Logo Passei Direto
Buscar

Prova Aluno - Didática I - 184359 (1)-1-1

User badge image
ALYNE SANTOS

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre as formas históricas da organização do trabalho didático, desde a passagem do ensino individual para o de caráter coletivo, cada uma dessas formas históricas expressa de acordo com Alves (2005, p. 8), refere-se a uma forma singular da própria relação educativa própria de cada momento histórico.
Em relação aos três aspectos das formas históricas de organização do trabalho didático, é correto afirmar:
I- Ela é, sempre, uma relação educativa que coloca, frente a frente, uma forma histórica de educador, de um lado, e uma forma histórica de educando (s), de outro.
II- Os recursos didáticos e as tecnologias educacionais não tem relação com a organização do trabalho didático.
III- Realiza-se com a mediação de recursos didáticos, envolvendo os procedimentos técnico-pedagógicos do educador, as tecnologias educacionais pertinentes e os conteúdos programados para servir ao processo de transmissão do conhecimento.
IV- O espaço físico não tem implicações sobre a organização do trabalho didático.
V- Implica um espaço físico com características peculiares, onde ocorre.
a) Se apenas as assertivas I, II e III são verdadeiras.
b) Se todas as assertivas são falsas.
c) Se todas as assertivas são verdadeiras.
d) Se apenas as assertivas I, III e V são verdadeiras.
e) Se apenas as assertivas I, II e V são verdadeiras.

Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito federal quanto no estadual.
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil.
PORQUE
Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar.
a ) A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
b ) As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c ) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
d ) As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
e ) A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.

Na Sociologia da Educação, o currículo é considerado um mecanismo por meio do qual a escola define o plano educativo para a consecução do projeto global de educação de uma sociedade, realizando, assim, sua função social.
Considerando o currículo na perspectiva crítica da Educação, avalie as afirmacoes a seguir.
a) O currículo é um fenômeno escolar que se desdobra em uma prática pedagógica expressa por determinações do contexto da escola.
b) O currículo reflete uma proposta educacional que inclui o estabelecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.
c) O currículo é uma realidade objetiva que inviabiliza intervenções, uma vez que o conteúdo é condição lógica do ensino.
d) O currículo é a expressão da harmonia de valores dominantes inerentes ao processo educativo.

A necessidade do planejamento está relacionada ao interesse e a complexidade da ação a ser desenvolvida.
E para tanto sabe-se que as contribuições de um planejamento são:
a) A organização adequada do currículo; estabelecer a comunicação com outros professores; racionalizar o tempo; não desperdiçar atividades e oportunidades de aprendizagem; auto formação do professor; estabelecer a comunicação e a participação dos alunos; superar a expropriação a que o professor foi submetido em relação a concepção e ao domínio do seu fazer.
b) A organização adequada do currículo; não estabelecer a comunicação com outros professores; racionalizar o tempo; não desperdiçar atividades e oportunidades de aprendizagem; auto formação do professor; não estabelecer a comunicação e a participação dos alunos; superar a expropriação a que o professor foi submetido em relação a concepção e ao domínio do seu fazer.
c) Não estabelecer a comunicação com outros professores; racionalizar o tempo; desperdiciar atividades e oportunidades de aprendizagem; auto formação do professor; não estabelecer a comunicação e a participação dos alunos; superar a expropriação a que o professor foi submetido em relação a concepção e ao domínio do seu fazer.
d) A organização adequada do currículo; não estabelecer a comunicação com outros professores; racionalizar o tempo; desperdiçar atividades e oportunidades de aprendizagem; auto formação do professor; não estabelecer a comunicação e a participação dos aluno.

A Didática em sua compreensão tem como finalidade a reflexão no contexto educacional em que a escola está inserida, uma vez que, dentro deste contexto possui questões sociais, políticas e econômicas.
Partindo dessa premissa qual das asserções refere-se a definição do que é Didática:
a) A didática não refere-se a arte de ensinar, aplicação dos métodos científicos na orientação do ensino, tornando-o prático e eficiente.
b) Uma pessoa didata é uma pessoa que instrui algo relacionado a um ensino específico e limitado.
c) A didática é a arte de ensinar, portanto, não se utiliza de métodos científicos em sua aplicação.
d) Uma pessoa didata é alguém que instrui algo relacionado ao ensino, independentemente do tipo de ensino, seja educacional, musical, esportivo, dentre outros.
e) Não estuda a técnica de ensino em todos os seus aspectos práticos e operacionais.

As tendências pedagógicas originam-se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, propiciando a união das práticas didático-pedagógicas com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento, sem contudo querer ser uma verdade única e absoluta.
A afirmação de que no processo de ensino e aprendizagem o professor é aquele que transmite o conteúdo para o aluno, corresponde a concepção de ensino:
a) progressista
b) tradicional
c) tecnicista
d) construtivista
e) nenhuma das alternativas

Uma professora propõe uma atividade em que as crianças devem escrever um bilhete para uma personagem.
A avaliação deve ser:
a) deve ser democrática: imprescindível que o (a) educando (a) seja informado (a) sobre os critérios estabelecidos, os objetivos a serem alcançados, os instrumentos a serem utilizados;
b) deve ser formativa: a aprendizagem ocorrerá de acordo com o progresso obtido pelos (as) educandos (as), considerando as atividades propostas, sabendo interpretar o erro e o considerando como manifestação de um processo em construção, desta forma, aprendendo com o erro;
c) ser formativa: a aprendizagem não ocorrerá de acordo com o progresso obtido pelos (as) educandos (as), considerando as atividades propostas, não sabendo interpretar o erro e não considerando como manifestação de um processo em construção.
d) ser diagnóstica: através da aprendizagem que será identificado quais conhecimentos deverão ser retomados e, ainda quais práticas pedagógicas deverão ser redimensionadas.

