Buscar

Nona a decima segunda semana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO DA NONA A DECIMA SEGUNDA SEMANA
A transformação de um embrião em um feto é gradual, mas a mudança do nome é significativa, pois indica que o embrião se desenvolveu em um ser humano reconhecível e que os primórdios de todos os principais sistemas se formaram. O desenvolvimento durante o período fetal é primariamente voltado para o crescimento corporal rápido e para a diferenciação dos tecidos, órgãos e sistemas. Uma notável mudança que ocorre durante o período fetal é a relativa redução da velocidade do crescimento da cabeça em comparação com o restante do corpo. A taxa de crescimento corporal durante o período fetal é muito grande e o ganho de peso fetal é fenomenal durante as últimas semanas. Os períodos de crescimento contínuo normal se alternam com intervalos prolongados de ausência de crescimento.
Estimativa da Idade Fetal
As medidas ultrassonográficas do comprimento cabeça- nádegas (CCN) do feto podem ser usadas para determinar o seu tamanho e a idade provável e oferecer uma previsão da data provável do parto. As medidas da cabeça fetal e do comprimento do fêmur também são usadas para avaliar a idade. Na prática clínica, a idade gestacional geralmente é cronometrada a partir do início do último período menstrual normal (UPMN).
Trimestres da Gestação
Clinicamente, o período gestacional é dividido em três trimestres, cada um durando três meses. Por volta do final do primeiro trimestre, um terço da duração da gravidez, os principais sistemas terão se desenvolvido. No segundo trimestre, o feto cresce o suficiente em tamanho de modo que um bom detalhamento anatômico pode ser visualizado durante a ultrassonografia. Durante esse período, a maior parte dos principais defeitos congênitos pode ser detectada com o emprego de ultrassonografia de alta resolução em tempo real. Por volta do início do terceiro trimestre, o feto pode sobreviver se nascer prematuramente.
9a à 12a Semana
No início do período fetal (nona semana), a cabeça constitui, aproximadamente, a metade da medida do CCN do feto. Subsequentemente, o crescimento no comprimento corporal se acelera rapidamente, de modo que, por volta de 12 semanas, o CCN mais que dobrou. Apesar de o crescimento da cabeça reduzir consideravelmente a sua velocidade nesse período, a cabeça ainda é desproporcionalmente grande em comparação com o restante do corpo.
Às nove semanas, a face é larga, os olhos estão amplamente separados, as orelhas apresentam uma baixa implantação e as pálpebras estão fusionadas. Por volta do final da 12a semana, os centros de ossificação primária surgem no esqueleto, especialmente no crânio e nos ossos longos. No início da nona semana, as pernas são curtas e as coxas são relativamente pequenas. Por volta do final da 12a semana, os membros superiores quase atingiram os seus comprimentos relativos finais, mas os membros inferiores ainda não estão bem desenvolvidos e são ligeiramente mais curtos do que os seus comprimentos relativos finais. 
As genitálias externas dos sexos masculino e feminino parecem semelhantes até o final da nona semana. A sua forma madura não está estabelecida até a 12a semana. As alças intestinais são claramente visíveis na extremidade proximal do cordão umbilical até a metade da 10a semana. Por volta da 11a semana, os intestinos retornaram para o abdome.
Na nona semana, início do período fetal, o fígado é o principal local de eritropoiese (formação de hemácias). Por volta do final de 12a semana, essa atividade é reduzida no fígado e começa no baço. A formação de urina começa entre a nona e a 12a semanas e esta é eliminada através da uretra para o líquido amniótico na cavidade amniótica. O feto reabsorve (absorve de novo) algum líquido amniótico após degluti-lo. Os produtos residuais fetais são transferidos para a circulação materna por meio da passagem através da membrana placentária.

Continue navegando