Buscar

AD1 Selma Maria de Fatima Rocha da Silva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Atividade a Distância I
Disciplina: Educação a Distância
Coordenador da disciplina: Profa. Maria Anita Buthod
Tutora: Profa. Caroline M B. de Melo
Aluno: Selma Maria de Fatima Rocha da Silva – Matricula: 16215100171
Polo: Saquarema
EAD- Educação à distância: conceitos e história no Brasil e no mundo - Aula 2
O artigo faz uma análise com referencial teórico da Educação a Distancia, analisa que a modalidade presencial é a mais comum nas instituições, onde há a presença de professores e alunos interagindo em sala de aula, ou seja, o ensino convencional. Especifica também o ensino a distancia onde professores e alunos estão separados no espaço e/ ou tempo. Esta modalidade a distancia acontece atualmente devido ao uso de tecnologias, embora nem sempre foi assim. 
Em tempos atuais a metodologia da Educação a Distância, permitiu o acesso a universidade aqueles que ficam excluídos por várias razões como tempo e dificuldade de deslocamento.
A autora do artigo, Lucineia Alves, faz uma análise histórica do ensino a distancia no mundo e no Brasil, apresentando uma breve revisão dos conceitos desta modalidade de educação, citando autores que se tornaram referencia em EaD ressaltando a importância desta modalidade de educação e seu crescimento mundialmente e se tornando realidade para promoção de oportunidades para muitos indivíduos. Assim, objetivo do artigo é apresentar uma breve revisão dos conceitos desta modalidade de educação.
Em seu desenvolvimento foi elaborado um relato para se entender as formas em que foi construído o ensino a distancia no Brasil e no mundo, no qual precisamos ter uma noção dos acontecimentos desde os mais remotos tempos, onde já se falava em educar a distância, mesmo que disfarçado por outros nomes, até os dias atuais.
Embora não seja tão moderna esta modalidade de ensino, porém, todos os autores concordam e citam a necessidade das avaliações, de algum encontro presencial e de tutorias.
Segundo VASCONCELOS (2010) e GOLVÊA & OLIVEIRA (2006) o marco inicial da EaD foi em 1728 e a partir daí se expandiu nas universidades pelo mundo afora, e nos dias atuais com o auxilio da tecnologia ela só se expande cada vez mais.
No Brasil, provavelmente, as primeiras experiências em Educação a Distância tenham ficado sem registro, visto que os primeiros dados conhecidos são do século XX.
A cronologia aponta que a partir de 1904 o Jornal do Brasil registra, na primeira edição da seção de classificados, anúncio que oferece profissionalização por correspondência o curso de datilografo. A partir desta data os cursos a distancia foram se modelando e crescendo, atingindo locais longínquos pelo Brasil. Mas o ápice aconteceu em 1970 com o Projeto Minerva, um convênio entre o Ministério da Educação, a Fundação Padre Landell de Moura e Fundação Padre Anchieta, cuja meta era a utilização do rádio para a educação e a inclusão social de adultos. O projeto foi mantido até o início da década de 1980. E assim, os cursos foram sendo oferecidos por empresas educacionais e institutos religiosos, porém, somente cursos livre profissionalizantes e ensino fundamental e alguns telecurso de segundo grau.
Somente a partir de 1979, a Universidade de Brasília, pioneira no uso da Educação a Distância, no ensino superior no Brasil, cria cursos veiculados por jornais e revistas, que em 1989 é transformado no Centro de Educação Aberta, Continuada, a Distância (CEAD) e lançado o Brasil EAD. E assim, vários cursos foram oferecidos por outros centros educacionais.
Até que em 1992, é criada a Universidade Aberta de Brasília, um marco na educação a distancia em nosso país. Em 2000 nasce o Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), com a assinatura de um documento que inaugurava a parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, as universidades públicas e as prefeituras do Estado do Rio de Janeiro. E em 2002 o CEDERJ é incorporado a Fundação Centro de Ciências de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Fundação CECIERJ). Se tornando uma referência em educação a distancia. 
Entre os períodos aqui apresentados a EaD no Brasil, muitas instituições aderiram lentamente a esta modalidade de ensino, vencendo preconceitos, o que nos deixou em desvantagem ao restante do mundo. Atualmente, houve uma corrida em parte pelas universidades, acompanhando o filão da tecnologia. Diante disso, podemos notar a evolução da educação à distância. É notável o crescimento dessa modalidade pelas inúmeras características apresentadas e pelas atuais possibilidades de mobilidade e flexibilidade que ela confere à educação. 
Para tanto, novos conceitos deverão ser assimilados e os velhos paradigmas deverão cair para que possamos nos manter sempre de mentes abertas ao novo. Sem preconceitos em relação ao ensino ofertado, principalmente por instituições renomadas como as universidades que compõem o consorcio CEDERJ.
Pelo teor do referencial teórico e cronologia apresentado do ensino a distancia, tanto no mundo, quanto n o Brasil, faz se de grande importância a leitura do artigo a que se refere esta aula, recomendo para o público que tem interesse na história educacional e também dos docentes e discentes que atuam na modalidade do Ensino a Distancia. Lembrando que, quanto mais os avanços tecnológicos se tornam acessíveis à população, o conhecimento não fica atrelado a minoria.

Outros materiais