Segundo Vasconcellos (2007, p. 169), o Projeto Político Pedagógico refere-se a um plano global da instituição.
Nesse sentido em relação ao Projeto Político Pedagógico, pode-se afirmar que:
a) O Projeto Político Pedagógico refere-se a um plano restrito e específico da instituição, é elaborado apenas pelo Diretor ou Coordenador da Escola.
b) É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade, como um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação.
c) A principal possibilidade da construção do projeto pedagógico é não dar autonomia à escola de poder delinear sua proposta, e sim, tem uma característica genérica para todas as instituições educacionais.
d) O Projeto Político Pedagógico refere-se a um plano restrito e específico da instituição, é elaborado pelo Diretor ou Coordenador da Escola de acordo com a comunidade escolar na qual os alunos pertencem.
e) Envolve uma construção coletiva de conhecimento entre todos os envolvidos no âmbito escolar, não precisa ser construído de acordo com as orientações dos coordenadores, como uma tentativa de resgatar o sentido humano, científico e libertador do planejamento.

De acordo com que foi estudado na aula 08 o Projeto Político Pedagógico está relacionado ao trabalho pedagógico da instituição escolar.
Nesse sentido em relação a elaboração do PPP, pode-se afirmar que:
a) A discussão do PPP exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola, o que implica refletir sobre o homem a ser formado e assim obrigatoriamente instaurar o caos no âmbito escolar.
b) O PPP constitui-se em um processo participativo de decisões para instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições no interior da escola; O mesmo requer a participação de todos os segmentos da escola.
c) A Construção do PPP não requer o convencimento dos professores, da equipe escolar e dos funcionários para trabalharem em prol do plano estabelecido pela gestão educacional e não objetiva desvelar os conflitos da organização dos trabalhos pedagógicos.
d) O PPP é um documento restrito a direção da instituição escolar e em hipótese alguma os professores, coordenadores, pais e alunos devem ter conhecimento de como está organizado e estruturado o mesmo.

Um dos objetivos da gestão democrática participativa é a articulação entre as políticas educacionais atuais e as demandas socioculturais.
Considerando essa finalidade, avalie quais das ações educacionais abaixo se relacionam a essa concepção.
I. Compartilhar valores em prol da própria escola, reconhecendo a impossibilidade de se incluir ideais de justiça, solidariedade e ética humana, que transcendem os limites do processo educativo.
II. Utilizar os índices educacionais da escola como subsídios de gestão para aprimorar o processo ensino-aprendizagem.
III. Elaborar coletivamente o projeto político-pedagógico que reflita a filosofia da escola e apresente as bases teórico-metodológicas da prática pedagógica.
IV. Planejar ações descentralizando poderes, para realizar uma gestão focada nos diferentes aspectos da aprendizagem e nas questões macroestruturais da sociedade.

A democracia na gestão de uma instituição escolar pode ser definida como um processo político no qual as pessoas atuam na e sobre as escolas.
Com base no texto apresentado, conclui-se que a democracia na gestão da educação:
a) Propicia a criação de uma cultura institucional critico-reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem decisões sempre coletivas; Pressupões a existência de líderes capazes de orientar pessoas para o desenvolvimento de ações que visem ao cumprimento de objetivos definidos;
b) Implica colocar as instituições a serviço da formação qualificada dos estudantes, tendo a participação como prática cotidiana de todos os envolvidos; Propicia a criação de uma cultura institucional critico-reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem decisões sempre coletivas; Efetiva-se pelo processo de construção coletiva do projeto pedagógico e de seu acompanhamento e avaliação.
c) Pressupõe a existência de líderes capazes de orientar pessoas para o desenvolvimento de ações que visem ao cumprimento de objetivos definidos; Implica colocar as instituições a serviço da formação qualificada dos estudantes, tendo a participação como prática cotidiana de todos os envolvidos.
d) Efetiva-se pelo processo de construção coletiva do projeto pedagógico e de seu acompanhamento e avaliação; Propicia a criação de uma cultura institucional critico-reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem decisões sempre coletivas.

Segundo Veiga (1998, p.32): "A avaliação, do ponto de vista crítico, não pode ser reflexiva, onde redimensione as ações pedagógicas, os objetivos propostos e os conteúdos abordados;"
A avaliação deve ser:
a) reflexiva, onde redimensione as ações pedagógicas, os objetivos propostos e os conteúdos abordados;
b) democrática: imprescindível que o (a) educando (a) seja informado (a) sobre os critérios estabelecidos, os objetivos a serem alcançados, os instrumentos a serem utilizados;
c) formativa: a aprendizagem ocorrerá de acordo com o progresso obtido pelos (as) educandos (as), considerando as atividades propostas, sabendo interpretar o erro e o considerando como manifestação de um processo em construção.
d) diagnóstica: o processo avaliativo deverá ocorrer rotineiramente, e não em um único momento, com visão reflexiva, onde redimensione as ações pedagógicas, os objetivos propostos e os conteúdos abordados.

Entre os instrumentos utilizados no processo ensino-aprendizagem, o professor Paulo ao final de cada ciclo avaliativo, realiza uma "roda de conversa" com seus alunos para discutir as aprendizagens construídas.
Essa prática de avaliação está associada a quais concepções?
I. Democrática, embasada na auto avaliação e no saber-fazer dos alunos.
II. Arbitrária, centrada no exercício de poder e na imposição de ideias da professora sobre o grupo.
III. Mediadora, centrada na troca de ideias, pontos de vista e reflexão sobre o percurso da aprendizagem.
IV. Conservadora, centrada em momentos pontuais para discussão e classificação de desempenho individual e comportamentos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sobre as formas históricas da organização do trabalho didático, desde a passagem do ensino individual para o de caráter coletivo, cada uma dessas formas históricas expressa de acordo com Alves (2005, p. 8), refere-se a uma forma singular da própria relação educativa própria de cada momento histórico.
Em relação aos três aspectos das formas históricas de organização do trabalho didático, é correto afirmar:
I- Ela é, sempre, uma relação educativa que coloca, frente a frente, uma forma histórica de educador, de um lado, e uma forma histórica de educando (s), de outro.
II- Os recursos didáticos e as tecnologias educacionais não tem relação com a organização do trabalho didático.
III- Realiza-se com a mediação de recursos didáticos, envolvendo os procedimentos técnico-pedagógicos do educador, as tecnologias educacionais pertinentes e os conteúdos programados para servir ao processo de transmissão do conhecimento.
IV- O espaço físico não tem implicações sobre a organização do trabalho didático.
V- Implica um espaço físico com características peculiares, onde ocorre.
a) Se apenas as assertivas I, II e III são verdadeiras.
b) Se todas as assertivas são falsas.
c) Se todas as assertivas são verdadeiras.
d) Se apenas as assertivas I, III e V são verdadeiras.
e) Se apenas as assertivas I, II e V são verdadeiras.

Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito federal quanto no estadual.
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil.
PORQUE
Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar.
a ) A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
b ) As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c ) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
d ) As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
e ) A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.

Na Sociologia da Educação, o currículo é considerado um mecanismo por meio do qual a escola define o plano educativo para a consecução do projeto global de educação de uma sociedade, realizando, assim, sua função social.
Considerando o currículo na perspectiva crítica da Educação, avalie as afirmacoes a seguir.
a) O currículo é um fenômeno escolar que se desdobra em uma prática pedagógica expressa por determinações do contexto da escola.
b) O currículo reflete uma proposta educacional que inclui o estabelecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.
c) O currículo é uma realidade objetiva que inviabiliza intervenções, uma vez que o conteúdo é condição lógica do ensino.
d) O currículo é a expressão da harmonia de valores dominantes inerentes ao processo educativo.

A necessidade do planejamento está relacionada ao interesse e a complexidade da ação a ser desenvolvida.
E para tanto sabe-se que as contribuições de um planejamento são:
a) A organização adequada do currículo; estabelecer a comunicação com outros professores; racionalizar o tempo; não desperdiçar atividades e oportunidades de aprendizagem; auto formação do professor; estabelecer a comunicação e a participação dos alunos; superar a expropriação a que o professor foi submetido em relação a concepção e ao domínio do seu fazer.
b) A organização adequada do currículo; não estabelecer a comunicação com outros professores; racionalizar o tempo; não desperdiçar atividades e oportunidades de aprendizagem; auto formação do professor; não estabelecer a comunicação e a participação dos alunos; superar a expropriação a que o professor foi submetido em relação a concepção e ao domínio do seu fazer.
c) Não estabelecer a comunicação com outros professores; racionalizar o tempo; desperdiciar atividades e oportunidades de aprendizagem; auto formação do professor; não estabelecer a comunicação e a participação dos alunos; superar a expropriação a que o professor foi submetido em relação a concepção e ao domínio do seu fazer.
d) A organização adequada do currículo; não estabelecer a comunicação com outros professores; racionalizar o tempo; desperdiçar atividades e oportunidades de aprendizagem; auto formação do professor; não estabelecer a comunicação e a participação dos aluno.

A Didática em sua compreensão tem como finalidade a reflexão no contexto educacional em que a escola está inserida, uma vez que, dentro deste contexto possui questões sociais, políticas e econômicas.
Partindo dessa premissa qual das asserções refere-se a definição do que é Didática:
a) A didática não refere-se a arte de ensinar, aplicação dos métodos científicos na orientação do ensino, tornando-o prático e eficiente.
b) Uma pessoa didata é uma pessoa que instrui algo relacionado a um ensino específico e limitado.
c) A didática é a arte de ensinar, portanto, não se utiliza de métodos científicos em sua aplicação.
d) Uma pessoa didata é alguém que instrui algo relacionado ao ensino, independentemente do tipo de ensino, seja educacional, musical, esportivo, dentre outros.
e) Não estuda a técnica de ensino em todos os seus aspectos práticos e operacionais.

As tendências pedagógicas originam-se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, propiciando a união das práticas didático-pedagógicas com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento, sem contudo querer ser uma verdade única e absoluta.
A afirmação de que no processo de ensino e aprendizagem o professor é aquele que transmite o conteúdo para o aluno, corresponde a concepção de ensino:
a) progressista
b) tradicional
c) tecnicista
d) construtivista
e) nenhuma das alternativas

Uma professora propõe uma atividade em que as crianças devem escrever um bilhete para uma personagem.
A avaliação deve ser:
a) deve ser democrática: imprescindível que o (a) educando (a) seja informado (a) sobre os critérios estabelecidos, os objetivos a serem alcançados, os instrumentos a serem utilizados;
b) deve ser formativa: a aprendizagem ocorrerá de acordo com o progresso obtido pelos (as) educandos (as), considerando as atividades propostas, sabendo interpretar o erro e o considerando como manifestação de um processo em construção, desta forma, aprendendo com o erro;
c) ser formativa: a aprendizagem não ocorrerá de acordo com o progresso obtido pelos (as) educandos (as), considerando as atividades propostas, não sabendo interpretar o erro e não considerando como manifestação de um processo em construção.
d) ser diagnóstica: através da aprendizagem que será identificado quais conhecimentos deverão ser retomados e, ainda quais práticas pedagógicas deverão ser redimensionadas.

Segundo Vasconcellos (2007, p. 169), o Projeto Político Pedagógico refere-se a um plano global da instituição.
Nesse sentido em relação ao Projeto Político Pedagógico, pode-se afirmar que:
a) O Projeto Político Pedagógico refere-se a um plano restrito e específico da instituição, é elaborado apenas pelo Diretor ou Coordenador da Escola.
b) É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade, como um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação.
c) A principal possibilidade da construção do projeto pedagógico é não dar autonomia à escola de poder delinear sua proposta, e sim, tem uma característica genérica para todas as instituições educacionais.
d) O Projeto Político Pedagógico refere-se a um plano restrito e específico da instituição, é elaborado pelo Diretor ou Coordenador da Escola de acordo com a comunidade escolar na qual os alunos pertencem.
e) Envolve uma construção coletiva de conhecimento entre todos os envolvidos no âmbito escolar, não precisa ser construído de acordo com as orientações dos coordenadores, como uma tentativa de resgatar o sentido humano, científico e libertador do planejamento.

