Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Logística Versa 
Nome Completo: Jose Nilton da Costa Pereira 
Matrícula: 28269697
Curso: Eng. Civil 
Política Nacional de Resíduos Sólidos Cria Um Acordo Para Minimizar Impactos no Meio Ambiente.
Um importante acordo feito entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes visando diminuir impactos ambientais de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, foi criado e regulamentado através Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e do decreto Nº 7.404. 
Mesmo este decreto tendo três anos de criado, agora em (2019) tivemos uma real iniciativa do Sindicato do Comércio Varejista colocando postos em meio suas lojas e shopping, são pontos de recebimento de baterias e produtos que causa grande mal ao meio ambiente. Esta iniciativa se teve a uma adequação de normas, mas também pra própria sobrevivência do setor, pois usuários de equipamentos tecnológicos aumentaram nos últimos anos, e a preocupação do meio ambiente também aumentou não sendo possível a sobrevivência sem pensar em reciclar e reutilizar.
As empresas que aderiram ao recebimento de materiais estão pensando no futuro, e esse futuro depende muito do meio ambiente e aonde vai para seus próprios produtos após ser utilizado. 
Nos termos da PNRS, a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos é o “conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos”. Claro que compartilhar um problema ou as responsabilidades de uma forma social como foi feito e um meio inteligente de abri os olhos de todo, pois quando a responsabilidade e nossa tomamos mais cuidado e nos preocupamos com aquilo. De qualquer forma devemos celebrar termos de compromisso, pois o meio ambiente só tem a ganhar com esse acordo. 
Ministério do Meio Ambiente. 
https://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-perigosos/logistica-reversa

Outros materiais