Buscar

Dermato, biotipos e fototipos cutâneos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dermatofuncional
B Biotipos e Fototipos Cutâneos
	BIOTIPO CUTÂNEO: Hidratação
Quando falamos de Biotipo cutâneo é diferente de Biotipo corporal, o biótipo corporal tem a ver com a gordura de cintura para baixo, e cintura para cima. Mas o biótipo cutâneo tem relação com a quantidade do sebo e suor na superfície da pele. 
E aí essa regulação da quantidade de sebo e suor na superfície da pele chamamos de MANTO HIDROLIPÍDICO. É esse controle de produção de sebo e suor. Quando eles estão equilibrados a gente consegue manter a hidratação da pele de maneira adequada diminuindo as agressões internas, os sinais de envelhecimento. Mas quando eu tenho perda de água, os sinais de envelhecimento eles começam a se tornarem mais visíveis, as rugas, linhas de expressões, as manchas e aí eu tenho basicamente 4 biotipos cutâneos. 39:55
PELE SECA OU ALIPÍDICA
É aquela pele que tem desidratação, é mais sensível, descama facilmente, ela tem perda da retenção de sebo e suor na superfície na pele, e por essa diminuição a pele fica mais opaca, sem brilho, você passa o dedo e fica branca de desidratação, os sinais do envelhecimento acontece mais rápido nesses indivíduos, a perda de elasticidade ela é maior. É aquela pele que dificilmente vai ter cravos ou espinhas, porque se eu preciso do sebo para gerar o cravo, e a paciente tem pouco sebo, não vai ter cravo. É um paciente que tem pouca acne.
PELE OLEOSA OU LIPÍDICA
É aquela pele mais resistente, que tem cravo, que pode desenvolver espinhas, você passa a mão e quando atrita o dedo um no outro está oleoso. E aí eu tenho que testar isso em todas as áreas do rosto, é mais testa, nariz, queixo? Ah, só tem no meio. Então é pele mista, que tem essa oleosidade no centro na zona T, e tem a pele mais seca ou equilibrada nas regiões laterais. A pele oleosa é brilhante constantemente. Então, eu tenho mais produção de sebo do que de suor. É aquela pele que tem muita gordura na superfície, e não necessariamente quem tem pele oleosa terá pele hidratada, porque para hidratar eu preciso de água e eu posso ter pele oleosa desidratada. Temos que avaliar: Pegar essa pele e puxar, uma borda e outra, abrir essa pele, se ela craquelar e ficar branca é sinal de desidratação, tem que beber água e passa creme.
O nome correto do cravo é: COMEDÃO.
 
COMEDÃO ABERTO: Comedão negro / preto / enegrecido.
COMEDÃO FECHADO: Comedão branco. 
C Por que comedão branco? Porque eu tenho uma camada córnea protegendo esse conteúdo e ele fica da cor do sebo, branco ou amarelado. E quando essa camada córnea se rompe por algum motivo o conteúdo do sebo do folículo piloso entra em contato com o a polução, e a poluição vai oxidar esse comedão, por isso ele fica enegrecido, escuro. 
Esse comedão não foi retirado, ficou lá e ai houve a mão suja, pegou na porta, na cadeira, celular, e só futucando ele com o dedo sujo e resolve tirar, e infecciona. O que teremos no lugar? Espinha, pois a espinha é a evolução do comedão. A espinha é um comedão inflamado e ele inflama formando pápula, que é o vermelho, inflamação, ou quando essa inflamação infecciona, uma pústula.
Comedão aberto ou fechado é um tipo de acne, só que é grau 1. Não inflamatória, quando a gente meche nesse cravo, ela vai inflamar o folículo e aí ela se torna uma acne pápulo-pustulosa. O pápulo só vermelha, e a pústula fica vermelha com pus. Por que com pus? Porque tem uma bactéria na flora da pele que é a propionibacterium acnes que quando encontra um ambiente úmido ela tenta se ativar. Mexi, inflamei, ela vai lá e infecciona aquela região. Então, a gente a maioria tem acne, mas não é inflamatória, onde ela evolui e torna-se uma acne grau 2. A pápulo-pustulosa!
PELE MISTA
Tem oleosidade no centro da zona T, e tem a pele mais seca ou equilibrada nas regiões laterais
 
 PELE EUDÉRMICA
Bumbum de neném! Aquela pele maravilhosa, sebo e suor equilibrado, não tem manchas, cravos, rugas, é a pele do bebê. Sonho de consumo das pessoas. Indivíduos possuem essa pele em uma quantidade bem menor. Principalmente aqui por vivermos em uma zona tropical, que mesmo no inverno está calor e ao viajar para lugares mais frios como o sul, e a pele fica melhor, porque ela se adapta ao local de convívio do indivíduo.
C O que vocês fazem com a acne?
 