De acordo com que foi estudado na aula 08 o Projeto Político Pedagógico está relacionado ao trabalho pedagógico da instituição escolar.
Nesse sentido em relação a elaboração do PPP, pode-se afirmar que:
a) A discussão do PPP exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola, o que implica refletir sobre o homem a ser formado e assim obrigatoriamente instaurar o caos no âmbito escolar.
b) O PPP constitui-se em um processo participativo de decisões para instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições no interior da escola; O mesmo requer a participação de todos os segmentos da escola.
c) A Construção do PPP não requer o convencimento dos professores, da equipe escolar e dos funcionários para trabalharem em prol do plano estabelecido pela gestão educacional e não objetiva desvelar os conflitos da organização dos trabalhos pedagógicos.
d) O PPP é um documento restrito a direção da instituição escolar e em hipótese alguma os professores, coordenadores, pais e alunos devem ter conhecimento de como está organizado e estruturado o mesmo.

Um dos objetivos da gestão democrática participativa é a articulação entre as políticas educacionais atuais e as demandas socioculturais.
Considerando essa finalidade, avalie quais das ações educacionais abaixo se relacionam a essa concepção.
I. Compartilhar valores em prol da própria escola, reconhecendo a impossibilidade de se incluir ideais de justiça, solidariedade e ética humana, que transcendem os limites do processo educativo.
II. Utilizar os índices educacionais da escola como subsídios de gestão para aprimorar o processo ensino-aprendizagem.
III. Elaborar coletivamente o projeto político-pedagógico que reflita a filosofia da escola e apresente as bases teórico-metodológicas da prática pedagógica.
IV. Planejar ações descentralizando poderes, para realizar uma gestão focada nos diferentes aspectos da aprendizagem e nas questões macroestruturais da sociedade.

A democracia na gestão de uma instituição escolar pode ser definida como um processo político no qual as pessoas atuam na e sobre as escolas.
Com base no texto apresentado, conclui-se que a democracia na gestão da educação:
a) Propicia a criação de uma cultura institucional critico-reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem decisões sempre coletivas; Pressupões a existência de líderes capazes de orientar pessoas para o desenvolvimento de ações que visem ao cumprimento de objetivos definidos;
b) Implica colocar as instituições a serviço da formação qualificada dos estudantes, tendo a participação como prática cotidiana de todos os envolvidos; Propicia a criação de uma cultura institucional critico-reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem decisões sempre coletivas; Efetiva-se pelo processo de construção coletiva do projeto pedagógico e de seu acompanhamento e avaliação.
c) Pressupõe a existência de líderes capazes de orientar pessoas para o desenvolvimento de ações que visem ao cumprimento de objetivos definidos; Implica colocar as instituições a serviço da formação qualificada dos estudantes, tendo a participação como prática cotidiana de todos os envolvidos.
d) Efetiva-se pelo processo de construção coletiva do projeto pedagógico e de seu acompanhamento e avaliação; Propicia a criação de uma cultura institucional critico-reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem decisões sempre coletivas.

Segundo Veiga (1998, p.32): "A avaliação, do ponto de vista crítico, não pode ser reflexiva, onde redimensione as ações pedagógicas, os objetivos propostos e os conteúdos abordados;"
A avaliação deve ser:
a) reflexiva, onde redimensione as ações pedagógicas, os objetivos propostos e os conteúdos abordados;
b) democrática: imprescindível que o (a) educando (a) seja informado (a) sobre os critérios estabelecidos, os objetivos a serem alcançados, os instrumentos a serem utilizados;
c) formativa: a aprendizagem ocorrerá de acordo com o progresso obtido pelos (as) educandos (as), considerando as atividades propostas, sabendo interpretar o erro e o considerando como manifestação de um processo em construção.
d) diagnóstica: o processo avaliativo deverá ocorrer rotineiramente, e não em um único momento, com visão reflexiva, onde redimensione as ações pedagógicas, os objetivos propostos e os conteúdos abordados.

Entre os instrumentos utilizados no processo ensino-aprendizagem, o professor Paulo ao final de cada ciclo avaliativo, realiza uma "roda de conversa" com seus alunos para discutir as aprendizagens construídas.
Essa prática de avaliação está associada a quais concepções?
I. Democrática, embasada na auto avaliação e no saber-fazer dos alunos.
II. Arbitrária, centrada no exercício de poder e na imposição de ideias da professora sobre o grupo.
III. Mediadora, centrada na troca de ideias, pontos de vista e reflexão sobre o percurso da aprendizagem.
IV. Conservadora, centrada em momentos pontuais para discussão e classificação de desempenho individual e comportamentos.

Prévia do material em texto

Protocolo: 184359 - PROVA DO ALUNO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS 
Curso:Pedagogia
Disciplina: Didática I 3º Semestre
RGM: 053.14865 - JISSELI RODRIGUES DOS SANTOS
PROVA
Data Aplicação:24.09.2016, Gabarito a partir de: 27.09.2016
PROVA 01 
1º Em uma sala de aula, a professora Maria questionou os alunos: - Onde o ar é mais
puro? Na área rural ou na área urbana? Suzi responde, prontamente, que é na área
urbana, pois, "na casa da vovó, que fica em área rural, tem muito cheiro ruim do curral
e do galinheiro e tem fumaça o dia inteiro do fogão a lenha."
 
