A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Seminário Interdisciplinar: a Contabilidade nos Negócios Empresariais - Uniasselvi

Pré-visualização | Página 1 de 1

4
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Contabilidade é uma ciência que permite, através das suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa (Ribeiro, 2005), ou seja, é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.
Através da contabilidade a empresa sabe o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negócio, produtividade da mão de obra e através disso, pode realizar um bom planejamento tributário (RODRIGO, 2012).
A contabilidade empresarial tem se tornado fundamental para companhias de todos os portes. Isso porque ela ajuda a melhorar seus processos financeiros e fiscais, garantido um crescimento otimizado e adequado às normas governamentais (BLB BRASIL, 2017).
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Afim de atingir sua finalidade, a contabilidade utiliza as seguintes técnicas: · Escrituração: consiste em efetuar, de forma sistematizada, os registros das ocorrências que influenciam a evolução patrimonial. A escrituração, portanto, é realizada levando em consideração a ordem cronológica de todos os acontecimentos. A técnica contábil da escrituração é baseada em documentos comprobatórios, ou seja, todos os acontecimentos a serem escriturados devem corresponder a um documento legalizado que comprove a sua veracidade. · Demonstrações contábeis: consiste em apresentar todos os registros efetuados em uma forma condensada, que apresente os resultados atingidos pela empresa em um determinado período. Os fatos registrados devem constar em demonstrações expositivas, que, segundo a lei 6 404/76, são denominadas demonstrações financeiras. · Auditoria: técnica que busca ratificar a exatidão dos registros já efetuados e apresentados nas demonstrações contábeis. Consiste em um exame pormenorizado de todos os dados escriturados pela contabilidade, verificando se todos foram efetuados seguindo os princípios fundamentais da contabilidade. Essa técnica pode ser aplicada de duas formas distintas: auditoria interna e auditoria externa. · Análise de balanço: levando em consideração que as demonstrações contábeis representam dados sistematizados, que apresentam de forma sintética os resultados da empresa, nem sempre os usuários têm condições de interpretá-los. Assim, cabe à própria contabilidade decompor, comparar e interpretar os demonstrativos contábeis, com a finalidade de fornecer informações mais ágeis para os usuários.
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Exemplos desses processos financeiros quais são realizados nas empresas um deles é o patrimônio líquido que é representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento. No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos representa o patrimônio líquido, que é o valor contábil devido pela pessoa jurídica aos sócios ou acionistas, baseado no princípio da entidade.
As demonstrações práticas da aplicação das movimentações com partidas dobradas, têm o objetivo de facilitar a compreensão da situação estudada. Primeiramente se faz o levantamento inicial do estoque da empresa em mercadorias, verificando o saldo em caixa, o valor disponível em banco, o levantamento dos bens, direitos e obrigações a pagar, ou seja, calcular os saldos iniciais correspondentes a cada conta, montando assim um balanço patrimonial inicial.
Balanço feito a partir das informações de análise da empresa, S.O.S contabilidade.
ATIVO CIRCULANTE
 Caixa 20.800,00
 Banco conta movimentação 27.200,00
Clientes 20.800,00
Mercadorias 41.600,00
 Não circulante
 Imobilizados
Moveis e Utensílios 8.000,00 
ATIVO TOTAL 118.400,00
PASSIVO CIRCULANTE
Empréstimo a pagar 70.400,00
Fornecedores 20.800,00
 Não circulante
 Exigível a Longo Prazo
TOTAL PASSIVO 91.200,00
Patrimônio líquido 27.000,00
Capital social 27.200,00
PASSIVO + PL 118.400,00
4. REFERÊNCIAS
BRASIL. Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível em: Acesso em: 7 jul. 2017.
BLB BRASIL 2012, acesso em 12 nov. 2019. ALVES, rodrigo. Administração empresarial.
CFC. Conselho Federal de Contabilidade. Normas Brasileiras de Contabilidade. Resolução CFC 750 de 1993. Dispõe sobre os princípios fundamentais de contabilidade. Disponível em: Acesso em: 9 abr. 2016. ______. Fatos contábeis [s.d.]. Disponível em: .
Acesso em: 3 abr. 2016. FRANCO, Hilário. Contabilidade geral. 23. ed. São Paulo:
Atlas, 1997.
Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Disponível em: Acesso em: 9 jul. 2017.
S.O.S CONTABILIDADE, estudo em 10 de novembro de 2019. RIBEIRO, Carlos
A importância da contabilidade empresarial no planejamento organizacional