Projeto de Pesquisa Computação na Nuvem
13 pág.

Projeto de Pesquisa Computação na Nuvem


DisciplinaMetodologia Científica54.177 materiais1.094.964 seguidores
Pré-visualização2 páginas
2
UNIVERSIDADE CEUMA
CURSO DE ENGENHARIAS
A COMPUTAÇÃO NA NUVEM PARA BENS E SERVIÇOS: serviços acadêmicos.
Artur Paulino Banhos (95563) \u2013 Engenharia Mecânica
João Marcos Bastos Batalha (73235) \u2013 Sistemas de Informação 
João Marcos Nunes Chaves (99733) \u2013 Engenharia de Produção
José Anderson Freitas Pinheiro (99361) \u2013 Engenharia Mecânica
São Luís
Abril/2019
Artur Paulino Banhos (95563)
João Marcos Bastos Batalha (73235)
João Marcos Nunes Chaves (99733)
José Anderson Freitas Pinheiro (99361)
A COMPUTAÇÃO NA NUVEM PARA BENS E SERVIÇOS: serviços acadêmicos.
Projeto de pesquisa apresentado para obtenção de parte da nota da segunda avaliação regimental da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa para os cursos de Engenharia da Universidade CEUMA.
ORIENTADOR: Prof. Rialberth Matos Cutrim
 SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	OBJETIVOS	5
2.1	GERAL	5
2.2	ESPECÍFICOS	5
3	JUSTIFICATIVA	6
4	REVISÃO BIBLIOGRÁFICA	7
5	METODOLOGIA	9
5.1	ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DA PESQUISA	9
5.2	COLETA DE DADOS	9
5.3	ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS	10
6	CRONOGRAMA	11
BIBLIOGRAFIA	12
ANEXOS	13
 
introdução
Nos dias atuais, se torna necessário evoluir para não ser ultrapassado, torna-se mais do que necessário estar evoluindo e se adaptando ao mundo moderno. A tecnologia das indústrias 4.0 é o novo tema mundial da tecnologia e dentro desse tema nós temos um pilar fundamental para o crescimento desse novo modelo tecnológico: a computação na nuvem.
A computação na nuvem, ainda muito desconhecida por muitas pessoas vem se tornando muito presente nos dias de hoje. Se trata do acesso a serviços e dados pela internet de modo mais fácil e ágil, visto que para acessá-los não é necessária uma instalação, pois todo processo é online e os dados se encontram em rede.
É importante citar o quão útil é a computação na nuvem. Em determinado momento pessoas podem acessar seus dados em diversos lugares do mundo a qualquer hora através de qualquer computador, ao invés de poderem ser acessados somente em um único computador que só estaria em um determinado local.
A computação na nuvem é um serviço: mais veloz, já que os dados são processados em questão de minutos, sendo assim, mais eficiente para pessoas e ainda mais para empresas, mais produtivo, pois evita implementações e equipamentos para o processamento de dados, mais confiável, pois reduz o custo de backup de dados, mais seguro, pois permite políticas de segurança para utilização de serviços, com mais custo benefício, já que evita gastos com hardwares e softwares. Por essas características que a computação na nuvem evolui cada vez mais, abrange mais serviços e conquista cada vez mais as pessoas no mundo.
As instituições acadêmicas sendo essas, particulares ou públicas, assim como empresas, requerem uma maior agilidade e facilidade no processamento de serviços exigindo assim uma maior flexibilidade. A computação na nuvem vem como um meio de solucionar esse problema, fornecendo uma maior flexibilidade para funcionários, professores e alunos da instituição que utilizam esse serviço, alcançando rapidamente seus objetivos e diminuindo o tempo gasto.
Uma vez que as características citadas anteriormente trazem benefícios e bons resultados, este artigo analisa como a computação na nuvem pode potencializar bens e serviços acadêmicos, sendo assim, o que será estudado é a forma como essa pode facilitar e agilizar esses bens e serviços acadêmicos trazendo um maior custo benefício para a instituição.
Concluindo assim, como a computação na nuvem pode potencializar a produção de bens e serviços educacionais?
objetivos
Geral 
Verificar como a computação em nuvem pode potencializar a produção de bens e serviços, voltado para estudos acadêmicos na Universidade Ceuma, situada no município de São Luís \u2013 MA.
específicos
a) Examinar a utilização da computação na nuvem para prestação de bens e serviços.
b) Testar novas formas de utilização da computação na nuvem nos estudos acadêmicos.
c) Analisar o desenvolvimento do uso dos recursos didáticos através da computação na nuvem.
d) Verificar como os professores podem interagir com os alunos utilizando a computação na nuvem. 
e) Investigar como a computação na nuvem pode auxiliar no estudo compartilhado. 
justificativa 
Este trabalho tem como propósito analisar a computação em nuvem e de como pode potencializar o aprendizado e interação de alunos e professores, com a utilização de ferramentas tecnológicas que possam tornar esta interação mais eficiente didática e pratica.
Eliminando assim os problemas geográficos, facilitando a compreensão e melhorando a interface aluno/professor onde no ambiente educacional clássico fica limitada esta interação, prejudicando assim que os alunos possam retirar dúvidas.
Desta forma como poderemos tornar o ambiente educacional mais produtivo em meio as novas tecnologias e adequá-las a favor do ensino superior. tornando-o um ambiente mais didático, tecnológico e efetivo com as ferramentas da computação em nuvem aplicadas no setor da Educação.
 