Sabe-se que os alunos constroem modos peculiares de interpretar o mundo, de acordo
com suas experiências, e que a sala de aula deve ser um lugar de troca e ampliação de
saberes e conhecimentos. A partir destas ponderações e da situação provocada pela
professora na situação acima, redija um texto, apresentando uma proposta de trabalho a
ser desenvolvido com os alunos pela professora Maria. (máximo 10 linhas)
 
 A professora deve usar o que os alunos fazem no dia dia em sua vida, fazer com que eles
compreendam que cada um tem seu modo de ver aos problemas diarios, buscando achar
uma estrategia que traga o aluno a pensar de maneira diferente as condicoes onde vive. A
professora deve mosrtrar os tipos de ambiente que existe, e fazer entender que a cidade é um
lugar com muita poluição, e a area rural onde vive os animais, tem a maior parte de árvore
onde o ar é mais limpo, deve mostrar imagens de como é na cidade e no campo. 
Parecer do Professor: Resposta elaborada de acordo com o solicitado na questão acima.
2º De acordo com os conteúdos estudados e sobre as estratégias metodológicas a serem
escolhidas pelos professores educadores deverão motivar os educandos a participarem
das aulas. Desta forma, baseando-se nas características necessárias para a organização
curricular e metodológica elabore um plano de aula, em que o tema é: Matematica. 
Dados de identificação gerais:
Conteúdo/temas:
Prova Unigranet - 184359 
Página 1/10
Objetivos:
Desenvolvimento metodológico:
 
Avaliação:
 
Matematica 1° Ano Ensino Fundamental
Conteudo; contagem de numeros decrescente.
Objetivo: Fazer com que a crianca aprenda a contar de forma certa, que a crianca consciga
memorizar os numeros.
DEsenvolvimento; Levarei em sala de aula numeros de 1 a 10, mostrarei um video onde
canta a musica os indizinhos.
Avaliação; sera de forma individual, onde sera avaliado a participação, tentativa de acerto.
Parecer do Professor: Resposta elaborada de acordo com o solicitado na questão acima.
3º Sobre as formas históricas da organização do trabalho didático, desde a passagem do
ensino individual para o de caráter coletivo, cada uma dessas formas históricas
expressa de acordo com Alves (2005, p. 8), refere-se a uma forma singular da própria
relação educativa própria de cada momento histórico.
Assim, no plano mais genérico e abstrato, qualquer forma histórica de organização do
trabalho didático envolve, sistematicamente, três aspectos:
I- Ela é, sempre, uma relação educativa que coloca, frente a frente, uma forma
histórica de educador, de um lado, e uma forma histórica de educando (s), de outro.
II- Os recursos didáticos e as tecnologias educacionais não tem relação com a
organização do trabalho didático.
III- Realiza-se com a mediação de recursos didáticos, envolvendo os procedimentos
técnico-pedagógicos do educador, as tecnologias educacionais pertinentes e os
conteúdos programados para servir ao processo de transmissão do conhecimento.
IV- O espaço físico não tem implicações sobre a organização do trabalho didático.
V- Implica um espaço físico com características peculiares, onde ocorre.
 
 
Em relação aos três aspectos das formas históricas de organização do trabalho didático,
é correto afirmar:
 
a) Se apenas as assertivas I, II e III são verdadeiras.
b) Se todas as assertivas são falsas.
c) Se todas as assertivas são verdadeiras.
d) Se apenas as assertivas I, III e V são verdadeiras.
e) Se apenas as assertivas I, II e V são verdadeiras.
Resposta Correta: (D) 
4º Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta
Prova Unigranet - 184359 
Página 2/10
significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal
quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se
propaga com o movimento da escolanovista; no período getulista, encontram-se as
reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço
do pós-1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os
brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos,
tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação
para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do texto
constitucional prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto a crianças como
àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida. 
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
 A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da
educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no
Brasil.
 PORQUE
 
Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no
decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação,
inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar. (ENADE 2011).
 
a) As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da
primeira.
b) As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta
da primeira.
c) A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
d) A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
e) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Resposta Correta: (A) 
5º Na Sociologia da Educação, o currículo é considerado um mecanismo por meio do
qual a escola define o plano educativo para a consecução do projeto global de
educação de uma sociedade, realizando, assim, sua função social. Considerando o
currículo na perspectiva crítica da Educação, avalie as afirmações a seguir. 
 
É correto apenas o que se afirma em
 
a) O currículo é um fenômeno escolar que se desdobra em uma prática pedagógica
expressa por determinações do contexto da escola.
b) O currículo reflete uma proposta educacional que inclui o estabelecimento da
relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva do desenvolvimento profissional
docente
c) O currículo é uma realidade objetiva que inviabiliza intervenções, uma vez que o
conteúdo é condição lógica do ensino.
d) O currículo é a expressão da harmonia de valores dominantes inerentes ao processo
educativo. 
Resposta Correta: (B) 
Prova Unigranet - 184359 
Página 3/10
6º A necessidade do planejamento está relacionada ao interesse e a complexidade da ação
a ser desenvolvida. No caso da educação escolar, temos a dupla fonte de
complexidade. Precisamos tomar consciência de que nosso trabalho é um dos mais
exigentes, por isto exige também um planejamento a altura. E para tanto sabe-se que as
contribuições de um planejamento são:
 
