Buscar

SLIDE - EXCLUSÃO SOCIAL - 19 06 2015

Prévia do material em texto

REGIÃO SEGREDO E PROSA EM CAMPO GRANDE , MS
 INTRODUÇÃO
A exclusão social tem sido estudada em diferentes áreas do conhecimento, e vem, sendo discutida ao longo da construção da sociedade moderna. O enfoque utilizado foi à pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo (entrevistas) no CREAS-NORTE (Centro de Referencia Especializado de Assistência Social), CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social), assim como obtivemos maiores informações referente às regiões do Segredo e Prosa. Iremos abordar diversos assuntos, apresentando um breve conceito sobre Exclusão Social, Pobreza nessas regiões, discutindo qual o papel dessas instituições em questão da vulnerabilidade. 
O principal objetivo desta pesquisa é identificar os mecanismos utilizados para desenvolver tais atividades, como os aparatos, ou seja, instrumentos legais que dão suporte para a atuação profissional neste espaço institucional, como a LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), o Código de Ética Profissional, a Política Municipal de Assistência Social, IDH (Índice do Desenvolvimento Humano) e os Parâmetros de atuação dos profissionais da política de assistência, a fim de atender uma forma para conter a vulnerabilidade nessas regiões e qual é a maior demanda dessas unidades, assim como o aspecto sócio – econômico da região, pois na região do Prosa é onde tem maior índice de invasão e o que o Estado como responsável cria para atender as demandas como forma de conter a vulnerabilidade e o que CREAS/CRAS oferecem para a comunidade.
CONCEITO DE EXCLUSÃO SOCIAL 
* EXCLUSÃO SOCIAL
 A exclusão social é um conceito complexo e multifacetado, que compreende diversos fenômenos. Exclusão não é sinônimo de pobreza, mas ambas estão articuladas em um mesmo processo que produz e reproduz modelos econômicos, políticos e sociais de desqualificação social, isto é, não podemos refletir ou discutir acerca da exclusão sem considerar o processo de inclusão, pois ambas estão interligadas e influenciam as relações sociais. 
A discussão sobre a exclusão social apareceu na Europa na esteira do crescimento dos sem-teto e da pobreza urbana, da falta de perspectiva decorrente do desemprego de longo prazo, da falta de acesso a empregos e rendas por parte de minorias étnicas e imigrantes, da natureza crescentemente precária dos empregos disponíveis e da dificuldade que os jovens passaram a ter para ingressar no mercado de trabalho. (DUPAS, 1999, p.19).
 
