A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
Projeto Integrador MASss-1

Pré-visualização | Página 1 de 4

Universidade Santo Amaro (UNISA)
Campus II - Adolfo Pinheiro – Direito
Adeilson Guimarães de Santana 418604-4	
Giancarlo Guglielmi Q.C. Ribeiro 420993-1
Gilberto Viana Lemos 416022-3
Jhonathan de Almeida Barboza 418712-1
José Jailson da Silva 421616-4
Vinícius Guimarães Silva 420148-5
Descarte Irregular de Resíduos Sólidos
São Paulo
2019
Universidade Santo Amaro (UNISA)
Campus II – Adolfo Pinheiro – Direito
Adeilson Guimarães de Santana 418604-4
Giancarlo Guglielmi Q.C. Ribeiro 420993-1
Gilberto Viana Lemos 416022-3
Jhonathan de Almeida Barboza 418712-1
José Jailson da Silva 421616-4
Vinícius Guimarães Silva 420148-5
Descarte Irregular de Resíduos Sólidos
Projeto integrador 1 da disciplina de meio ambiente e sustentabilidade, apresentado para avaliação sobre orientação da Prof. Mestra Ana Lúcia da Rocha Silva. 
São Paulo
2019
 
SUMÁRIO
1 Introdução................................................................................................................4
2 Levantamento do Problema...................................................................................5
3 Objetivo Geral..........................................................................................................6
3.1 Objetivo Específico..............................................................................................6
4 Filosofia....................................................................................................................7
5 Ciência Política e Econômica.................................................................................8
6 Psicologia.................................................................................................................9
7 Meio Ambiente e Sustentabilidade........................................................................11
7.1 O que a Poiato Recicla oferece a sua empresa.................................................12
7.2 Benefícios e vantagens da reciclagem dos resíduos do cigarro.....................12
8.Sociologia ................................................................................................................13
9.Conclusão.................................................................................................................14
10 Referências Bibliográficas....................................................................................15
1. Introdução	
Fundamentando-se nas conjunturas do cenário atual, na região de Santo Amaro observa-se indicadores dos descartes de resíduos, nas ruas, parques e avenidas. Identifica-se uma grande despreocupação com a poluição causada pelos resíduos.
A gestão e a disposição inadequada dos resíduos sólidos causam impactos socioambientais, tais como degradação do solo, comprometimento dos corpos d'água e mananciais, intensificação de enchentes, contribuição para a poluição do ar e proliferação de vetores de importância sanitária nos centros urbanos e catação em condições insalubres nas ruas e nas áreas de disposição final (Besen et al., 2010). 
De acordo com o relatório do Ministério do Meio Ambiente: ``O desafio de lidar com esta questão, que não é apenas ambiental, mas também econômica, estética e de saúde pública, tornando-se bastante complexo na medida em que exige o envolvimento de diferentes segmentos da sociedade. ´´
Os resíduos arremessados pela população não têm um efeito prático nas ordens gerais da nação, quanto mais lixo deixado nas ruas e avenidas, sugere um aumento de gastos públicos desnecessários, que poderiam ser destinados a outros focos. Observa-se, o quanto uma cidade suja e poluída, pela ação humana é prejudicial à saúde do próprio ser humano. 
No entanto, no retrato a saúde pública, a população atingida pela poluição, tome consciência dos fatos e a partir de aí manipular medidas de combate e sustentabilidade. 
2. Levantamento do Problema	
Os resíduos arremessados de forma ignorante, tem alto fator prejudicial ao globo, atentando pelo tempo longo de decomposição, até, o comprometimento de vidas terrestres e marinhas. A presença de qualidade de vida do planeta passa necessariamente pelo cuidado com os oceanos, pois são os reguladores do clima no planeta, além de serem fontes de riquezas e alimentos. (Aslan; Miranda Pinto; de Olivera 2017) 
A falta de campanhas de conscientização específica, aliada a ignorância de estatísticas e dados fundamentais, leva a falta de responsabilidade por parte do público vivente nesta mesma região e das demais regiões. Acarretando na ausência de responsabilidade, para o descarte sustentável, evitando ou diminuindo assim a poluição em regiões longínquas do planeta. 
Apesar de ainda haver muito desconhecimento em relação aos impactos do plástico nos diferentes compartimentos do ecossistema, há vários relatos de casos de animais que ingerem micro-plásticos com consequência nefasta para os organismos. O impacto da poluição no nosso planeta e em nossas vidas. (Navena 2015) 
O primeiro passo para preservar o meio ambiente é reconhecer que os recursos naturais do planeta podem ter fim. (Mapurunga 2013) A vida como conhecemos e também das quais nos alimentamos, dependem destes mesmos recursos, por isso a real importância do combate sustentável e está problemática. 
3. Objetivo geral 
Com o presente trabalho busca-se conscientizar a sociedade em geral sobre o descarte indevido de resíduos na natureza, e seus impactos negativos no meio ambiente. Portanto serão apresentados os principais problemas ambientais no intuito sensibilizar os indivíduos, para que estes possam mudar seus comportamentos e condutas no dia-a-dia, desenvolvendo mecanismos próprios sempre voltados para a preservação do meio ambiente, além de alertar os indivíduos sobre ameaças em potencial. Deste modo evidenciando os fatos que ainda se encontram na obscuridade, para assim alertar e conscientizar todos os indivíduos da sociedade.
3.1 Objetivos específico
 
O descarte indevido de resíduos se tornou um problema mundial, de maneira que a maioria das pessoas não buscam entender, qual é a melhor forma de descarte para cada resíduo, deixando de levar em conta as inúmeras informações existentes sobre o assunto. Sendo assim em uma sociedade onde questões importantes, como a preservação do meio ambiente não é levada a sério, fica evidente que esta sociedade precisa de um avanço no campo da educação ambiental. Para que ocorra a mudança comportamental da população a respeito dos problemas causados ao meio ambiente, é preciso apresentar as leis existentes a todos os cidadãos de maneira clara, sendo mostrada as punições para quem as descumprem e como essa punição vai ser aplicada. Portanto com a mudança de comportamento dos integrantes da sociedade e com o trabalho sério das autoridades responsáveis, a questão da poluição ambiental se tornará menos recorrente.
Um problema corriqueiro relacionado a poluição ambiental que acontece no entorno do nosso bairro, é o caso do descarte indevido das guimbas de cigarros, visto que a maioria dos fumantes que praticam este ato desconhecem o potencial desse agente poluidor. 
Os especialistas determinaram que os resíduos de tabaco contêm mais de 7 mil substâncias químicas tóxicas, que envenenam não só atmosfera, mas também os solos, mares e os rios. Dos 15 bilhões de cigarros vendidos diariamente, 10 bilhões acabam no meio ambiente, contendo uma mistura de nicotina, arsênico e metais pesados. (https://www.dw.com/pt-br/tabagismo-causa-enorme-dano-ao-meio-ambiente-alerta-oms/a-39061579)
4. Filosofia
A noção da importância do meio ambiente, vem desde a idade antiga, na Grécia já se tinha o cuidado de enterra as fezes longe da rede fluvial. No campo da filosofia, a agua era objeto de estudos e reflexões, tendo em vista que, para o filosofo Tales de Mileto, a agua era essencial para a vida e continuidade do ciclo. 
A origem de todas as coisas estava no elemento água: quando densa, transforma-se em terra; quando aquecida viraria vapor que, ao resfriar-se,