A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
225 pág.
TestePalográfico para interprestaçao22008(Slide)

Pré-visualização | Página 1 de 18

TESTE PALOGRÁFICO 
adaptado por Prof. Álvaro José LELÉ
& Bruna Silvia BRAGA YUCULANO 
1a. ed. 2004
 O teste palográfico na avaliação da personalidade 
Irai Cristina Boccato ALVES & Cristiano ESTEVES
VETOR Editora Psico-Pedagógica
www.vetor-editora.com.br
 © Copyright 2006
Rua Cubatão, 48 - São Paulo - SP
Teste Palográfico
Instruções para uso do Tutorial Eletrônico 
Para se deslocar neste Tutorial, clique com o botão esquerdo do mouse ou aperte qualquer tecla do seu teclado que a próxima tela aparecerá automaticamente.
Se desejar ir direto para uma tela específica de orientação, clique sobre o botão de atalho . Você poderá retornar à tela anterior com a tecla Page UP do seu teclado.
ATENÇÃO: Este tutorial tem por objetivo orientar os Psicólogos sobre o uso do Teste Palográfico. Contudo, alertamos que ele não esgota as instruções para aplicação e possibilidades de análises e interpretações do Teste. Para um domínio adequado deste instrumento de avaliação psicológica, recomendamos a leitura dos manuais e da literatura oficial existente do Palográfico que podem ser adquiridos em qualquer representante da VETOR Editora. 
Teste Palográfico
Orientações para Aplicação
MATERIAL - São utilizados para a aplicação do teste: um lápis de grafite preto nº 2 (Faber), cronômetro e folha do teste original da VETOR Editora.
CONDIÇÕES - O local deve ser tranqüilo, livre de interrupções, ruídos e em boas condições de temperatura e acomodação com uma cadeira e uma carteira ou mesa lisa, nivelada e sem irregularidades na superfície. Verificar as condições físicas dos examinandos (descansados, cansados, tranquilos, ansiosos). Usam óculos! Anotar lateralidade, sexo, data de exame. Pode ser aplicado individual ou coletivamente, desde que haja condições de acomodação e controle de aplicação por parte do avaliador. O Teste Palográfico é um instrumento de avaliação psicológica de uso exclusivo da categoria profissional dos psicólogos e somente por eles pode ser adquirido, aplicado e corrigido (Lei Federal nº 4.119).
INSTRUÇÕES - O Teste é dividido em duas partes: a primeira serve como treinamento e adaptação do avaliado com o material e a tarefa a realizar; a segunda, é o teste propriamente dito. O treinamento deve ser realizado em cinco tempos de 30 segundos. O Teste em si (após um breve intervalo para verificação da exata compreensão das instruções dadas) é aplicado com cinco tempos de 1 minuto. 
Teste Palográfico
Orientações para Aplicação
OBSERVAÇÕES:
- Acentuar, no momento das instruções, a busca pela melhor relação entre velocidade e qualidade do exercício.
- Ao terminar a primeira parte, ou seja, o exercício de treinamento, pedir aos avaliandos que façam um traço horizontal de uma margem à outra para separar aquele momento, do teste propriamente dito que será feito em seguida.
- Antes de iniciar o teste, reforçar as instruções se necessário, tirar as dúvidas que eventualmente ocorreram no treinamento e verificar se a tarefa foi realizada conforme as orientações dadas pelo psicólogo.
- A posição do avaliando e da folha durante a testagem devem ser as mesmas que ele utiliza normalmente para escrever, de forma natural e espontânea.
- Após a aplicação do teste, pode-se pedir aos avaliados que façam a contagem dos traços feitos na segunda parte do teste, ressaltando a necessidade do rigor e exatidão como parte de uma verificação da capacidade de atenção dos mesmos.
Teste Palográfico
Orientações para Aplicação
OBSERVAÇÕES: continuação...
- Caso o psicólogo opte pela contagem dos traços feita pelo avaliado, deve-se orientá-los para que simplesmente contem os traços por tempo e coloquem os resultados parciais nos locais apropriados, sem riscar, sinalizar ou fazer, durante a contagem, qualquer tipo de marcação junto aos traços que possa interferir na qualidade ou na visualização do teste.
- Dependendo da escolaridade e do nível de compreensão dos avaliandos, é recomendável que o psicólogo utilize um meio (lousa, quadro ou flipchart) de demonstrar a tarefa, com imparcialidade e sem induções qualitativas.