revisão bibliográfica 
\u201cCom a Computação em Nuvem a Internet passa a ser o repositório de arquivos digitais e as pessoas podem criar seus documentos, fotos e arquivos sem precisar instalar qualquer software em sua máquina.\u201d(TAURION,2009). De acordo com Taurion (2009) a computação em nuvem veio para facilitar tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional de um indivíduo, fazendo dessa tecnologia, extremamente importante. John McCarthy, por exemplo, em 1961 mencionou que "(...) computação um dia será como uma utilidade pública" (GARFINKEL e SIMSON, 1999, p. 1).
 \u201c(...) isso tem melhorado a flexibilidade, reduzindo o custo total dos negócios e provendo serviços sob demanda. Muitas empresas já utilizam computação em nuvem para distribuir seus sistemas de software.\u201d(SOUSA,2009). De acordo com Moreira (2010), a computação em nuvem tem diversas vantagens para uma empresa que busca crescer rapidamente, e também ajuda não só na vida profissional, como na vida pessoal. \u201cEstas empresas e usuários estão movendo seus dados e aplicações para a nuvem de forma a acessá-los a qualquer momento e independente de localização.\u201d (MOREIRA, 20009).
 \u201c(...) esses sistemas computacionais passaram a fazer parte da vida das pessoas e das empresas mudando significativamente a forma de se trabalhar e se comunicar (PEREIRA e APPEL, 2013).\u201d Segundo Pereira (2009) essa nova tecnologia fez uma total diferença na forma de trabalhar, pois a pessoa pode fazer um determinado trabalho onde e em qualquer lugar. \u201c O aumento do volume de informações e o surgimento de novos tipos de dados provocou a necessidade do desenvolvimento de novas tecnologias com maior capacidade de processamento.\u201d (PEREIRA e APPEL, 2013).
 "A vantagem para os professores é poder usar a computação na nuvem para fazer planos de aulas, calendários escolares, notas, organização de documentos, provas e trabalhos." (MARTINS, 22 jun. 2006).
De acordo com o Prof. Dr. Bastos (2019) a computação em nuvem é uma revolução na educação, com acesso mais rápido ao material escolar, aulas mais dinâmicas fora dos horários de escola, comunicação entre professores, pais, alunos e diretores, tudo isso potencializa a educação. "Como podemos ver, a computação na nuvem vem revolucionando a educação e auxiliando tanto os pais e alunos como os educadores a cumprirem seus papéis nas instituições de ensino."(MARTINS,22 jun 2019)
metodologia 
Abordagem teórico-metodológica da pesquisa
Neste trabalho utilizamos o método de pesquisa explicativa, através do estudo de campo, com uma abordagem qualitativa e pesquisas bibliográficas.
Com esta pesquisa buscamos identificar os benefícios da computação em nuvem para potencializar a utilização de bens e serviços para atividades acadêmicas na Universidade Ceuma. De acordo com Pradonav (2013) a abordagem qualitativa é uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, o ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados do pesquisador,