Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
APOL Projetos Interdisciplinares Entre História e Geografia 2

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Projetos Interdisciplinares Entre História e Geografia
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Entende-se que qualquer procedimento ou qualquer técnica de pesquisa sempre são considerados relevantes desde que convincentemente estudados e adequados às solicitações requeridas, pois, pelas experiências vivenciadas, é possível visualizar o significado do cuidado como parte intrínseca das práticas interdisciplinares”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa [livro eletrônico]. Campinas, SP: Papirus, 2016. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Currículo e aprendizagem por projetos sobre o trabalho com projetos no cotidiano escolar, analise as seguintes afirmativas e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) A expressão “aprendizagem por projetos”, está centrada no aprendente, ou seja, no aluno.
II.( ) O trabalho com projetos é linear e exige a escolha de um bom livro didático.
III.( ) Um dos princípios dessa metodologia é a escuta da criança e a definição de um problema.
IV. ( ) No processo, educadora e crianças definem as questões a serem investigadas e levantam hipóteses sobre suas pesquisas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – V
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – F – F
	
	D
	F – V – V – V
	
	E
	V – F – F – F
Questão 2/5 - Projetos Interdisciplinares Entre História e Geografia
Leia o seguinte fragmento de texto:
“As disciplinas podem ser definidas como sistematizações ou reorganizações de conhecimentos, com finalidade didática e pedagógica, provenientes das ciências e, em circunstâncias especiais, de outros tipos de saberes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAVIANI, Jayme. PEIXOTO, Aromilda Grassotti. Interdisciplinaridade: conceito e distinções. Caxias do Sul, RS: Educs, 2008, 2. edição e revista.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A formação docente e o ensino de História e Geografia no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a cultura organizacional das escolas referente ao trabalho com as disciplinas de História e Geografia, analise as assertivas a seguir e assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I.( ) Os projetos políticos-pedagógicos valorizam pouco as disciplinas de História e Geografia, enfatizando discussões mais para as áreas de Matemática e Língua Portuguesa.
II.( ) A formação de professores supre as necessidades pedagógicas que as áreas de História e Geografia exigem.
III.( ) Os professores acabam minimizando as contribuições da História e da Geografia, adotando práticas que provocam o esvaziamento dos conteúdos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V
	
	B
	F – F – V
	
	C
	F – V – F
	
	D
	V – V – V
	
	E
	V – F – F
0:01:00
Questão 3/5 - Projetos Interdisciplinares Entre História e Geografia
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Há, não obstante, alguns alunos que preferem estudar no turno ou no dia anterior àquele em que determinada aula ocorrerá”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Técnicas de aprender: conteúdos e habilidades. Petrópolis, RJ: Vozes 2012.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Currículo e aprendizagem por projetos sobre as atitudes metacognitivas, assinale a alternativa que descreve corretamente o seu significado:
	
	A
	Se constitui como uma teoria que serve para construir redes de relacionamento.
	
	B
	É o modo de organizar o pensamento a partir das ações que cometemos ou que iremos cometer.
	
	C
	Apresenta-se como uma reflexão sobre as funções psicológicas superiores.
	
	D
	Ela possui uma metodologia pedagógica para desenvolver a socialização na escola.
	
	E
	É um princípio do trabalho com conhecimentos sistematizados.
0:01:19
Questão 4/5 - Projetos Interdisciplinares Entre História e Geografia
Considere o seguinte fragmento de texto:
“O livro didático é, sem dúvida instrumento indispensável para o ensino, não como mero objeto de levar informação ao aluno, mas por ser uma ferramenta no processo de construção do conhecimento.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STEFANELLO. Ana Clarissa. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. Curitiba: InterSaberes, 2012.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A formação docente e o ensino de História e Geografia no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental sobre as limitações do uso do livro didático nos anos iniciais do ensino fundamental, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os conteúdos dos livros didáticos abordam o cotidiano em que os estudantes estão inseridos.
	
	B
	Os livros restringem-se, muitas vezes, às datas comemorativas, os quais contribuem para apropriação do conteúdo da área de História.
	
	C
	Existem alguns casos em que os conteúdos dos livros apresentam uma linguagem difícil e, por essa razão, não são utilizados.
	
	D
	As atividades dos livros são contextualizadas no tempo e espaço de vivência dos alunos.
	
	E
	As delimitações dos conteúdos abordados nos livros didáticos são suficientes para o entendimento dos conceitos específicos de História e Geografia.
0:01:49
Questão 5/5 - Projetos Interdisciplinares Entre História e Geografia
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O trabalho de identificação de documentos históricos pode servir de porta de entrada para o aprofundamento sobre o ofício do historiador quando o professor aproveita para mostrar que, hoje em dia, não são só os escritos (em pergaminhos, papéis, impressos etc.) que alimentam a pesquisa histórica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERMIANO, Maria Belintane. SANTOS, Adriane Santarosa. Ensino de história para o fundamental 1: teoria e prática. – São Paulo: Contexto, 2014.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A formação docente e o ensino de História e Geografia no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o desinteresse dos estudantes com relação à apropriação dos conteúdos de História, assinale a alternativa que apresenta uma proposta de superação dessa dificuldade.
	
	A
	No ensino de História existe uma significativa dificuldade de abordar questões relacionadas ao racismo.
	
	B
	A deficiência de jornais, revistas e livros para pesquisar e a presença de pais não leitores prejudicam o andamento do ensino.
	
	C
	O trabalho com temas como: ordem cronológica, datação e tempo histórico são essenciais para situar a criança no espaço de tempo.
	
	D
	A falta de domínio da língua escrita pelos estudantes exige do professor uma postura didática voltada à ênfase da alfabetização.
	
	E
	A falta de recursos impede o aparecimento de práticas de ensino mais dinâmicas.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)