Primeiro erro: Não higienizar as mãos antes de realizar o procedimento. E aí a mão e a pele suja vai infeccionar a região. É um fato! É preciso higienizar a pele e as mãos, e ao realizar a extração dos comedões é com a ponta do dedo. Se colocar unha para poder tirar, você estará marcando a pele do paciente, lesionando mais, e junta a agressão da sua unha com a agressão da própria inflamação a pele irá manchar, pois o melanócito que estava lá descansado fala “Opa a pele está inflamada, tem alguém futucando, vai precisar proteger mais então vou mandar melanina no intuito de proteger, e acaba manchando a pele. O nome dessa mancha é MANCHA PÓS INFLAMATÓRIA, que veio decorrente a uma lesão. 
Ex.: Mulheres tem manchas em região de axila, virilha por depilação com lâmina. É uma mancha pós inflamatória pelo atrito da lâmina constante na pele. O melanócito pensa, “Se está agredindo, eu tenho que proteger.” É uma resposta fisiológica, ele manda mais melanina e a região fica manchada. Caso não consiga esperar, espera um intervalo de 1 semana, faz depilação de cera, a laser.
Para remover os comedões é necessário o uso dos extratores, ou a ponta dos dedos (Não utilizar as unhas!!!) Não pode espremer em casa a acne sem o controle da higienização, utiliza o emoliente pois ele tem um PH mais alcalino, mais alto, para justamente facilitar a abertura do póro e ai eu aproveito essa janela de ação e faço a extração, depois tonifica e continua com uma máscara, argila, depende do nosso objetivo.
Tem mais graus de acne, o 3 e o 4, que é aquela acne nódulo cística, que você palpa e sente esse nódulo mas não tem um olho, esse tipo não conseguimos tratar, teria que ser com um antibiótico que o dermatologista prescreve melhor, o que a gente consegue fazer é acompanhar com a limpeza, o LED, mas o ideal é a de grau 1 e 2 para a gente tratar. Tanto com a limpeza de pele, quanto a fototerapia. A gente não faz extração na acne grau 2, não meche! Na limpeza é para direcionar o emoliente apenas nas áreas que tem os comedões. Nas regiões que tem comedões, irá passar o sabonete com menos atrito, o esfoliante a depender do tipo de acne será passado com menos pressão. Temos que controlar esse processo inflamatório com a fototerapia, microcorrente, autofrequência. E aí quando secar, diminuir aquela inflamação, o conteúdo que ficou a gente remove. 57:46
C O que é o buraco da espinha quando cicatriza? Perda tecidual. A pele sofreu uma lesão, e no processo de cicatrização a pele não conseguiu preencher a quantidade de colágeno suficiente, e aquela cicatriz fica atrófica. Um buraco, principalmente quando você espreme e ela não teve tempo o suficiente para se recuperar e você já gerou uma lesão em cima de outra lesão e ela foi obrigada a piorar ainda mais o processo inflamatório, e como cicatriza ela não consegue preencher de maneira adequada.
Então na pele alipídica o meu intuito não vai ser controlar a oleosidade é gerar hidratação em hialurônico em fatores de crescimento em coisas que vai dar água para aquela pele diferente de uma pele lipídica que eu quero tirar o excesso de oleosidade e aqui eu quero dar para ela uma quantidade de água para ela se hidratar. E aí nesse processo de hidratação eu vou preencher esses tecidos para que ele funcione de maneira mais harmônica. Faço condições vitais tanto da epiderme quanto da derme e esses sinais de velhice vem ficando mais visíveis ao longo do tempo. Uma pele jovem a partir dos 25 anos já começa a apresentar alguns sinais, uma mancha uma marcação, na linha glabelar ou da região frontal principalmente para quem usa óculos, essa região orbicular dos olhos sofrem muito impacto principalmente para quem usa muita maquiagem e todo o dia utiliza da fricção para retirar a maquiagem então tudoisso proporciona um envelhecimento mais precoce. 
Essa pele envelhecida, as rugas ficam mais evidentes, a PTOSE que é a quebra da pele, essa ptose tecidual é a flacidez de pele, a queda, a pele envelhecida que você olha, e o ramo da mandíbula está mais flácido, a pele está mais caída, o sulco nasogeniano marca,
“Pé de galinha”
RUGAS ORBICULARES DOS OLHOS
“Código de barras”
RUGAS ORBICULARES DA BOCA
Dever de casa: Questionário de Leslie Baumann. Ela avalia a discromia, desidratação, sensibilidade e tendência a enrugar. Ela vai te dar o grau de envelhecimento.
FOTOTIPO CUTÂNEO: Cor da pele
A gente sabe que o Brasil por ser uma área de muita miscigenação mesmo com essa classificação de 6 fototipos ainda não é o suficiente porque às vezes tem aquele paciente que apresenta a característica de um, a reação da pele é outra, então ainda tem muitas variações, mas o que a gente mais usa no consultório é o que mais nos aproxima da realidade. 
Paciente com o fototipo 1, 2, e 3 vai ter uma pele mais sensível a exposição ao sol, são pacientes que têm cabelos claros reais, loiros e ruivos, a pele tende a ser branca há um branco meio mascarado, os olhos e os pelos do corpo são claros. Normalmente quando fica exposto ao sol, ela queima mais do que bronzeia, principalmente 1 e 2 vai queimar e não vai bronzear. O grau 3 até bronzeia depois de alguns dias do sol, primeiro fica camarão e depois dá aquela disfarçada.
O grau 4, 5, e 6 já a pele parda, morena, moreno/negro, cabelos castanhos, escuro a preto os olhos são castanho escuros a olhos negros. A pele é resistente ao sol, bronzeia-se, e o cabelo pode ser da variação do liso ao negróide que é aquele cabelo crespo.
NÃO SE DETERMINA O FOTOTIPO PELA COR DA PELE OU CABELO, E SIM COMO CADA INDIVÍDUO REAGE A EXPOSIÇÃO SOLAR. MARIANA É FOTOTIPO 4 POR EXEMPLO.
 Ao olhar, temos uma ideia. Mas, eu tenho que perguntar a paciente, como ela reage ao sol? Pra ter uma noção do qual fototipo da paciente, e a partir daí poder indicar o filtro solar de maneira indicada, para proteger melhor a pele.
C Qual a diferença entre o fototipo 3 e 4? O três é mais sensível ao sol. Primeiro fica vermelho, e depois se bronzeia. 1:16:00
Quando você olha a marca do biquíni/sunga a marca normalmente é branca para quem tem o fototipo 1, 2, e 3, e quem é 4 a marca normalmente é bege, meio dourado. “aquele sujo, não sabemos se está lá ou cá”
O fototipo cutâneo avalia a sua pele de acordo com a sua exposição ao sol. É o que mais se aproxima da nossa realidade. Quem tem fototipo 6? Sabiá, Lázaro, TH, Rafael Zulu, Negão C&A. Fototipo 2: Gilmara, Milena. Os filhos dela são ruivos, é o fototipo 1.
 