a) A organização adequada do currículo; estabelecer a comunicação com outros
professores; racionalizar o tempo; não desperdiçar atividades e oportunidades de
aprendizagem; auto formação do professor; estabelecer a comunicação e a
participação dos alunos; superar a expropriação a que o professor foi submetido em
relação a concepção e ao domínio do seu fazer.
b) A organização adequada do currículo; não estabelecer a comunicação com outros
professores; racionalizaro tempo; não desperdiçar atividades e oportunidades de
aprendizagem; auto formação do professor; não estabelecer a comunicação e a
participação dos alunos; superar a expropriação a que o professor foi submetido em
relação a concepção e ao domínio do seu fazer.
c) Não estabelecer a comunicação com outros professores; racionalizar o tempo; 
desperdiçar atividades e oportunidades de aprendizagem; auto formação do professor;
não estabelecer a comunicação e a participação dos alunos; superar a expropriação a
que o professor foi submetido em relação a concepção e ao domínio do seu fazer.
d) A organização adequada do currículo; não estabelecer a comunicação com outros
professores; racionalizar o tempo; desperdiçar atividades e oportunidades de
aprendizagem; auto formação do professor; não estabelecer a comunicação e a
participação dos aluno.
Resposta Correta: (A) 
7º Na escola em que Maria é professora, existe um laboratório de informática, que é
utilizado para os estudantes trabalharem conteúdos em diferentes disciplinas.
Considere que Maria quer utilizar o laboratório para favorecer o processo ensino
aprendizagem, fazendo uso da abordagem da Pedagogia de Projetos. Nesse caso, seu
planejamento deve:
 
a) relacionar os conteúdos previamente instituídos no início do período letivo e os que
estão no banco de dados disponível nos computadores do laboratório de informática.
b) ter como eixo temático uma problemática significativa para os estudantes,
considerando as possibilidades tecnológicas existentes no laboratório.
c) definir os conteúdos a serem trabalhados, utilizando a relação dos temas instituídos
no Projeto Pedagógico da escola e o banco de dados disponível nos computadores do
laboratório.
d) listar os conteúdos que deverão ser ministrados durante o semestre, considerando a
sequência apresentada no livro didático e os programas disponíveis nos computadores
do laboratório.
Resposta Correta: (B) 
8º A Didática em sua compreensão tem como finalidade a reflexão no contexto
educacional em que a escola está inserida, uma vez que, dentro deste contexto possui
questões sociais, políticas e econômicas. Também é possível mencionar que a Didática
estuda a técnica de ensino em todos os seus aspectos práticos e operacionais nos cursos
de formação de licenciaturas. Partindo dessa premissa qual das asserções refere-se a
Prova Unigranet - 184359 
Página 4/10
definição do que é Didática:
 
a) A didática não refere-se a arte de ensinar, aplicação dos métodos científicos na
orientação do ensino, tornando-o prático e eficiente.
b) Uma pessoa didata é uma pessoa que instrui algo relacionado a um ensino específico
e limitado.
c) A didática é a arte de ensinar, portanto, não se utiliza de métodos científicos em sua
aplicação.
d) Uma pessoa didata é alguém que instrui algo relacionado ao ensino,
independentemente do tipo de ensino, seja educacional, musical, esportivo, dentre
outros. 
e) Não estuda a técnica de ensino em todos os seus aspectos práticos e operacionais.
Resposta Correta: (D) 
9º Na escola em que João é professor, existe um laboratório de informática, que é
utilizado para os estudantes trabalharem conteúdos em diferentes disciplinas.
Considere que João quer utilizar o laboratório para favorecer o processo ensino
aprendizagem, fazendo uso da abordagem da Pedagogia de Projetos. Nesse caso, seu
planejamento deve: (ENADE/ LETRAS 2011) .
 
a) Ter como eixo temático uma problemática significativa para os estudantes,
considerando as possibilidades tecnológicas existentes no laboratório.
b) Relacionar os conteúdos previamente instituídos no início do período letivo e os que
estão no banco de dados disponível nos computadores do laboratório de informática.
c) Definir os conteúdos a serem trabalhados, utilizando a relação dos temas instituídos
no Projeto Pedagógico da escola e o banco de dados disponível nos computadores do
laboratório.
d) Listar os conteúdos que deverão ser ministrados durante o semestre, considerando a
sequência apresentada no livro didático e os programas disponíveis nos computadores
do laboratório
e) Propor o estudo dos projetos que foram desenvolvidos pelo governo quanto ao uso
de laboratórios de informática, relacionando o que consta no livro didático com as
tecnologias existentes no laboratório.
Resposta Correta: (A) 
10º As tendências pedagógicas originam-se de movimentos sociais e filosóficos, num dado
momento histórico, propiciando a união das práticas didático-pedagógicas com os
desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento, sem contudo
querer ser uma verdade única e absoluta. A afirmação de que no processo de ensino e
aprendizagem o professor é aquele que transmite o conteúdo para o aluno, corresponde
a concepção de ensino:
 
a) progressista 
b) tradicional 
c) tecnicista 
d) construtivista 
e) nenhuma das alternativas
Resposta Correta: (B) 
Prova Unigranet - 184359 
Página 5/10
PROVA 02 
1º Segundo Nóvoa , o educador precisa: "sentir os desafios do tempo presente, de pensar
a sua ação nas continuidades e mudanças do trabalho pedagógico, de participar
criticamente na construção de uma escola mais atenta às realidades dos diversos grupos
sociais". (1995, p. 16).
 
Considerando o conceito expresso acima sobre o educador elabore um texto
dissertativo acerca do tema: A construção da identidade profissional do educador.
(máximo 10 linhas).
 
 O educador deve saber os poblemas da sociedade onde vive, deve conhecer o PPP de sua
escola, pensar como uma pessoa que passa seu conhecimento a quem mais nescessita. O
educador prescisa sempre se atualizar no tipo de metodologia que ensinara aaos seus alunos,
tem que se capacitar cada vez mais, onde se tornara um profissional de qualidade buscar
estar usando seu conhecimento para ajudar nas questões educacionais, não deve ficar parado
no tempo procurar se atualizar.
Parecer do Professor: Resposta elaborada de acordo com o solicitado na questão acima.
2º A avaliação é algo indispensável para o professor principalmente porque ele também
precisa se auto-avaliar sempre para saber como está seu trabalho pedagógico. E Piletti
(1987, p. 192-192), apresenta as funções da avaliação na qual a mesma se desenvolve
nos diferentes momentos do processo ensino - aprendizagem, com objetivos distintos,
de diagnosticar, formar ou de controle e de classificar. 
 
A partir do disposto acima, elabore um texto explicativo sobre os três objetivos da
avaliação: Diagnosticar, controlar e classificar. (máximo 15 linhas).
 