- Dependendo das condições da mesa de testagem e da necessidade, o psicólogo poderá utilizar a folha de tamanho reduzida, adaptada para aplicações em carteiras do tipo universitárias (ver exemplos de tamanhos de folha ). 
Teste Palográfico
Orientações para Aplicação 1ª parte
APLICAÇÃO - Aos avaliandos devem ser dadas as seguintes instruções para a realização do Teste Palográfico (PLG):
Vocês vão riscar nesta folha traços iguais ao modelo impresso. Vocês vão procurar fazer os traços verticais sempre do mesmo tamanho, de cima para baixo, do lado esquerdo para o lado direito da folha e mantendo a mesma distância entre eles, de acordo com o modelo (mostrar na folha). Ao chegar ao final (não destacar se é o final da linha, da margem ou da folha), reinicie o movimento de riscar na linha de baixo, seguindo a distância entre as linhas do modelo. Vocês devem riscar o mais rápido e o mais bem feito possível. De tempo em tempo quando eu disser a palavra “Sinal” vocês devem fazer um pequeno traço horizontal (mostrar um exemplo na lousa | | | |  | | | | ) e continuar normalmente sem interrupção até que eu peça para vocês pararem. Alguma dúvida? Lembrem que vocês devem riscar o mais depressa e o mais bem feito possível. (preparar o cronometro e dizer) Podem começar. (Acionar o cronômetro e a cada 30 segundos dizer a palavra “Sinal”). (Depois dos cinco tempos dizer): Podem parar. Façam uma linha abaixo da última linha feita, da margem esquerda até a margem direita da folha.
Dar um intervalo de 2 a 3 minutos entre a 1ª e a 2ª partes do teste. Antes de iniciar a segunda parte, utilizar esse intervalo de 2 a 3 minutos para tirar as dúvidas, que eventualmente ocorreram na 1ª parte, e verificar o protocolo de cada avaliando se a tarefa foi realizada corretamente. 
Teste Palográfico
Orientações para Aplicação 2ª parte
Para segunda parte o examinador deverá dizer: 
Vocês vão fazer agora a mesma coisa que fizeram na 1ª parte. Façam traços os mais rápido e o mais parecido possível como o modelo, risquem de cima para baixo, até eu mandar parar: quando eu disser “Sinal” façam um traço horizontal e continuem a fazer os riscos verticais. Se vocês usarem toda parte da frente da página, virem a folha e continuem no verso. Alguma dúvida? (dar uma pausa) Podem começar. (Acionar o cronômetro e a cada 1 minuto dizer a palavra “Sinal”, no final dos 5 minutos dizer): Podem parar!
Teste Palográfico
Instruções para contagem dos traços pelos examinandos
Vocês vão fazer agora uma tarefa que exige muita atenção. Vocês vão contar quantos traços vocês fizeram em cada intervalo do teste e anotar o número de traços feito sobre o traço horizontal. Quando contarem cada parte comecem sempre do número um e não pela continuação do total da parte anterior. Vocês devem contar primeiro os traços feitos na primeira parte do teste e depois vocês devem contar a segunda parte do teste, que são os traços feitos embaixo da linha que vocês fizeram para separar as duas partes do teste. Para contar, vocês não devem fazer marcas ou riscos junto aos traços, que possam interferir na qualidade ou na avaliação posterior do teste. Para isso, utilize o lápis do lado contrário. 
MATERIAL PARA APLICAÇÃO
	MESA deve ser respeitado o espaço mínimo de 80 X 50cm para cada sujeito.
	FOLHA GRANDE OU PEQUENA
	PALOS
Altura= 7mm
Distanciamento= 2,5mm
Distância entre linhas= 4mm
Distância entre a margem esquerda ao primeiro palo=11mm
	 2 lápis pretos Nº. 2 da Faber (semi-macio) mínimo 12cm de comprimento
	 Cronômetro
Teste Palográfico
Modelos Originais das Folhas
Modelo II
Tamanho: 21,4 x 31,7 cm 
Modelo I
Tamanho: 46,2 x 27,4 cm 
ATENÇÃO: A aplicação do teste com uso de cópias ou folhas não Editadas pela VETOR, além de alterar a padronização do instrumento quanto ao aspecto técnico da avaliação e dos resultados, constitui-se Crime de Violação de Direitos Autorais e Transgressão