Assim segundo o mesmo autor, o conceito de exclusão social é em sua essência, multidimensional, incluindo uma ideia de falta de acesso não só a bens e serviços, mas também à segurança, à justiça e à cidadania. 
Percebemos que o processo de exclusão social se apresenta como um processo que afeta diretamente todo o conjunto da vida social. 
REGIÕES DO SEGREDO E PROSA EM CAMPO GRANDE – MS
Campo Grande nasceu na confluência de dois córregos a que deram o nome de Segredo e Prosa. A região do Segredo compreende 08 bairros, que são: Coronel Antonino, José Abrão, Cerejeiras, Monte Castelo, Nasser, Nova Lima, Seminário, Presidente. 
Apresentaremos em sequência uma análise do Censo Demográfico referente a população dos bairros por idade /2010 da Região Segredo.
MAPA DA REGIÃO URBANA SEGREDO
A realização do trabalho, foi através da pesquisa de campo (entrevista) no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS NORTE LUÍZA PAURÁ PERES, em Campo Grande/MS juntamente com a Assistente Social Sr.ª Leiva Vieira Paz Pecorare, A Assistente Social Sr.ª Leiva, relatou como funciona o trabalho da entidade e informou a composição dos profissionais que atualmente integram a equipe de CREAS, sendo: 
uma equipe de (07) sete psicólogos, (07) sete assistentes sociais, (01) uma advogada, (03) três administrativos, (01) ADS auxiliar de serviços diversos, (02) dois motoristas e (01) uma coordenadora. 
A assistente social nos descreveu que o atendimento é destinado ás famílias e indivíduos que sofrem violação de direitos.
Abandono (principalmente aos idosos, e em seguida crianças).
O trabalho social auxilia nas ações para a reinserção familiar ou comunitária, de acordo com cada caso.
Violência física, psicológica e negligência.
A assistente social busca identificar famílias e indivíduos com direitos violados e as condições em que vivem.
Violência sexual ou abuso.
É realizada uma escuta diferenciada e cuidados neste caso, com intenção de oferecer ao atendido um ambiente reservado. É através desta escuta, que é avaliado o grau de risco que a pessoa foi submetida, partir disto é que serão tomadas providências e verificados os encaminhamentos a serem efetuados.
Situação de rua e mendicância.
A assistente social informou que as principais demandas, chegam através do disque 100 e da promotoria, no qual para atender estas demandas, o assistente social tem como atribuição realizar o estudo social, orientação e encaminhamento para as redes de serviços locais, tais como: Secretaria Municipal de Políticas e Ação Social e Cidadania, SUAS-Sistema Único de Assistência Social, Entidades de cursos profissionalizantes, para o Programa Fome Zero, realizam encaminhamento para o mercado de trabalho através das agências de emprego Funtrab, Funsat e outros.
REGIÃO PROSA 
Os bairros que compõem região do Prosa são: Taquaral Bosque, Montevideo, Danúbio Azul, Futurista, Arco Íris, Autonomista, Carandá, Chácara Cachoeira, Estrela Dalva, Margarida, Mata do Jacinto, Noroeste, Novos Estados, Santa Fé, Veraneio.
A Região Urbana Prosa é marcada pela presença de várias nascentes que formam três córregos principais: Sóter, Vendas e Prosa. Este último que dá o nome à região foi importante para o início da ocupação da cidade e é considerada a região onde se tem maior índice de invasão. 
Segue abaixo, uma análise do Censo Demográfico referente a população dos bairros por idade /2010 da Região Prosa.
MAPA DA REGIÃO URBANA PROSA
Pesquisa realizada no CRAS – “Margarida Simões Correia Neder”, Bairro Estrela Dalva, (nesta) responsável em nos atender foi a Sr.ª Selma Maria Alves Andrade (Assistente Social), Reunimos com Assistente Social para uma entrevista a fim de conhecermos um pouco mais da rotina de trabalho do CRAS e as áreas de atendimentos e isso nos permitiu levantar algumas considerações que serão apresentadas a seguir.
Diante dessa pesquisa, foram levantadas algumas perguntas e a (AS) procurou esclarecer da seguinte forma:
=> O que é Proteção Social Básica – A Proteção Social Básica é o conjunto de serviços, programas e benefícios da assistência social estruturado para prevenir situações de vulnerabilidade e risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades, aquisições e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Visa garantir o direito à convivência familiar e contribuir para o processo da autonomia e da emancipação social da família.
=> Quais os programas oferecidos pelo CRAS como forma de conter a vulnerabilidade, que são oferecidos pelo governo – Conforme a senhora Selma, o CRAS trabalha com medidas básicas que é liberado pelo SUAS e passa para as Secretarias do SAS e as medidas são: 
* Bolsa Família e cadastro para realização do mesmo;
* Para adquirir a bolsa família, os usuários tem que fazer um cadastro do NIS;
* Oferece também Serviço de Fortalecimento de Vínculo;
* Realizam visitas sócio econômico para BPC (Benefício de Proteção Continuada) com crianças de 06 a 15 anos e oferecem ainda um programa com oficina de capoeira, violão e atividades com educadores;
=> Foi perguntada a senhora Selma, qual seria a maior dificuldade do CRAS e a mesma nos respondeu: Que seria não conseguir atender todos os usuários e ressalta, que tem dificuldade para refazer o cadastro da bolsa família em especial e que recentemente, foi adquirido em veículo para a unidade na qual ela trabalha e que isto tem facilitado e agilizado muito nosso trabalho.
Portanto, o CRAS atua como a principalporta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
As (AS) que trabalham tanto no CREAS como no CRAS, possuem vários desafios a serem superados, como a falta de recursos materiais e humanos, o trabalho em equipe que é desconstruído pela saída de membros, o clientelismo, a falta de autonomia, condições de trabalho precárias, enfim, mesmo diante desses percalços essas profissionais conseguem realizar seu trabalho de maneira ética, visando os interesses dos usuários, procuram estar sempre em contato com a legislação ligada à área para nortear suas ações e procuram usar os métodos e recursos que tem a favor do seu exercício profissional e dos usuários. 
Diante tal realidade, o profissional propõe um compromisso ético com a população usuária para efetivar a garantia de direitos sociais.
Portanto não podemos ficar indiferentes ao fenômeno da pobreza e exclusão, pois o que torna um fenômeno tolerável é a indiferença face ao mesmo. Interessa por isso, que as diversas políticas existentes sejam eficazes. 
Dessa forma, a pesquisa aqui apresentada pretende problematizar as dificuldades do (AS) para a realização da prática profissional na instituição.
A pobreza e a exclusão social devem ser combatidas com o empenho e sensibilidade de todos nós!

Outros materiais

Perguntas Recentes