Buscar

AVALIAÇÃO - POLÍTICA CRIMINAL E SISTEMA PUNITIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1
	São os principais argumentos apresentados pelos movimentos abolicionistas  em prol da eliminação da resposta punitiva, EXCETO:
	A) caráter definitorial do delito
	B) caráter consequencial e não causal da intervenção penal
	C) igualdade e seletividade arbitrária do sistema penal
	D) excepcionalidade da intervenção pena
	
	Questão 2
	Marque V( verdadeira) e F( falsa) :
(   ) O princípio da necessidade da pena foi uma formulação tipicamente moderna, tendo sido elaborado pelo movimento penal reformador do Iluminismo.
(    ) O princípio da lesividade refere-se à finalidade de prevenção de penas extralegais e excessivas, sendo relacionado, não à utilidade social, mas à utilidade da pessoa do réu, no sentido de que toda pena maior que a suficiente para frear reações informais mais severas para o réu, pode ser considerada lesiva para a dignidade da pessoa, por ser desnecessária. Este é o critério a partir do qual deve-se estabelecer o limite máximo da pena.
(     ) O princípio da humanidade exige a exclusão de toda proibição penal (crime) que se refira a comportamentos meramente imorais ou que se relacionem a estados de ânimo pervertidos.
 
A sequência correta de cima para baixo é:
	A) V, F, V
	B) F, F, V
	C) F, F, F
	D) V, F, F
	
	Questão 3
	Representam os três momentos incindíveis da resposta social ao problema do crime, são eles, EXCETO:
	A) Criminologia
	B) Direito penal
	C) Política criminal
	D) Família
	
	Questão 4
	Leia:
I- Para a Justiça Retributiva o crime é uma violação contra o Estado, que se constituiu a partir da desobediência à lei e pela definição da culpa, cabendo ao sistema de justiça criminal determinar a culpa e infringir dor ao ofensor, para a Justiça Restaurativa o crime é uma violação de pessoas e relacionamentos, sendo o que o objetivo da justiça é corrigir os erros a partir do “envolvimento da vítima, do ofensor e da comunidade, na busca de soluções que promovam a reparação, a reconciliação e a segurança.
II- O paradigma da justiça restaurativa se diferencia radicalmente ao da justiça criminal tradicional, que tem base retributiva.
III- Na perspectiva Retributiva o objetivo central é a apuração da culpa, ao passo que para a Justiça Restaurativa o que se busca é a solução do problema.
Marque abaixo a alternativa correta:
	A) Apenas I está incorreta
	B) Todas estão corretas
	C) Apenas III está correta
	D) Apenas I e II estão corretas
	
	Questão 5
	Penalista alemão que elaborou o conceito de Direito Penal do Inimigo em 1985, que apresentou os postulados básicos desta teoria, observando ter ela apenas caráter descritivo da realidade operacional dos sistemas penais.
	A) Montessori
	B) Jakobs
	C) Freud
	D) Piaget
	
	Questão 6
	Marque V( verdadeira) e F( falsa):
(    ) A expressão “Política Criminal” era empregada para designar apenas o conjunto de práticas punitivas (penas) utilizadas no controle de situações conflitivas, vinculando-se a expressão exclusivamente ao campo do Direito Penal.
(   ) Criminologia: trata-se de uma ciência empírica que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima, do sistema penal e do controle social do comportamento criminoso, tendo como base a realidade social
(    ) Criminologia, Política Criminal e Direito Penal representam os 3 pilares sobre os quais deve se construir a resposta social ao problema do crime.
 
A sequência correta de cima para baixo é:
	A) V, V, F
	B) V, V, V
	C) V, F, V
	D) F, F, V
	
	Questão 7
	Surgiu na década de 70 do século passado a partir de discursos que passaram a defender a contração-eliminação do sistema penal carcerário. Trata-se de uma corrente de pensamento que sustenta que a pena e o próprio Direito Penal possuem efeitos mais negativos que positivos, advogando, portanto, a eliminação ou a radical redução do controle “penal/formal” do delito, cuja solução deveria ser buscada em espaços informais.
	A) Movimento da democracia
	B) Direito penal do inimigo
	C) MST
	D) Movimentos Abolicionistas
	
	Questão 8
	Lei que estabeleceu um conjunto de medidas despenalizadoras, consagrando em seu texto processos político-criminais que compactuam com uma visão de mínima intervenção do Direito Penal. Trata-se de um processo que acredita no consenso como estratégia de resolução dos conflitos sociais e que está na base das conciliações realizadas no âmbito dos juizados especiais criminais:
	A) Lei 8.080/90
	B) Lei 9.394/96
	C) Lei 11.326/06
	D) Lei 9.099/95
	
	Questão 9
	Leia:
I- Os movimentos político criminais dividem-se em dois grandes grupos: os movimentos político-criminais punitivistas/repressivistas e os movimentos não intervencionistas ou não repressivistas.
II- Os movimentos político-criminais não intervencionistas propõem a ampliação do controle estatal formal, por intermédio do Direito Penal.
III- Os movimentos punitivistas/repressivistas, ao contrário, sustentam a diminuição ou eliminação da intervenção punitiva estatal para resolver os conflitos sociais, confiando mais nos mecanismos (processos e agentes) de resolução informais (sociais).7
Está correta:
	A) III
	B) II
	C) II e III
	D) I
	
	Questão 10
	Conjunto de normas jurídicas que, materializando o poder punitivo do Estado, define as infrações penais com a indicação das sanções correspondentes, fixando, simultaneamente, os princípios e garantias fundamentais do cidadão perante o exercício desse poder, ao tempo em que cria os pressupostos de punibilidade e delimita o nível de participação da vítima no conflito:
	A) Direito cível
	B) JEC
	C) Direito da família
	D) Direito penal

Outros materiais

Outros materiais