Buscar

PULVERIZADORES AGRÍCOLAS

Prévia do material em texto

PULVERIZADORES AGRÍCOLAS
A proteção da lavoura contra pragas, doenças e insetos e a disponibilização de nutrientes para as plantas estão entre as principais práticas para assegurar a produtividade no campo.
O que é um pulverizador?
Um pulverizador agrícola é um equipamento que auxilia no combate a pragas, doenças, insetos ou diversas outras ameaças.
Pulverizar significa distribuir uma substância líquida em pequenas partículas.
É utilizado para distribuir produtos agroquímicos, nutrientes ou fertilizantes.
Tipos de pulverizadores quanto ao acionamento: 
· Manual
· Elétrico 
· Combustível 
Tipos de pulverizadores
Quanto à configuração do equipamento e ao tipo de máquina usada para movimentá-lo.
Costal:
Geralmente é composto de um reservatório com alças que pode ser carregado nas costas, como uma mochila. Pode ter acionamento manual, elétrico ou a combustível. Esse modelo precisa ser carregado por um operador, o que o torna inviável para aplicação em grandes extensões de terra.
Pistola:
As pistolas de pulverização geralmente trabalham com ar comprimido e podem possuir acionamento manual ou elétrico. Quando manuais, são indicadas somente para quem tem hortas, pomares e jardins pequenos.
De barra:
Consiste de uma barra com múltiplas pontas de pulverização, geralmente montadas em um trator. Com isso, é possível cobrir grandes áreas em um intervalo de tempo pequeno, ao contrário do que aconteceria nos modelos não tratorizados.
Atomizadores
Nos atomizadores, o produto é pulverizado sobre a plantação por força de uma corrente de ar de grande velocidade. Como resultado, o produto pode atingir longas distâncias. Esse tipo de pulverizador é mais utilizado em culturas perenes, por exemplo, café e laranja.
Partes e acessórios desse equipamento
As partes vão depender do tipo de pulverizador. Como regra geral, eles costumam conter os seguintes componentes:
· tanque ou reservatório onde a calda fica armazenada;
· bomba;
· agitador mecânico ou hidráulico;
· filtros;
· manômetro;
· regulador de pressão;
· mangueiras;
· conjunto de acionamento;
· dispositivo de aplicação (por exemplo, barra ou pistola);
· bicos de pulverização.
Atualmente, eles costumam ter também medidores de volume aplicado, localizador GPS, sistemas de controle remoto, entre outras facilidades.
Como escolher um bom pulverizador agrícola?
A escolha do pulverizador vai depender basicamente do tipo de cultura e do tamanho da plantação. Existem pulverizadores com capacidades diversas e, por isso, é bom avaliar esse quesito.
Avalie o tipo de cultura
o tipo de cultura costuma determinar o pulverizador a ser utilizado. Para culturas anuais, as barras acopladas a um trator são as mais utilizadas. Para culturas perenes, o atomizador é o ideal.
Leve em conta a área a ser pulverizada
A área a ser pulverizada vai determinar a capacidade da máquina a ser adquirida ou a quantidade de equipamentos necessária. Para os pulverizadores do tipo barra, existem máquinas com capacidade entre 400 e 4500 litros.
Naturalmente, quanto maior a área, maior deverá ser a capacidade de armazenamento. Assim, você não terá que parar o processo para reabastecer várias vezes e, ao mesmo tempo, não vai investir mais do que o necessário para suprir a necessidade da sua lavoura.
Escolha fornecedores confiáveis
A escolha de um bom fornecedor também é determinante para a qualidade do pulverizador. Para ficar tranquilo, prefira fornecedores que garantem as peças de reposição necessárias e que se preocupam em manter um bom relacionamento no pós-vendas.
Busque um fornecedor que demonstre interesse em oferecer qualidade e se tornar um parceiro na resolução dos problemas de quem atua no campo. Por fim, com informações sobre os modelos disponíveis, dimensionamento correto da lavoura e o apoio bons fornecedores, o agricultor tem grandes chances de escolher o pulverizador ideal.

Continue navegando