Pessoas morenas a negras, tem uma densidade de fibras de colágenos e elastina muito maiores do que pessoas com o fototipo cutâneo de 3 pra baixo. Principalmente, nas regiões de face e tronco que são as áreas mais expostas ao sol e aí por eu ter mais melanina, o meu grau de absorção de luz ele é um pouco maior e essa luz absorvida transforma-se em calor, e o calor ativa a produção de mais fibras. E quem tem tendência a queloide, quando faz cirurgia o risco de desenvolver é muito grande. 
Fator de proteção solar é indicado para todos os fototipos cutâneos independente de ser o 6, sendo que além do FPS eu tenho que inserir o PPD (Persistent Pigment Darkening – Persistência de pigmentação da pele, que eu protejo com um fator de proteção específica). Que é um percentual de pigmentação persistente da pele, que está relacionado a radiação ultravioleta A. A UVA penetra muito mais a nossa pele, porque o comprimento de onda dela é maior. Então ela tem muito mais ação na lesão do DNA e causar câncer de pele. Já o FPS vai proteger contra o UBV, porque ela é mais superficial, e é ela quem causa vermelhidão e bronzeamento mais superficial. Então, quando eu uso protetor solar só com FPS eu só protejo UVB, o UVA passa. Então eu tenho que ter o protetor solar, FPS e PPD, e o PPD tem que tem que ter 1/3 do FPS para proteger contra os dois tipos de radiação. O PPD ou ele vem em números, ele vem em “cruzes”, são 3 cruzes, quanto mais, melhor.

Continue navegando