Buscar

ATIVIDADE 04- CORRIGIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso de Pedagogia a Distância
Disciplina de Didática I
Polo: 
Professora: Elizabete Velter Borges 
Essa atividade da aula 07 e 08, deverão ser enviadas no portfólio nº. 04
Tendo como parâmetros os estudos realizados na disciplina de Didática I, observou-se que o excelente professor é aquele que, a partir da realidade, é capaz de apreender os conhecimentos adquiridos e transpô-los em ensinamentos. De acordo, com os saberes pedagógicos necessários à formação profissional, bem como a ação docente mediante a construção da identidade do professor através do saber pedagógico e didático complementando com os pilares da educação. 
Assim, é necessário também, participar e vivenciar da elaboração do Projeto Político Pedagógico organizado coletivamente na escola, contando com a participação de gestores, professores, alunos, funcionários administrativos e comunidade escolar. 
1. Desta forma, desenvolva um texto argumentativo sobre a relevância do projeto Político Pedagógico relacionado aos quatro pilares da Educação proposto por Jacques Delors. (1.0) 
O livro de Jacques Delors “Educação um Tesouro a Descobrir”, aborda de forma bastante didática e com muita propriedade os quatro pilares da educação para o século XXI, associando-os e identificando-os com algumas máximas da pedagogia prospectiva, e subsidiando o trabalho de pessoas comprometidas a buscar uma educação de qualidade. (Borges, 2019).
Para Delors (1999), a pratica pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento, são eles: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, caracteriza-se por complementar as questões cognitivas, assim como questões do relacionamento humano. Acredita-se na necessidade da educação formal oferecer elementos para que os alunos se desenvolva nas quatro áreas mencionadas, pois assim estarão caminhando para seu desenvolvimento pessoal.
Para um bom funcionamento de uma escola, a mesma deve traçar metas e objetivos a se realizar. Esses objetivos e como eles serão organizados, é o que dá forma e vida ao chamado “Projeto Político Pedagógico”, chamamos o assim porque reúne propostas de ações a serem trabalhadas durante um determinado tempo, por considerar a escola com um espaço de formação de cidadãos conscientes, críticos e responsáveis que ensinamos a agir coletivamente e individualmente na sociedade.
E para um bom projeto é necessária à participação de toda a comunidade escolar e também dos pais e alunos, ou seja, em conjunto aprender a respeitar as normas e as novas políticas pedagógicas escolares e adaptar-se as novidades no espaço escolar, para melhor ensino/aprendizagem dos alunos, melhorando assim o funcionamento e contribuição pessoal para a melhoria da educação vigente.
REFERÊNCIAS:
BORGES, Elizabete Velter. Didática I. Guia de Estudos do Curso de Pedagogia. Dourados: UNIGRAN, 2019. P 45-46-47.
DELORS, Jacques. Jacques Delors e os Quatro Pilares da Educação. Disponível em:
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pilares-da-educacao.
Acesso em: 12/08/19.
DELORS, Jacques. Organização do Trabalho Pedagógico – Pensadores da Educação.
https://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo. Acesso em 12/08/19.
2. No contexto contemporâneo, as políticas de educação vêm pontuando “educação para todos”, e para tanto os currículos organizam conhecimentos, culturas, valores e artes a que todo ser humano tem direito.  Assim, o currículo deve ser analisado conforme as experiências vividas pelos estudantes, nas quais se articulam os saberes, aprendidos por eles na vivencia, com os conhecimentos que a escola deve lhes tornar acessíveis.
Partindo dessa definição de currículo, é correto o que se afirma em:
(Valor 0.25)
a) A construção do currículo constitui um processo de seleção cultural, o que coloca em desvantagem determinados grupos sociais;
 X b) O sistema educativo confere ao currículo efetividade que envolve multiplicidades de relações, razão pela qual este deve ser considerado práxis e sua materialização corresponder à foram como foi idealizado;
c) As teorias críticas reconhecem a existência de poderes diluídos nas relações sociais, conferindo ao currículo a função de atuar em processos para inclusão escolar;
d) A escola não compete incluir no currículo experiências culturais diversificadas, que não reproduzam estruturas da vida social em suas assimetrias e desigualdades.
3. Os saberes pedagógicos apresentados na aula 07, são necessários às atividades dos docentes, como também de fundamental importância vivenciar esses saberes no processo de ensino, mediante ação e reflexão contextualizada, obtendo nessa perspectiva uma aprendizagem com qualidade. Partindo dessa premissa cite e argumente sobre os três saberes da educação. (1.0)
Os três saberes da docência, escrito pela professora e pesquisadora Selma Garrido Pimenta, defende como sendo essenciais para qualquer educador. Ela os classifica como Saberes da Experiência, Saberes do Conhecimento e Saberes Pedagógicos. “Nas práticas docentes estão contidos elementos extremamente importantes, como a problematização, a intencionalidade para encontrar soluções, a experimentação metodológica, o enfrentamento de situações de ensino complexas, as tentativas mais radicais, mais ricas e mais sugestivas de uma didática inovadora”. (Borges 2019).
Os Saberes da Experiência, refere-se aqueles saberes que são adquiridos no exercício da profissão. Costuma-se dizer que são saberes que os professores adquirem no dia a dia em sala de aula, em contato direto com o ensino, com os alunos e com as atividades da profissão. Portanto, vale salientar que o educador absorve algumas competências que ele pode levar para a sala de aula e utilizar como suporte para o processo de ensino-aprendizagem.
Os Saberes do Conhecimento, são aqueles saberes adquiridos pelo educador relacionados ao conteúdo que será ensinado em sala de aula, ou seja, os conhecimentos do conteúdo disciplinar que, será repassado aos alunos. Geralmente são adquiridos na formação do docente ou em sua especialização.
Os Saberes Pedagógicos, é composto dos saberes da experiência, e do conhecimento, ou seja, para os licenciados adquirem um saber articulado entre si, pois o que se percebe é que os mesmos são trabalhados na formação de professores de maneira desarticulada, sendo necessário um reinventar desse saber através de uma pratica engajada a partir dos conhecimentos sócias da educação.
Para Pimenta (2002, p 26). “Os profissionais da educação em contato com os saberes sobre educação e sobre pedagogia podem encontram instrumentos para se interrogarem e alimentarem suas práticas e confrontando-os”.
REFERÊNCIAS:
BORGES, Elizabete Velter. Didática I. Guia de Estudos do Curso de Pedagogia. Dourados: UNIGRAN, 2019, p 45-46-47.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes Pedagógicos e Atividades Docentes. 3ª ed. São Paulo: Cortez 2002. P- 26.
BECK, C. Os 3 Saberes da Docência. Andragogia Brasil. Disponível em.
https://www.andragogiabrasil.com.br/os-3-saberes-da-docencia. Acesso em 14/08/2019.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
CURSO DE PEDAGOGIA EAD
Essa atividade da aula 07 e 08, deverá ser enviada no portfólio nº. 04

Outros materiais