutor, dicionário)
A esse ponto você deve estar se perguntando como que eu começo aprender uma língua do 0 sem saber 1 palavra em inglês. Calma, eu tenho uma notícia boa: tenho certeza de que você sabe uma palavra em inglês, que já tentou estudar em algum período da sua vida e aprendeu alguma coisa por mais simples que seja. E você tem razão, aprender uma língua também é aprender vocabulário. Vocabulário são as palavras que a gente usa em uma sequência para formar frases e comunicar coisas. Eu gosto de dizer que todo mundo já passou por essa situação e quando digo todo mundo é literalmente! Todas as pessoas que estão vivas e falam uma língua já foram bebês e tiveram que aprender uma língua do zero. Ninguém chega para um bebê e fala: \u201cCorrer é um verbo\u201d. Não, as crianças aprendem por repetição! Os adultos gostam de falar para os bebês: \u201cFala mamãe\u201d, \u201cFala papai\u201d até elas aprenderem quem é mamãe e quem é papai. Não tem como traduzir isso, porque o bebê não sabe nada sobre outra língua. Então, por mais que você traduza e traduza, aprender uma nova língua é sobre aprender significados e aprender significados é repetir. Nossa cabeça funciona assim. Mas não dá para repetir no vazio porque repetição vazia não leva a lugar nenhum! Já disse e repito (porque repetição é um dos fatores para aprendizagem) é preciso de CONTEXTO. 
Tá, mas por que estou falando tudo isso? Traduzir NÃO ESTÁ PROIBIDO. Pronto, traduzir não é uma coisa ruim. Os adultos funcionam diferentes dos bebês e nós já temos uma língua materna, no caso, a língua portuguesa. Mas é importante compreender que a TRADUÇÃO LITERAL NÃO FAZ OUTRA LÍNGUA. Não adianta você pegar palavra por palavra e traduzir colocando na mesma ordem para formar uma frase em inglês. Cada língua tem sua própria estrutura, as vezes algumas estruturas são parecidas nas línguas, o que pode nos levar a pensar que tradução é isso: usar as palavras de outra língua na mesma sequência que eu uso na minha língua materna. Mas na verdade, cada língua tem sua própria estrutura, como em um jogo de encaixe. Aprender uma nova língua significa desfazer todas as estruturas que a gente conhece e moldar outras, ou seja, trocar as peças. Minha dica é: você pode traduzir palavras, mas nunca frases. 
DICAS 
De Estudo
Plano de Estudos Semanal
Agora que você já sabe as diversas formas que pode praticar durante o seu dia-a-dia é preciso voltar as metas. Isso, as metas que você definiu e escreveu no papel. Assim, nos vamos saber por onde começar seu estudo pessoal. As aulas particulares vão te ajudar a aprender novas coisas e a hora do estudo é a hora da prática. O plano de estudo te ajuda a treinar/revisar algo que você aprende na aula. Então digamos que você consegue estudar 30 minutos por dia, todos os dias que você não tem aula:
Semana 1
Segunda-feira: Reler as anotações da aula anterior. 
Terça-feira: Assistir um vídeo com a temática da aula anterior. 
Quarta-feira: Escutar uma música, ler a tradução e escutar de novo lendo a letra original. 
Quinta-feira: Dia de aula, dia de tirar dúvidas e aprender um conteúdo novo. 
Sexta-feira: Retomar a música da quarta-feira, ler em voz alta a letra. Buscar no Google Tradutor os sons das palavras que não entendeu.