Dagnostitica:Conhecer os conhecimentos ja aprendidos pela criança, procurar os erros que
tem cometido em sala para que posa buscar uma solução correta para o seu poblema.
Controlar; saber controlar o conteudo que sera utilizado bem como os proprios alunos em
sala de aula.Classificar os erros e acerto dos alunos em sala de aula e nas provas, assim
como saber se seu conteudo esta sendo bem entendido pelos alunos.
Parecer do Professor: Resposta elaborada de acordo com o solicitado na questão acima.
3º Uma professora propõe uma atividade em que as crianças devem escrever um bilhete
para uma personagem. Ao longo da tarefa, a professora percorre todas as mesas, lê em
voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes, comenta as adequações e inadequações na
Prova Unigranet - 184359 
Página 6/10
escrita, leva as crianças a refletirem a partir dos erros ortográficos e pede que os
bilhetes sejam reescritos em casa. De acordo com a descrição dessa situação, a prática
avaliativa realizada pela professora é OPOSTA a qual das concepções e seus
propósitos, apresentados no quadro abaixo? 
 
a) Diagnóstica conhecer os conhecimentos já aprendidos pelas crianças.
b) Classificatória medir erros e acertos das aprendizagens das crianças em relação à
escrita.
c) Formativa acompanhar o processo individual de aprendizagemdas crianças.
d) Mediadora intervir nas aprendizagens realizadas pelas crianças.
e) Investigativa conhecer os indícios das aprendizagens realizadas pelas crianças.
Resposta Correta: (B) 
4º A avaliação precisa se dar no contexto do projeto pedagógico, deixando claro que ela,
a avaliação não deve ser realizada somente com os alunos, mas também com o
programa que está sendo desenvolvido, portanto, o fracasso do aluno como seu sucesso
é de responsabilidade pelo tipo de avaliação que se utilizará. Nesta concepção, são
necessárias algumas características, que devem compor o processo avaliativo. Das
asserções as seguir qual não corresponde a forma avaliativa:
 
a) ser contínua: o processo avaliativo deverá ocorrer rotineiramente, e não em um
único momento, com visão reflexiva, onde redimensione as ações pedagógicas, os
objetivos propostos e os conteúdos abordados;
b) deve ser democrática: imprescindível que o (a) educando (a) seja informado (a)
sobre os critérios estabelecidos, os objetivos a serem alcançados, os instrumentos a
serem utilizados; 
c) ser formativa: a aprendizagem ocorrerá de acordo com o progresso obtido pelos (as)
educandos (as), considerando as atividades propostas, sabendo interpretar o erro e o
considerando como manifestação de um processo em construção, desta forma,
aprendendo com o erro;
d) ser formativa: a aprendizagem não ocorrerá de acordo com o progresso obtido pelos
(as) educandos (as), considerando as atividades propostas, não sabendo interpretar o
erro e não considerando como manifestação de um processo em construção. 
e) ser diagnóstica: através da aprendizagem que será identificado quais conhecimentos
deverão ser retomados e, ainda quais práticas pedagógicas deverão ser
redimensionadas.
Resposta Correta: (D) 
5º Segundo Vasconcellos (2007, p. 169), o Projeto Político Pedagógico refere-se a um
plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca
definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se
concretiza na caminhada. Ou seja, que define claramente o tipo de ação educativa que
se quer realizar. Nesse sentido em relação ao Projeto Político Pedagógico, pode-se
afirmar que:
 
a) O Projeto Político Pedagógico refere-se a um plano restrito e específico da
instituição, é elaborado apenas pelo Diretor ou Coordenador da Escola.
b) É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade,
como um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição
Prova Unigranet - 184359 
Página 7/10
neste processo de transformação. Envolve uma construção coletiva de conhecimento
entre todos os envolvidos no âmbito escolar, precisa ser construído participativamente,
como uma tentativa de resgatar o sentido humano, científico e libertador do
planejamento.
c) A principal possibilidade da construção do projeto pedagógico é não dar autonomia
à escola de poder delinear sua proposta, e sim, tem uma característica genérica para
todas as instituições educacionais.
d) O Projeto Político Pedagógico refere-se a um plano restrito e específico da
instituição, é elaborado pelo Diretor ou Coordenador da Escola de acordo com a
comunidade escolar na qual os alunos pertencem.
e) Envolve uma construção coletiva de conhecimento entre todos os envolvidos no
âmbito escolar, não precisa ser construído de acordo com as orientações dos
coordenadores, como uma tentativa de resgatar o sentido humano, científico e
libertador do planejamento.
Resposta Correta: (B) 
6º De acordo com que foi estudado na aula 08 o Projeto Político Pedagógico está
relacionado ao trabalho pedagógico da instituição escolar, indicando uma direção,
explicando os fundamentos da teoria e metodologia, assim como as formas de
implementação e avaliação da instituição escolar. (VEIGA, I.P.A. Escola: Espaço do
Projeto Político Pedagógico, 4ed. Campinas- SP. Papirus, 1998).
 
