A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
METODOLOGIA DA PESQUISA AOL 5

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Questionário
Tamara Rayanna de Siqueira Lima
Nota finalEnviado: 13/02/20 15:59 (BRT)
7/10
1. Pergunta 1
/1
Leia o trecho a seguir:
“Investigação-ação, que é um termo genérico para qualquer processo que siga um ciclo no qual se aprimora a prática pela oscilação sistemática entre agir no campo da prática e investigar a respeito dela. Planeja-se, implementa-se, descreve-se e avalia-se uma mudança para a melhora de sua prática, aprendendo mais, no correr do processo, tanto a respeito da prática quanto da própria investigação.”
Fonte: TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf>. Acesso em 06 jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo sobre modalidade de pesquisa, pode-se afirmar que, quando os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo, buscando a resolução de um problema coletivo, eles praticam:
Correta
(A) Pesquisa-Ação
Mostrar outras opções 
2. Pergunta 2
/1
Leia o trecho a seguir:
“O desenvolvimento de modelos experimentais torna-se importante na medida em que estes auxiliam na compreensão dos fenômenos naturais. Na ciência médica permitem o melhor conhecimento da fisiologia, da etiopatogenia das doenças, da ação de medicamentos ou dos efeitos das intervenções cirúrgicas.”
Fonte: FERREIRA, L. M.; HOCHMAN, B.; BARBOSA, M. V. J. Modelos experimentais em pesquisa. Acta Cirúrgica Brasileira, Vol 20 (Supl. 2) 2005. Disponível em: <http://www.repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/2353/S0102-86502005000800008.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 06 jan. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre modalidade de pesquisa, pode-se afirmar que, em pesquisa experimental, o cientista:
Correta
(B) seleciona variáveis para ...
Mostrar outras opções 
3. Pergunta 3
/1
Leia o trecho a seguir:
“Descartes, por meio do método [...], buscou apresentar uma nova forma de se realizar uma pesquisa científica, abstendo-se do sobrenatural e tentando, ao máximo, ater-se ao seu método, para, por meio da razão buscar um conhecimento que ele intitulou como verdadeiro. Para ele, não existe um pensamento comum. Verdadeiro. Nem alma elevada suficiente que obtenha o dom da clarividência.”
Fonte: BORGES, D. M. Método dedutivo, indutivo ou comparativo. Qual o mais adequadoà pesquisa do direito internacional do meio ambiente? Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas, Macapá, n. 6, p. 85-101, 2014. Disponível em: <https://periodicos.unifap.br/index.php/planeta/article/download/1146/DanielN6.pdf>. Acesso em: 06 Jan. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre modalidade de pesquisa, podemos afirmar que, ao partir de um conhecimento geral para entender algo específico, o cientista lança mão do método:
Incorreta
(B) dedutivo está correta
Ocultar outras opções 
1. 
quantitativo.
2. 
dedutivo.
Resposta correta
3. 
dialético.
4. 
indutivo.
5. 
qualitativo.
4. Pergunta 4
/1
A pesquisa científica se traduz como uma sequência de métodos que contribuem para a evolução de uma linha de pensamento. Isso significa que esses processos de investigação norteiam o pesquisador sobre quais caminhos seguir para que seu estudo seja relevante. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre pesquisa científica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Podemos considerar pesquisa científica a atividade realizada por um adolescente que apresenta introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências.
II. ( ) Podemos considerar pesquisa científica a atividade realizada por um adulto na qual, mesmo cumprindo as formalidades do método científico, encontra resultados contrários à hipótese inicial.
III. ( ) Podemos considerar pesquisa científica a atividade realizada por um estudante que escreve um texto inovador sobre cultura escolar em uma avaliação de vestibular.
IV. ( ) Podemos considerar pesquisa científica a atividade realizada por grupos de pesquisa acadêmicos no desenvolvimento de fórmulas inovadoras.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Correta
(D) V, V, F, V
Mostrar outras opções 
5. Pergunta 5
/1
Inicialmente, o investigador deve se preocupar com as três primeiras etapas que são fundamentais para começar a pesquisa e compõem o projeto de trabalho, seja em grupo ou individualmente, dentro ou fora da instituição acadêmica.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre pesquisa científica, é correto afirmar que as etapas iniciais de estudos científicos são:
Correta
(E) tema, problema e ...
Mostrar outras opções 
6. Pergunta 6
/1
Leia o trecho a seguir:
“Escritores experientes organizam a introdução com o intuito de despertar o interesse do leitor e fazê-lo prosseguir na leitura. Quem escreve quer ser lido, citado e espera que suas informações sejam úteis para a coletividade. No intuito de agradar leitores e editores científicos, o texto deve ter certas características, entre as quais, concisão, clareza, exatidão, sequência lógica e elegância. Os editores científicos apreciam introduções curtas, mas com informações suficientes e adequadas. Para conseguir texto com tais atributos, é bom lembrar as três regras para bem escrever: revisar, revisar, revisar.”
Fonte: PEREIRA, Mauricio Gomes Pereira. A introdução de um artigo científico. Epidemiol. Serv. Saúde, v.21 n.4 Brasília dez. 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742012000400017>. Acesso em: 06 Jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo sobre introdução em Pesquisa científica, analise os passos a seguir e ordene-os de 1 a 5, sendo o 1 o primeiro e 5 o último passo, de acordo com a sequência de etapas que um cientista deve seguir:
( ) Justificativa.
( ) Formulação do problema.
( ) Fundamentação teórica.
( ) Determinação de objetivos.
( ) Definição do tema.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Correta
(B) 4, 2, 5, 3, 1
Mostrar outras opções 
7. Pergunta 7
/1
Leia o trecho a seguir:
“A partir de uma experiência de pesquisa participante realizada em duas comunidades de japoneses localizadas no noroeste do estado de São Paulo, as Comunidades Sinsei e Yuba […]. [Discutiremos] questões como a forma de realização da pesquisa, o compromisso do pesquisador com a comunidade estudada, a postura do pesquisador durante sua aproximação da comunidade, a diferença da compreensão da dimensão temporal para o pesquisador e a comunidade que estuda, e a importância do olhar na realização da pesquisa.”
Fonte: MARCOS, V. de. Trabalho de Campo em Geografia: Reflexões sobre uma Experiência de Pesquisa Participante. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, nº 84, p. 105-136, 2006. Disponível em: <https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/boletim-paulista/article/view/731/614>. Acesso em: 06 Jan. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre pesquisas de campo, pode-se afirmar que, ao buscar aproximação com as pessoas da área selecionada para o estudo:
Correta
(B) pode-se criar rotas atrav...
Mostrar outras opções 
8. Pergunta 8
/1
Leia o trecho a seguir:
“Esta pesquisa objetivou analisar os estímulos dos pesquisadores universitários a seguirem a carreira científica. [...] A pesquisa foi construída relacionando o referencial teórico aos relatos dos cientistas sobre o que estimulou o interesse por pesquisas, e qual foi o fator fundamental para impulsionar a criatividade e curiosidade nesta área. Neste estudo foram analisadas as causas internas e externas denominadas motivação intrínsecas e extrínsecas, respectivamente.”
Fonte: SOUZA, M. A. B. de; KASSEBOEHMER, A. C. A motivação dos pesquisadores em ciências para a carreira científica. VII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. 2013. Disponível em <http://eventos.ufabc.edu.br/eppeq2013/anais/resumos/68.pdf>.