Nesse sentido em relação a elaboração do PPP, pode-se afirmar que:
 
a) A discussão do PPP exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua
relação com a sociedade e a escola, o que implica refletir sobre o homem a ser formado
e assim obrigatoriamente instaurar o caos no âmbito escolar.
b) O PPP constitui-se em um processo participativo de decisões para instaurar uma
forma de organização do trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as
contradições no interior da escola; O mesmo requer a participação de todos os
segmentos da escola.
c) A Construção do PPP não requer o convencimento dos professores, da equipe
escolar e dos funcionários para trabalharem em prol do plano estabelecido pela gestão
educacional e não objetiva desvelar os conflitos da organização dos trabalhos
pedagógicos.
d) O PPP é um documento restrito a direção da instituição escolar e em hipótese
alguma os professores, coordenadores, pais e alunos devem ter conhecimento de como
está organizado e estruturado o mesmo.
Resposta Correta: (B) 
7º Um dos objetivos da gestão democrática participativa é a articulação entre as políticas
educacionais atuais e as demandas socioculturais. Considerando essa finalidade, avalie
quais das ações educacionais abaixo se relacionam a essa concepção. 
I. Compartilhar valores em prol da própria escola, reconhecendo a
impossibilidade de se incluir ideais de justiça, solidariedade e ética humana, que
transcendem os limites do processo educativo. 
II. Utilizar os índices educacionais da escola como subsídios de gestão para
aprimorar o processo ensino-aprendizagem. 
III. Elaborar coletivamente o projeto político-pedagógico que reflita a filosofia
Prova Unigranet - 184359 
Página 8/10
da escola e apresente as bases teórico-metodológicas da prática pedagógica. 
IV. Planejar ações descentralizando poderes, para realizar uma gestão focada nos
diferentes aspectos da aprendizagem e nas questões macroestruturais da sociedade. 
 
É correto apenas o que se afirma em: 
 
a) I e II. 
b) I e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III
e) II, III e IV. 
Resposta Correta: (C) 
8º A democracia na gestão de uma instituição escolar pode ser definida como um
processo político no qual as pessoas atuam na e sobre as escolas identificam
problemas, discutem, deliberam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o
conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola, na busca de solução
para aqueles problemas. Esse processo, sustentado no diálogo, na alteridade e no
reconhecimento das especificidades técnicas de diversas funções presentes na escola,
tem como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o
respeito as normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões
e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola. (SOUZA, A. R.
Explorando e Construindo um Conceito de Gestão Escolar. Educação em Revista. Belo
Horizonte. V25, n03, dez.2009, p.125-126(adaptado). 
 
Com base no texto apresentado, conclui-se que a democracia na gestão da educação
 
a) Propicia a criação de uma cultura institucional critico-reflexiva, cujos envolvidos
tenham discernimento em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem
decisões sempre coletivas; Pressupões a existência de líderes capazes de orientar
pessoas para o desenvolvimento de ações que visem ao cumprimento de objetivos
definidos;
b) Implica colocar as instituições a serviço da formação qualificada dos estudantes,
tendo a participação como prática cotidiana de todos os envolvidos; Propicia a criação
de uma cultura institucional critico-reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento
em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem decisões sempre
coletivas; Efetiva-se pelo processo de construção coletiva do projeto pedagógico e de
seu acompanhamento e avaliação.
c) Pressupõe a existência de líderescapazes de orientar pessoas para o
desenvolvimento de ações que visem ao cumprimento de objetivos definidos; Implica
colocar as instituições a serviço da formação qualificada dos estudantes, tendo a
participação como prática cotidiana de todos os envolvidos
d) 0 Efetiva-se pelo processo de construção coletiva do projeto pedagógico e de seu
acompanhamento e avaliação; Propicia a criação de uma cultura institucional
critico-reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento em relação aos conteúdos que
necessitam ou não para tomarem decisões sempre coletivas.
Resposta Correta: (B) 
9º Segundo Veiga (1998, p.32): "A avaliação, do ponto de vista crítico, não pode ser
Prova Unigranet - 184359 
Página 9/10
instrumento de exclusão dos alunos provenientes das classes trabalhadoras. Deve ser
democrática, deve favorecer o desenvolvimento da capacidade do aluno de apropriar-se
de conhecimentos científicos". Assim a avaliação nesta Proposta Pedagógica deverá
ser contínua e diagnosticada, devendo considerar o desempenho do educando nas
atividades propostas em sala de aula. Das características apresentadas a seguir que
devem compor o processo avaliativo, assinale a alternativa que NÃO corresponde a
forma avaliativa:
 
a) ser contínua: o processo avaliativo deverá ocorrer rotineiramente, e não em um
único momento, com visão reflexiva, onde redimensione as ações pedagógicas, os
objetivos propostos e os conteúdos abordados; 
b) dever ser democrática: imprescindível que o (a) educando (a) seja informado (a)
sobre os critérios estabelecidos, os objetivos a serem alcançados, os instrumentos a
serem utilizados; 
c) ser formativa: a aprendizagem ocorrerá de acordo com o progresso obtido pelos (as)
educandos (as), considerando as atividades propostas, sabendo interpretar o erro e o
considerando como manifestação de um processo em construção. Desta forma,
aprendendo com o erro; 
d) ser diagnóstica: o processo avaliativo deverá ocorrer rotineiramente, e não em um
único momento, com visão reflexiva, onde redimensione as ações pedagógicas, os
objetivos propostos e os conteúdos abordados; 
Resposta Correta: (D) 
10º Entre os instrumentos utilizados no processo ensino- aprendizagem, o professor Paulo
ao final de cada ciclo avaliativo, realiza uma "roda de conversa" com seus alunos para
discutir as aprendizagens construídas, levando em consideração o desempenho
individual, a participação e interesse nas aulas, as relações interpessoais vivenciadas e
as atitudes conquistadas. Os alunos avaliam seu próprio desempenho, avaliam o
professor, e esse, por sua vez, avalia a turma. 
Essa prática de avaliação está associada a quais concepções? 
 
I. Democrática, embasada na auto avaliação e no saber-fazer dos alunos. 
II. Arbitrária, centrada no exercício de poder e na imposição de ideias da professora
sobre o grupo. 
III. Mediadora, centrada na troca de ideias, pontos de vista e reflexão sobre o percurso
da aprendizagem. 
IV. Conservadora, centrada em momentos pontuais para discussão e classificação de
desempenho individual e comportamentos. 
 
 
É incorreto apenas o que se afirma em:
 
a) II. 
b) IV. 
c) I e III. 
d) I , III e IV
e) II e IV.
Resposta Correta: (E) 
Prova Unigranet - 184359 
Página 10/10

Mais conteúdos dessa disciplina